Edição de 31 de Maio de 2022
 

Falta de políticas inclusivas é uma das causas da pobreza feminina, aponta ministra Faustina Alves.

País tem mais de 30 mil parteiras tradicionais identificadas.

INALUD defende que o tabaco é um problema de saúde pública.

No Brasil: Sobe para 93 o número de mortos, em decorrência das chuvas.

Ponto

Hoje é Terça-feira, 31 de Maio de 2022. Dia Mundial sem Tabaco. Com a técnica de António dos Santos e Galacio Santana. Edita e Apresenta, o Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, apontou a falta de estratégias para a inclusão financeira, como uma das causas do empobrecimento das mulheres.

Faustina Alves, falava hoje em Luanda durante a abertura de um Fórum sobre inclusão financeira para o desenvolvimento, uma ferramenta poderosa para alcançar os ODS.

Na ocasião, a ministra reconheceu que as mulheres angolanas, enfrentam ainda barreiras no acesso ao crédito, ao mercado de trabalho e equidade salarial.

RD-FAlves

Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves.

A Secretaria de Estado para a Economia, Dalva Ringote, apontou as novas tecnologias como ferramentas para a transição económica.

RD-DRingote

Secretaria de Estado para a Economia, Dalva Ringote.

A Coordenadora Residente das Nações Unidas, realça que apesar de representarem uma grande fatia da economia, os trabalhadores informais não têm qualquer protecção social.

RD-ZVirani1

Zahira Virani, exaltou o papel da mulher zungueira, que em Angola é parte fundamental da economia.

RD-ZVirani2

Coordenadora Residente das Nações Unidas, Zahira Virani.

A Embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, anunciou que o bloco, prepara um apoio orçamental destinado a garantir a continuidade dos programas em prol da formalização económica.

RD-JSeppen

Embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, durante o Fórum sobre inclusão financeira para o desenvolvimento, uma ferramenta poderosa para alcançar os ODS.

Ponto

Cerca de 33 mil parteiras tradicionais, foram identificadas em todo o país, pela Camara Profissional dos Terapeutas de Medicina Tradicional, Natural Alternativa e Não convencional em Angola.

A organização realiza hoje em Luanda o Primeiro encontro nacional sobre o resgate e valorização destas mulheres, que são essenciais para que em diversos pontos de Angola, os partos ocorram em segurança.

De acordo com Kitoko Maiavangua, estão identificados também cerca de 13 mil vendedores de medicamentos naturais.

RD-KMaiavangua1

Ainda de acordo com o responsável, está em curso no nosso país, o processo de catalogação de ervas, raízes e plantas utilizadas como medicamentos, para a criação de um banco de dados nacional.

RD-KMaiavangua2

Kitoko Maiavangua, presidente do Conselho executivo do Fórum de Medicina Tradicional em Angola.

A directora-geral do instituto nacional de luta anti-drogas (INALUD), considera o tabaco uma ameaça à saúde pública não apenas em Angola, mas no mundo.

Ana Graça, garante que as autoridades do país, estão comprometidas com a redução do consumo e efeitos associados ao tabaco.

RD-AGraça1

O país prepara um diploma legal que prevê a redução, do consumo e comercialização de tabaco.

Segundo Ana Graça, o Executivo está preocupado também com o impacto ambiental, do cultivo e da secagem do tabaco.

RD-AGraça2

Directora-geral do instituto nacional de luta anti-drogas, Ana Graça.

Hoje é o dia mundial sem tabaco, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que a indústria do tabaco tem um impacto na saúde pública mas também causa danos ambientais consideráveis, com as grandes quantidades de poluição e emissões a contribuírem para as alterações climáticas.

O documento, divulgado intitulado ‘Tabaco, veneno para o nosso planeta’ e analisa o impacto ambiental do setor como um todo, desde o cultivo das plantas até ao fabrico dos produtos do tabaco, passando pelo consumo e desperdício.

Enquanto a indústria é responsável pela perda de 600 milhões de árvores, a cultura do tabaco usa 200 mil hectares de terra e 22 biliões de toneladas de água por ano e emite cerca de 84 milhões de toneladas de dióxido de carbono, segundo o relatório.

Ponto

O director geral do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola, IGCA, defende a necessidade e urgência da adopção da cultura de registo de parcelas de terras.

José Januário que falava hoje à LAC a propósito da operacionalização do Sistema Nacional de Cadastro, confirmou que os municípios de Viana e Cacuaco são os que mais conflitos de terra registam, e explicou as razões que concorrem para esta situação.

R.D.1-José Januário1

O director do IGCA, explicou como se processa o registo de terras, que ainda passa pelo IGCA, mas que em breve com o Programa Simplifica 1, e a Janela Única de Concessão de Terrenos, será municipalizado.

R.D2-José Januário2

Director geral do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola, em declarações hoje à Comercial. Um assunto que continuaremos a acompanhar em próximas edições.

O novo reitor da Universidade Agostinho Neto, é empossado hoje.

Pedro Magalhães, quer durante a sua liderança, levar a instituição de ensino superior rumo ao empreendedorismo, e apostar na valorização e renovação de quadros.

RD-PMagalhaes

Pedro Magalhães, que hoje toma posse como novo reitor da Universidade Agostinho Neto.

Faz hoje quarenta e oito anos que o último grupo de prisioneiros políticos abandonava a Cadeia de São Nicolau na província do Namibe, após a revolução do 25 de Abril em Portugal.

‘Lingada’, é a classificação histórica desse movimento de patriotas que durante anos, resistiram à tortura e ao sofrimento infligidos pela PIDE.

E, para eternizar essa gesta de centenas de lutadores pela causa da independência nacional, a Associação dos Filhos dos ex-Presos Políticos de Campo de Concentração de São Nicolau, defende a construção de um Monumento com a inscrição dos nomes de todos os detidos.

RD – Orlando Simão

Orlando Simão, presidente da Associação dos Filhos dos ex-Presos Políticos do Campo de Concentração de São Nicolau.

E, Emília Sicato disse à LAC que ela e restante foi forçada a abandonar o Huambo no final da década de sessenta, para acompanhar o seu pai rumo à Cadeia de São Nicolau.

RD – Emília Sicato

Emília Sicato, pertencente à Associação do Filhos dos ex-Presos Políticos do Campo de Concentração de São Nicolau na província do Namibe, que hoje dia 31 recorda em Luanda, a saída do último grupo de prisioneiros após a Revolução dos Cravos em Portugal.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

As fortes chuvas que têm vindo a afetar o estado brasileiro de Pernambuco, que causaram deslizamentos de terras, provocaram 93 mortos e mais de seis mil desalojados, segundo o balanço mais recente feito pelo governo local.

Existem ainda, de acordo com as informações conhecidas neste momento, 26 pessoas desaparecidas.

Segundo o secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, o tenente-coronel Leonardo Rodrigues, o número de desalojados ascende já aos 6.170.

Segundo a mesma fonte, estes indivíduos encontram-se atualmente “em abrigos públicos, nos municípios que instalaram esses recursos. Temos aproximadamente 40 municípios afetados. Estamos diante de um evento que não é visto normalmente”, relembra ainda o responsável.

O embargo ao petróleo russo acordado em Bruxelas pelos líderes europeus irá reduzir em cerca de 90% as importações de petróleo da Rússia pelo bloco comunitário até ao final do ano, destacou a presidente da Comissão Europeia.

O sexto pacote de sanções à Rússia, que tinha como elemento central um embargo gradual e progressivo às importações de petróleo russo, estava em suspenso há praticamente um mês, dado que alguns países, reclamaram exceções temporárias, por estarem muito dependentes do crude importado da Rússia, o que forçou a duras negociações e alterações à proposta original.

As sanções passam a abranger numa primeira fase as importações de petróleo por via marítima, de modo a que Hungria e também Eslováquia e República Checa possam continuar a receber petróleo por via terreste (oleduto).

Data de Emissão: 31-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados