Edição de 25 de Abril de 2022
 

País conta à partir de hoje com um laboratório especializado na investigação diamantífera.

Petro nas meias -finais da Liga dos Clubes Campeões de África.

Macron vence Le Pen e está pronto para mais um mandato.

Ponto

Hoje é segunda-feira, 25 de Abril de 2022. Dia Mundial de Combate a Malária. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Miguel Correia e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

Angola conta a partir de hoje com um laboratório especializado em diamantes, uma infraestrutura similar a apenas outras quatro, a nível mundial.

De acordo com o Ministro dos Recursos Minerais, petróleos e Gás, com este empreendimento hoje inaugurado em Saurimo, na Lunda-Sul, o país pode dar maior suporte aos intervenientes do sector mineiro, em matéria de informação geológica.

RD-DAzevedo1

Diamantino Azevedo, quer que os players do ramo mineiro, façam uso da tecnologia e informações disponíveis a partir do laboratório de diamantes.

RD-DAzevedo2

O PCA da Endiama, Ganga Júnior, revelou que a materialização deste laboratório de diamantes é cem porcento angolana, e que surge das necessidades do país no domínio da investigação mineira.

RD-GJunior

E o governador da Lunda-Sul,  província que alberga este laboratório de diamantes, realça os benefícios desta infraestrutura, que representa o primeiro emprego de muitos jovens daquela região.

RD-DNeto

Daniel Neto, governador da Lunda-sul, que tem em saurimo um novo laboratório especializado em diamantes.

Ponto

O porta-voz do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda, disse hoje à Comercial que há necessidade de alteração da estratégia nacional de combate à malária, porque os resultados estão muito aquém dos desejados.

R.D.-Afonso Kileba1

Afonso Kileba questionou-se sobre o destino dado aos carros para a fumigação atribuídos à cidade de Luanda.

R.D.2-Afonso Kileba2

Afonso Kileba do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda, a propósito do combate a malária, que deve ser uma acção integrada, para que tenha resultados positivos.

O acto central do Dia Mundial de Combate a malária qyue hoje se assinala, decorre no Cuanza Norte.

Sabe-se que as autoridades sanitárias vão reforçar a campanha de distribuição de mosquiteiros pelas várias regiões do país, na tentativa de reduzir os casos da doença.

E ainda sobre o Dia Mundial de Combate a malária que hoje se assinala, subordinado este ano ao tema “Tirar partido da inovação para reduzir o fardo do paludismo e salvar vidas”, a OMS apela aos Estados da África em particular da parte sub sahariana, que intensifiquem as acções de combate a doença.

A OMS pede igualmente acções para que , haja um acesso mais equitativo à prevenção e tratamento e que sejam disponibilizadas mais ferramentas para reduzir os elevados índices de casos.

Dados das Nações Unidas indicam que em 2021, cerca de 95% dos 228 milhões de casos estimados ocorreram em África, com 602 020 mortes notificadas. Seis dos nossos países  mais afectados pelo paludismo na Região representam cerca de 55% dos casos a nível mundial e 50% dos óbitos causados pela malária.

Ponto

O Serviço de Investigação Criminal, SIC vai analisar à partir de amanhã, a autenticidade dos documentos usados por supostos invasores e construtoras no perímetro da Cidade Universitária.

O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina: SIC vai analisar documentos apresentados por supostos invasores e empresas de construção civil, na área da Cidade Universitária.

Oito cidadãos foram detidos durante o fim-de-semana na capital, por alegado envolvimento em casos de violação.

Os dados foram avançados à LAC, pelo porta – voz do Comando provincial de Luanda da polícia nacional, Nestor Goubel quando fazia o balanço das ocorrências dos últimos três dias na capital.

R.D.1-NGoubel

Nestor Goubel revelou igualmente que quatro pessoas morreram em consequência dos acidentes de viação em Luanda, durante o fim-de-semana.

R.D2-NGoubel2

Porta- voz do comando provincial de Luanda da polícia nacional, Nestor Goubel.

Ponto

Na política, o presidente do grupo parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira reiterou ontem na Huíla, a disponibilidade do seu partido em fazer advocacia para a resolução das reivindicações dos médicos e também dos professores do ensino superior.

Virgílio de Fontes Pereira que falava durante a abertura das quartas jornadas parlamentares do partido no poder em Angola disse que os deputados do MPLA estão disponíveis para ajudarem as partes a chegarem a um entendimento que satisfaça tanto as exigências, como os ajustamentos orçamentais do executivo.

E quanto as eleições gerais agendadas para Agosto próximo, Virgílio Fontes Pereira, disse que a iniciativa já concretizada na última semana do MPLA em realizar um debate parlamentar sobre a transparência eleitoral, é a prova de que pretende ter um pleito credível e justo.

Ponto

Uma média superior a 70 mil pessoas por noite assistiram aos quatro dias de desfiles do Carnaval fora de época do Rio de Janeiro, que se realizaram neste fim-de-semana na cidade carioca onde está o repórter LAC, Paulo Costa, que entrevistou JORGE PERLINGEIRO, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, LIESA, promotora do maior espectáculo de rua do Mundo.

RD – Paulo Costa

Paulo Costa, Repórter LAC que está no Rio de Janeiro onde assistiu aos recentes desfiles do Carnaval fora de época, após dois anos de ausência devido à pandemia da Covid-19.

Ponto

Do Desporto,

O 1º de Agosto voltou às vitórias ao vencer ontem o Williet de Benguela por uma bola uma bola sem resposta.

Com esta vitória, os militares confirmam o terceiro lugar na tabela classificativa, com mais quatro pontos que o Interclube, na prova que é liderada pelo Petro, seguida do sagrada Esperança.

Noutro jogo da vigésima sétima jornada, o FC Bravos do Maquis bateu ontem no Luena, o Desportivo da Lunda Sul, por 2-1.

O Petro de Luanda está nas meias -finais da Liga dos Clubes Campeões depois do empate a uma bola em Joanesburgo com o Mamelodi Sundwons a contar para a segunda mão dos quartos-de-final.

Nas meias -finais os petrolíferos terão como equipa adversária em Luanda, O Wydad de Casa Blanca.

O comentador Lac para o futebol, José Cunha diz que o Petro está num bom momento e pode conseguir bons resultados na competição.

R.D.-José Cunha

José Cunha comentador LAC, para o futebol internacional.

Ponto

Da Actualidade Internacional

Os resultados oficiais, já definitivos, dão a reeleição de Emmanuel Macron para um segundo mandato de cinco anos como Presidente da França.

Os resultados superam ligeiramente as projeções, que davam ao centrista Emmanuel Macron entre 57,6% e 58,20% dos votos nesta segunda volta das eleições, contra 41,80% a 43% para Marine le Pen, a candidata de extrema-direita.

Com a totalidade dos resultados apurados, os dados oficiais indicam que a abstenção atingiu os 28,01 por cento, uma taxa inédita para uma segunda volta das presidenciais em França desde 1969 (31,3%).

Os resultados mostram também um forte estreitamento da diferença entre os dois candidatos.

Em 2017, a primeira vez que os dois se enfrentaram nas eleições presidenciais, o centrista Emmanuel Macron venceu com 66,10% dos votos, contra 33,90% de Marine le Pen.

Para o analista para questões internacionais Mário Jersen, está é a vitória da moderação contra o extremismo.

RD-MJersen

Analista para questões internacionais Mário Jersen e a vitória de Emannuel Macron nas presidenciais francesas.

Recorde-se que o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat endereçou a Emanuel Macron, uma mensagem de felicitações pela sua reeleição.

Moussa Faki Mahamat reiterou a disponibilidade de renovação das relações de cooperação entre a União Africana  e a França , em condições mutuamente vantajosas.

A Rússia anunciou hoje um cessar-fogo sobre a cidade de Mariupol para permitir a retirada de civis do complexo industrial Azovstal, onde está o último bastião de resistência da cidade sitiada há várias semanas.

Dados da ONU, indicam que a ofensiva militar russa na Ucrânia já causou mais de duas mil mortes de civis, e suspeita-se que os números reais sejam ainda maiores.

A guerra na Ucrânia causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,16 milhões para o estrangeiro, de acordo com os mais recentes dados das Nações Unidas.

 

 

Data de Emissão: 25-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados