Edição de 30 de Março de 2022
 

Tribunal Constitucional anota congresso da UNITA e Adalberto Costa Júnior reassume presidência. 

Frente Patriótica Unida defende alargamento do período do processo de actualização do registo eleitoral.

Ordem dos enfermeiros considera catastrófica para sistema de saúde eventual greve destes profissionais.

Ministro dos Negócios Estrangeiros russo anuncia ordem mundial “mais justa” durante visita à China.

Ponto

Quarta-feira 29 de Março. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Miguel Correia e Emanuel Catilina. Apresenta a Cristina Miranda

Boa tarde,

O Tribunal Constitucional anotou o congresso da UNITA que elegeu Adalberto Costa Júnior como presidente do maior partido na oposição.

A anotação é um acto administrativo através do qual se registam os órgãos da direcção e os estatutos dos partidos, reconhecendo as decisões dos congressos.

De acordo com o despacho de anotação do Tribunal Constitucional, a UNITA, que repetiu o seu décimo terceiro congresso também em Dezembro, depois de anulado o conclave realizado em Novembro de 2019, elegeu Adalberto Costa Júnior.

No mesmo documento, o Tribunal Constitucional validou também os congressos do MPLA, Bloco Democrático, FNLA, PDP-ANA e ADDA-AP, realizados no ano passado.

Sérgio Calundungo, do Observatório Político e Social de Angola (OPSA), entende que a posição do Tribunal Constitucional põe fim a incertezas, mas não acaba com as especulações.

Sérgio Calundungo considerou também que a anotação dos congressos dos partidos políticos é um passo importante para o processo eleitoral que se avizinha.

RD – SCalundungo 2

Sérgio Calundungo, do Observatório Político e Social de Angola e a posição do Tribunal Constitucional que anotou os congressos da UNITA, MPLA, Bloco Democrático, FNLA, PDP-ANA e ADDA-AP, realizados no ano passado.

Em função da posição do Tribunal Constitucional, o Presidente da República nomeou Adalberto Costa Júnior, enquanto presidente eleito da UNITA e Nimi a Simbi, enquanto presidente eleito da FNLA, como membros do Conselho da República.

João Lourenço nomeou também Jorge Valentim para o seu órgão de consulta.

A Frente Patriótica Unida (FPU) defendeu hoje o alargamento do período de actualização do registo eleitoral que termina amanha.

A posição saiu da quarta conferência do grupo que junta Adalberto Costa Júnior, Abel Chivukuvuku e Filomeno Viera Lopes, e foi apresentada pelo porta-voz da Frente Patriótica Unida, Samuel Chivukuvuku.

Samuel Chivukuvuku disse também que a FPU está satisfeita com a participação da sociedade civil no processo de actualização do registo eleitoral.

Samuel Chivukuvuku, porta-voz da Frente Patriótica Unida, organização que hoje defendeu o alargamento do período do processo de actualização do registo eleitoral que termina amanhã.

A Ordem dos Enfermeiros de Angola, acredita que uma eventual greve da classe seria catastrófica para o sistema de saúde.

A posição foi manifestada hoje em Luanda pelo Bastonário da Ordem, que falava a propósito das negociações entre o sindicato e o Ministério da Saúde.

Paulo Luvualo, defendeu que profissionais insatisfeitos, não podem prestar um serviço digno ao cidadão, e pediu dialogo entre as partes.

O bastonário da Ordem dos Enfermeiros, criticou ainda a qualidade da oferta formativa nas ciências da saúde, e reiterou que mais da metade das unidades sanitárias do país, operam apenas com enfermeiros.

Quanto a adesão de novos enfermeiros no sistema de saúde, Paulo Luvualo diz ser insuficiente para atender a demanda do país, e promover a necessária renovação dos quadros da classe.

RD-PLuvualo1

Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Paulo Luvualo, que apoia as revindicações dos sindicatos da classe por melhores condições de trabalho.

Mais de quatro mil casos de abuso sexual contra menores foram registados no país em um ano. 

Os dados foram avançados pelo director-geral do Instituto Nacional da Criança-INAC Paulo Calesse, quando fazia ontem o balanço da Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra a Criança.

Repórter Manuel Augusto. 

Repórter Manuel Augusto.

Mais de quatro mil casos de abuso sexual contra menores foram registados no país em um ano. 

A Arábia Saudita e a Federação Russa, pilares do cartel petrolífero designado OPEP+, partilham a recusa de aumentar a produção, apesar dos numerosos apelos para que se trave a volatilidade, traduzida no aumento dos preços.

Os 13 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), conduzidos pelo Ride, e os seus 10 parceiros, liderados por Moscovo, vão reunir-se amanhã para o seu habitual ponto mensal sobre a produção.

O aumento de exploração de ouro no Chipindo, província da Huíla, está a gerar novos postos de trabalho. Governo provincial espera que ganham se reflitam no bem-estar social das comunidades.

Repórter Fortunato Cabina.

Repórter Fortunato Cabina. 

Aumento de exploração de ouro no Chipindo, província da Huíla, está a gerar novos postos de trabalho. Governo provincial espera que ganham se reflitam no bem-estar social das comunidades.

Do desporto,

Está concluído o quadro das seleções que vão disputar em Dezembro o mundial no Qatar.

Camarões, Gana, Senegal, Marrocos e Tunísia e serão os cinco representantes africanos. 

Os camaroneses conseguiram o passe ontem de forma dramática ao vencer a Argélia por 2-1, com o segundo golo a ser marcado já nos últimos segundo do prolongamento. 

O Senegal passou pelo Egipto na marcação das grandes penalidades. 

Quem também garantiu ontem presença no Qatar, foi Portugal, que venceu a Macedónia por 2-0, no segundo jogo dos play offs, depois de vencer a Turquia. 

Na política internacional,

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, anunciou hoje uma ordem mundial “mais justa”, em parceria com a China, durante a sua primeira visita ao país desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Estamos a viver uma fase muito séria na história das relações internacionais”, disse o chefe da diplomacia do Kremlin, no início de um encontro bilateral com o seu homólogo chinês, Wang Yi.

“Estou convencido de que no final desta etapa, a situação internacional ficará muito mais clara, e que nós, juntamente com vocês e com os nossos apoiantes, caminharemos para uma ordem mundial multipolar, justa e democrática”, afirmou Lavrov.

O secretário-geral das Nações Unidas condenou os “recentes ataques terroristas” em Israel, que causaram pelo menos 11 mortos, apelando ao fim imediato da violência.

Tais actos de violência nunca podem ser justificados e devem ser condenados por todos”, disse António Guterres em comunicado.

O Presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, condenou o ataque, atribuído a um palestiniano da Cisjordânia, segundo os ‘media’ israelitas.

A China concedeu vistos a autoridades norte-americanas que vão participar nas investigações do acidente do voo da companhia aérea China Eastern, que se despenhou no dia  21, causando 132 mortos, divulgou uma agência do governo dos Estados Unidos.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes norte-americano revelou que a China também concedeu vistos a consultores técnicos da Boeing, que fabricou o avião, à fabricante de motores CFM e à Administração Federal de Aviação.

Data de Emissão: 30-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados