Edição de 27 de Abril de 2022
 

Bens avaliados em mais de doze mil milhões de dólares, foram arrestados no país e no estrangeiro, nos últimos três anos.

Preservação da paz deve mobilizar a acção das forças políticas concorrentes às eleições gerais em agosto.

Petro recebe hoje Bravos do Maquis para acerto de calendário do girabola.

ONG Save the Children pede a doadores internacionais que ajudem a acabar com a fome no Corno de África, que afecta mais de 14 milhões de dólares.

Ponto

Hoje é quarta- feira, 27 de Abril de 2022. Dia do Trabalhador Mineiro. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Cristina Miranda.

Ponto

Boa Tarde,

Mais de 12 mil milhões de dólares em bens foram arrestados no país e no exterior, nos últimos três anos pela PGR.

Os bens em questão foram constituídos com fundos públicos e recuperados em território nacional, e em países como Portugal, Reino Unido e Mónaco.

As informações foram avançadas hoje em Luanda, pelo procurador-geral da Republica, que falava durante a conferência internacional sobre recuperação de activos para Sociedades comprometidas com o combate a criminalidade economico-financeira.

Hélder Pitta-Grós, reiterou que melhorar a qualidade de vida dos cidadãos será o resultado final deste processo de combate a corrupção.

RD-HPGros

Procurador-geral da Republica, Hélder Pitta-Gros.

O ministro de estado e chefe da casa civil do presidente da republica, salientou que o combate a corrupção é o grande desafio actual, e que é uma luta nacional.

RD-AAlmeida1

Adão de Almeida, esclareceu que a recuperação de activos é um processo longo e complexo, que demanda investimentos por parte do Estado.

RD-AAlmeida2

Ministro de estado e chefe da casa civil do presidente da república, Adão de Almeida.

A procuradoria-geral da república, completa hoje 43 e três anos desde a sua institucionalização.

Ponto

A preservação da paz do país, deve ser a principal preocupação das forças políticas concorrentes às eleições gerais do próximo mês de Agosto.

Esta ideia foi defendida pelo especialista em eleições em África, Augusto Santana durante o debate desta manhã na LAC, dedicado às eleições gerais em Angola.

RD – Augusto Santana

Augusto Santana, especialista em questões eleitorais e que tem testemunhado os processos eleitorais no nosso continente há mais de 25 anos.

E o jurista Daniel Ribeiro, entende que a despartidarização da vida política constitui principal desafio da democracia angolana.

RD – Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro, jurista e co-autor do livro ‘Fases do Processo Eleitoral Angolano e Compliance Partidário’, um dos participantes do debate dedicado às eleições de Agosto que a LAC promoveu esta manhã.

Ponto

A localidade de Capenda Camulenda, na Lunda Norte conta desde ontem, com um novo empreendimento diamantífero denominado “Chissema”, inaugurado pelo ministro dos recursos minerais, Petróleo e Gás.

Antes o ministro Diamantino de Azevedo inaugurou uma escola na localidade de Muxinda, com doze salas de aulas e mil e duzentos alunos matriculados, construída nos termos da responsabilidade social da empresa mineira Chissema.

Durante o acto formal de abertura do projecto, Diamantino de Azevedo destacou as várias etapas daquele empreendimento privado do sector mineiro, com oitenta por cento de mão-de-obra local.

R.D.-Diamantino de Azevedo

Por sua vez, o governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala lançou um repto aos investidores, para que contribuam para a resolução dos problemas da região, e consequentemente para o desenvolvimento económico da província.

R.D.-Ernesto Muangala

Governador da Lunda- Norte, Ernesto Muangala.

A ministra das finanças, Vera Daves defende a necessidade de dinamização dos projectos financiados por organismos internacionais, para que tenham mais impacto na melhoria das condições de vida dos angolanos.

R.D2-Vera Daves 2

Vera Daves falava à imprensa, a margem da sua participação, nas reuniões de primavera, do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, que teve como realce, os projectos sociais em curso, financiados por organismos internacionais.

R.D1-Vera Daves1

Ministra das finanças Vera Daves, sobre o financiamento de projectos para o empoderamento das meninas e outros também de carácter social noutros sectores de actividade.

Ponto

E Luanda vai acolher depois de amanhã um encontro ministerial sobre igualdade do género, ao nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa “CPLP”.

O encontro está a ser preparado por especialistas dos países membros da comunidade. O repórter LAC, Manuel Augusto tem mais dados sobre o assunto.

R.D.-peça Manuel Augusto

Repórter Lac, Manuel Augusto.

Ponto

Do Desporto,

O Petro de Luanda e o Bravos do Maquis jogam hoje as quatro da tarde no estádio 11 de Novembro em partida de acerto de calendário do girabola.

Os petrolíferos lideram a competição com cinquenta e oito pontos, seguidos do Sagrada Esperança.

Ainda hoje, mas no estádio das Mangueiras, o Desportivo da Huíla recebe o recreativo do Libolo também em cumprimento do calendário do campeonato nacional de futebol.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

A organização não-governamental, Save the Children reiterou hoje o apelo aos doadores internacionais para prevenir a fome na Somália, Etiópia e Quénia, já lançado por dezenas de entidades humanitárias.

Segundo a organização, 14 milhões de pessoas correm em risco de fome nestes países africanos, cerca de metade das quais crianças, mas o número poderá aumentar para 20 milhões.

A crise alimentar resulta da grave seca que se regista no Corno de África, das consequências da pandemia de Covid-19, do conflito armado, das pragas de gafanhotos e do aumento de preços resultante do conflito na Ucrânia.

Estes assuntos estiveram em debate ontem, na Mesa Redonda de Alto Nível para a Seca no Corno de África, coorganizada pela União Europeia e o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitárias.

Mais de 40 ONG e redes de apoio emitiram pedidos aos doadores, que se reuniram em Genebra, para reforçarem o financiamento e liderança humanitários, exortando que eventuais atrasos terão um elevado custo em vidas.

O porta-voz da Save the Children para a África Oriental e Sul, Shako Kijala, afirmou que as crianças são sempre as mais afetadas pelas crises alimentares, lembrando: “A malnutrição leva a problemas de crescimento, prejudica o desenvolvimento mental e físico a longo prazo, aumenta o risco de outras doenças e, em última análise, causa a morte.”.

A União Europeia (UE) pediu a Singapura o fim da pena de morte, após a execução hoje de um preso malaio, de 34 anos e com deficiência intelectual, que foi condenado por tráfico de drogas.

A UE também apelou às autoridades de Singapura que suspendam a execução de outro preso malaio, Datchinamurthy Kataiah, que foi condenado à morte por tráfico de droga e deverá ser enforcado na sexta-feira.

Pretende-se que a sentença de morte de Kataiah seja comutada para outro tipo de pena.

A condenação da UE soma-se à das Nações Unidas, que esta semana já pedia o fim das execuções no país.

 

 

 

Data de Emissão: 27-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados