Edição de 03 de Fevereiro de 2022

País celebra amanhã 61 anos do Início da Luta Armada de Libertação Nacional.

OPEP+ decide nova subida moderada da produção de petróleo.

Camarões-Egipto batem-se pela segunda vaga da final do CAN. Senegal é o primeiro finalista.

No Burkina Faso, Junta Militar levanta recolher obrigatório antes da cimeira da CEDEAO

 

Edita o José Silva com montagem de e técnica final de Alexandre Campos. Hora Informativa na LAC é com o António Videira.

 

Um camião quando e transportava toneladas de arroz, vou atacado por populares, tendo os mesmos retirados mais de 100 sacos de arroz, na manhã desta quinta-feira, na Zona de Caponte, na província de Benguela.

O facto ocorreu quando o motorista do camião procedia a manobra. O mesmo narra que os cidadãos atacaram o camião, no momento em que o veículo ficou inclinado na sequência da marcha de retaguarda, na Zona da Caponte e começaram a saquear a mercadoria.

Os seguranças do camião revelararam-se impotentes, devido a desproporcionalidade de número, comparativamente ao dos populares. Até a chegada da Polícia, mais de 100 sacos já haviam sido saqueados, pelos populares, que justificaram à Rádio Ecclésia, com a situação de fome.

Assalto à camiões de mercadoria saídos de portos comerciais é frequentemente na província de Benguela.

Na última terça-feira, a quando da abertura da primeira plenária anual dos Bispos da Igreja Católica, Dom José Imbamba, Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, chamou atenção aos governantes para a situação “gritante” de fome no país, que segundo referiu, leva muitos jovens a perder esperança no futuro e a se refugiaram em actos criminais.

 

A OPEP+ decidiu continuar a aumentar a produção em 400 mil barris de petróleo por dia em Março, apesar da subida dos preços e da tensão geopolítica.

Esta estratégia de aumento gradual da produção tem sido renovada mês a mês, desde a primavera de 2021, após os cortes drásticos decididos no início da pandemia de Covid-19, quando a procura diminuiu bastante e houve uma queda nos preços do petróleo.

A OPEP+ nunca se desviou dessa linha, apesar dos apelos feitos no Outono pela Casa Branca para um aumento mais expressivo da oferta para acalmar a subida de preços.

Para Patrício Quingongo, apesar da OPEP+ decidir aumentar em 400 mil barris de petróleo por dia em Março, os países membros não têm conseguido atingido a quota prevista.

 

Patrícia Quingongo disse também que reabertura das economias vai provocar maior procura de petróleo, o que poderá influenciar positivamente o preço do crude.

Especialista em petróleo Patrício Quingongo.

A OPEP+ decidiu continuar a aumentar a produção em 400 mil barris de petróleo por dia em Março, apesar da subida dos preços e da tensão geopolítica.

 

A Associação dos Desempregados de Angola (ADA) diz que o aumento salarial proposto pelo Executivo, vai prejudicar a vida dos angolanos à margem da força laboral, que nesta altura segundo a organização correspondem a mais de 70 por cento.

De acordo o presidente da ADA, Vicente Albino Paulo, com a subida dos salários, os preços irão seguir a tendência de aumento, retirando definitivamente o poder de compra de muitos cidadãos.

Segundo o líder associativo, o desemprego agravou-se nos últimos anos, e consequentemente o nível de vida dos angolanos e as taxas de criminalidade.

E rebate as estatísticas sobre o assunto, que segundo ele, estão aquém da realidade.

 

Vicente Albino Paulo, aponta a criação de condições que potenciem o êxodo para o interior do país, e o emprego no sector agrícola, como o caminho para o fomento do emprego.

 

Presidente da Associação dos Desempregados de Angola (ADA), Vicente Albino Paulo.

E as forças sindicais estão reunidas para concertarem posições sobre o protesto que pretendem fazer, relacionado com o aumento do salário mínimo aprovado esta semana pelo Conselho de Ministros.

Os sindicalistas dizem que foram ignorados pelo Executivo, uma vez que o aumento aprovado ainda não cobre o custo da cesta básica.

Nesta, os sindicalistas defendem que a Assembleia Nacional reponha a situação na fase de discussão da proposta e não descarta a convocação de uma greve nacional.

 

Jornalista Manuel Augusto

UNTA, CGSILA e Força Sindical, não descartam uma greve nacional por causa do salário mínimo.

 

O Presidente da República nomeou, Manuel Silva Lopes da Cruz, para presidente do Conselho de Administração da Empresa Pública de Águas (EPAL-EP).

O Conselho de Administração da EPAL encontrava-se sem presidente desde a morte de Fernando João Cunha, em Agosto de 2021.

O novo Conselho de Administração, agora nomeado, integra ainda Alberto Miguel Manuel, Venceslau Txindji Chissupa, Eva Dinamene Damião Fernandes da Costa e Kubikiladia Bernardete Garcia, como administradores executivos.

Armando João, Celeste de Jesus Sequeira Bragança e Kavenamboteko Pedro Manvubo form nomeados como administradores não executivos da EPAL.

 

O País celebra amanhã 61 anos do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, com a realização de várias actividades nas 18 províncias.

O acto central destas festividades será na província da Lunda Sul, presidido pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, com o lema “Angolanos de Mãos Dadas para o Fututo”.

Em Luanda, o repórter Fortunato Cabina foi saber das novas gerações o que sabem sobre o 4 de Fevereiro.

 

Repórter Fortunato Cabina.  

País celebra amanhã 61 anos do Início da Luta Armada de Libertação Nacional

 

Os Principais partidos na oposição mostram-se preocupados com alegada contratação da empresa espanhola INDRA para prestar serviços durante as eleições gerais de agosto.

Repórter José Silva

 

Repórter José Silva

UNITA e CASA-CE mostram-se preocupadas com a contratação da empresa espanhola INDRA para prestar serviços durante as eleições gerais de Agosto.

 

Do desporto,

Camarões-Egipto decidem hoje o acesso a final do CAN, quando defrontarem-se a partir das 20 horas, para a segunda meia-final da competição.

Os camaroneses que jogam em casa terão pela frente os egípcios comandados por Mohamed Salah, num jogo aguardado com alguma expectativa devido a qualidade das duas seleções.

O comentador José Cunha entende que a pressão do jogo será para as duas equipas, com o factor casa a contar.

 

Comentador José Cunha e o jogo de hoje entre os Camarões e Egipto para a segunda meia-final do CAN.

O vencedor do jogo de hoje vai defrontar, domingo, na final, o Senegal, que ontem venceu o Burkina Faso por 3-1, de forma justa segunda José Cunha.

.

Comentador José Cunha e apuramento do Senegal para a final do CAN que será disputado domingo.

 

Na política internacional, 

A junta militar no poder no Burkina Faso desde o golpe de Estado de 24 de Janeiro levantou hoje o recolher obrigatório, imposto após a revolta, e horas antes da cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

A cimeira da CEDEAO, que se realiza hoje em Acra, no Gana, irá considerar a possibilidade de impor sanções contra o país.

O tenente-coronel Damiba decretou, também a reabertura das fronteiras terrestres do país – que, segundo a junta militar, não abrangeu os transportes de abastecimento humanitário e militar – após a abertura das fronteiras aéreas em 25 de Janeiro.

Os Estados Unidos ameaçaram hoje os rebeldes iemenitas Huthis com novas sanções, na sequência de uma série de ataques contra os Emirados Árabes Unidos nas últimas semanas.

“Tomámos várias medidas, nas últimas semanas e meses, e espero que possamos tomar medidas adicionais, tendo em consideração os ataques condenáveis dos Huthis do Iémen nos últimos dias e semanas”, referiu o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price.

Vários civis foram mortos numa operação contraterrorista levada a cabo pelas Forças Especiais dos Estados Unidos no noroeste da Síria, em Idlib. Pelo menos 13 pessoas morreram, incluindo seis crianças e quatro mulheres, refere a Associated Press, que cita as equipas de emergências no local.

O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, referiu num breve comunicado, citado pela agência, que a missão foi um sucesso e que “não houve baixas nos EUA”, remetendo mais informações “assim que estiverem disponíveis”.

 

Data de Emissão: 03-02-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados