Edição de 25 de Março de 2022
Depois de mais uma ronda de negociações com o governo, sindicato reúne esta noite com médicos para avaliar proposta e decidir sobre a greve
Ministra Sílvia Lutucuta diz que a Covid-19 ajudou a melhorar as infraestruturas e aumentou o número de quadros na saúde.
Banco Nacional de Angola divulga lista de empresas financeiras que exercem actividade ilegal
Moçambique gasta 275 milhões de euros ano para combater terrorismo em Cabo Delgado
Lula da Silva continua com vantagem nas sondagens sobre as presidenciais do Brasil
Soldado russo atropela comandante com tanque em protesto contra a guerra
São Silvestre amanhã nas ruas de Luanda com atletas profissionais de Angola RDC, Gâmbia e Moçambique.
…
31 de máxima e 26 de mínima foi a temperatura registada hoje em Luanda. Marcamos o tempo na notícia.
Edita o José Silva com montagem de Mauro Costa e técnica final de Anacleto José. Hora Informativa na LAC é com o António Videira e a Maria La-Vieter.
…
Governo e Médicos continuam sem um acordo concreto para atender a reivindicações dos profissionais da saúde que cumprem neste momento uma greve.
As duas partes estiveram reunidas em Luanda, sem no entanto chegarem a acertos.
Uma das principais reivindicações não atendidas até ao momento está ligada ao aumento do salário base na ordem de um milhão de kwanzas.
O secretário de estado para a gestão hospitalar, Leonardo Inocêncio anunciou o aumento que os médicos irão beneficiar.
……
O governo diz que os médicos também solicitam a isenção do pagamento do Imposto de Rendimento de Trabalho-IRT.
O secretário de estado da administração pública, Vânio Americano, esclarece que não é possível isentar o IRT aos médicos.
……
Secretário de estado da administração pública, Vânio Americano, e as explicações a volta da isenção do pagamento do Imposto de Rendimento de Trabalho-IRT, alegadamente solicitada pelos médicos.
…..
Médicos que dizem não terem solicitado no seu caderno reivindicativo a isenção do pagamento do IRT.
O presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola considera ter havido um mal-entendido em relação a esta questão.
…..
Quanto a questão salarial o médico diz não haver ainda acordo e apresenta a sua versão diferente a do governo.
……
Adriano Manuel diz ainda que durante as negociações não se tem abordado a questão da melhoria das condições de trabalhos, que considera fundamental
…..
O sindicato continua disponível para o diálogo até serem encontrados pontos de entendimento
…..
Esta noite acontece uma reunião com os representantes provinciais do sindicato, para analisar as últimas propostas do governo.
…..
Presidente do Sindicato Presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola, Adriano Manuel e o ponto de situação das negociações com o governo.
Depois de mais uma ronda de diálogo, o sindicato reúne esta noite com médicos para avaliar proposta e decidir sobre a greve.
…….
A ministra da Saúde, considerou que a pandemia da Covid-19, apesar de ter provocado efeitos desastrosos na economia e na saúde, foi oportuno para melhorar as infraestruturas sanitárias e aumento do número de profissionais no sector.
Sílvia Lutucuta, que falava hoje em Luanda na abertura da Sexta Reunião de Ministros da Saúde da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Adiantou que durante os últimos dois país viu aumentar os recursos humanos capacitados, a vigilância epidemiológica, a educação em saúde da população, bem como o reforço dos institutos nacionais de saúde pública.
“Ficou claro que a pandemia da Covid-19 mostrou que se deve fortalecer mutuamente as respostas com eficácia e eficiência às emergências de saúde pública e catástrofes naturais, que têm assolado os países da CPLP”, sublinhou a ministra.
Sílvia Lutucuta reconheceu a capacitação de recursos humanos e a investigação como pontos estratégicos para a gestão da resposta adequada dos sistemas de segurança sanitária global.
A ministra angolana agradeceu Portugal pelas doações de vacinas e a outros países da CPLP.
…….
Momento agora para actualizar os dados da Covid-19 no país nas últimas 24 horas.
Angola reportou…… novos casos……. pacientes recuperados e não houve registo de óbito.
…
A Mediateca de Luanda nas imediações do Largo das Escolas vai acolher domingo, 27 de Março, uma feira de saúde, promovida pela ONG, Jota A Dois.
De acordo com Pedro Diogo da organização foram mobilizados perto de uma centena de profissionais de várias especialidades, para esta quarta edição da Feira de Saúde.
…
Pedro Diogo referiu-se as doenças mais frequentes identificadas durante as feiras.
…
Pedro Diogo da ONG Jota A Dois, que em parceria com a Rede de Mediatecas de Angola realiza a quarta edição da Feira de Saúde, com o lema “Servimos o Próximo Com o Que Temos”
O evento acontece domingo entre 8H as 17 horas na Mediateca de Luanda, nas imediações do Largo das Escolas.
….
Ponto-LAC Informação 1
…..
O Banco Nacional de Angola-BNA adverte que as empresas AX-Investimento, Liyeplimal, Kishikila, Poupe Invest, OAL-Investimentos, e a Imenos & Ozonos não estão habilitadas a exercer, em Angola, qualquer actividade financeira sujeita à sua supervisão, nomeadamente, concessão de crédito e aplicações e transferências monetárias.
O BNA indica que serem actividades reservadas às instituições financeiras, cuja lista de entidades autorizadas pode ser consultada no site da instituição www.bna.ao
Num comunicado divulgado na sua página oficial da internet o Banco Central afirma que essas empresas não estão licenciadas para o exercício da actividade financeira e que as instituições deste ramo e o público em geral devem evitar fazer negócio com elas.
Com base no documento, o BNA apela às instituições financeiras bancárias e ao público em geral, bem como aos seus promotores a se absterem de praticar qualquer acto passível de ser qualificado como contravenção muito grave, prevista e punível pela Lei do Regime Geral das Instituições Financeiras.
……
O ministro da indústria e comércio, considera que é fundamental, que o sector da transformação ocupe o seu verdadeiro lugar, contribuindo assim para o desenvolvimento sócio -económico do país.
Víctor Fernandes falava por vídeo -conferência, durante a sessão de abertura do segundo fórum da indústria, promovido pelo Semanário Expansão” que teve como lema “As Prioridades Para o Desenvolvimento Industrial”.
…
O titular da pasta do comércio e indústria fez referência ao Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola, ”PDIA” aprovado em 2021, assente em quatro pontos essenciais.
Victor Fernandes sublinhou ainda que o sector pode ser mais competitivo, e tirar mais proveito das oportunidades de negócios na sub-região.
…
Por sua vez, Fernando Mascarenhas da consultora KPMG, avançou que do montante das importações feitas no ano passado, principalmente com produtos agro alimentares, químicos entre outros, poderiam ser poupados 2,5 mil milhões de dólares.
O consultor corroborou da ideia do ministro Victor Fernandes, de que os mercados regionais estão pouco explorados.
…
Fernando Mascarenhas da KPMG, hoje durante o segundo fórum da indústria, promovido pelo Semanário Expansão” que teve como lema “As Prioridades Para o Desenvolvimento Industrial”.
…..
Daqui a pouco
Autoridades já atribuíram mais de 12 milhões de bilhetes de identidade nos últimos 4 anos.
Campanha especial prevê atribuir mais de 250 mil BI este ano
Estudo do Oxford Research Center diz que a Frente Patriótica Unida não tem possibilidade de derrotar o MPLA nas eleições gerais de agosto.
….
Notícias para seguir no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.
….
Duzentos e 81 mil, 109 Bilhetes de Identidade (BI), já emitidos, serão entregues aos proprietários, nos próximos dias, no âmbito de uma campanha especial de levantamento e atribuição do documento.
Estes dados foram apresentados, esta sexta-feira, em Luanda, pelo ministro da Justiça e Direitos Humanos, Francisco Queiroz, na reunião de balanço sobre a Campanha Especial de Levantamento e Atribuição do Bilhete de Identidade.
O governante referiu que os documentos em causa se encontram em todos os postos de emissão de BI existentes no país, quando faltam poucos dias para o termo do registo eleitoral.
Segundo o titular daquele departamento ministerial, o Bilhete de Identidade serve de base para que a população exerça o seu direito de cidadania, bem como o acesso aos serviços básicos, como a educação e saúde.
Por este motivo, aconselhou os funcionários da instituição a redobrarem esforços, no sentido da entrega imediata dos bilhetes já emitidos e não levantados, bem como a emissão de novos documentos, para que as Eleições Gerais, programadas para este ano, tenham êxito.
Francisco Queiroz disse que, durante a presente legislatura, foram atribuídos 12 milhões 550 mil e 186 Bilhetes de Identidades, dos quais 10 milhões, 296 mil, 902 a cidadãos maiores de idades com capacidade eleitoral.
…..
Um Estudo do Oxford Research Center diz que recém formada Frente Patriótica Unida (FPU), que integra a UNITA, o Bloco Democrático e o Projecto Politico Pra Já Servir Angola “ainda parece frágil para opor-se ao do MPLA”.
Jornalista José Silva
…
Estudo do Oxford Research Center diz que a Frente Patriótica Unida não tem possibilidade de derrotar o MPLA nas eleições gerais de agosto.
…
Os deputados da Assembleia Nacional aprovaram hoje por 130 votos à favor e dez contra, o projecto de resolução sobre o mandato dos membros da Comissão Nacional Eleitoral.
O documento gerou acesos debates e o deputado Alexandre Sebastião André falou da existência de ilegalidades.
Disse mesmo que deveria ser sim debatida a questão do comissário que a CASA-CE há muito reclama.
…
E o deputado João Pinto da bancada parlamentar do MPLA, disse que a resolução visa permitir que todas as formações políticas estejam representadas na CNE.
…
oão Pinto da bancada parlamentar do MPLA hoje durante a sessão plenária que entre outros assuntos debateu e votou um projecto d3e resolução sobre o mandato dos membros da CNE.
…
O deputado e presidente do PRS, Benedito Daniel, denunciou que há comunas sem BUAP e também fraca adesão a esses balcões.
O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.
…
Presidente do PRS, Benedito Daniel, denunciou que há comunas sem Balcão Único de Atendimento ao Público-BUAP e também fraca adesão a esses balcões.
…
A Entidade Reguladora da Comunicação Social-ERCA emitiu um comunicado na sequência dos incidentes registados no fim-de-semana passado em Sanza Pombo, Uíge.
O jornalista LAC, Pedro Fernandes tem mais dados sobre o assunto.
…
Jornalista Pedro Fernandes
ERCA apresenta posição pública na sequência dos incidentes registados no fim-de-semana passado em Sanza Pombo, Uíge.
……
O Sindicato dos Jornalistas Angolanos entende que o exercício da actividade jornalística em Angola, continua condicionado a falta de liberdade, situação que se agravou nos últimos cinco anos
A posição foi manifestada a LAC pelo secretário-geral do sindicato Teixeira Cândido.
….
Para o profissional não deveria haver motivo para os jornalistas serem tão pressionados em época eleitoral
….
O sindicato dos jornalistas assinala na próxima segunda-feira, 30 anos desde a data da sua fundação.
Momento que será marcado com uma mesa redonda.
…..
Teixeira Cândido Secretário-geral do O Sindicato dos Jornalistas Angolanos que na próxima segunda-feira, assinala 30 anos desde a data da sua fundação.
….
Realiza-se amanhã de manhã na Liga Nacional Africana, a sexta Assembleia Geral da Associação ‘Processo dos Cinquenta’, sessenta e três anos depois do início das prisões dos nacionalistas que motivaram as revoltas da madrugada do 4 de Fevereiro de 1961 em Luanda.
O antigo prisioneiro político Amadeu Amorim disse à LAC, que a continuidade da Associação estará em foco nesta Assembleia.
…….
Amadeu Amorim lembra ainda que as acções dos implicados no Processo dos Cinquenta há mais de sessenta anos, foram decisivas para a renovação da luta dos angolanos a favor da independência nacional que seria conquistada a 11 de Novembro de 1975.
…….
O nacionalista Amadeu Amorim, quando falava à LAC sobre a sexta Assembleia Geral da Associação Processo dos Cinquenta que se realiza neste sábado de manhã na Liga Nacional Africana.
….
O segundo número da Revista Memorial, foi apresentada ontem em Luanda, numa cerimónia pública inserida nas programações do Cinquentenário do Nascimento do presidente Agostinho Neto que se assinala este ano.
Durante a apresentação, o director do Memorial António Fonseca, disse que a revista tem como principal meta, divulgar o legado político e artístico do primeiro presidente de Angola.
…….
António Fonseca realça ainda o carácter de divulgação científica e artística da Revista Memorial, cuja estreia aconteceu há meio ano.
…….
O também escritor revela ainda algumas curiosidades históricas associadas ao percurso literário do autor da ‘Sagrada Esperança’ que os leitores poderão encontrar na segunda edição da Revista Memorial.
…….
António Fonseca, director do Memorial Agostinho Neto quando apresentava ontem em Luanda, a segunda edição da Revista Memorial, uma iniciativa enquadrada nas comemorações do centenário do nascimento do presidente Neto.
…
A sexagésima quinta edição da Corrida de São Silvestre de Luanda, realiza-se amanhã à partir das dezoito horas, do Largo da Mutamba para o Estádio dos Coqueiros.
Em vésperas da prova, o presidente da Federação Angolana de Atletismo, Bernardo João, disse à LAC que está tudo à postos para a disputa da corrida que contará com a presença de atletas provenientes da RDC, Gâmbia e Moçambique.
…
O líder da Federação angolana de atletismo disse ainda que dois mil atletas vão participar na corrida que se disputa amanhã nas ruas de Luanda.
…
Bernardo João, presidente da Federação Angolana do Atletismo que fala esta tarde em conferência de imprensa para dar mais informações sobre a Corrida de São Silvestre de Luanda.
O tiro de largada será dado amanhã a partir das 18 horas no Largo da Mutamba…e a partir das 14 horas, o trânsito automóvel estará condicionada em várias ruas da capital
…
Vamos agora saber como está o mundo nesta sexta-feira
As operações militares e de segurança para eliminar a ameaça terrorista em Cabo Delgado estão orçadas em 275 milhões de euros por ano, anunciou hoje, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.
Falando após um encontro internacional em que pediu apoio para o financiamento, o Chefe de Estado solicitou ajuda de todos aqueles que puderem, na dimensão que possam, para fazer face às operações militares em curso em Cabo Delgado.
Sublinhou ainda que noutro pilar da estratégia, são necessários até “320 milhões de dólares para criar capacidade real de defesa de Moçambique”, com capacitação e reequipamento das tropas, por forma a que o país seja autónomo “para manter a paz”, quando as forças estrangeiras saírem.
…..
Os rebeldes da região do Tigray, em conflito há 17 meses com o exército da Etiópia, comprometeram-se hoje (sexta-feira) a respeitar o cessar-fogo, horas depois do anúncio pelo Governo etíope de uma “trégua humanitária ilimitada”.
Os rebeldes indicaram, em comunicado, estarem comprometidos com a aplicação de “uma cessação das hostilidades, com efeito imediato” e pediram ao Governo etíope “a apresentação de medidas concretas para facilitar o acesso a Tigray”, região do norte da Etiópia, sob ameaça de fome.
….
O ex-chefe de Estado brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva mantém uma vantagem confortável nas intenções de voto para as eleições presidências, ainda assim insuficiente para vencer à primeira volta, de acordo com uma sondagem hoje divulgada.
…..
Um soldado russo terá atropelado o seu comandante, o coronel Yuri Medvedev em protesto contra a guerra, depois de perder milhares de companheiros militares desde o início da invasão.
Yuri Medvedev foi hospitalizado na Bielorrússia, para onde muitos soldados de Putin têm sido transportados, com ferimentos graves nas pernas, mas acabou por não resistir aos ferimentos.
Segundo um jornalista ucraniano, Roman Tsimbalyuk, o ataque ocorreu no seguimento da raiva crescente pela ausência de um plano durante a ofensiva russa, que tem levado as tropas russas a perder milhares de soldados, sem que o Kremlin confirme o número exato.