Edição de 29 de Março de 2022
 

Paulo de Almeida ex-comandante geral da polícia nacional, não gostou da forma como foi exonerado e defende que tem de haver ética nas exonerações.

Angola registou entre março de 2021 a março de 2022 mais de 4700 casos de abuso sexual contra menores.

Presidente da República reitera continuidade do combate a corrupção e também aos crimes ambientais.

Mais de 2600 processos judiciais instaurados nos últimos três anos, apenas 26 chegaram a julgamento o que representa 1%, lamenta a Ordem dos Advogados

PCA da Endiama garante que não haverá despedimentos devido à guerra na Ucrânia

Ucrânia que aceitou neutralidade e admite reunião entre Putin e Zelensky

Luanda a registar quedas nas temperaturas com 29 de máxima e 25 de mínima. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Mauro Costa. Hora Informativa na LAC é com a Maria La-Vieter.

O ex-comandante geral da polícia nacional, Paulo de Almeida entende que tem de haver ética nas exonerações.

Dois meses depois da sua exoneração, Paulo de Almeida, diz que continua sem perceber o porque da exoneração, mas conhece o nome e o rosto do responsável.

O antigo número um da Polícia Angolana, veio hoje a LAC tomar o Café da Manhã com o jornalista José Rodrigues, onde realçou que os mandatos têm prazos/tempos definidos, mas realça que é fundamental que haja prévia comunicação das exonerações aos visados.

O comandante integrou um CIR-Centro de Instrução Revolucionária em 1974, foi da extinta DISA e oficial operativo da guarda de Saidy Mingas, ministro das finanças do primeiro governo de Angola.

Paulo de Almeida diz que a intolerância política não faz nenhum sentido, e que é fundamental trabalhar e educar os cidadãos para a mudança de mentalidade.

O ex-comandante geral da Polícia Nacional, antevê eleições gerais participativas, mas defende que o desenvolvimento do país passa necessariamente pela execução rigorosa dos programas, valorização do capital humano.

Paulo de Almeida realçou que é fundamental que tenhamos consciência de que ninguém está acima da lei.

Ex comandante geral da polícia nacional, Paulo de Almeida, durante a edição de hoje do Programa Café da Manhã, conduzido pelo jornalista LAC, José Rodrigues.

……

4706 casos de abuso sexual contra menores foram registados no país entre 16 de março de 2021 e 16 de março de 2022, no quadro da Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra a Criança.

O director-geral do Instituto Nacional da Criança-INAC Paulo Calesse apresentou hoje os números da referida campanha.

Jornalista Manuel Augusto

…..

Jornalista LAC Manuel Augusto que hoje assistiu a apresentação do balanço da Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra a Criança.

Angola registou entre março de 2021 a março de 2022 mais de 4700 casos de abuso sexual contra menores.

…..

O Presidente da República reiterou hoje que o executivo vai continuar a investir na melhoria do sistema judiciário.

João Lourenço falava durante a cerimónia oficial de abertura do ano judicial na cidade do Huambo, e apontou também a formação contínua de quadros como tarefa a ser realizada ao longo deste ano.

O mais alto mandatário do país avançou que ainda este ano serão concluídas as obras dos tribunais da Relação no Uíge e em Saurimo, Lunda Sul, também enfatizou a necessidade de obtenção de celeridade processual.

João Lourenço garantiu o pleno funcionamento das instituições judiciais e a continuidade do combate a corrupção e de outros crimes.

Os crimes ambientais também preocupam o chefe de estado, por isso pede uma atenção redobrada.

Presidente da República, hoje no Huambo durante a cerimónia de abertura do ano judicial.

Na ocasião o bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Luís Paulo Monteiro avançou que dos mais de dois mil e seiscentos processos judiciais instaurados nos últimos três anos, apenas 26 chegaram a julgamento, o que representa 1%.

Por sua vez, o Procurador -Geral da República, Hélder Pitta Grós, desde os vários aspectos abordados na sua intervenção disse que os activos recuperados estão a ser bem geridos.

E o presidente do Tribunal Supremo assegura que este ano judicial vai ficar marcado por uma maior audição dos “clamores e sugestões dos cidadãos”.

Joel Leonardo disse que funcionarão junto dos tribunais gabinetes de apoio ao cidadão e destacou algumas debilidades nos quadros do sector.

O acto de abertura do teve como lema “Por uma justiça plena, ao serviço do cidadão”.

Na ocasião o Presidente da República pediu maior atenção aos crimes ambientais.

Para o ambientalista Vladimir Russo, o combate aos crimes ambientais deve também passar por maior investimento na educação do cidadão.

……

Ambientalista Vladimir Russo e as inquietações a volta dos crimes ambientais que também mereceram destaque na abertura do ano judicial-2022.

……

Não haverá despedimentos em massa nas em massa no Projecto de Catoca, na província da Lunda Sul e em outras empresas de exploração de diamantes, devido a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

A garantia foi dada pelo Presidente do Conselho de Administração da Endiama, empresa pública de diamantes.

Jornalista José Silva e o novo ciclo de formação no sector dos diamantes.

O Presidente do Conselho de Administração da Endiama garante que não haverá despedimentos no sector de diamantes devido à guerra na Ucrânia.

…..

O governador da Huíla, reagiu as inquietações dos cidadãos sobre as infra- estruturas, vias de acesso e outras condições sociais.

Nuno Dala também respondeu ao presidente do PRS, sobre a inoperância dos BUAPS nas áreas longínquas.

A reportagem LAC, à partir do Chipindo, com o jornalista Fortunato Cabina.

Repórter LAC, Fortunato Cabina à partir da localidade huilana do Chipindo.

….

Daqui a pouco

Banco Mundial aprova financiamento de 560 milhões de dólares para reformas em Angola

Acção contra as minas em muitas regiões do país está condicionada devido a redução de verbas.

Sete pessoas morrem em ataque dentro de comboio na Nigéria

Continua a fazer destaque a Bofetada no Humor durante a noite dos Óscares.

Notícias para seguir no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

…..

O Conselho de Administração do Banco Mundial aprovou, a 27 deste mês, em Washington, Estados Unidos de América, dois financiamentos no valor de 560 milhões de dólares, para apoiar reformas essenciais da política fiscal e fortalecer a capacidade estatística em Angola.

De acordo com um comunicado do Banco Mundial, divulgado hoje pela agência de notícias Angop, 500 milhões de dólares está inserido na Operação de Política de Desenvolvimento (DPO), o terceiro de uma série de três.

No quadro desta operação, o Banco Mundial reitera o apoio ao governo angolano para o alcance de um crescimento mais sustentável e inclusivo, por via de um ambiente macrofinanceiro e institucional, conducente ao crescimento liderado pelo sector privado.

A operação de Política de Desenvolvimento do Banco Mundial apoia o Governo de Angola na prossecução de reformas fundamentais que têm por objectivo construir bases “mais fortes” para a diversificação económica, a criação de emprego, a resistência aos choques climáticos e económicos, bem como a redução da pobreza.

…..

 

A redução do volume de verbas, levou a paralisação de programas de desminagem em vários pontos do país.

Os esforços em prol do combate das minas terrestres, são financiados pelo Executivo e em grande parte por doações de entes internacionais.

De acordo com o director-geral da Agencia Nacional de Acção contra as Minas, para responder a estas dificuldades, será criado um modelo financeiramente sustentável para esta luta.

Leonardo Sapalo, realça que há ainda a ocorrência de mortes por engenhos explosivos, em províncias como o Cunene e Bié.

O nosso país, terá em breve um documento orientador em que estarão as normas uniformizadas, de todos os passos relativos ao combate as minas terrestres.

Leonardo Sapalo, director-geral da Agencia Nacional de Acção contra as Minas.

Os esforços para a identificação e remoção de engenhos explosivos em território nacional, estão condicionados pela redução do volume de verbas.

Agora o desporto

A selecção angolana de futebol empatou hoje, em Portugal, diante da Guiné Equatorial, a zero, em jogo amistoso da data FIFA, disputado em Rio Maior, na região de Santarém.

A partida serviu de preparação para as eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN2023) na Coté d`Ivoire, depois de vencer sábado, no mesmo local, a Guiné-Bissau), por 3-2, os Palancas Negras, esta terça-feira, foram incapazes de ultrapassar os adversários.

…..

Vamos agora saber como está o mundo nesta terça-feira

O Banco Mundial prevê financiar projetos em Cabo Verde em mais de 180 milhões de dólares de 2022 a 2025, o dobro face ao envelope financeiro anterior, segundo o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

“Temos um envelope previsto de mais de 180 milhões de dólares norte-americanos para o ano fiscal 2022/2025. Portanto, um valor histórico, num momento histórico. Tenho de agradecer em nome do Governo o trabalho feito e este apoio inexcedível do Banco Mundial em relação ao país”, destacou hoje o governante, que é também ministro das Finanças.

….

Pelo menos sete pessoas morreram, na noite de segunda-feira, na sequência de um ataque terrorista dentro de um comboio, que fazia a ligação entre Abuja e Kaduna, na Nigéria.

Segundo revelou uma testemunha à BBC, um “gangue” colocou minas na linha ferroviária e obrigou o comboio com cerca de 970 pessoas a parar. Depois, vários homens armados cercaram as carruagens e abriram fogo.

Além das sete vítimas mortais, há 22 feridos e um número desconhecido de pessoas que foram sequestradas.

….

As condições para um primeiro encontro entre o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o homólogo russo, Vladimir Putin, são finalmente “suficientes” e Kiev aceitará o estatuto de país neutral, disse hoje um negociador-chefe ucraniano.

“Os resultados da reunião de hoje em Istambul, Turquia, são suficientes para uma reunião a nível de chefes de Estado”, disse David Arakhamia, negociador-chefe da delegação da Ucrânia, admitindo que Moscovo aceitará esse encontro, pela primeira vez desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

Desta ronda de negociações, em Istambul, também saiu a conclusão de que a Ucrânia concordará em ser um país neutro, se houver um “acordo internacional” para garantir a sua segurança, do qual vários países, que atuariam como fiadores, seriam signatários, de acordo com Arakhamia.

…..

Foi mais uma ronda de negociações na Turquia, país que joga um papel fundamental na mediação da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, segundo o embaixador de Angola na Turquia,

Em declarações recentes à LAC José Patrício ressaltou a importância do país que se localiza próximo da zona de conflito.

…..

O diplomata angolano acredita que haverá cessar-fogo em breve.

RD-JPatrício 2

….

Embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, e conflito armado entre a Rússia e a Turquia.

Data de Emissão: 29-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados