Edição de 25 de Maio de 2022
 

PCA da AGT garante que benefícios fiscais visam a sobrevivência das empresas.

Estudo revela que apenas 23 porcento das mulheres rurais é dona da terra em que cultiva.

Polícia Moçambicana investiga acusações de tortura contra membros da corporação.

Ponto

Hoje é Quarta-feira, 25 de Maio de 2022. Edita as notícias neste Dia de Africa, o Sílvio de Abreu. Com a técnica de Anacleto José e Emanuel Catilina. Ao microfone está a Cristina Miranda.

Boa Tarde, 

O presidente do Conselho de Administração da AGT, reiterou hoje em Luanda, que existem alívios e benefícios fiscais, para garantir a sobrevivência das micro-empresas.

José Leiria, falava durante a segunda Conferencia sobre Tributação, promovida pela revista Economia e Mercado.

RD-JLeiria3

O PCA da Administração Geral Tributária, falou também sobre o regime de autofacturação que vem facilitar o dia-a-dia do pequeno negócio.

RD-JLeiria2

José Leiria, discorreu sobre ainda sobre as ferramentas de arrecadação fiscal, em vigor no nosso país.

RD-JLeiria1

Presidente do Conselho de Administração da AGT, José Leiria, hoje em Luanda, durante a segunda Conferencia sobre Tributação, promovida pela revista Economia e Mercado.

Ponto

Hoje é o dia de Africa,  foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano.

O Secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou em comunicado hoje divulgado, o enorme potencial do continente e também os seus desafios.

RD-MensagemONU

Tradução da Mensagem do Secretário-geral da ONU, António Guterres.

O jornalista e editor literário Arlindo Isabel, lamenta que os países africanos ainda não sejam de facto unidos em prol dos seus interesses e da sua soberania.

RD-AIsabel1

Para marcar a data, a vida e legado de uma importante figura africana será hoje celebrada por meio de uma exposição de banda desenhada: Ngola Kiluanji Kya Samba.

RD-AIsabel2

Arlindo Isabel, jornalista e editor literário.

Hoje é o Dia de Africa.

Ponto

O presidente do Senegal Macky Sall, está na Cidade Alta, onde é recebido em audiência pelo presidente da Republica, João Lourenço.

Prevê-se que durante a visita de Estado, Angola e o Senegal venham a assinar acordos nos domínios da justiça, comércio, turismo, petróleo e energias, promoção e protecção de investimento.

No período da tarde, o presidente do Senegal Macky Sall, vai ao Parlamento angolano discursar perante a uma Sessão Extraordinária da Assembleia Nacional de Angola.

Ponto

Apenas 23 porcento das mulheres das áreas rurais em Angola, são proprietárias das terras em que cultivam.

O número é fruto de um estudo realizado pelo Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade de Género, em cinco províncias do país, e que ouviu quinhentas mulheres rurais.

De acordo com a coordenadora do projecto, 53 porcento destas mulheres são chefes de família.

RD-SPeres1

Suzana Peres, revelou que o estudo aponta para o facto de que Luanda é a província em que menos mulheres rurais têm documentos que atestem a titularidade das terras.

RD-SPeres2

O estudo revela ainda que grande parte destas mulheres nunca ouviu falar em título de terras, e que 35 porcento delas acha que apenas os homens têm direito a terras.

RD-SPeres3

Suzana Peres, coordenadora da pesquisa sobre Mulheres na Zona Rural e o Acesso a terra e ao rendimento do trabalho, promovida pelo Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade de Género.

O Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) permitiu a transição global de 168 mil empreendedores, dos quais, 74% são mulheres e 26% são homens.

Segundo o coordenador Técnico do PREI, Adriano Celso Borja, entre as províncias que mais formalizaram, Luanda lidera com 52%, segue-se a Huíla com 12% e o Namibe com 8% do universo dos formalizados.

RD-ACBorja

Coordenador Técnico do PREI- Programa de Reconversão da Economia Informal, Adriano Celso Borja.

O Novo Aeroporto Internacional de Luanda, em construção na localidade de Icolo e Bengo, na capital do país, vai chamar-se “Dr. António Agostinho Neto”. A decisão saiu da reunião do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

Em declarações à imprensa, no final da reunião, o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, esclareceu que a atribuição do nome do primeiro Presidente de Angola ao Novo Aeroporto de Luanda constitui uma homenagem e um tributo do povo angolano ao nacionalista e herói nacional.

RD-RAbreu

Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu

O Aeroporto “Dr. António Agostinho Neto” deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2023, ou seja, dentro de aproximadamente um ano.

Dezenas e dezenas de mensagens, igual número de telefonemas e testemunhos dos ouvintes feitos em Estúdio pelo apreço que nutrem pelo Programa Táxi Amarelo, foi deste modo que se preencheu grande parte desta manhã nas instalações da LAC.

O motivo, deveu-se aos treze anos de emissões do programa matinal da Comercial conduzido diariamente por João Armando que se mostrou surpreendido com o impacto das emissões na sociedade luandina.

…….

RD – João Armando

…….

A satisfação do jornalista João Armando que hoje sentiu o calor dos ouvintes do Programa Táxi Amarelo pelos treze anos de difusão que segundo o ouvinte Raul Fernandes, ilumina as manhãs de Luanda.

…….

RD – Raul Fernandes

…….

O contentamento de um dos muitos ouvintes que fizeram questão de dar os parabéns ao Programa Táxi Amarelo que completou hoje treze anos de emissões. Parabéns ao João Armando.

Da Actualidade Internacional,

Uma equipa de inspetores da polícia moçambicana está a investigar acusações contra agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) por alegada tortura contra civis, durante o combate a grupos armados em Cabo Delgado, norte do país, anunciou a corporação.

Fontes da Polícia da República de Moçambique (PRM), citadas hoje pelo Notícias, o principal diário do país, avançam que a investigação foi ordenada pelo comandante-geral da corporação, Bernardino Rafael.

Rafael ordenou as averiguações, após receber queixas de populares sobre torturas supostamente infligidas a civis por agentes da UIR que combatem a rebelião armada nos distritos do norte da província de Cabo Delgado.

A população fez as acusações durante uma reunião pública no distrito de Macomia, um dos assolados pela violência armada naquela província.

Os agentes da UIR são acusados de protagonizarem cenas de agressão física e extorsão contra populares.

O ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros da Rússia exigiu hoje o levantamento das sanções impostas a Moscovo como condição para se evitar a crise alimentar mundial.

A solução para se resolver o problema alimentar requer uma abordagem coletiva, envolvendo em particular o levantamento das sanções que foram impostas às exportações e transações financeiras russas”, disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros Andrei Rudenko, citado por agências de notícias da Rússia.

A última invasão russa da Ucrânia, iniciada no passado dia 24 de fevereiro, afetou diretamente a exportação de cereais ucranianos, sendo que o país representa em média 16% da produção mundial de trigo.

Na Ásia vários países estão a restringir as exportações de produtos agrícolas – trigo e açúcar, nomeadamente na Índia e na Malásia. 

Data de Emissão: 25-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados