Edição de 30 de Março de 2022
 

Governo diz que Plano Nacional de Desenvolvimento 2018-2021 foi executado em 65,75 por cento e alarga proteção social a trabalhadores informais por conta própria

Disponibilizados 41 mil milhões de kwanzas para a restruturação do Projecto de Apoio ao Crédito-PAC.

Registo eleitoral oficioso termina amanhã e nove ONGs nacionais pedem prorrogação por 30 dias.

 

Adalberto Costa Júnior diz que o seu regresso ao Conselho da República é um direito constitucional e não era necessário esperar à notação do congresso da UNITA

 

Presidente do Quénia garante apoio ao líder da oposição para as presidenciais de Agosto

Portugal tem a partir de hoje um novo governo. Presidente Marcelo diz que Primeiro-Ministro Costa não pode ser trocado a meio do caminho

Negociador russo diz que Ucrânia está disposta a aceder às principais exigências russas

Luanda a registar nesta quarta-feira 31 graus de máxima e 26 mínima. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Galácio Santana. Hora Informativa na LAC é com o António Videira.

….

O Governo informou hoje que o Plano Nacional de Desenvolvimento 2018-2021 foi executado em 65,75 por cento.

A Comissão Económica do Conselho de Ministros, realizou a sua Terceira Reunião Ordinária, onde analisou a implementação de vários projectos de carácter social e económico.

Jornalista Maria La-Vieter

…..

Jornalista LAC Maria La-Vieter e o comunicado da reunião da comissão económica do conselho de ministros.

Governo diz que Plano Nacional de Desenvolvimento 2018-2021 foi executado em 65,75.

O Governo anunciou também que vai alargar o regime de proteção social a trabalhadores que não estão inscritos na Segurança Social e não têm contrato de trabalho.

A ideia é a de fomentar a formalização da atividade económica.

Jornalista José Silva

….

Jornalista José Silva e alargamento da proteção social a trabalhadores informais por conta própria, anunciado pela comissão económica do conselho de ministros.

E durante a reunião ficou-se a saber que o executivo tem disponível uma linha de crédito de 41 mil milhões de kwanzas para o Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), de forma a reverter a contínua e forte dependência do país às importações.

Nesta altura o PAC está a ser reestruturado para aumento sustentável da produção interna.

…..

Ministro da Economia de Planeamento Mário Caetano João e a restruturação do Projecto de Apoio ao Crédito-PAC, que tem agora disponível uma linha de crédito de 41 mil milhões de kwanzas.

Também será reestruturado o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), dotando-o de um modelo de gestão mais consentâneo com o actual contexto da economia angolana.

….

Noutra frente foram disponibilizados pelo executivo oitocentos e cinquenta e oito mil de milhões de kwanzas, para um fundo destinado ao crédito à habitação.

A informação foi prestada pelo Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano.

……

O número um do banco central convidou as empresas ligadas a projectos habitacionais a aderirem a este novo modelo de concessão de crédito.

……

Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano.

Executivo disponibilizou oitocentos e cinquenta e oito mil de milhões de kwanzas, para um fundo destinado ao crédito à habitação.

….

Foram hoje apresentadas as moedas metálicas de 200 kwanzas, que entram em circulação a partir da próxima segunda-feira, em comemoração do vigésimo aniversário da Paz e Reconciliação Nacional, 4 de Abril.

O Banco Nacional de Angola (BNA) tem disponíveis 25 milhões de moedas metálicas de 200 kwanzas, de acordo com director do Departamento do Meio Circulante do BNA, Sebastião Banganga.

Trata-se da oitava moeda da família do kwanza lançada em 2020, com um investimento de 1,6 milhões de dólares.

Sebastião Banganga referiu que as moedas metálicas vão coabitar com as de papel, com o mesmo valor facial, ou seja, os cidadãos podem fazer pagamentos, tanto com a moeda metálica ou a nota de 200 kwanzas.

…..

O Presidente da UNITA diz que o seu regresso ao Conselho da República é um direito constitucional e não era necessário estar associado à notação do congresso.

Adalberto Costa Júnior já reagiu a formalização da sua entrada no órgão de consulta do presidente João Lourenço, depois do Tribunal Constitucional ter validado o Décimo Terceiro Congresso Ordinário do seu partido e todos os seus órgãos eleitos.

….

Adalberto Costa Júnior falava hoje em Luanda, durante uma conferência de imprensa do Frente Patriótica Unida.

Quanto a anotação do congresso da UNITA e dos outros partidos, o político entende que o atraso limitou as actividades das organizações politicas.

O líder da UNITA também se pronunciou sobre o alegado projecto de acórdão do tribunal constitucional que circulou no último fim-de-semana, que dava como anulado o congresso do seu partido.

Uma situação que na sua opinião descredibiliza o tribunal constitucional.

…..

Presidente da UNITA Adalberto Costa Júnior. O político diz que o seu regresso ao Conselho da República é um direito constitucional e não era necessário esperar à notação do congresso da UNITA.

….

Recordamos que o Tribunal Constitucional anotou o congresso da UNITA que elegeu Adalberto Costa Júnior como presidente do maior partido na oposição.

A anotação é um acto administrativo através do qual se registam os órgãos da direcção e os estatutos dos partidos, reconhecendo as decisões dos congressos.

De acordo com o despacho de anotação do Tribunal Constitucional, a UNITA, que repetiu o seu décimo terceiro congresso também em Dezembro, depois de anulado o conclave realizado em Novembro de 2019, elegeu Adalberto Costa Júnior.

No mesmo documento, o Tribunal Constitucional validou também os congressos do MPLA, Bloco Democrático, FNLA, PDP-ANA e PADDA-AP, realizados no ano passado.

Sérgio Calundungo, do Observatório Político e Social de Angola (OPSA), entende que a posição do Tribunal Constitucional põe fim a incertezas, mas não acaba com as especulações.

Sérgio Calundungo considerou também que a anotação dos congressos dos partidos políticos é um passo importante para o processo eleitoral que se avizinha.

Sérgio Calundungo, do Observatório Político e Social de Angola e a posição do Tribunal Constitucional que anotou os congressos da UNITA, MPLA, Bloco Democrático, FNLA, PDP-ANA e PADDA-AP, realizados no ano passado.

…….

Em função da posição do Tribunal Constitucional, o Presidente da República nomeou Adalberto Costa Júnior, enquanto presidente eleito da UNITA e Nimi a Simbi, enquanto presidente eleito da FNLA, como membros do Conselho da República.

João Lourenço nomeou também Jorge Valentim para o seu órgão de consulta.

…..

Termina amanhã o processo de registo eleitoral oficioso…….

Enchentes e filas intermináveis marcam o penúltimo dia do registo eleitoral oficioso em Luanda, onde a procura pelos serviços do Balcão Único de Atendimento (BUAP) mais do que triplicou com os cidadãos a queixarem-se de “morosidade e falta de logística”.

O registo eleitoral oficioso, processo que teve início em 23 de setembro de 2021, termina amanhã, quinta-feira, 31 de março, e os BUAP nas últimas semanas registam uma procura considerável.

Jovens, adultos, gestantes e mães com bebés ao colo e até idosos madrugam à entrada dos balcões de atendimento espalhados por Luanda para verem atualizado o seu registo eleitoral, que os habilitará a votar nas eleições gerais de agosto próximo.

Apontam a preguiça e desleixo como razões para não acorrerem anteriormente aos BUAP e, nas filas, queixam-se da morosidade no atendimento e da falta de logística e de mais técnicos para responderem à demanda.

E já há quem pede a prorrogação do prazo para o registo eleitoral……

São nove organizações não-governamentais e membros da sociedade civil apelam ao governo para que prolongue o prazo para o registo eleitoral face à “insatisfação exposta em Angola e na diáspora” pelo mau funcionamento dos balcões de atendimento.

Numa carta dirigida ao ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Marcy Lopes, as nove organizações, Friends of Angola, Omunga, Associação Justiça Paz e Democracia, SOS Habitat, Projecto Agir, Plataforma de Reflexão ANGOLA – Associação Cívica “Angolreflex”, Angola – Voto na Diáspora-AVD, União da Diáspora Angolana-UDA e Rede de Activistas de Benguela e 15 membros da sociedade civil pedem a prorrogação do prazo por mais 30 dias.

“Contradizendo os relatos públicos feitos por membros do executivo angolano que nos informam que tudo está a decorrer como previsto, recebemos queixas e observámos enchentes de cidadãos nos Balcões Únicos de Atendimento Público (BUAP), sobretudo em Luanda, motivadas por insuficiências técnicas e de funcionamento dos BUAP”, salienta-se na carta.

Quem também pede a prorrogação do prazo para o registo eleitoral oficioso é a Frente Patriótica Unida (FPU).

A posição foi manifestada na quarta conferência da plataforma politica que junta Adalberto Costa Júnior da UNITA, Abel Chivukuvuku do Pra-Já-Servir Angola e Filomeno Viera Lopes do Bloco Democrático.

Samuel Chivukuvuku é o porta-voz da Frente Patriótica Unida, Samuel Chivukuvuku.

Samuel Chivukuvuku disse também que a FPU está satisfeita com a participação da sociedade civil no processo de actualização do registo eleitoral.

Samuel Chivukuvuku, porta-voz da Frente Patriótica Unida, organização que hoje defendeu o alargamento do período do processo de actualização do registo eleitoral que termina amanhã.

Assim está a marcha do país a caminho das eleições gerais de 2022, será em Agosto

Ordem dos enfermeiros considera catastrófica para sistema de saúde eventual greve destes profissionais.

Vamos saber mais da música ancestral angolana com o Festival Balumuka.

DOCLUANDA arranca a dois de Abril com cinema e dança contemporânea  no Centro Cultural Português.

…..

 

É para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

….

O Executivo pretende valorizar cada vez mais o papel da mulher nos domínios familiar, social, político, económico, educacional, de produtora rural, superação pessoal, de paz e segurança.

Tudo com o objectivo de atingir o desenvolvimento sustentável e o seu empoderamento da mulher, tendo em conta os vários compromissos internacionais inscritos na Agenda 2063 da União Africana e o Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional da SADC.

Neste sentido, promove nesta sexta-feira a “Gala de homenagem a mulher de mérito”.

Mais dados com o jornalista, Manuel Augusto.

….

Jornalista Manuel Augusto e a gala de homenagem a mulher de mérito.

Evento acontece sexta-feira em Luanda.

A Ordem dos Enfermeiros de Angola, acredita que uma eventual greve da classe seria catastrófica para o sistema de saúde.

A posição foi manifestada hoje em Luanda pelo Bastonário da Ordem, que falava a propósito das negociações entre o sindicato e o Ministério da Saúde.

Paulo Luvualo, defendeu que profissionais insatisfeitos, não podem prestar um serviço digno ao cidadão, e pediu diálogo entre as partes.

O bastonário da Ordem dos Enfermeiros, criticou ainda a qualidade da oferta formativa nas ciências da saúde, e reiterou que mais da metade das unidades sanitárias do país, operam apenas com enfermeiros.

Quanto a adesão de novos enfermeiros no sistema de saúde, Paulo Luvualo diz ser insuficiente para atender a demanda do país, e promover a necessária renovação dos quadros da classe.

Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Paulo Luvualo, que apoia as revindicações dos sindicatos da classe por melhores condições de trabalho.

Momento agora para actualizar os dados da Covid-19 registado no país nas últimas 24 horas.

Foram reportados 10 novos casos, 5 pacientes foram recuperados e não houve o registo de óbito.

……

Agora andámos pelo país….e vamos até Huíla

O aumento de exploração de ouro no Chipindo, província da Huíla, está a gerar novos postos de trabalho. Governo provincial espera que ganham se reflitam no bem-estar social das comunidades.

Repórter LAC Fortunato Cabina.

Repórter LAC Fortunato Cabina, que andou pelo município do Chipindo na Huíla.

Naquela região o aumento de exploração de ouro está a gerar novos postos de trabalho. Governo provincial espera que ganham se reflitam no bem-estar social das comunidades.

Voltamos à Luanda, agora com a cultura em movimento, a capital acolhe de 7 a 10 de Abril próximo a Primeira edição do Festival Balumuka.

 

Um evento que vai abordar a música ancestral angolana e outras acções culturais.

Por dentro deste assunto está o jornalista LAC Joel Domingos.

…..

Jornalista LAC Joel Domingos.

Luanda acolhe de 7 a 10 de Abril próximo a Primeira edição do Festival Balumuka.

De Festival não é tudo…..a capital já retoma o seu movimento cultural e no dia dois de Abril arranca o DOCLUANDA, com a Sessão de Abertura, pelas 16h00 no Auditório Pepetela, do  Camões-Centro Cultural Português.

O evento vai decorrer até ao dia sete…..E o primeiro dia será marcado com a exibição do primeiro filme da competição internacional, onde também se integram uma FEIRA DO LIVRO E DO DVD e uma Exposição “Cinema Angolano – Gerações da UTOPIA” 

Está presente nesta edição da Hora Informativa, o cineasta Jorge António, o director do Festival.

Boa Noite…Bem vindo a hora informativa

 

…..

Vamos agora saber como está o mundo nesta quarta-feira

O Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, reiterou o seu apoio a candidatura do seu antigo rival Raila Odinga às eleições presidenciais marcadas para Agosto.

O apoio sela a aproximação de duas das grandes dinastias políticas que historicamente lutaram nas urnas para liderar o Quénia.

Kenyatta está a completar o segundo mandato e não pode concorrer à reeleição, de acordo com a Constituição do país.

Aos 77 anos, Raila Odinga, vai concorrer à 5ª eleição presidencial, disse que aceitou a “nomeação com absoluta gratidão e dedicação” ao povo do Quénia.

A aliança entre Kenyatta e Odinga deixa de fora o Vice-Presidente William Ruto, inicialmente destinado a suceder a Kenyatta, mas que entrou em rota de colisão com o presidente Queniano.

….

Uma delegação da Organização das Nações Unidas esteve em Bissau e reforçou junto do Presidente Umaro Sissoco Embaló que um golpe de Estado no país não será aceite, transmitindo as condolências pela morte de 11 pessoas na tentativa de golpe do dia 1 de fevereiro.

O diplomata ganês, Mussa Fatau, que preside a missão da ONU a Bissau, disse aos jornalistas que foi reforçar perante Umaro Sissoco Embaló a condenação das Nações Unidas aos acontecimentos e reafirmar que para a ONU golpes de Estado não podem ser aceites em qualquer parte do mundo, muito menos na Guiné-Bissau.

…………

O vigésimo terceiro Governo Constitucional português tomou posse hoje   no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. A tomada de posse do novo Executivo, o terceiro liderado por António Costa, acontece dois meses depois das eleições legislativas de 30 de janeiro, das quais o Partido Socialista saiu vitorioso, conquistando a maioria absoluta.

O novo Governo – composto por 17 ministros e 38 secretários de Estado, foi empossado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente lembra que “os portugueses elegeram maioria absoluta”

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa no discurso de tomada de posse do 23º Governo Constitucional de Portugal

………..

No seu discurso de tomada de posse Antonio Costa diz que um dos objectivos deste mandato é manter Portugal na trajetória do crescimento e do progresso que tem conhecido nos últimos seis anos”

Extracto do discurso de tomada de posse de António Costa, que aconteceu hoje no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

…………

As negociações em Istambul trouxeram, pela primeira vez desde o início da guerra, uma luz ao fundo do túnel quanto à resolução do conflito.

A Ucrânia está disposta a abdicar da pertença à NATO, mas não da União Europeia. A Rússia aceita essa hipótese e promete, por enquanto, reduzir a presença militar em certas zonas. Parece avançar-se em direção a um esboço de acordo, mas ainda sem nada concreto.

Como a questão das fronteiras ucranianas se vai refletir no futuro acordo é ainda uma incógnita. O lado russo diz que um encontro entre Putin e Zelenskyy será possível quando houver um esboço de um tratado de paz.

…………

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou esta quarta-feira que falou com o Presidente norte-americano, Joe Biden, sobre apoios defensivos específicos e novas sanções à Rússia.

No Twitter, Zelensky disse que a conversa durou uma hora e que foram abordados assuntos como a situação no campo de batalha e na mesa de negociações.

“Terminei agora uma conversa de uma hora com o Presidente dos Estados Unidos. Partilhei a situação no campo de batalha e na mesa de negociações. Falámos sobre apoio defensivo específico, um novo pacote de sanções reforçado, ajuda macrofinanceira e humanitária”, revelou.

…………..

o 35.º dia da invasão russa da Ucrânia, as atenções recaem sobre os bombardeamentos levados a cabo durante o último dia.

Apesar de na terça-feira, a Rússia ter anunciado que as tropas iriam “reduzir drasticamente” as atividades militares em Kyiv e Chernihiv “de forma a aumentar a confiança mútua e criar as condições necessárias para levar adiante as negociações e chegar ao objetivo conjunto de assinar um acordo”, tal não se verificou e o dia de hoje amanheceu com a notícia de que a região de Chernihiv registou “bombardeamentos durante toda a noite”, à semelhança da região separatista do Donetsk.

Data de Emissão: 30-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados