Edição de 27 de Junho de 2022
 

Presidente da República defende utilização pacífica dos Oceanos para o bem-estar dos povos.

João Lourenço quer também cessar-fogo imediato e resolução pacífica no conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

TAAG inaugura rota Luanda-Madrid. 

Angola defronta Eslovénia na busca dos oitavos de final do mundial em andebol júnior feminino.

Human Rights Watch acusa separatistas nos Camarões de “violações graves”

Ponto

Segunda-feira 27 de Junho, dia internacional das  Micro, Pequenas e Médias Empresas. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Galacio Santana e Emanuel Catilina. Apresenta o Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa tarde,

O Presidente da República defendeu hoje a necessidade dos países utilizarem de forma pacífica dos oceanos para o bem-estar dos povos.

João Lourenço falava na cerimónia de abertura da segunda Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que decorre em Lisboa, Portugal.

O Presidente da República que uma boa utilização dos oceanos resulte na melhoria e desenvolvimento dos países.

RD – JLO 1

João Lourenço defendeu também o cessar-fogo imediato do conflito entre a Rússia e a Ucrânia que tem prejudicado o comércio mundial com o bloqueio de portos.

RD – JLO 2

Presidente da República João Lourenço hoje quando falava na cerimonia de abertura da segunda Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que decorre em Lisboa, Portugal.

Palco internacional, que segundo a administradora Executiva para a área técnica da Agência Nacional de Resíduos, Maria da Purificação, pode servir para Angola obter financiamentos e parcerias para sustentabilidade e diversidade marinha, pesar de já existirem alguns financiamentos internos.

RD – MPurificação 1

Administradora Executiva para a área técnica da Agência Nacional de Resíduos, Maria da Purificação e a questão dos oceanos no País, numa altura em que o Presidente da República, João Lourenço participa

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, anunciou, ontem a implantação em Angola de sistemas de produção de energia fotovoltaica.

O programa faz parte de uma parceria público-privada, anunciada pelo estadista americano, à margem da cimeira do G7, que decorreu na Alemanha.

A parceria prevê a mobilização de dois mil milhões de dólares em capital público e privado, como doações, investimento federal e do sector privado, nos próximos cinco anos, para a construção de infra-estruturas e investimentos globais em todo o mundo.

“Os programas de investimento em infra-estruturas voltados para países de baixa e média renda, visa oferecer melhores opções para que os governos ao redor do mundo invistam em infra-estruturas que melhorem as vidas das populações, proporcionando ganhos reais para todos “e não apenas para o G7”, anunciou o Presidente Biden.

E hoje o ministro da energia e águas disse que nos próximos três anos o país vai ver reforçada a produção de energias limpas em 72 porcento, que agora está nos 60 porcento

João Baptista Borges falava a RNA a margem do décimo primeiro conselho consultivo da sua instituição que decorre no município do Soyo, província do Zaire,

RD-JBBorges1

O ministro da energia e águas, reconheceu que há muito ainda por fazer no que se refere a construção de redes de saneamento e abastecimento de águas.

Para inverter o quadro são necessários investimentos públicos e privados nestes sub-sectores.

RD-JBBoges 2

Ministro da energia e águas, João Baptista Borges

A consultora Fitch Solutions reviu hoje em baixa uma previsão de crescimento da economia de Angola, de 3,8 para 3,5 porcento do PIB este ano, antevendo novo abrandamento para 1,8 porcento no próximo ano.

“Antevemos que o Produto Interno Bruto de Angola acelere de uns estimados 0,6 porcento em 2021 para 3,5 em 2022, o ritmo mais rápido desde 2004; dado que a China compra 60,2 porcento das exportações angolanas, o abrandamento da procura chinesa levou-nos a rever em baixa a previsão de crescimento de Angola para 3,5, face aos 3,8 porcento que prevíamos anteriormente”, lê-se numa nota enviada aos investidores.

O desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas no país passa pela alteração dos incentivos, fiscalidade e capacitação.

A posição foi defendida pelo professor universitário, João Pinho, quando falava a LAC no âmbito do dia internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, que hoje se comemora.

RD – JPinho 1

João Pinho entende que é preciso a dinamização dos financiamentos para o bem-estar das micro, pequenas e médias empresas.

RD – JPinho 2

Economista e professor universitário, João Pinho.

Publicidade

A primeira refinaria de ouro do país, começou hoje a ser construída em Luanda, com um orçamento de sete milhões de dólares.

De acordo com o Ministro dos Recursos Minerais Petróleos e gás, a infra-estrutura é considerada de médias dimensões, fruto da actividade de exploração actual e das projecções para os próximos cinco anos.

RD-DAzevedo1

Diamantino Azevedo, avançou que durante o ultimo trimestre, a produção de ouro do país cifrou-se em 89 quilos, que foram todos destinados a exportação.

RD-DAzevedo2

Ministro dos Recursos Minerais Petróleos e gás, Diamantino de Azevedo.

Arrancou hoje a construção da primeira refinaria de ouro do país, em Luanda.

A equipa do Grupo de Prevenção ao Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral, inicia hoje encontros com os reguladores do sistema financeiro nacional e entidades supervisionadas, no quadro da avaliação mútua que Angola está submetida, desde Outubro de 2021.

O grupo é composto por 15 especialistas dos Estados Unidos, Portugal, Botswana, Moçambique, Malawi, Lesotho, Namíbia Etiópia.

Integram ainda a comitiva, especialistas do Zimbabwe, África do Sul, Tanzânia e Kenya.

A avaliação mútua do sistema financeira de Angola por parte equipa do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), vai decorrer até ao dia 15 Julho.

O consultor Galvão Branco entende que o Grupo de Prevenção e Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral, contribui para eficiência do sistema financeiro angolano, aliado a boas práticas internacionais.

RD – GBranco 1

O consultor Galvão Branco disse também que às más práticas financeiras não têm fronteiras, daí a necessidade de Angola fortalecer o seu sistema.

RD – GBranco 2

Consultor Galvão Branco.

Grupo de Prevenção e Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral chega, quinta-feira, a Luanda, para avaliação do sistema financeiro nacional

A transportadora aérea nacional inicia hoje a rota Luanda-Madrid, que passará a operar com duas frequências semanais, quintas e domingos, às 22 horas 55 minutos, com chegada à Madrid às 5 horas e 15 minutos.

Esta rota denominada Luanda-Madrid, que funcionará na linha Luanda-Madrid-Porto-Luanda, não será totalmente operado pela TAAG, dado que entre Madrid e Porto a operação caberá à companhia aérea espanhola, Iberia. 

Ponto

No desporto,

A seleção nacional júnior feminina de andebol, defronta hoje a Eslovénia, para os dezasseis-avos de final do campeonato mundial da modalidade que decorre neste país europeu.

O sete nacional terminou na primeira posição do grupo E, devido as victórias sobre a República Checa e a Lituânia.

Para o comentador Albertino de Oliveira a selecção nacional, se continuar a jogar como tem jogado, pode vencer a Eslovénia.

RD – AOliveira

Comentador Albertino de Oliveira. Angola defronta hoje a Eslovénia para os dezasseis-avos de final do campeonato mundial de andebol júnior feminino.

No futebol, quatro equipas angolanas podem ser inscritas nas competições africanas deste ano. Duas na Liga dos Campeões e duas na taça Nelson Mandela.

O Petro de Luanda, campeão nacional e o vice 1º de Agosto são os representantes angolanos na Liga dos campeões. Já na Taça Nelson Mandela, as equipas angolanas têm que disputar a preliminares de acesso a esta prova.

E estão em condições de disputar o acesso, o Desportivo da Huíla, Sagrada Esperança, Interclub e Bravos do Maquis.

Ponto

Na política internacional,

Os rebeldes nas regiões anglófonas dos Camarões, onde persiste um conflito entre grupos separatistas armados e as forças de segurança, cometem “graves violações dos direitos humanos”, denunciou hoje a Human Rights Watch.

Desde Janeiro de 2022, combatentes separatistas armados mataram pelo menos sete pessoas, feriram outras seis, violaram uma rapariga e cometeram outras graves violações dos direitos humanos”, disse a Organização Não-Governamental num relatório, apontando para um “contexto de crescente violência”.

O Presidente argentino usará os seus dois discursos e as seis reuniões bilaterais de hoje na Cimeira do G7 para propor a Argentina como fornecedora substituta estável e confiável do gás russo à Europa e de alimentos ao mundo.

“Para a América do Sul em geral, mas para a Argentina em particular, abriu-se uma janela de oportunidades incrível para manter no mundo a segurança alimentar, a segurança energética, o abastecimento de minérios e de fertilizantes em substituição ao que os países em guerra produziam”, explicou  à Lusa Dante Sica, ex-ministro da Produção da Argentina e director da consultora Abeceb, especializada em comércio e investimento na América Latina.

 

Data de Emissão: 27-06-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados