Edição de 25 de Abril de 2022
 

Médicos anunciam suspensão da greve a partir de hoje……Dia Mundial de Combate à Malária ou Paludismo

A Malária que causou mais de três mil óbitos em mais de dois milhões de casos registados no primeiro trimestre deste ano

Autoridades fazem balanço positivo da Municipalização da Acção Social que conta com 53 Centros de Acção Social Integrados.

Angola é o país africano que mais beneficiou pela alta do petróleo, motivada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia diz a consultora Fitch Solutions

Russos anunciam cessar-fogo em Mariupol, para permitir a saída de civis, mas a Ucrânia desmente

Ponto-LAC Informação 2

Luanda com o registo de 30 graus de máxima e 29 de mínima nesta segunda-feira. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Alexandre Campos. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

…..

Ponto-Forte

Boa noite,

…..

Os médicos anunciaram a suspensão da greve nacional que já durava há mais de um mês, na sequência do braço-de-ferro com o governo, face ao não entendimento em relação a questão salarial e a melhoria das condições de trabalho.

Adriano Manuel é o presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola e confirma à LAC o retorno a actividade laboral, em causa está o aumento das mortes nos hospitais durante o período de greve.

…..

RD-AManuel 1

…..

O sindicato mostra-se expectante em relação ao anúncio da contratação de mais médicos feito pelo presidente da república no último sábado.

…..

RD-AManuel 2

….

Adriano Manuel Presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola, que decidiu suspender a greve nacional em curso há mais de um mês.

…..

Mais de dois milhões de casos de malária foram registados em Angola durante o primeiro trimestre deste ano,

Os dados foram hoje revelados em Ndalatando, província do Cuanza-Norte, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública.

Franco Mufinda falava no acto que marcou o Dia Mundial do Combate à Malária que se assinala nesta segunda-feira, onde ressaltou que a doença constitui o principal problema de saúde pública no país

…..

RD-FMufinda 1

…..

Mufinda reiterou que o governo continua empenhado em combater a doença, daí o reforço da estratégia, que passa pela distribuição de mais mosquiteiros à população.

…..

RD-FMufinda 2

….

Franco Mufinda Secretário de Estado para a Saúde Pública e as medidas para reforçar o combate à Malária no país.

Hoje foi feito o lançamento da campanha de distribuição massiva de mosquiteiros.

…..

A Malária continua a ser a principal causa de mortes em Angola, a melhoria do saneamento básico e ambiental nas comunidades, é tida como um dos desafios a ultrapassar para reduzir os números.

Em Luanda Sindicato dos Técnicos de Enfermagem, considera que há necessidade de alteração da estratégia nacional de combate à malária, porque os resultados estão muito aquém dos desejados.

RD-AKileba1

Afonso Kileba o primeiro secretário do sindicato, que questionou-se sobre o destino dado aos carros para a fumigação atribuídos à cidade de Luanda.

RD-AKileba2

Primeiro Secretário do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda, Afonso Kileba, a propósito do combate a malária, que deve ser uma acção integrada, para que tenha resultados positivos.

O médico especialista em saúde pública Miguel Bento, fala da importância da envolvência das comunidades no combate à malária.

…..

RD-MBento 1

….

Miguel Bento sublinha algumas acções que no seu entender devem ser priorizadas.

…..

RD-MBento 2

…..

E ainda sobre o Dia Mundial de Combate a malária que hoje se assinala, este ano com o tema “Tirar partido da inovação para reduzir o fardo do paludismo e salvar vidas”, a Organização Mundial de Saúde-OMS apela aos Estados da África em particular da parte subsahariana, que intensifiquem as acções de combate a doença.

A OMS pede igualmente acções para que , haja um acesso mais equitativo à prevenção e tratamento e que sejam disponibilizadas mais ferramentas para reduzir os elevados índices de casos.

Dados das Nações Unidas indicam que em 2021, cerca de 95% dos 228 milhões de casos estimados ocorreram em África, com 600 mil mortes notificadas.

…….

As organizações não-governamentais que apoiam causas sociais, nomeadamente a THE HALO TRUST e MAG que operam em Angola na desminagem, a ambientalista ECOANGOLA, bem como a CHANGE 1’S LIFE que trabalha em apoio às vítimas de desastres naturais vão receber um apoio financeiro de cerca de 14 milhões de kwanzas, para apoiar as suas actividades.

A iniciativa é da Câmara de Comércio Angola Reino Unido. Mais dados com o jornalista Manuel Augusto.

….

RD-MAugusto

Jornalista Manuel Augusto

Organizações não-governamentais que trabalham em causas sociais em Angola nas áreas de desminagem, protecção ambiental e às vítimas de desastres naturais vão receber cerca de 14 milhões de kwanzas, para apoiar as suas actividades.

A Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, afirmou hoje que a Municipalização da Acção Social está a ser implementada um pouco por todo o País, contando com 53 Centros de Acção Social Integrados e 24 antenas instaladas nos seis municípios abrangidos pelos Programas de Protecção Social “APROSOC”.

Elsa Barber falava durante o Segundo Encontro Metodológico de Acompanhamento aos Centros de Acção Social Integrada (CASI).

….

RD-EBarber 1

….

Destacou o papel importante das Administrações Municipais na dinamização e expansão plena da Municipalização da Acção social.

….

RD-EBarber 2

….

Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber.

E a responsável pelas Políticas sociais do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, Luise Daniel, que participou via zoom, realçou importância das boas práticas das Administrações Locais, para a implementação eficaz da Municipalização da acção Social e dos CASI.

 …..

RD-LDaniel

Luise Daniel, Responsável pelas Políticas sociais do UNICEF, em Angola.

…..

Ponto-Os Factos

…..

Angola é o país mais beneficiado com a subida dos preços do petróleo desde o princípio do ano, um aumento que foi acelerado desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.

 

A informação foi revelada nesta segunda-feira pela consultora Fitch Solutions.

 

Jornalista José Silva

….

RD-JSilva

……

Jornalista José Silva

 

Angola é o país africano que mais beneficiou pela alta do petróleo, motivada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia diz a consultora Fitch Solutions.

….

E o país conta a partir de hoje com um laboratório especializado em diamantes, uma infraestrutura similar a apenas outras quatro, a nível mundial.

De acordo com o Ministro dos Recursos Minerais, petróleos e Gás, com este empreendimento inaugurado em Saurimo, na Lunda-Sul, o país pode dar maior suporte aos intervenientes do sector mineiro, em matéria de informação geológica.

RD-DAzevedo1

Diamantino Azevedo, quer que os players do ramo mineiro, façam uso da tecnologia e informações disponíveis a partir do laboratório de diamantes.

RD-DAzevedo2

O Presidente do Conselho de Administração da Endiama, Ganga Júnior, revelou que a materialização do laboratório de micro de diamantes é cem por cento angolana, e que surge das necessidades do país no domínio da investigação mineira.

RD-GJunior

E o governador da Lunda-Sul, província que alberga este laboratório de diamantes, realça os benefícios desta infraestrutura, que representa o primeiro emprego de muitos jovens daquela região.

RD-DNeto

Daniel Neto, governador da Lunda-sul, que tem em Saurimo um novo laboratório especializado em diamantes.

Ponto-Vector

Líderes parlamentares do MPLA e da UNITA trocam acusações sobre transparência nas eleições

PGR lança Campanha Nacional de Educação Jurídica Eleitoral

SIC analisa amanhã documentos usados por supostos invasores de terrenos e construtoras no perímetro da Cidade Universitária.

Sambódromo do Rio de Janeiro voltou a ter desfile de Carnaval depois da pandemia e a LAC esteve presente

…..

Para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

……

Ponto-LAC Internet

….

Publicidade

…..

O líder da bancada parlamentar da UNITA, reiterou a necessidade de transparência nas eleições de Agosto e exigiu que o partido no poder acabe, de uma vez por todas, de se servir dos bens públicos para fazer a sua campanha eleitoral.

Liberty Chiyaka, falava no Lubango, Huila, onde cumpre um programa na qualidade de membro acompanhante para a província, disse que as regras da transparência e da lisura eleitoral estão a ser de forma “grosseira” e “encapotada” violadas pelo presidente do MPLA, o que segundo ele, voltou a estar demonstrado agora na província de Cabinda, depois do que se viu no Cunene.

….

Em resposta, o líder da bancada parlamentar do MPLA, acusa o principal partido da oposição de pretender obstruir a seriedade do processo.

Para Virgílio de Fontes Pereira o discurso da oposição sobre a ausência de transparência nas eleições visa “obstruir a seriedade do processo e está na falta desta em apresentar resultados na sua base de apoio.

 “O discurso opaco da oposição cumpre estas duas funções. Parece mostrar a sua desonestidade dá a impressão que sempre que oposição grita é porque vem o lobo atrás. Não temos culpa dos medos da oposição”, disse o líder parlamentar do MPLA.

O político fez estas afirmações na abertura das quartas jornadas parlamentares do partido no poder que decorrem na província da Huíla de 24 a 29 de Abril.

As jornadas parlamentares do MPLA vão centrar-se em temas como o registo eleitoral e às Eleições de 2022, Agenda Política do MPLA para 2022, Estratégia Política do Partido, Processo de Registo Eleitoral e a Legislação Eleitoral, bem como acompanhamento da implementação dos programas de investimento público e a estabilização dos preços da cesta básica na região.

….

A Procuradoria-Geral da República (PGR) lançou hoje, também na cidade do Lubango, província da Huíla, uma Campanha Nacional de Educação Jurídica Eleitoral, enquadrada  na Semana da Legalidade, que visa as quintas eleições gerais.

Na ocasião, a procuradora-geral-adjunta da República, Vanda Lima, defendeu que a realização das quintas eleições gerais, em Agosto próximo, deve traduzir-se numa maturidade cívica e patriótica, para que as mesmas decorram num clima de paz.

….

RD-VLima

….

Procuradora-geral-adjunta da República, Vanda Lima, e a necessidade do respeito e convivência pacífica durante o período eleitoral.

A PGR lançou hoje a Campanha Nacional de Educação Jurídica Eleitoral

O lançamento coincidiu com a abertura da Semana da Legalidade, que termina com o quadragésimo terceiro aniversário da PGR, nesta quarta-feira, sob o lema “O respeito  a Defesa  dos Direitos, Liberdades  e Garantias Fundamentais no Contexto Eleitoral”.

A Procuradoria-Geral da República vai ainda realizar esta semana em Luanda uma conferência internacional sobre recuperação de activos.

……..

O Serviço de Investigação Criminal, SIC vai analisar à partir de amanhã, a autenticidade dos documentos usados por supostos invasores e construtoras no perímetro da Cidade Universitária.

O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

RD-FCabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina: SIC vai analisar documentos apresentados por supostos invasores e empresas de construção civil, na área da Cidade Universitária.

Oito cidadãos foram detidos durante o fim-de-semana na capital, por alegado envolvimento em casos de violação.

Os dados foram avançados à LAC, pelo porta – voz do Comando provincial de Luanda da polícia nacional, Nestor Goubel quando fazia o balanço das ocorrências dos últimos três dias na capital.

RD-NGoubel 1

Nestor Goubel revelou igualmente que quatro pessoas morreram em consequência dos acidentes de viação em Luanda, durante o fim-de-semana.

RD-NGoubel 2

Porta- voz do comando provincial de Luanda da polícia nacional, Nestor Goubel e o balanço das ocorrências registadas durante o fim-de-semema na capital.

Ponto-LAC Informação 1

Horas….

Vamos agora saber como está o mundo nesta segunda-feira……

…..

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, deu hoje   posse à comissão que criou para escrever em livro a história da luta armada pela libertação do país a partir de factos que tenham ocorrido também nos outros países.

A comissão multidisciplinar é liderada pela professora Artemisa Candé Monteiro, pró-reitora numa universidade brasileira, e integrada pelo antigo chefe da diplomacia guineense, João José “Huco” Monteiro e ainda pelos pesquisadores Carlos Cardoso, Rui Semedo, Julião Soares Sousa e João Paulo Pinto Có.

…..

Cabo Verde está há quatro anos sem registar casos locais de malária e espera obter ainda este ano a certificação de país livre da doença pela organização pela Organização Mundial da Saúde (OMS), disseram hoje (segunda-feira) fontes oficiais.

“Há quatro anos que não temos nenhum caso autóctone de paludismo [malária], é de assinalar. Nós estamos junto com a OMS a trabalhar para a certificação do país livre de transmissão autóctone”, avançou o ministro da Saúde cabo-verdiano, Arlindo do Rosário.

O Presidente português enalteceu hoje os capitães de Abril e defendeu que o seu “gesto refundador” deve ser agradecido “pense-se o que se pensar sobre o que foram antes e depois desse gesto”.

Marcelo Rebelo de Sousa, que há um ano nesta data centrou o seu discurso na memória do passado colonial, dedicou hoje a sua intervenção na sessão solene comemorativa do quadragésimo oitavo aniversário do 25 de Abril às Forças Armadas portuguesas, realçando a guerra em curso na Ucrânia, invadida por forças russas há 60 dias.

Portugal assinala hoje 48 anos do fim da ditadura, com a revolta dos capitães, também conhecida por revolta dos cravos a 25 de abril de 1974…

Data que impulsionou a independência das colónias portuguesas em África.

E a este propósito o Presidente angolano, João Lourenço, enviou esta segunda-feira uma mensagem de felicitação ao seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa e ao Governo português, pelo dia da Revolução dos Cravos celebrado hoje, 25, em Portugal.

“Congratulo-me, nesta ocasião, com esta importante data da história recente de Portugal, que abriu caminho, em conjugação com a luta dos povos das antigas colónias de Portugal, para a construção da vibrante democracia que se implantou no vosso país, e para o resgate da liberdade e da independência dos referidos povos”, referiu João Lourenço

..

E o Chefe de Estado, João Lourenço, felicitou, esta segunda-feira, o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, pela reeleição no domingo ao cargo de Presidente da República, desejando-lhe “muitos êxitos” no desempenho da nobre e difícil missão de conduzir os destinos da Nação francesa nos próximos anos.

 “Em nome do Executivo angolano e no meu próprio, felicito Vossa Excelência pela Sua reeleição ao cargo de Presidente da República Francesa, no passado dia 24 de Abril”, escreveu João Lourenço numa mensagem.

…..

 

Os resultados oficiais, já definitivos, dão a reeleição de Emmanuel Macron para um segundo mandato de cinco anos como Presidente da França.

Os resultados superam ligeiramente as projeções, que davam ao centrista Emmanuel Macron entre 57,6% e 58,20% dos votos nesta segunda volta das eleições, contra 41,80% a 43% para Marine le Pen, a candidata de extrema-direita.

Para o analista para questões internacionais Mário Jersen, está é a vitória da moderação contra o extremismo.

RD-MGerson

Analista para questões internacionais Mário Gerson e a vitória de Emannuel Macron nas presidenciais francesas.

Recorde-se que o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat endereçou a Emanuel Macron, uma mensagem de felicitações pela sua reeleição.

Moussa Faki Mahamat reiterou a disponibilidade de renovação das relações de cooperação entre a União Africana e a França, em condições mutuamente vantajosas.

O Presidente russo, Vladimir Putin, felicitou hoje o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, reeleito no domingo, desejando-lhe “sucesso” para o seu novo mandato, apesar das tensões relacionadas com a Ucrânia, segundo o Kremlin.

 

 

E o governo russo anunciou um cessar-fogo para permitir a retirada de civis do complexo industrial Azovstal, em Mariupol. Local abriga o último bastião de resistência da cidade. Kiev anunciou, no entanto, que o cessar-fogo falhou.

O anúncio do Kremlin foi feito na manhã desta segunda-feira. As unidades das Forças Armadas da Rússia e da autoproclamada República Popular de Donetsk cessarão as ações de combate, retirar-se-ão para uma distância razoável e permitirão a retirada de civis “na direção da sua escolha”, disse o chefe do Centro Nacional de Controlo da Defesa, Coronel General Mikhail Mizintsev.

……

Entretanto, o Governo ucraniano disse, que ao contrário do anunciado pelos militares russos, não foi possível um cessar-fogo para permitir a retirada de civis do complexo metalúrgico.

 

O acordo serviria para estabelecer um corredor humanitário que permitisse retirar os civis escondidos, ao lado de combatentes ucranianos, naquele complexo industrial na cidade do sudeste da Ucrânia.

“Declaro oficialmente e publicamente que, infelizmente, não há acordo sobre um corredor humanitário a partir de Azovstal hoje”, escreveu a vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk na rede social Telegram, pouco depois do anúncio da Rússia.

O secretario-geral da ONU, António Guterres está hoje em Ancara para falar com o Presidente turco Recep Tayyip Erdogan e certamente receber deste informação relevante sobre os esforços de mediação turcos nas negociações entre ucranianos e russos.

Guterres irá amanhã a Moscovo reunir com o Presidente russo Vladimir Putin e o ministro dos Negócios Estrangeiros Sergei Lavrov.

Depois na quinta-feira irá a Kiev falar com o Presidente ucraniano.

……

Ponto-Mais Estação

…..

Samba-Carnaval-Brasil

…..

Vamos fechar ao ritmo do Carnaval do Rio de Janeiro, este ano festejado fora de época…

Uma média superior a 70 mil pessoas por noite assistiram aos quatro dias de desfiles do Carnaval fora de época do Rio de Janeiro.

Amanhã serão conhecidos os resultados dos desfilies das principais escolas de Samba do maior carnaval do mundo, momento acompanhado pelo nosso colega Paulo Costa

RD-PCosta

Paulo Costa, Repórter LAC que está no Rio de Janeiro onde assistiu aos recentes desfiles do Carnaval fora de época, após dois anos de ausência devido à pandemia da Covid-19.

 

Data de Emissão: 25-04-2022 às 19:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados