Edição de 25 de Março de 2022
 

Relançamento da indústria nacional em análise na capital do país.

Mandato dos membros da CNE passa pelo crivo dos deputados.

Dois mil atletas disputam amanhã a sexagésima quinta edição da corrida São Silvestre de Luanda.

Hoje é sexta-feira, dia 25 de Março de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Emanuel Catilina e final de emissão de, Galácio Santana. Ao microfone estou eu, Cristina Miranda.

Boa Tarde,

O ministro da indústria e comércio, considera que é fundamental, que o sector da transformação ocupe o seu verdadeiro lugar, contribuindo assim para o desenvolvimento sócio -económico do país.

Víctor Fernandes falava por vídeo -conferência, durante a sessão de abertura do segundo fórum da indústria, promovido pelo Semanário Expansão” que teve como lema “As Prioridades Para o Desenvolvimento Industrial”.

O titular da pasta do comércio e indústria, referiu-se ao Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola, ”PDIA” aprovado em 2021, assente em quatro pontos essenciais, e sublinhou que o sector pode ser mais competitivo, e tirar mais proveito das oportunidades de negócios na sub -região. 

Por sua vez, Fernando Mascarenhas da KPMG, avançou que do montante das importações feitas no ano passado, principalmente com produtos agro alimentares, químicos entre outros, poderiam ser poupados 2,5 mil milhões de dólares.

Fernando Mascarenhas corroborou da ideia do ministro Victor Fernandes, de que os mercados regionais estão pouco explorados.

Fernando Mascarenhas da KPMG, hoje durante o segundo fórum da indústria, promovido pelo Semanário Expansão” que teve como lema “As Prioridades Para o Desenvolvimento Industrial”.

Os deputados da Assembleia Nacional aprovaram hoje por 130 votos à favor e dez contra, o projecto de resolução sobre o mandato dos membros da Comissão Nacional Eleitoral.

O documento gerou acesos debates e o deputado Alexandre Sebastião André falou da existência de ilegalidades.

Disse mesmo que deveria ser sim debatida a questão do comissário que a casa CE há muito reclama.

E o deputado João Pinto da bancada parlamentar do Mpla, disse que a resolução visa permitir que todas as formações políticas estejam representadas na CNE.

João Pinto da bancada parlamentar do MPLA hoje durante a sessão plenária que entre outros assuntos debateu e votou um projecto d3e resolução sobre o mandato dos membros da CNE.

O deputado e presidente do PRS, Benedito Daniel, denunciou que há comunas sem BUAP e também fraca adesão a esses balcões. O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

A Erca emitiu um comunicado na sequência dos incidentes registados no fim-de-semana passado em Sanza Pombo, Uíge. O jornalista Lac, Pedro Fernandes tem mais dados sobre o assunto.

A Mediateca de Luanda nas imediações do Largo das Escolas vai acolher depois de amanhã, dia 26 de Março, uma feira de saúde, promovida pela ONG, Jota A Dois.

De acordo com Pedro Diogo da organização foram mobilizados perto de uma centena de profissionais de várias especialidades, para esta quarta edição da Feira de Saúde.

Pedro Diogo referiu-se as doenças mais frequentes nas feiras.

Pedro Diogo da ONG Jota A Dois, que em parceria com a Rede de Mediatecas de Angola realiza domingo das oito às 17 horas na Mediateca de Luanda, nas imediações do Largo das Escolas, a quarta edição da Feira de Saúde, subordinada ao tema “Servimos o Próximo Com o Que Temos”

 

A ordem dos arquitectos de Angola apresenta esta tarde em Luanda, a segunda edição do Prémio Nacional de Arquitectura.

Segundo o vice-presidente da ordem, Vity Nsalambi, esta premiação acontece de três em três anos.

Vity Nsalamby falou antecipadamente à LAC sobre os requisitos obrigatórios dos concorrentes.

Vice-presidente da Ordem dos Arquitectos de Angola, Vity Nsalambi, em declarações à LAC sobre a  segunda edição do prémio nacional de arquitectura, cuja cerimónia formal de apresentação está marcada para esta tarde no Instituto Sapiens na baixa luandense.

Recorde-se que o período de inscrição começa tão logo o prémio seja apresentado a imprensa, mas o vencedor só será conhecido no final do ano, altura em que será conhecida a nova direcção da ordem.

Do Desporto,

A sexagésima quinta edição da Corrida de São Silvestre de Luanda, realiza-se amanhã à partir das dezoito horas, do Largo da Mutamba para o Estádio dos Coqueiros.

Em vésperas da prova, o presidente da Federação Angolana de Atletismo, Bernardo João, disse à Lac que está tudo à postos para a disputa da corrida que contará com a presença de atletas provenientes da RDC, Gâmbia e Moçambique.

O líder da Federação angolana de atletismo disse ainda que dois mil atletas vão participar na corrida que se disputa amanhã nas ruas de Luanda.

Bernardo João, presidente da Federação Angolana do Atletismo que fala esta tarde em conferência de imprensa para dar mais informações sobre a Corrida de São Silvestre de Luanda, que se disputa neste sábado.

Da Actualidade Internacional,

A vice-primeira-ministra, ucraqniana, Iryna Vereshchuk assegurou hoje que o governo vai fazer tudop ao seu alcance para retirar nas próximas horas, civis da localidade de Mariupol.

Após várias tentativas falhadas, a vice-primeira-ministra ucraniana, disse que será feito um novo esforço para retirar os civis ainda em Mariupol, que poderão sair em veículos particulares.

Avançou que aqueles que conseguirem escapar terão autocarros à sua espera em Berdiansk que, por sua vez, os levarão para Zaporizhzhia.

Enquanto isso, a Rússia anunciou hoje a destruição da maior reserva de combustível do exército ucraniano nos arredores de Kiev.

O reservatório, segundo Moscovo, foi destruído ontem na sequência de um ataque com mísseis de cruzeiro contra os arredores da capital da Ucrânia, revelou o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konachenkov, através de um comunicado.

A ofensiva militar contra a Ucrània terá causado entre a população civil, pelo menos 1.035 mortos, incluindo 90 crianças, e 1.650 feridos, dos quais 118 são menores, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,70 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A Coreia do Norte testou um “novo tipo” de míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasong-17, numa operação coordenada pessoalmente pelo líder Kim Jong Un, de acordo com um comunicado divulgado hoje pela agência de notícias oficial norte-coreana (KCNA).

O teste de lançamento do novo tipo de míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasongpho-17 das forças estratégicas da República Popular da Coreia do Norte ocorreu ontem.

O Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já tinha confirmado que o projétil lançado por Pyongyang em direção ao mar do Japão esta quinta-feira era um ICBM.

O novo teste provocou uma onda de condenaçãões internacionais, e o Ministério da Defesa japonês referiu que o projétil caiu na zona económica exclusiva marítima do Japão.

Os Estados Unidos e aliados pediram uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em resposta ao lançamento do míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte.

 

Data de Emissão: 25-03-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados