Edição de 25 de Abril de 2022
 

Cuando Cubango é a região do país que regista mais atrasos na implementação do PIIM.

Presidente da Associação Nacional de Dança, defende políticas mais assertivas para a profissionalização desta expressão artística.

União Africana pede eleições “pacíficas e credíveis” na Somália

Ponto

Hoje é sexta-feira, 29 de Abril de 2022. Dia Mundial da Dança. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de Miguel Correia e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Cristina Miranda.

Ponto

Boa Tarde,

O Cuando-Cubango, é a província do país com o maior atraso da execução de obras do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), com um grau de conclusão que ronda os cinquenta porcento.

Segundo o secretário de Estado para as Autarquias Locais, o acréscimo de novos projectos no quadro do incremento das verbas, e as chuvas que condicionam o curso das obras, justificam os atrasos.

RD-MDaniel2

Márcio Daniel, revelou que 473 projectos estão totalmente concluídos, quer em termos de execução física quanto orçamental. E destacou Benguela, Bié e Huila, como as províncias com o maior volume de obras finalizadas.

RD-MDaniel1

Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel, e o Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), que terá oitenta porcento das suas obras concluídas até o mês de Junho.

Ponto

A modernização e digitalização dos serviços públicos, é imperativa para a redução dos seus custos.

A declaração foi feita pelo Secretário do Presidente da Republica para a Reforma do Estado, durante a cerimónia de lançamento da conferência “Governo.AO”, que visa a adopção de estratégias para a transição digital da máquina pública.

Pedro Fiete, realçou que esta mudança vai permitir reduzir a emissão de documentos em papel, e o volume de atendimentos presenciais nas instituições do Estado.

RD-PFiete1

Entretanto, o desafio desta transição consiste essencialmente na operacionalização de uma plataforma, que permita a comunicação entre todos os organismos afectos ao aparelho do Estado.

RD-PFiete2

Secretário do Presidente da Republica para a Reforma do Estado, Pedro Fiete.

Durante os dias 23 e 24 de Junho, serão auscultados vários sectores da sociedade, para a articulação de uma estratégia de transição como explicou o Director-Geral do Instituto de Modernização Administrativa, Meick Afonso.

RD-MAfonso

Director-Geral do Instituto de Modernização Administrativa, Meick Afonso.

A modernização e digitalização dos serviços públicos, estará sob consulta no próximo mês de Junho, para se encontrar uma estratégia eficaz e financeiramente viável.

A tributação do rendimento das empresas deverá evoluir para um imposto único sobre produtividade.

A Informação foi avançada hoje por José Leiria Presidente do conselho de Administração da Administração Geral Tributária, durante o primeiro colóquio sobre tributação do rendimento das pessoas colectivas em angola, onde sublinhou que é fundamental que não haja dupla tributação das empresas.

RD- J.Leiria 1

 José leiria diz que São vários os desafios da tributação das empresas em operação no país.

Rd-Jleiria2

José Leiria Presidente do conselho de Administração da Administração Geral Tributária.

A tributação do rendimento das empresas deverá evoluir para um imposto único sobre produtividade.

Ponto

Mais de um milhão de crianças angolanas foram vacinadas durante os serviços de rotina realizados durante o ano 2021, o que corresponde a 65 por cento da população alvo, segundo a  representação do Unicef no nosso país.

Através de um comunicado, divulgado em Luanda, a propósito da semana mundial de vacinação, que amanhã termina o Unicef sublinha que a melhoria da vacinação das crianças contribui para o seu desenvolvimento salutar, e destaca a importância de se completar o calendário de imunização, o mais tardar, até aos quinze meses de vida.

O representante do Unicef em Angola, Ivan Yerov elogiou o empenho das autoridades sanitárias do país na vacinação durante a pandemia e sugeriu que se aumentem as acções para a execução do PAV.

R.D.-Ivan Yeerov1

Ivan Yerov, reiterou a necessidade de um trabalho integrado com as autoridades sanitárias e referiu-se também a importância da semana da vacinação mundial que amanhã termina.

R.D.2-Ivan Yerov2

Representante do Unicef em Angola, Ivan Yerov.

Ponto

O ministro das Obras Públicas e do Ordenamento do Território, chefia a delegação angolana que participa, na Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, sobre a Nova Agenda Urbana.

Manuel Tavares de Almeida discursa hoje no encontro que se propõe debater, os desafios que se impõem quanto a sustentabilidade, materialização dos objectivos de desenvolvimento sustentável, migração, alterações climáticas biodiversidade e redução dos riscos de desastres.

A partir do mês de Julho, os produtos da Coca-Cola em Angola, passarão a ser produzido, embalados e comercializados pela Refriango.

Os refrigerantes e sumos da marca líder mundial, no segmento de bebidas, são até ao momento da responsabilidade do grupo Castel.

De acordo com o CEO da Refriango, Diogo Caldas, a parceria é fruto da capacidade de distribuição para todo o território nacional, e dos padrões de qualidade internacional, que o grupo detém.

RD-DCaldas

Ceo da Refriango, Diogo Caldas.

O grupo de bebidas, passa a produzir, distribuir, e comercializar os produtos da Coca-Cola.

Ponto

O presidente da Associação Angolana de Dança, Maneco Vieira Dias, defende a necessidade de revisão das políticas culturais, para que haja de profissionais neste ramo.

Em declarações hoje à comercial, Maneco Vieira Dias lamentou o facto de poucos bailarinos conseguirem sustentar-se, vivendo só da dança.

R.D1-MVieira Dias1

Maneco Vieira Dias deu a conhecer que os vários géneros da dança estão hoje em exibição no Palácio de Ferro em Luanda, durante a Feira dos Palop.

R.D2-Maneco V. Dias

Maneco Vieira Dias, em declarações à Comercial, a propósito do Dia Mundial da Dança que hoje se assinala.

Ponto

Do Desporto,

Começam hoje no Pavilhão Arena do Kilamba, os plays off do campeonato nacional de basquetebol.

O destaque vai para o jogo entre o Petro e o 1º de Agosto.

O comentador LAC para o basquetebol, Baptista Moscavide, fala sobre a prova.

R.D.-Baptista Moscavide

Baptista Moscavide, comentador LAC para o basquetebol.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

O presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, pediu hoje para que as eleições presidenciais na Somália sejam “pacíficas e credíveis”, manifestando o apoio da organização à paz e estabilidade duradouras no país.

Em comunicado publicado na conta da UA na rede social Twitter, Mahamat aplaude “as eleições bem-sucedidas dos presidentes e vice-presidentes do Senado e da Câmara do Povo da Somália, realizadas entre 26 e 28 de abril de 2022”.

Pede também “uma conclusão pacífica, oportuna e credível das eleições presidenciais”, cuja data está ainda por definir.

O presidente reitera ainda o “pleno apoio” da UA e da sua Missão de Transição na Somália (ATMIS) para conseguir “a paz e a estabilidade duradouras” naquele país do Corno de África.

Os legisladores elegeram ontem,  como presidente da câmara baixa o xeque Adan Mohamed Nur, conhecido como Adan Madobe, e há dois dias, foi reeleito o presidente do Senado Abdi Hashi Abdullahi, legislador crítico do chefe de Estado cessante, Mohammed Abdullahi Mohammed Farmaajo.

Mais de três mil migrantes morreram ou desapareceram ao tentar chegar à Europa através das rotas do Mediterrâneo e do Atlântico durante o ano de 2021, revelou hoje a Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo os dados revelados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados(ACNUR), do total de três mil migrantes, 1.924 foram dados como mortos ou desaparecidos nas rotas do Mediterrâneo Central e Ocidental e 1.153 na rota marítima no Noroeste de África para as Ilhas Canárias.

O ACNUR, que “apela a um apoio urgente para prevenir mortes e proteger os refugiados e requerentes de asilo que embarcam em viagens perigosas por terra e mar”, frisa que em 2021 o número de vítimas duplicou em relação a 2020, quando foram dadas como mortas ou desaparecidas 1.544 pessoas. Em 2022, o número vai já em 478. 

O Presidente do Equador, Guillermo Lasso, pediu ontem ao governo que renuncie, menos de um ano após ter tomado posse, numa altura em que o país vive uma grave crise criminal.

 

 

Data de Emissão: 29-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados