Edição de 28 de Fevereiro de 2022

Ministro do interior defende dedicação especial da polícia em ano de eleições .

Adra propõe criação de um plano de assistência alimentar, que beneficie todos os cidadãos afectados pela seca no sul do país.

Cidadão angolano que vivia na Ucrânia, denúncia situações de descriminação vividas pelos africanos na fuga para a Polónia.

Representantes da presidência ucraniana e russa, reunidos em Gomel, Bielorrússia, para a obtenção de um cessar fogo imediato.

Ponto

Hoje é segunda- feira, dia 28 de Fevereiro de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Galácio Santana, e final de emissão de, Anacleto José. Ao microfone estou eu, Pedro Fernandes.

Ponto

Boa Tarde,

A polícia nacional comemora hoje quarenta e seis anos de existência. O acto central realizou-se em Benguela, presidido pelo ministro do interior, Eugénio Laborinho que na ocasião defendeu que em época eleitoral, os efectivos têm de estar bem preparados.

R.D.-Eugénio Laborinho

Ministro do interior, hoje em Benguela durante o acto central comemorativo dos quarenta e seis anos da polícia nacional.

Ponto

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar da Presidência da República, descartou a possibilidade de se decretar o estado de emergência, no sul do país, como sugerem vozes de várias organizações não -governamentais, nacionais e estrangeiras.

Em declarações à imprensa no Cunene no termo de uma visita de constatação das condições das famílias que se haviam refugiado na Namíbia devido a seca, Francisco Furtado sublinhou que com a ocorrência das chuvas, essa franja da população já deu início as sementeiras para o seu sustento.

Referiu igualmente que o Centro de Acolhimento de Calueque, no município de Ombadja, possui infra- estruturas sanitárias, salas de aulas e um sistema de água, para garantir condições aceitáveis a mais de 750 famílias.

Avançou que estão asseguradas as condições para que outras 28.300 pessoas nas imediações de Calueque, sejam transferidas para os municípios da Cahama e dos Gambos.

Francisco Furtado que esteve no último fim -de -semana, por algumas horas no Cunene, revelou igualmente que a construção do Canal do Cafu está em fase de conclusão.

E a LAC ouviu hoje o director geral da “Adra”, Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente, Carlos Cambuta, que reconheceu as acções das autoridades para prestarem assistência às famílias afectadas pela seca.

R.D.1-Carlos Cambuta1

Carlos Cambuta realçou a necessidade de criação de um plano nacional de assistência alimentar.

R.D-Carlos Cambuta2

Director geral da Adra, Carlos cambuta em declarações hoje à LAC sobre a pertinência de criação de um plano de assistência alimentar, que abranja todos os cidadãos afectados pela seca no sul do país.

Ponto

Cidadãos angolanos residentes na Ucrânia desesperam para abandonar aquele país europeu, que há quatro dias, sofre uma intervenção militar russa, que de acordo com a ONU já provocou mais de cem vítimas mortais, centenas de feridos, e milhares de refugiados.

Cláudio Chicáya, refugiado angolano contou à Rádio França Internacional, que no momento da fuga em direcção à fronteira polaca, foram muitos os africanos que sofreram discriminações.

RD – Cláudio Chicaya 2

Cláudio Chicaya, diz também que são dezenas os angolanos que cruzam a fronteira, e recorda as peripécias que viveu para conseguir atingir a Polónia que acolhe um número crescente de refugiados.

RD – Cláudio Chicaya 1

Cláudio Chicaya, refugiado angolano da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, entrevistado pela Rádio França Internacional. O MIREX, ministério das Relações Exteriores diz que está empenhado em retirar os angolanos do solo ucraniano.

Entretanto, O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, considera que “as próximas 24 horas” serão “cruciais” para o seu país.

Zelensky, manifestou essa opinião, durante uma conversa telefónica com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

O chefe do Governo britânico, segundo um porta-voz, disse a Zelensky que faria todo o possível para “garantir que a ajuda defensiva do Reino Unido e aliados chegue à Ucrânia.

Já começaram as negociações entre representantes ucranianos e russos.

O encontro está a decorrer em Gomel, Bielorrúsia, junto a fronteira com a Ucrânia, e de acordo com as autoridades ucranianas visa a obtenção de um cessar- fogo imediato e a retirada das forças russas da Ucrânia.

Os líderes da França, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Polónia, Roménia, representantes da União Europeia (UE) e da NATO vão participar hoje numa videoconferência para discutir o conflito na Ucrânia, anunciou a Presidência francesa.

E o barril de petróleo bruto Brent, para entrega em abril, registou nas primeiras horas de hoje no mercado de futuros de Londres, uma subida de 4,79%, para ser comercializado a 102,6 dólares.

Com esta subida registou-se um novo máximo desde setembro de 2014.

O mercado continua a acompanhar de perto o conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

A Arábia Saudita confirmou ontem o seu compromisso com a aliança OPEP+ com a Rússia durante uma reunião entre o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman e o Presidente francês, Emmanuel Macron, informou a agência oficial saudita.

“Durante o contacto também foi discutida a situação na Ucrânia e o impacto da crise nos mercados de energia e, a esse respeito, sua alteza o príncipe herdeiro sublinhou o desejo do reino de estabilizar e equilibrar os mercados de petróleo e o compromisso do reino com o acordo OPEP+”, disse a agência oficial de imprensa saudita (SPA).

Depois de amanhã, realiza-se uma videoconferência entre os 23 membros do OPEP+ para discutirem um possível aumento na produção.

Recorde-se que no início do mês, os 23 membros da aliança OPEP+ decidiram continuar a aumentar a produção em 400.000 barris de petróleo por dia em março, apesar da subida dos preços.

Ponto

O director do desenvolvimento integrado de Viana está a ser acusado de abuso de poder, e de ter feito ameaças ao responsável da feira, na Vila Pacífica.

Em reacção, os feirantes poderão sair hoje à rua para se manifestarem. O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina.

Ponto

A estratégia do governo para a promoção do desenvolvimento sustentável, proteção  do ecossistema e da biodiversidade, estão desde hoje em evidência em Nairobi, Quénia, durante a 5ªAssembleia das Nações Unidas para o Ambiente.

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, que chefia a delegação angolana, em representação do presidente da República, discursa hoje no encontro que vai decorrer até a próxima quinta -feira, dia 4 de Março.

O encontro que prevê também uma sessão especial comemorativa dos 50 anos da criação do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), reúne representantes de países membros, sociedade civil e outras personalidade que se propõem debater o grau de execução da agenda 2030, sobre desenvolvimento sustentável, e outras que permitam mitigar as alterações climáticas.

À partir de amanhã só entra nos estabelecimentos públicos quem apresentar o certificado de vacina com as duas doses de covid 19 feitas.

Essa medida consta do novo decreto sobre o estado de calamidade pública, e foi anunciada pelo coordenador da comissão multissectorial de combate a covid, Francisco Furtado.

R.D.-Francisco Furtado

Devido a baixa taxa de transmissão da covid 19 no nosso país, as empresas voltam a ter cem por cento da força de trabalho, e os colaboradores que não apresentarem as duas doses da vacina terão faltas injustificadas.

O novo decreto sobre o estado de calamidade pública prevê também o levantamento das restrições,  quanto ao número de pessoas nas cerimónias fúnebres.

Nos termos das novas medidas adoptadas, as praias reabrem no próximo sábado dia 5 de Março.

Mas a abertura das praias será supervisionado pelas da ordem, e requer algum civismo conforme disseram hoje à Lac alguns ouvintes.

R.D.-opiniões ouvintes reabertura praias

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 28-02-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados