Edição de 31 de Maio de 2022
 

Comité de Politica Monetária do Banco Nacional de Angola mantém taxa de juro na ordem dos 20 por cento

BNA que alerta para existência de Casa de Cambio que funciona de forma ilegal

Rede de Sistemas de Avisos de Fome diz que crise alimentar vai continuar no sul de Angola até ao próximo mês Setembro

Instabilidade na RDC volta a passar por Luanda. Félix Tshisekedi foi recebido na capital angolana pelo presidente João Lourenço.

 

Presidente da União Africana apela investimento europeu para aumentar produção agrícola em África.

Primeiro-ministro português afirmou que a segurança alimentar mundial está em risco, devido a guerra na Ucrânia

Ucranianos dizem que precisam de armas e de mais armas para vencer a Rússia

Ponto-LAC Informação 2

27 de máxima e 21 de mínima foi a temperatura registada nesta terça-feira em Luanda. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o José Silva com montagem de Alexandre Campos e técnica final de Anacleto José. Hora Informativa na LAC é com o António Videira.

…….

Ponto-Forte

Boa noite,

….

O Comité de Politica Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola-BNA decidiu reduzir os níveis de imobilização financeira, iniciando o processo gradual de redução do coeficiente das reservas obrigatórias em moeda nacional em 5 pontos percentuais até Julho de 2022 e intensificar as operações de mercado aberto. 

A medida consta do comunicado final de mais uma sessão ordinária do comité que decorreu hoje na cidade do Lubango, província da Huíla, onde foi analisado o comportamento recente e as perspectivas dos principais indicadores económicos.

O jornalista LAC Pedro Fernandes nos ajuda a trocar e a contar os números relativos a situação monetária e cambial no país.

……..

RD-PFernandes

Jornalista LAC Pedro Fernandes e as decisões saídas de mais uma sessão do Comité de Politica Monetária do Banco Nacional de Angola-BNA.

O encontro concluiu que pese embora as incertezas e os riscos associados ao contexto económico externo e potenciais impactos sobre a economia nacional ainda em fase de recuperação, o actual curso da política monetária mantém-se adequado para o alcance do objectivo da inflação. 

 

O Comité de Politica Monetária mantém taxa de juro na ordem dos 20 por cento.

…..

Noutro extremo o Banco Nacional de Angola lançou um alerta sobre o funcionamento ilegal da Casa de Câmbio Angola, que “não está habilitada a exercer qualquer actividade financeira”

Segundo o BNA a alegada instituição financeira publicita na rede social Instagram serviços como compra e venda de moeda estrangeira e de cripto moedas, assim como pagamentos e transferências monetárias, avisando os possíveis clientes que esta empresa não está habilitada pelo banco central a exercer qualquer actividade financeira.

O BNA escreve, no seu site, que a empresa não está habilitada a exercer em Angola qualquer actividade financeira sujeita à supervisão do regulador, nomeadamente, “operações de compra e venda de moeda estrangeira ou qualquer outra actividade reservada às instituições financeiras”.

…..

A recuperação económica de Angola deve-se ao contínuo fortalecimento do kwanza face ao dólar americano desde Abril de 2021, segundo constatação da Rede de Sistemas de Avisos de Fome.

De acordo com a instituição criada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), a moeda nacional ultrapassou agora o seu valor pré-pandémico (483 kwanzas por cada dólar), registado a 16 de março de 2020, em comparação com os 414 kwanzas o dólar registados a 24 de Maio de 2022.

“Esta tendência de valorização sustentada, em grande parte devido aos altos preços do petróleo, amorteceu efectivamente o impacto do aumento simultâneo dos preços globais dos alimentos”, escreve a rede que projecta uma maior valorização da moeda angolana, bem como o aumento do preço e da produção do petróleo, enquanto as próximas colheitas, subsídios e impostos mais baixos sobre bens básicos desacelerarão ainda mais a inflação”, conclui a Rede de Sistemas de Avisos de Fome ou Fews Net.

………

Por outro lado, a Rede de Sistemas de Avisos de Fome, alerta que a crise alimentar que afecta fortemente várias regiões no sul  de Angola deve continuar nos próximos meses, depois de cerca de 50 por cento da produção agrícola não ter atingido a maturidade devido a persistentes condições de seca que provocaram muitas perdas.

O alerta está num relatório da Rede divulgado recentemente.

“O rendimento de famílias pobres deverá ser significativamente abaixo da média nas províncias do Namibe, Cunene e partes da Huíla, onde severas faltas de chuva marcaram o ano agricola 2021/2022”, lê-se no documento que mantém a previsão de que até Setembro a situação alimentar continuará difícil para os agregados familiares” naquelas províncias.

No restante de Angola, a maioria das famílias que têm acesso a colheitas sazonais de alimentos através da produção própria e/ou compras no mercado, “utilizarão as suas estratégias de subsistência típicas e serão capazes de atender às suas necessidades alimentares básicas”, refere ainda o relatório da Rede de Sistemas de Avisos de Fome Fews Net.

….

A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, apontou a falta de estratégias para a inclusão financeira, como uma das causas do empobrecimento das mulheres.

Faustina Alves, falava hoje em Luanda durante a abertura de um Fórum sobre inclusão financeira para o desenvolvimento, uma ferramenta poderosa para alcançar os ODS.

Na ocasião, a ministra reconheceu que as mulheres angolanas, enfrentam ainda barreiras no acesso ao crédito, ao mercado de trabalho e equidade salarial.

RD-FAlves

Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves.

A Secretaria de Estado para a Economia, Dalva Ringote, apontou as novas tecnologias como ferramentas para a transição económica.

RD-DRingote

Secretaria de Estado para a Economia, Dalva Ringote.

Autoridades angolanas analisam com parceiros internacionais inclusão financeira e transição económica.

A Coordenadora Residente das Nações Unidas no país, Zahira Virani, aponta para o facto dos trabalhadores informais não terem qualquer protecção social.

RD-ZVirani1

Zahira Virani exaltou o papel da mulher zungueira, que em Angola é parte fundamental da economia.

RD-ZVirani 2

Coordenadora Residente das Nações Unidas, Zahira Virani.

A União Europeia anunciou que tem disponível 275 milhões de euros para Angola,  no quadro da parceria estabelecida para o  apoio à diversificação económica, a governação e o desenvolvimento do capital humano, no período 2021/2024

A Embaixadora Jeannette Seppen diz que apoio orçamental será ainda destinado a garantir a continuidade dos programas de formalização da economia.

RD-JSeppen

Embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, durante o Fórum sobre inclusão financeira para o desenvolvimento, uma ferramenta poderosa para alcançar os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS.

Ponto-A Notícia e a Verdade

Cerca de 33 mil parteiras tradicionais, foram identificadas em todo o país, pela Camara Profissional dos Terapeutas de Medicina Tradicional, Natural Alternativa e Não convencional em Angola.

A organização realizou hoje em Luanda o Primeiro encontro nacional sobre o resgate e valorização destas mulheres, que são essenciais para que em diversos pontos de Angola, os partos ocorram em segurança.

De acordo com Kitoko Maiavangua, estão identificados também cerca de 13 mil vendedores de medicamentos naturais.

RD-KMaiavangua1

Na ocasião a bastonária da ordem dos médicos de Angola, Elisa Gaspar, reconheceu e sublinhou o papel das parteiras tradicionais na sociedade

….

RD-EGaspar

Representante do Ministério da Saúde no fórum, João Luís, destacou a redução da taxa de mortalidade materno-infantil nos últimos tempos.

….

RD-JLuís

João Luís representante do Ministério da saúde no Primeiro encontro nacional sobre o resgate e valorização das parteiras tradicionais

E o presidente do Conselho executivo do Fórum de Medicina Tradicional em Angola, anunciou ainda que está em curso no país, o processo de catalogação de ervas, raízes e plantas utilizadas como medicamentos, para a criação de um banco de dados nacional.

RD-KMaiavangua 2

Kitoko Maiavangua, presidente do Conselho executivo do Fórum de Medicina Tradicional em Angola.

Decorreu hoje em Luanda o Primeiro Encontro Nacional sobre o Resgate e Valorização das Parteiras Tradicionais.

….

A directora-geral do instituto nacional de luta anti-drogas (INALUD), considera o tabaco uma ameaça à saúde pública não apenas em Angola, mas no mundo.

Ana Graça, garante que as autoridades do país, estão comprometidas com a redução do consumo e efeitos associados ao tabaco.

RD-AGraça1

O país prepara um diploma legal que prevê a redução, do consumo e comercialização de tabaco.

Segundo Ana Graça, o Executivo está preocupado também com o impacto ambiental, do cultivo e da secagem do tabaco.

RD-AGraça2

Directora-geral do instituto nacional de luta antí-drogas, Ana Graça.

Hoje é o dia mundial sem tabaco, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que a indústria do tabaco tem um impacto na saúde pública mas também causa danos ambientais consideráveis, com as grandes quantidades de poluição e emissões a contribuírem para as alterações climáticas.

O documento, divulgado intitulado ‘Tabaco, veneno para o nosso planeta’ e analisa o impacto ambiental do sector como um todo, desde o cultivo das plantas até ao fabrico dos produtos do tabaco, passando pelo consumo e desperdício.

Enquanto a indústria é responsável pela perda de 600 milhões de árvores, a cultura do tabaco usa 200 mil hectares de terra e 22 biliões de toneladas de água por ano e emite cerca de 84 milhões de toneladas de dióxido de carbono, segundo o relatório.

Ponto-Forte

Os chefes de Estado de Angola e do Congo Democrático, respectivamente, João Lourenço e Félix Tshisekedi, reuniram-se em privado na capital angolana, nesta terça-feira.

Não foram prestadas declarações à imprensa sobre os assuntos abordados entre os dois estadistas.

O Presidente do Congo Democrático, que já deixou Luanda, efectuou uma escala de algumas horas ao país.

A visita ocorre numa altura em que se regista o reacender de focos de instabilidade política na região leste da RDC, com o ressurgimento de grupos armados, como o M23.

Acredita-se que a missão de Félix Tshisekedi visou informar sobre o evoluir da situação política na RDC ao Estadista angolano, Presidente em exercício da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos, da qual os dois países são membros.

…..

Ponto-Os Factos

Daqui a pouco

IGCA defende a necessidade e urgência da adopção da cultura de registo de parcelas de terras.

Vamos recordar Bicesse e a saída dos últimos prisioneiros do campo de São Nicolau.

É para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais

Ponto-LAC Internet

Publicidade

..

O director geral do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola, IGCA, defende a necessidade e urgência da adopção da cultura de registo de parcelas de terras.

José Januário que falava hoje à LAC a propósito da operacionalização do Sistema Nacional de Cadastro, confirmou que os municípios de Viana e Cacuaco são os que mais conflitos de terra registam, e explicou as razões que concorrem para esta situação.

RD-JJanuário1

O director do IGCA, explicou como se processa o registo de terras, que ainda passa pelo IGCA, mas que em breve com o Programa Simplifica 1, e a Janela Única de Concessão de Terrenos, será municipalizado.

RD-JJanuário2

Director geral do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola, em declarações hoje à Comercial.

Um assunto que continuaremos a acompanhar em próximas edições.

O reitor da Universidade Agostinho Neto (UAN), Pedro Magalhães, tem como linha de força, para o mandato de cinco anos, a construção da Cátedra Dr. António Agostinho Neto, uma plataforma de apoio ao desenvolvimento multifacético cultural, em homenagem ao Patrono da instituição.

Pedro Magalhães, eleito a 13 de Maio, foi hoje empossado como o novo reitor da universidade pública.

Consta ainda do seu programa de mandato,   a criação da figura de pró-Reitor para a Cooperação e Internacionalização e  para Digitalização de Infra-estruturas Tecnológicos, do administrador do Campus Universitário, bem como  a preparação do Plano estratégico da Universidade Agostinho Neto.

Pedro Magalhães, quer durante a sua liderança, levar a instituição de ensino superior rumo ao empreendedorismo, e apostar na valorização e renovação de quadros.

RD-PMagalhães

Pedro Magalhães, que hoje tomou posse como novo reitor da Universidade Agostinho Neto.

O responsável académico tem como linha de força, para o mandato de cinco anos, a construção da Cátedra Dr. António Agostinho Neto

Neto o pai da Nação e Herói Nacional. Este ano o país celebra o seu centenário…..

Um momento que marca a história de Angola……

E daqui a pouco nesta hora informativa, outros factos que fazem história

….

Ponto-Os Factos

……

Faz hoje quarenta e oito anos que o último grupo de prisioneiros políticos abandonava a Cadeia de São Nicolau na província do Namibe, após a revolução do 25 de Abril em Portugal.

‘Lingada’, é a classificação histórica desse movimento de patriotas que durante anos, resistiram à tortura e ao sofrimento infligidos pela PIDE.

E, para eternizar essa gesta de centenas de lutadores pela causa da independência nacional, a Associação dos Filhos dos ex-Presos Políticos de Campo de Concentração de São Nicolau, defende a construção de um Monumento com a inscrição dos nomes de todos os detidos.

RD-OSimão

Orlando Simão, presidente da Associação dos Filhos dos ex-Presos Políticos do Campo de Concentração de São Nicolau.

E, Emília Sicato disse à LAC que ela e restante família, foram forçadas a abandonar o Huambo no final da década de sessenta, para acompanhar o seu pai rumo à Cadeia de São Nicolau.

RD-ESicato

Emília Sicato, pertencente à Associação do Filhos dos ex-Presos Políticos do Campo de Concentração de São Nicolau na província do Namibe.

Hoje dia 31 foi recorda a saída do último grupo de prisioneiros após a Revolução dos Cravos em Portugal.

E em Portugal há 31 anos, precisamente no dia 31 de maio de 1991, eram assinados os acordos de Paz de Bicesse

….

Jornalista Pedro Fernandes

RD-PFernandes

Jornalista Pedro Fernandes…aqui com momentos da história de Angola…

Passam hoje 31 anos desde a assinatura dos acordos de Paz de Bicesse que conduziram o país à democracia e a realização das primeiras eleições legislativas e presidenciais no país…

Ponto-Mais Estação

A Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, rejeitou hoje a possibilidade de adiamento das primeiras eleições distritais, acusando a Frelimo, no poder, de não pretender este escrutínio por “temer” a derrota em “muitos distritos”.  

“A Constituição da República de Moçambique expõe que os administradores distritais devem ser eleitos, o que nós concluímos é que a Frelimo tem medo de perder as eleições em muitos distritos”, afirmou o porta-voz da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), José Manteiga, em declarações à Lusa, à margem do encerramento do Conselho Nacional do principal partido da oposição. 

No último sábado, o Presidente da República e líder da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Filipe Nyusi, defendeu que o país deve “refletir” sobre a viabilidade de arrancar com as eleições distritais em 2024. 

….

O presidente da União Africana, Macky Sall, apelou hoje, em Bruxelas, ao investimento financeiro e tecnológico da Europa em África para aumentar a produção agrícola, no âmbito da crise de abastecimento causada pela invasão russa da Ucrânia.

“O que nos falta e que podem trazer-nos é o investimento financeiro e tecnológico necessário para produzirmos mais e melhor”, disse Sall, intervindo por vídeo conferência no segundo dia da reunião do Conselho Europeu, quando na ordem de trabalhos se abordou a questão da segurança alimentar.

O primeiro-ministro português António Costa afirmou que a segurança alimentar mundial “está em risco”.

O governante falava em Bruxelas, após a reunião extraordinária do Conselho Europeu,

“Em virtude da guerra e do bloqueio, por parte da Rússia, dos portos ucranianos, está em risco a segurança alimentar a nível mundial”, referiu António Costa, que mencionou que o presidente da União Africana, o senegalês Macky Sall, expôs ao Conselho Europeu a “situação muito difícil que vários países africanos enfrentam” devido à carência, principalmente, de cereais.

Ainda assim, como ponto positivo, destacou o facto de ter sido alcançado “um consenso” no que toca ao sexto pacote de sanções à Rússia, sublinhando que “o petróleo russo tem os dias contados na União Europeia”.

….

O conselheiro político e vice-director do gabinete do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sublinhou esta terça-feira que a Ucrânia “vencerá a guerra”, mas insistiu na necessidade de obter “armas, armas e mais armas” para que o exército possa realizar as suas operações e “recuperar o país”.

Ihor Zhovka, afirmou que, o que precisamos para realizar uma contra-ofensiva na região do Donbass ou para encerrar as nossas operações em Kharkiv são armas, para libertar Mariupol e Kherson precisamos de armas pesadas”, afirmou.

Ponto

Recapitular

Fecho

ANEXO – BICESSE

…………………………..

Há trinta e um anos, os Caminhos para a Paz em Angola, passavam por Lisboa. A capital portuguesa, albergou a 31 de Maio de 1991, a Assinatura dos históricos Acordos de Bicesse. Nome de uma localidade da periferia lisboeta, que desde meados de Abril de 1990, albergou as delegações do então governo angolano liderado pelo Presidente José Eduardo dos Santos, e da União Nacional para a Independência Total de Angola, UNITA, liderada por Jonas Savimbi, que, constituíram o complemento dos frustrantes Acordos de Gbadolite de 1989, no então Zaíre, hoje República Democrática do Congo.

E, nessa noite distante noite do último dia de Maio de 1991, o anfitrião e primeiro-ministro CVACO SILVA, convidava os dois líderes, a rubricarem os Acordos que represetavam o início das reformas políticas que começaram no ano seguinte com as primeiras eleições de 1992.

…….

RD – Cavaco Silva reportagem RTP

……..

Momentos da reportagem da televisão estatal portuguesa, que através do seu narrador de serviço, exprimia deste modo, o sentimento emotivo de milhões de angolanos, suscitado pela assinatura dos Acror dos de Bicesse em Lisboa.

Sentimento, reforçado pelo presidente José Eduiardo dos Santos.

……..

RD – Jsoé Eduardo dos Santos

……..

O discurso de José Eduardo dos Santos.

 

Data de Emissão: 31-05-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados