Edição de 26 de Abril de 2022
 

Governo cria Serviço Nacional de Guarda Florestal para melhor protecção dos recursos 

Presidente da República teme que a exploração desenfreada das florestas deixe um país deserto para as gerações futuras

Angola recuperou doze mil milhões de dólares em activos nos últimos quatro anos

Justiça de São Tomé e Príncipe arquiva processo de corrupção que envolve o presidente Carlos Vila Nova por 30 milhões de dólares de Angola 

Secretário-geral da ONU alertou às autoridades russas sobre a necessidade de existirem corredores humanitários realmente eficazes na Ucrânia

António Guterres  pediu uma investigação independente para apurar eventuais crimes de guerra.

Líder da Coreia do Norte avisa que vai reforçar armamento nuclear do país

 

Luanda com o registo de 30 graus de máxima e 25 de mínima nesta segunda-feira. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o José Silva com montagem de Alexandre Campos e técnica final de Anacleto José. Hora Informativa na LAC é com o António Videira.

…..

O Producto Interno Bruto do país deverá crescer 2,4 por cento no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o Ministro da Economia e Planeamento.

Mário Caetano João apresentou as previsões no final de mais uma reunião da comissão económica do conselho de ministros.

…..

 O ministro diz ainda que apesar de alguns constrangimentos o desempenho da economia do país nos últimos tempos previa este crescimento.

….

Ministro da Economia e Planeamento Mário Caetano João e a previsão do crescimento do produto interno bruto-PIB no primeiro trimestre deste ano que está a volta dos 2,4 por cento.

….

Informação que foi avançada durante a quarta reunião ordinária da Comissão Económica  do Conselho de Ministros, que foi orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

A sessão analisou ainda uma Proposta de Lei que altera o Código do Imposto Industrial, no respeitante à taxa do imposto industrial que incide sobre os serviços acidentais prestados por não residentes a entidades residentes em Angola.

….

Jornalista Pedro Fernandes e alguns pontos que marcaram a Comissão Económica  do Conselho de Ministros.

Sessão orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

O chefe de estado teme que a devastação devido à exploração desenfreada das florestas, por conta dos negócios de madeiras, deixe às futuras gerações um país deserto.

“Não é justo que deixemos para os nossos netos e bisnetos um País deserto, sem florestas”, afirmou o Chefe do Executivo.

Durante a reunião o executivo aprovou um memorando que faz uma caracterização transversal do sector florestal nacional, destacando aspectos relacionados com os principais eixos de actuação, nomeadamente o seu potencial e modelo de gestão.

O memorando apreciado durante a reunião define, basicamente, o caminho a ser feito por Angola para evitar que “um País tão arborizado como Angola se transforme em Sahel (deserto) no tempo curto de 20 ou 30 anos, como aconteceu com outros em África”, conforme alertou o Presidente João Lourenço”.

Foi ainda anunciada a criação do Serviço Nacional de Guarda Florestal para melhor protecção dos recursos.

O ministro da agricultura e Pescas Francisco Assis, avançou algumas medidas que visam melhor organizar a exploração florestal.

……

RD-FAssis

….

Francisco Assis ministro da agricultura e pescas e algumas medidas que visam melhorar a exploração e gestão florestal em Angola.

….

Entre as medidas avançadas está a criação do Serviço Nacional de Guarda-Florestal e Faunística, adstrito ao Ministério do Interior, que terá dependência metodológica dos ministérios da Agricultura e Pescas, e da Cultura, Turismo e Ambiente.

Para proteger a floresta e a fauna selvagem e controlar a circulação e comercialização dos produtos florestais, faunísticos e apícolas.

(939401303) Vladimir Russo em ambientalista e está connosco em directo nesta hora informativa.

Boa noite….

O governo acaba por reconhecer que ainda temos as nossas florestas pouco protegidas?

O que pode mudar em termos de fiscalização, o surgimento Serviço Nacional de Guarda-Florestal?

Quais os factores que continuam a colocar em risco a conservação florestal?

Que medidas mais eficazes podem ajudar a melhorar a gestão das florestas?

Segundo indicam dados do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), Angola prevê arrecadar perto de 72 milhões de dólares com a exportação, este ano, de cerca de 120 mil metros cúbicos de madeira serrada.

De acordo com o IDF, um metro cúbico de madeira é comercializado, em média, entre os 500 e 600 dólares no mercado internacional, enquanto exploradores ilegais no País vendem a mesma quantidade até 35 mil kwanzas.

O país deverá adquirir da empresa Airbus aviões militares para a vigilância do espaço aéreo nacional.

A aquisição está prevista para os próximos 36 meses, informou esta terça-feira, em Luanda, o vice-presidente da empresa aeroespacial europeia, Bernhard Brenner, à saída de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço.

Quanto às razões do encontro com o Presidente João Lourenço, Bernhard Brenner afirmou à imprensa ter-se deslocado ao Palácio presidencial para “agradecer ao Chefe de Estado angolano pelo apoio prestado na assinatura do contrato com as autoridades angolanas, para aquisição das aeronaves militares”.

….

Angola, por via do Serviço Nacional da Recuperação de Activos, recuperou, pelo menos, 12 mil milhões de dólares, em imóveis e dinheiro no país e no exterior, nos últimos quatro anos, no quadro do combate à corrupção e impunidade.

Esta informação foi prestada, esta terça-feira, pela directora nacional desse serviço afecto à Procuradoria-Geral da República, Eduarda Rodrigues, em declarações à  imprensa à margem do “Workshop sobre recuperação de  activos” que reúne os procuradores gerais dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

De acordo com a procuradora-geral adjunta, esse montante ainda se encontra cativo em bancos no país e no exterior, estando os processos a decorrer em tribunais.

Questionada sobre os imóveis apreendidos, a magistrada explicou que alguns foram entregues a fiéis depositários, para gestão, enquanto os que se encontravam vazios estão a ser utilizados por várias instituições do Estado.

Eduarda Rodrigues anunciou a realização, este ano, de um leilão de alguns bens recuperados (imóveis e mais de 100 viaturas), sendo estes actos dirigidos a qualquer cidadão interessado.

……..

No quadro Workshop, onde participam representantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Gróz, considerou benéfica a cooperação entre os países membros.

O Procurador-Geral da República adiantou que a cooperação existente tem facilitado a recuperação de bens públicos desviados ilicitamente.

….

Nesta edição da hora informativa vamos saber que a provedoria de justiça diz que ganha cada vez mais a confiança dos cidadãos.

……

A exportação de petróleo bruto, durante o primeiro trimestre deste ano, gerou uma receita bruta de 10 mil milhões de dólares .

Os dados foram apresentados hoje em luanda, pelo consultor do secretário de estado para os petróleos e gás, Gaspar Sermão, que revelou que a China continua a ser o principal destino das ramas angolanas.

O presidente do conselho Executivo da Sonangol, reiterou que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, influenciou positivamente no desempenho das ramas nacionais.

Luís Manuel, destacou que foram comercializados 41 milhões de barris de petróleo, durante o primeiro trimestre deste ano.

Quanto aos produtos refinados, o país lucrou 164 milhões de dólares com a sua exportação, e gastou 464 milhões com a importação.

Presidente do conselho Executivo da Sonangol, Luís Manuel e o desempenho do sector petrolífero durante o primeiro trimestre de 2022.

Realizou-se hoje a primeira viagem de catamarã de Cabinda para o Soyo, à partir do terminal marítimo recém inaugurado na cidade capital do enclave.

A previsão é que sejam viagens bissemanais, mas esta primeira excepcionalmente será só no sentido Soyo, e o regresso de lá para Cabinda, na próxima sexta-feira, conforme disse hoje à imprensa o coordenador da Comissão da Secil Marítima.

João Martins, avançou que existem parcerias para a venda de bilhetes on line, já à partir do próximo mês.

Coordenador da Comissão da Secil Marítima, João Martins sobre o início hoje das viagens de Catamarã de Cabinda para o Soyo no Zaire, à partir do Terminal Marítimo de Cabinda.

……

Provedoria de Justiça diz que cidadãos ganham mais confiança na instituição

Jovens do movimento estudantil convidam partidos políticos para debate sobre eleições 

Autoridade Nacional de Inspecção e Segurança Alimentar registou em 15 dias 607 infrações de natureza diversa e encerrou 15 estabelecimentos 

Na Europa do futebol começam as meias-finais da liga dos campeões 2021/2022.

….

Para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

…..

Autoridade Nacional de Inspecção e Segurança Alimentar ANIESA registou de 5 a 18 de Abril 607 infrações de natureza diversa e encerrou 15 estabelecimentos 

O porta-voz da ANIESA, Adérito Mendes, diz que houve uma redução das infracções registadas nos vários sectores durante as duas primeiras semanas deste mês, comparativamente a igual período de 2021, ainda assim foram mais de seis centenas de casos.

RD-AMendes1

Adérito Mendes da Aniesa, revelou que um cidadão foi detido na Huíla e julgado sumariamente, por não acatar uma medida da autoridade.

Adérito Mendes porta- voz da ANIESA e as infracções registadas pelo país de cinco a dezoito deste mês.

Foram mais de 607 infrações registadas pela Autoridade Nacional de Inspecção e Segurança Alimentar.

…..

E os cidadãos ganham cada vez mais confiança nos serviços da Provedoria de Justiça.  

A constatação foi avançada a LAC pelo Director do Gabinete de Intercambio e Cooperação Internacional da Instituição.

……

Jornalista LAC José Silva e o funcionamento da Provedoria de Justiça.

Um assunto que vamos trazer noutras edições noticiosas na comercial.

……. 

A Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola-CGSILA alerta para o risco de extinção das forças sindicais no país.

O facto foi revelado durante um encontro realizado hoje em Luanda entre representantes da “CGSILA” e os seus associados de vários sectores de actividade. O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

Repórter LAC, Fortunato Cabina.

A Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola-CGSILA alerta para o risco de extinção das forças sindicais no país.

E a propósito deste assunto, a LAC ouviu o jurista Vicente Pongolola, que entende que ao ser verdade, será um retrocesso a consolidação da democracia, pois não se está a respeitar aquilo que foi legislado.

Pongolala acredita que os sindicalistas estão desesperados com a pouca capacidade de diálogo da parte do governo, que faz imposições.

Jurista Vicente Pongolola e o seu comentário a volta do anúncio da CGSILA, que pondera a possibilidade de se acabar com organizações sindicais do país.

O Movimento dos Estudantes Angolanos-MEA, pretende trocar ideias com os partidos políticos, que possam ajudar a melhorar os seus pograma eleitorais, nos domínios da educação e questões sociais, por via de debates públicos.

Mais dados sobre este assunto, com o repórter LAC, Joel Domingos.

Movimento dos Estudantes Angolanos-MEA realiza a partir da próxima quinta-feira, uma série de debates públicos, com os líderes dos partidos políticos.

A Justiça são-tomense arquivou o processo de alegada corrupção envolvendo o atual Presidente, Carlos Vila Nova, e o ex-ministro Américo Ramos, no âmbito de um crédito de 30 milhões de dólares, enquanto decorrem trâmites em Angola, esclareceu fonte judicial.

Em declarações à Lusa, fonte ligada à investigação adiantou que o processo foi dividido em duas partes: “A parte relativa a Carlos Vila Nova e Américo Ramos culminou com despacho de arquivamento. Dada a origem do dinheiro, outra parte foi remetida à cooperação internacional na matéria penal para Angola, onde se tem feito um trabalho conjunto com as autoridades angolanas”.

A posição da Procuradoria-Geral da República de São Tomé e Príncipe surge um dia depois de o primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, ter pedido à Justiça para resolver os escândalos financeiros que envolvem o ex-primeiro-ministro Patrice Trovada e outros associados ao atual governo, incluindo a gestão dos fundos de covid-19 e a construção de infraestruturas.

Data de Emissão: 26-04-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados