Edição de 25 de Dezembro 2021
-Ataque terrorista mata pelo menos 26 pessoas na RDC
-Governo do Burundi cometeu genocídio entre 1972-1973 – investigação
-Uma investigação da Comissão de Verdade e Reconciliação do Burundi (TRC) concluiu que os assassinatos cometidos no Burundi em 1972 e 1973 podem ser considerados um “genocídio” contra o grupo étnico hutu.
-Trabalho dos jornalistas africanos é cada vez mais perigoso
-Em 2021, a liberdade de imprensa no continente africano recuou devido ao crescente autoritarismo e à insegurança, especialmente na África Oriental, a região mais hostil para jornalistas.
-Líbia: Autoridade eleitoral propõe adiar eleições para 24 de Janeiro
-Na Líbia, as eleições foram adiadas, após o comité eleitoral ter sido dissolvido. O processo de paz liderado pela ONU deveria culminar em eleições a 24 de Dezembro. Autoridade eleitoral propõe nova data a 24 de Janeiro.
-Conselho de Direitos Humanos abre investigação sobre abusos na Etiópia
-Com 21 votos a favor, resolução recomenda que grupo de três especialistas inicie apuração de relatos de violações cometidas no conflito, trabalho deverá levar um ano, Etiópia critica decisão; dados indicam agravamento da fome e aumento no número de deslocados no país africano.
-A realidade agridoce das migrações intra-africanas
-A migração intra-africana registou um forte aumento entre 2008 e 2017, mas há histórias que revelam fragilidades destas situações. Migrantes que procuram melhores condições ou escapar a conflitos relatam maus tratos.
-Tensão no Mali: “Se o Estado vai contratar mercenários russos, já não há Estado”