Edição de 26 de Maio de 2022
 

Presidente da República inaugura sede da CNE
Petro de Luanda na final da segunda edição da Liga de Basquetebol Africano, “BAL”
Incêndio num hospital no Senegal causa a morte de 11 recém nascidos.
Pete

Ponto

Hoje é quinta-feira, dia 26 de Maio de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu,Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,
O presidente da República, João Lourenço inaugurou hoje em Luanda, a nova sede da Comissão Nacional Eleitoral, CNE.
O edifício situado nos Coqueiros possui uma área de 10 mil e 900 metros, quatro pisos, alberga o Centro de Escrutínio Nacional, dezasseis gabinetes de trabalho para os comissários e outros serviços.
Tem o nome de Margareth Anstee, antiga representante do secretário -geral das Nações Unidas para as eleições de 1992.
Durante a cerimónia formal de inauguração, o presidente da CNE, Manuel da Silva disse tratar-se de um momento histórico e anunciou que o material eleitoral COMEÇA A CHEGAR AO PAÍS DENTRO EM BREVE.

R.D.-Manuel da Silva

Presidente da cne, Manuel da Silva a cerimónia de inauguração das novas instalações daquela comissão.
À margem da inauguração o presidente da república, João Lourenço disse à imprensa que é a primeira vez que a CNE tem instalações condignas.

R.D.1-João Lourenço1

Questionado sobre a convocação das eleições eleitorais, João Lourenço assegurou que os prazos previstos na lei, serão cumpridos, mas garantiu que a data do pleito só poderá ser anunciada após a realização de um encontro com o conselho da república.

R.D.2-JLO2

Presidente da República em declarações hoje à imprensa na cidade capital, após a inauguração da sede da CNE, junto ao estádio dos Coqueiros.

Ponto

O Orçamento Geral do Estado deste ano, é o primeiro a conter projectos solicitados pelo cidadão, garantiu o Ministro da Administração do Território.
Marcy Lopes, falava esta manhã em Luanda, durante a apresentação do relatório final do Fórum Municipal de Recolha de Contribuições para Orçamento Participativo, onde revelou que a iniciativa será de agora em diante, reproduzida de forma anual.

RD-MLopes

Ministro da Administração do Território, Marcy Lopes.
E a Secretária de Estado para o Orçamento e Investimento publico, Aia Eza da Silva, esclareceu que o orçamento participativo não tem qualquer cunho eleitoral, sendo um passo para garantir maior transparência ao processo, rumo a implementação das autarquias.

RD-AESilva

Secretária de Estado para o Orçamento e Investimento público, Aia Eza da Silva.
O orçamento participativo, exercício em que os munícipes dão a sua contribuição para definir as prioridades na alocação de verbas, no âmbito das necessidades a nível local, terá caracter permanente de agora em diante.

Ponto

O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se hoje à Malabo, Guiné Equatorial, onde vai participar nas cimeiras da União Africana sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo, e outra sobre questões humanitárias e a actuação dos doadores em África.
O encontro ao mais alto nível de amanhã, vai centrar-se nas questões humanitárias, enquanto que no dia seguinte estará em evidência na cimeira, o terrorismo e as mudanças inconstitucionais de governos no nosso continente.
Deverá ser definida uma estratégia mais eficaz de combate aos golpes de estado que ocorrem com frequência, no nosso continente com alguma regularidade, segundo avançou em Malabo o ministro do interior, Eugénio Laborinho.

R.D.-Eugénio Laborinho

Ministro do interior, Eugénio Laborinho em declarações à imprensa em Malabo sobre a necessidade de reforço das medidas que ponham termo aos golpes de estado em África.
E o especialista em relações internacionais, Osvaldo Mboco disse hoje à Comercial que é imperativo que os estados africanos trabalhem de forma conjunta para travarem as mudanças inconstitucionais dos governos no nosso continente.

R.D.1-Osvaldo Mboco1

O quanto ao terrorismo que põe em causa a segurança continental e tem crescido significativamente, Osvaldo Mboco defendeu acções mais duras contra os grupos rebeldes.

R.D.2-Osvaldo Mboco2

Especialista em relações internacionais, Osvaldo Mboco, em declarações hoje à Comercial.

Angola necessita de um organismo especializado na remoção das carcaças dos inúmeros navios que há anos continuam afundados ao longo da costa marítima.
Esta ideia foi defendida hoje pelo Consultor Augusto Francisco, durante o Programa VECTOR que debateu e analisou o problema da Reciclagem e da Gestão dos Resíduos em Angola.

RD – Augusto Francisco

O consultor Augusto Francisco quando falava hoje no Programa VECTOR, onde também esteve a directora do Gabinete Jurídico da Agência Nacional de Resíduos que elencou as principais linhas de actuação da sua Instituição.

RD – Cláudia Pedro

Cláudia Pedro, directora do Gabinete Jurídico da Agência Nacional de Resíduos, uma das intervenientes esta manhã do Programa VECTOR que debateu a problemática da Reciclagem e da Gestão de Resíduos no país.

Ponto

Uma empregada doméstica terá sido assassinada pela sua patroa, numa moradia no Bairro Cinquentinha na parte sul de Luanda.
O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina

Ponto

Apenas 23 porcento das mulheres das áreas rurais em Angola, são proprietárias das terras em que cultivam.
O número é fruto de um estudo realizado pelo Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade de Género, em cinco províncias do país, e que ouviu quinhentas mulheres rurais.
De acordo com a coordenadora do projecto, 53 porcento destas mulheres são chefes de família.

RD-SPeres1

Suzana Peres, revelou que o estudo aponta para o facto de que Luanda é a província em que menos mulheres rurais têm documentos que atestem a titularidade das terras.

RD-SPeres2

O documento revela ainda que grande parte destas mulheres nunca ouviu falar em título de terras, e que 35 porcento delas acha que apenas os homens têm direito a terras.

RD-SPeres3

Suzana Peres, coordenadora da pesquisa sobre Mulheres na Zona Rural e o Acesso a terra e ao rendimento do trabalho, promovida pelo Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade de Género.

Ponto
Do Desporto,
As equipas do Petro de Luanda e US Monastir, da Tunísia disputam depois de amanhã em Kigali, a final da final da segunda edição da Liga Africana de Basquetebol “BAL”.
Ontem em partida das meias-finais, os petrolíferos derrotaram no Pavilhão do Arena de Kigali, a equipa do FAP dos Camarões por 88/74.
O vice presidente do Petro, Anselmo Monteiro disse hoje à LAC, que a equipa tem grandes probabilidades de vencer a prova.

R.D.-Anselmo Monteiro

Vice presidente do Petro de Luanda, Anselmo Monteiro, quando falava hoje ao Programa Manhãs da Comercial.

Ponto

Da Actualidade Internacional,
Onze recém-nascidos morreram, na sequência de um incêndio no hospital em Tivaouane, no oeste do Senegal, anunciou o Presidente Macky Sall, na sua rede social Twitter.
Sem especificar as razões do sinistro ocorrido ontem, o presidente senegalês manifesta os seus sentimentos de pesar e de solidariedade, para com as famílias afectadas.
Soube-se entretanto de uma fonte autárquica, que três recém –nascidos foram salvos.
A fonte avançou que o incêndio foi causado por um curto-circuito e o fogo espalhou-se muito rapidamente, pelo hospital público em Tivaouan, que havia sido inaugurado há pouco tempo.

A Rússia disparou mais mísseis na campanha da Ucrânia do que qualquer outro país em outros conflitos desde a Segunda Guerra Mundial, referem especialistas militares à revista norte-americana Newsweek, que sublinha falhas da campanha russa.
De acordo com a publicação, o elevado número de disparos desde o passado dia 24 de fevereiro não foi suficiente para o invasor vencer o conflito, que se prolonga há mais de três meses, sublinhando que a “campanha de bombardeamentos” conseguiu na prática “poucos” resultados. 

Data de Emissão: 26-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados