Edição de 26 de Maio de 2022
 

»»»»»»»» Polícia nacional acusada pela morte de Dois funcionários da barragem de caculo cabaça, no kwanza norte.

»»»»»» Em 5 anos, duas mil pessoas perderam a vida em acidentes rodoviários em todo o país.

»»»» Convocação das eleições podem ser feitas a qualquer momento, diz o presidente da república João Lourenço. CNE JÁ TEM NOVA SEDE.

»»»» Mais de 200 casos de Monkeypox foram detetados em 19 países desde o início do mês, especialmente na Europa.

…………………………….
Jornal da noite, referente a 26 de Maio de 2022, na “Rádio Nova, é tecnicamente assistido por Clésio Bento, edita e apresenta: a Dena Francisco e o Ricardo Ngolo.
JINGLE NOTÍCIAS

Polícia Nacional no Kwanza Norte está ser acusada de disparar a queima roupa contra tabalhadores de uma empresa de aproveitamento hidroeléctrico de Caculo Cabeça, em Cambambe, quando estes se manifestavam exigindo melhores condições laborais.
Os disparos resultaram na morte de dois trabalhadores, e deixou várias pessoas feridas.
O porta voz do Serviço de Investigação Criminal do Kwanza Norte, Adão Morais, confirmou a informação.
RD ADÃO MORAIS
O porta voz do Serviço de Investigação Criminal do Kwanza Norte, Adão Morais.
O responsável do sindicato dos tabalhadores Leonardo Bate-chapa, fala de uma atitude sanguinária uma vez que não havia, resistência por parte dos trabalhadores durante o protesto.
RD LEONARDO BATE-CHAPA 1
Leonardo Bate-chapa, faz um apelo ao presidente da republica, ao Governador da provincia e ao do Ministro da Energia e Águas, no intuito de verem a sua situação resolvida.
RD LEONARDO BATE-CHAPA 2

Palavras do responsável do sindicato dos tabalhadores do aproveitamento hidroeléctrico de Caculo Cabeça, em Cambambe, província do Cuanza-Norte Leonardo Bate-chapa.
A rádio nova contactou a director do GAMEK engenheiro Fernando Barro, mas sem suscesso.
.-..–..–.-.-.-
PONTO
Sinistralidade rodoviária continua a ser uma das principais causas de morte no país.
Desde 2017 até o presente ano, mais de duas mil pessoas perderam as suas vidas nas estradas nacionais.
Quem nos traz mais dados sobre este assunto é o repórter João Kakulo.
RD: JOÃO KAKULO
Ouvíamos o repórter João Kakulo.
.–..-.-
Experiência adquirida por Angola na prevenção, controlo e resposta à pandemia da Covid-19 foi apresentada hoje pela ministra da saúde, Sílvia Lutucuta.
A partilha foi feita durante a 75ª septuagésima quinta, Assembleia Mundial da Saúde da Organização da Saúde (OMS), que decorre em Genebra (Suiça) de 22 a 28 deste mês, sob o lema “Paz pela saúde, saúde pela paz”.
A ministra aproveitou a ocasião para felicitar Tedros Ghebreyesus pela sua reeleição ao cargo de girector-geral da OMS, o que demonstra o reconhecimento da liderança efectiva que exerceu durante o primeiro mandato, e de forma mais marcante, durante os dois últimos anos, face à pandemia de Covid-19.
Angola tem defendido, durantes as suas intervenções, pragmatismo, antecipação dos eventos de saúde pública, planeamento estratégico, inovação e equidade no acesso aos serviços de saúde.
Os participantes ao encontro estão a recomendar uma forte vigilância sanitária não só para o controlo da pandemia da COVID-19, como também das doenças emergentes e re-emergentes, tais como a poliomielite e a varíola do macaco.

PONTO
O barril do petroleo voltou a subir no mercado internacional. O brent, referencia de Angola está agora a ser comercializado a 114 dólares. Um economista ouvido pela Rádio Nova diz que isso será benefico para a economia angolana, mas alerta que é necessário continuar a investir no sector não petrólífero.
Promenores com Géssica Leonardo (peça)
RD…GÉSSICA LEONARDO (peça).
………………..
JINGLE
Convocação das eleições deste ano vão ser feitas a qualquer momento após reunião do conselho da república, informou hoje o chefe de estado João Lourenço.
O titular do poder executivo fez esses pronunciamentos nesta quinta-feira após inauguração das novas instalações da Comissão Nacional Eleitoral, em Luanda.
RD: JOÃO LOURENÇO 1 19H 26.05.22
Realização de eleições não é sinónimo de instabilidade. O presidente da república João Lourenço ainda a sociedade e aos atores políticos a pautarem num clima de paz e harmonia.
RD: JOÃO LOURENÇO 2 19h. 26.05.22
Palavras do presidente da república João Lourenço.
Enquanto isso, o presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, anunciou que a solução tecnológica eleitoral para centro de escrutínio para as eleições de agosto próximo, vão ser alvo de “auditoria externa independente.
O responsável adiantou também que nos próximos dias será igualmente lançada uma campanha de educação cívica e eleitoral.
RD: MANUEL PEREIRA DA SILVA 1 19h 26.05.22
Manuel Pereira da Silva disse que CNE está totalmente empenhada para realização do presente pleito de forma harmoniosa.
RD: MANUEL PEREIRA DA SILVA 2
Ouvíamos o presidente da comissão nacional eleitoral, Manuel Pereira da Silva.
O presidente da CASA-CE Manuel Fernandes, disse que não basta apenas inaugurar uma nova etapa da CNE, mas sim respeitar a decisão do cidadão.
RD MANUEL FERNANDES 1
Manuel Fernandes, destacou o papel da comunicação social na transmissão da informação durante o período eleitoral.
RD MANUEL FERNANDES 2
Deputado da CASA-CE Manuel Fernandes.
Foi inaugurado hoje o novo edifício da CNE, denominado Margaret Anstte, antiga enviada especial das Nações Unidas para Angola para verificar as eleições de 1992.
Orçada em mais de 44 milhões de dólares, a nova infra-estrutura da CNE está localizada entre a rua dos Coqueiros e a ex-calçada Baltazar de Aragão.

PONTO

Presidente da República, João Lourenço, chegou ao fim da tarde desta quinta-feira à cidade de Malabo, Guiné Equatorial, para participar nas cimeiras da União Africana sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governos e sobre a situação humanitária no continente africano.
A primeira cimeira acontece na sexta-feira e será dedicada a questões humanitárias e à acção de doadores. Já a segunda, acontece no sábado e vai abordar a situação do terrorismo e as mudanças inconstitucionais de governos em África.
A realização da cimeira extraordinária sobre terrorismo e mudanças inconstitucionais de governos em África foi proposta pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, aquando da cimeira ordinária dos líderes do continente, realizada em Fevereiro deste ano, em Adis Abeba, Etiópia.
O encontro vai analisar o impacto deste flagelo no continente, de modo a identificar estratégias conducentes a um plano de acção abrangente para combatê-lo.
O Rádio ouviu o especialista em questões internacionais, Nkinkinamo Tussmba.
RD…NKINKINAMO TUSSAMBA – 12H00 – 26.05.2022

Palavras de Nkinkinamo Tussamba esopecialisrta em questões internacionais e a cimeira da União Europeia sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governos em África.
-.-..–.-.-.-.
Um fundo próprio para atender situações humanitárias nos países africanos estão a ser criado pela organização do continente berço.
A informação foi avançada hoje pela Comissária da União Africana (UA) para a Agricultura e Economia Rural, Josefa Sacko.
O fundo, de acordo com a diplomata angolana ao serviço da UA, tem em vista apoiar camponeses e famílias, vítimas de eventuais calamidades naturais e catástrofes causadas pelas alterações climáticas.
A diplomata considerou fundamental que a UA trabalhe com as agências humanitárias, a fim de se alcançar o que chamou “soberania alimentar no nosso continente”.
.–.-.–..-.
Alguns cidadãos defendem que se deve refletir sobre o 27 de Maio, mas sem mágoa.
Os cidadãos falavam sobre a data que amanhã se assinala que recorda o massacre de 1977.
Helder da Cruz, por exemplo, entende que o dia devia servir de reflexão sobre outros momentos que o país viveu.

RD…HELDER CRUZ – 12H00 – 26.005.2022

António Domingos diz ter vivido a situação do 27 de Maio e eplica porque os angolanos devem continuar a reconciliarem-se depois deste acontecimento.

RD…ANTONIO DOMINGOS – 12H00 – 26.005.2022

E no ano passado, o presidente da República, João Lourenço, pediu desculpas públicas em nome do Estado e do seu governo ás vítmas e familiares do 27 de Maio de 1977.

RD…JOAO LOURNCO – 12H00 – 26.005.2022 PERDÃO
Palavras de João Lourenço quando pedia perdão ano passado ás vítmas e familiares do 27 de Maio de 1977.
A reconciliação nacional deve ser um processo contínuo em Angola.
Quem o diz é um historiador ouvido pela Rádio Nova.
Joaquim Mussungo com os detalhes.
RD…JOAQUIM MUSSUNGO – 12H00 – 26.005.2022.
INTERNACIONAL
A fome no mundo pode acabar até 2030 se as pessoas e o planeta forem priorizados face ao lucro, disse hoje o secretário-geral das Nações Unidas.

António Guterrez destacou ainda que um em cada cinco africanos estavam subnutridos em 2020.
Ao falar na abertura do diálogo de alto nível denominado “Fortalecimento da resiliência em nutrição e segurança alimentar no continente africano”.
António Guterres reforçou que “os conflitos criam fome” e que a “crise climática amplifica o conflito”, avaliando que estes são “problemas são sistémicos” e que “estão cada vez piores”.
o secretário-geral reforçou que choques externos estão a agravar a situação em África, referindo concretamente a guerra da Rússia na Ucrânia, que levou a um recorde dos preços dos alimentos, voltando a apelar para que as restrições à exportação de alimentos sejam levantadas, reservas estratégicas devem ser libertadas, e que excedentes sejam alocados aos países necessitados.
.–..-.-.-.–..-
Mais de 200 casos de Monkeypox foram detetados em 19 países desde o início do mês, especialmente na Europa.
O Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (Africa CDC), apelou esta quinta-feira para que os países com alguns casos de Monkeypox não açambarquem vacinas contra o vírus, à semelhança do que aconteceu com a Covid-19.
Segundo o diretor da Africa Centro de Doenças, Ahmed Ogwell Ouma citado pela Reuters, pediu que as vacinas fossem “para onde é mais necessário e mais equitativo, baseado no risco, e não para quem tem a capacidade de as comprar”
O vírus da Monkeypox é endémico em alguns países do continente africano, como os Camarões, a República Centro Africana, a República Democrática do Congo e a Nigéria.
.-.–..-.-
O Governo da Albânia aprovou hoje formalmente a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, ao considerar que implica “um importante desenvolvimento” no fortalecimento da segurança e cooperação na zona euro-atlântica, disse a ministra para os Assuntos externos e Europa.
Os protocolos terão de ser ratificados pelo parlamento albanês, esperando-se que todos os partidos apoiem por unanimidade o ingresso.
A Suécia e a Finlândia solicitaram formalmente a sua adesão em 18 de maio, em Bruxelas.

DESPORTO

Final da Liga Africana de Basquetebol vai ser disputada neste sábado entre o Petro de Luanda o Monastir da Tunísia.
A formação angolana venceu na noite de quarta-feira o FAP dos Camarões, por 88-74, no confronto da primeira meia-final.
Já na segunda meia-final, a equipa tunisina venceu, com alguma surpresa, o campeão em título, o Zamalek do Egipto, por 88-81.
Após a terceira posição alcançada na edição de 2021, o Petro de Luanda tem agora a possibilidade de conquistar o seu primeiro troféu continental nesta nova versão da prova, agora organizada pela FIBA-África e patrocinada pela Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA).   

Data de Emissão: 26-05-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados