Edição de 27 de Maio de 2022
»»»»» Angola precisa de um modelo de Estado “que reconheça a diversidade dos povos, Diz Marcolino Moco. Começou hoje o congresso da nação.
»»»»» SENADIAC recolhe mais de 30 milhões de kwanas e paga artistas mais de dois milhoes. Celebra-se amanhã dia dos direitos do autor e conexos.
»««« Mais de 4 MIL CIVIS MORRERAM na guerra na Russia/Ucrania.
Joga-se amanhã a final da BOL League: Petro Luanda defronta o surpreendente Monastir da Tunisia.
………………………….
Jornal às 19H00, na “Rádio Nova” tem a garantia técnica de Clésio Bento, edição e apresentação estão a Dena Francisco e o Ricardo Ngolo.
JINGLE NOTÍCIAS
a importância de se autenticar um produto no mercado foi tema de conversa nesta sexta-feira no balanço dos últimos 3 anos DO Sistema nacional de autores e conexos.
Sobre este assunto quem nos traz mais dados é o repórter joao kackulo
RD: JOÃO KAKULO.
.–..-.-.-.-
Angola precisa de um modelo de Estado “que reconheça a diversidade dos povos.
Essa ideia foi defendida hoje pelo antigo primeiro-ministro angolano Marcolino Moco no congresso da nação que decorre em Luanda.
Segundo o ex-governante, Angola é constituída por vários povos, com diversidades específicas, mas o Estado angolano, frisou, tem funcionado como se essa realidade não existisse.
RD: MARCOLINO MOCO 1
O Bispo católico Zacarias Camuenho destacou os 46 anos de independencia, a reconciliação nacional e o pedido de perdão do presidente da república feito as famílias das vítimas de conflitos.
RD: ZACARIAS CAMUENHO
Recorde-se que no ano passado, o chefe de estado, João Lourenço, pediu desculpas públicas em nome do Estado e do seu governo ás vítmas e familiares do 27 de Maio de 1977.
RD…JOAO LOURNCO – 12H00 – 26.005.2022 PERDÃO
Palavras de João Lourenço quando pedia perdão ano passado ás vítmas e familiares do 27 de Maio de 1977.
-.-.–.—
O PRESIDENTE da Unita Adalberto Costa Júnior diz que necessário apresnder com o passado para que os erros do passado não se repitam.
RD: ADALBERTO COSTA JÚNIOR
O membro da organização do congresso da nação Francisco Viana fala dos motivos que levou a convidar as distintas organizações tendo em conta o pleito eleitoral que se avisinha.
RD: FRANCISCO VIANA
o congeresso nação começou hoje e vai até sábado É um projecto que junto líderes políticos, religiosos, academicos e sociedade civil que discutem o país.
O Mpla não se fez presente neste congresso.
E analalista em
CARLOS CABACA DIRECTO
-..–..–..-.-.–.
Os moradores do muncipio de Viana, em Luanda, mostraram-se preocupados com a falta e desactivação de pedonais naquela circunstância da capital.
Os habitantes dizem que muitas pessoas chegam até a serem atropeladas num país onde os acidentes rodoviários continuam a ser a segunda maior causa de morte depois da malária.
A reportagem é de Edgar Manuel (peça)
RD…EDGAR MANUEL – 12H00 – 27.05.2022
JINGLE
A problemática das crises humanitárias estará em análise, esta sexta-feira, na Cimeira Extraordinária da União Africana (UA), a decorrer em Malabo, Guiné Equatorial, com a presença do Presidente de Angola, João Lourenço.
O evento decorrerá numa altura em que se estima a existência de cerca de 113 milhões de pessoas com necessidades de ajuda humanitária no continente, 48 milhões das quais na condição de refugiados, requerentes de asilo e deslocados internos.
Pela sua importância, prevê-se que a Cimeira Extraordinária abra espaço para os líderes africanos e os doadores internacionais analisarem a questão da mobilização de fundos.
Dados da UA indicam que as necessidades humanitárias estão a aumentar rapidamente em África, fundamentalmente por causa de conflitos e choques climáticos, prevendo-se que mais de 30 milhões de pessoas estejam deslocadas internamente, em consequência de conflitos intercomunitários e da insegurança alimentar.
Além da Cimeira sobre as Crises Humanitárias, a capital da Guiné Equatorial acolhe sábado outra importante Cimeira sobre Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais de Governos no continente africano.
………………..
Em exclusivo à Rádio Nova, o reverendo Ntony a Nzinga apelou, esta sexta-feira, aos líderes políticos a levarem a sério as eleições de Agosto deste ano.
O pleito de Agosto pode ser convocado pelo presidente da república, João Lourenço, a qualquer altura depois de ouvir o Conselho da República.
O reverendo elogiou a maturidade dos cidadãos demostrada nas anteriores eleições realizadas em Angola.
RD….Ntony Nzinga – 12H00- 27.05.2022 – 1
Em relação ao exércicio de direitos, liberdades e garantias, Nzinga não tem dúvidas de que o angolano já coloca bem em práctica a sua cidadania.
RD….Ntony Nzinga – 12H00- 27.05.2022 – 2
O também docente universitário entende que os cidadãos deviam participar mais na vida política do páis.
RD….Ntony Nzinga – 12H00- 27.05.2022 – 3
Declarações do revenrendo Ntony Nzinga hoje em grande entrevista conduzida pela jornalista Laurinda Tavares e emitida esta sexta-feira, na Rádio Nova.
……………….
PONTO
……………….
Alguns líderes relegiosos apelaram aos cidadãos a cultivarem o hábito de perdão para que se possa contrubuir para o processo de reconciliação nacional emcurso em Angola.
Os líderes falavam a proposito do 27 de maio que hoje se assinala.
Os promenores com Joaquim Mussngo.
RD…JOAQUIM MUSSUNGO – 12H00 – 27.05.2022
……………….
JINGLE
……………….
Não há registo de varíola em Angola.
A garantia é de uma fonte do Ministério da Saúde contactada pela Rádio Nova para confirmar ou desconmfirmar uma informação posta, esta quinta-feira, a circular segundo a qual esta doença já circvulava no país.
Géssica Leonardo com os detalhes.
RD…GÉSSICA LEONARDO – 12H00 – 27.05.2022
…………………………..
Com o intuito de trazer para o panorama nacional um novo modelo de analisar a cultura, começa apartir de amanhã das 15hrs as 18horas aqui na Rádio Nova o programa Kubata dya nguxi.
O músico, convidado residente e co-produtor Carlos Lamartine,fala sobre a criação deste projecto.
RD CARLOS LAMARTINE
O relizador de televisão e produtor do programa,Nguxi dos Santos, disse que a globalização não deve impedir-nos de viver a nossa cultura.
RD NGUXI DOS SANTOS
O relizador de televisão Nguxi dos Santos.
Começa apartir de amanhã das 15hrs as 18horas aqui na Rádio Nova o programa Kubata dya nguxi.
INTERNACIONAL
Pelo menos 4 mil e 31 civis morreram e mais de 4 mil e 700 ficaram feridos em pouco mais de três meses de guerra na Ucrânia, sublinhando que os números reais poderão ser muito superiores, confirmou hoje a Organização das Nações Unidas.
Das vítimas mortais confirmadas pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), 261 são crianças, e há também 406 crianças entre os feridos, de acordo com as estatísticas diariamente atualizadas.
A ONU teme que os números de vítimas da guerra na Ucrânia, que entrou hoje no seu nonagésimo terceiro dia, aumentem consideravelmente quando houver acesso a cidades cercadas ou a zonas até agora sob intensos combates.
-.-.-..-.-.-.
Pelo menos 17 corpos foram descobertos em Ituri, no nordeste da República Democrática do Congo, uma região que tem sido palco da violência de grupos armados, onde outras nove pessoas foram mortas na quinta-feira, disseram hoje fontes locais.
Os 17 cadáveres, já em decomposição, alguns deles decapitados, foram encontrados na quinta-feira por militares que patrulhavam as margens do rio Ituri,disse à agência de notícias francesa, um, membro da sociedade civil da autarquia local.
O último grande ataque atribuído a este grupo remonta a meados de maio, quando pelo menos 20 civis foram massacrados na aldeia de Monge na República Democrática do Congo .
………………………….
DESPORTO
Petro de Luanda defronta sábado o Monastir da Tunísia, na final da Liga Africana de Basquetebol de clubes que decorre em Kigali, Rwanda.
A formação angolana venceu na noite de quarta-feira o FAP dos Camarões, por 88-74, no confronto da primeira meia-final.
Na segunda meia-final, a equipa tunisina venceu, com alguma surpresa, o campeão em título, o Zamalek do Egipto, por 88-81.
Após a terceira posição alcançada na edição de 2021, o Petro de Luanda tem agora a possibilidade de conquistar o seu primeiro troféu continental nesta nova versão da prova, agora organizada pela FIBA-África e patrocinada pela Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA).
-.—.-..–.-..–.-.-.-.-..–.-.-.-.-..
Pela terceira vez, Liverpool e Real Madrid vão opor-se numa final da Liga dos Campeões europeus de futebol.
O campeão espanhol e o vice-campeão inglês têm duelo marcado para amanhã, no estadio de frança, em Paris, numa reedição da decisão de 2018, quando os ‘merengues’ arrecadaram pela decima terceira vez vez o troféu da principal competição europeia de clubes.
Há 40 anos, em 1981, os dois emblemas já se tinham defrontado pela primeira vez numa final da Taça dos Campeões Europeus, curiosamente em Paris, onde o Liverpool venceu por 1-0.
Comentarista desportivo Manuel Duarte,fez uma análise sobre o jogo.
RD MANUEL DUARTE
Comentarista desportivo Manuel Duarte.