Edição de 28 de Março de 2022
 

Presidente da República testemunha amanhã no Huambo abertura do ano judicial

Enfermeiros suspendem greve convocada para hoje.

Pagamento de Imposto Predial, sem multa, termina quinta-feira.

Coreia do Norte promete desenvolver “meios de ataque poderosos”

Segunda-feira 28 de Março. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Galassio Santana e Emanuel Catilina. Apresenta o Pedro Fernandes.

Boa tarde,

O Presidente da República vai presidir amanhã à abertura do ano judicial na cidade do Huambo, segundo um comunicado do Tribunal Supremo.

Na cerimónia de abertura estarão presentes também o Bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Paulo Monteiro, o Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós e o Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, cabendo a abertura oficial a João Lourenço.

O acto terá como lema “Por uma justiça plena, ao serviço do cidadão”.

O Sindicato dos Enfermeiros de Luanda, suspendeu a greve convocada para hoje.

Essa medida segundo disse à LAC o secretário -geral do sindicato, Clemente Vunda, deve-se ao facto do governo ter respondido na última semana às reivindicações relativas aos aumentos salariais da classe, que entretanto, não satisfazem.

O líder sindicalista convocou para amanhã de manhã no Salão Nobre da Unta, uma assembleia nacional de enfermeiros e técnicos para debaterem as condições salariais e de trabalho, assim como perspectivarem se avançam ou não para uma greve.

Secretário-geral do Sindicato dos Enfermeiros de Luanda, Clemente Vunda que convocou para amanhã na capital do país uma assembleia geral da classe, para debaterem as condições de trabalho, e a proposta para a nova tabela salarial, apresentada pela entidade patronal em resposta a um caderno reivindicativo.

A assembleia de amanhã vai decidir se avançam ou não para uma greve.

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), disponibiliza a partir de amanhã o Serviço de Aconselhamento Técnico e Apoio ao Agricultor, com o objectivo de contribuir para a melhoria do desempenho técnico dos produtores agrícolas do País. 

Este serviço não financeiro vai ser prestado de forma gratuita a todos os produtores agrícolas e segundo a engenheira agrónoma e membro do grupo técnico do BDA, Cecília Baptista, o grande objectivo é contribuir para a melhoria do desempenho das explorações agrícolas.

Engenheira agrónoma e membro do grupo técnico do BDA, Cecília Baptista,

O pagamento do Imposto Predial (IP), sem penalizações, termina quinta-feira. 

Contrariamente há outros anos, os imoveis com valor patrimonial abaixo de cinco milhões de Kwanzas, estão também obrigados a pagar este tributo.

De acordo com o técnico de divisão dos serviços fiscais da Administração Geral Tributária (AGT), Ailton Sousa, os contribuintes podem solicitar para pagar o IP em seis prestações, desde que o façam e paguem a primeira prestação até quinta-feira.

Para a solicitação da liquidação do Imposto Predial estão disponíveis diferentes canais segundo a AGT.

Técnico de divisão dos serviços fiscais da Administração Geral Tributária, Ailton Sousa, e o pagamento do Imposto Predial, sem multa, que termina no dia 31.

O sindicato dos jornalistas assinala hoje 30 anos desde a data da sua fundação. Várias actividades estão a ser realizadas em alusão a data. A mesa redonda sobre a actividade jornalistas no País é um dos destaques do dia. 

No entanto, o secretário-geral do sindicato dos jornalistas, Teixeira Cândido, entende que nos últimos anos, a actividade jornalística perdeu liberdade. 

Para o profissional não deveria haver motivo para os jornalistas serem tão pressionados em época eleitoral

Teixeira Cândido Secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos que hoje celebra 30 anos desde a sua fundação.

O abastecimento de água à Luanda voltou hoje a ser tema de análise hoje nas antenas da Comercial, durante o Programa do Eleitor.

Os ouvintes defenderam entre outras ideias, que a distribuição de água deve ser do centro da cidade para a periferia.

A falta de planeamento também foi indicada como um dos problemas no abastecimento deste líquido essencial a vida e sugeriu-se a criação de parcerias público- privadas para normalizar a situação.

Excertos das intervenções dos ouvintes da Comercial, durante a edição de hoje do Programa do Eleitor.

E ainda sobre água, mais concretamente sobre o projecto do Cafu que visa reduzir o impacto da seca no Cunene, soube-se que a obra está praticamente concluída e será entregue pelo governo central às autoridades provinciais no próximo dia 4 de Abril.

O facto foi avançado pelo vice-governador do Cunene para o sector político, social e económico, Apolo Ndinoulenga, durante a terceira edição do Café CIPRA, que abordou a seca no sul do país.

Vice-governador do Cunene para o sector político, social e económico, Apolo Ndinoulenga.

E o director do Instituto Nacional de Recursos Hídricos, Manuel Quintino, falou de alguns projectos na província, para reduzir o impacto da seca.

Director do Instituto Nacional de Recursos Hídricos, Manuel Quintino e alguns projectos para reduzir o impacto da seca no Cunene. 

E o município do Chipindo, província da Huíla, ganhou hoje a primeira agência bancária.

Mais dados pelo repórter Fortunato Cabina.

Repórter Fortunato Cabina.

Município do Chipindo, província da Huíla, ganhou hoje primeira agência bancária

 

Na política internacional,

O líder da Coreia do Norte prometeu continuar a desenvolver “meios de ataque poderosos” para fortalecer o poderio militar, informaram hoje meios de comunicação oficiais, dias depois do país ter lançado um míssil balístico intercontinental.

Num evento de comemoração do disparo, realizado no fim-de-semana em Pyongyang, Kim Jong-un expressou vontade de reforçar as capacidades militares “para defender a segurança e o futuro” do país, “através de uma força estratégica mais firme, mais perfeita e mais forte”, escreveu a agência norte-coreana KCNA.

O Governo turco espera que as conversações entre as delegações russa e ucraniana, agendadas para esta semana em Istambul, resultem num “cessar-fogo duradouro” que abra caminho para a paz, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia.

A reunião foi anunciada ontem, depois de o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter conversado por telefone com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, e de Çavusoglu ter trocado igualmente impressões com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov.

O número de deslocados internos devido à guerra em Cabo Delgado, norte de Moçambique, aumentou 7 porcento em três meses para 784 mil pessoas, anunciou a Organização Internacional das Migrações (OIM) no mais recente relatório sobre o conflito.

Entre as causas para este aumento de deslocados internos estão ataques de rebeldes armados contra as zonas de Nangade, Meluco, Macomia e arquipélago das Quirimbas.

Data de Emissão: 28-03-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados