Edição de 24 de Março de 2022
 

Empresário Carlos São Vicente condenado a 9 anos de prisão e a pagar uma indemnização de 4,5 mil milhões de dólares ao Estado angolano.

Governantes angolanos satisfeitos com os primeiros momentos do Fórum Empresarial Angola-União Europeia

Prémio Nacional de Arquitectura será lançado amanhã

Quénia destrói 840 mil doses de vacina AstraZeneca, contra a covid-19

ONU aprova resolução que responsabiliza Rússia pela crise humanitária na Ucrânia

Nato garante mais apoio à Ucrânia. G7 e da União Europeia preparam novas sansões contra a Rússia.

30 graus de máxima e 26 de mínima é a temperatura registada nesta quinta-feira em Luanda. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Mauro Costa. Hora Informativa na LAC é com a Maria La-Vieter.

……

Boa noite,

….

Nove anos de prisão foi a pena aplicada ao empresário luso-angolano, Carlos São Vicente, pelos crimes de peculato, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

A sentença foi ditada hoje pelo Tribunal da Comarca de Luanda.

….

Empresário luso-angolano Carlos São Vicente condenado a 9 anos de prisão e a pagar uma indemnização de 4,5 mil milhões de dólares ao Estado angolano.

O empresário foi condenado pelos crimes de peculato, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

…..

Onze países europeus, entre os quais Portugal, registaram projetos de investimento em Angola superiores a 9 milhões de euros.

O dado foi avançado hoje em Bruxelas, Bélgica, pelo presidente do conselho de administração da Agência do Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).

António Henriques da Silva falava a margem do Fórum Empresarial Angola-União Europeia, que decorre na capital belga, indicou as principais oportunidades de investimentos no país.

….

Já ministro da economia e planeamento, Mário Augusto Caetano João, diz que gostaria de voltar para o país com compromissos claros de que há negócios fechados entre empresários europeus e angolanos.

…..

Victor Fernandes é o ministro do comércio e indústria e considera o fórum uma oportunidade privilegiada para os empresários europeus.

Por seu lado a embaixadora da União Europeia em Angola Jannet Seppen, realçou o facto de Angola estar presente com uma delegação diversificada.

…..

Embaixadora da União Europeia em Angola Jannet Seppen e a realçar a presença diversificada da delegação angolana no Fórum Empresarial Angola-União Europeia, que decorre em Bruxellas-Bélgica.

Evento onde os governantes angolanos mostraram-se satisfeitos com os primeiros momentos dos debates.

Está previsto a assinatura de vários acordos, em que se destaca, um empréstimo de 50 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento, uma subvenção da UE, no valor de sete milhões de euros para apoiar a resiliência sanitária de Angola em relação à covid-19.

…..

O excesso de despesas com a burocracia impede que se canalizem mais verbas para o sector social.

O dado consta do relatório económico referente ao terceiro trimestre de 2021, que foi hoje apresentado em Luanda pelo Centro de Investigação Científica da Universidade Lusíada de Angola.

Heitor Carvalho director do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Lusíada de Angola avançou igualmente que um dos entraves da nossa economia é a pouca valorização que se faz do capital traduzido em terrenos e imobiliário.

Heitor Carvalho, director do Centro de Estudos e Investigação Cientifica da Universidade Lusíada de Angola que hoje apresentou o relatório económico referente ao terceiro trimestre de 2021.

…..

Oitenta milhões de Kuanzas, é o valor investido pela Organização da primeira feira de produtos nacionais, a realizar-se de 11 a 15 de Maio próximo.

Hoje a organização realizou uma conferência de imprensa para lançamento do evento, por dentro deste assunto está repórter LAC, Fortunato Cabina.

Repórter LAC Fortunato Cabina e o lançamento da Feira de produtos nacionais, agendada para Maio próximo.

….

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos, assinala na próxima segunda-feira, 30 anos desde a data da sua fundação.

Momento que será marcado com uma mesa redonda e outras actividades.

O jornalista José Silva conversa a seguir com o secretário-geral Sindicato Teixeira Cândido.

…..

Jornalista José Silva e a conversa com o secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Teixeira Cândido.

Na próxima segunda-feira o sindicato, assinala na próxima segunda-feira, 30 anos desde a data da sua fundação.

O Fórum das Mulheres Jornalistas para Igualdade no Género quer os jornalistas mais activos no tratamento de matérias sobre a violência baseada no género.

Para abordar estas e outras questões a organização realiza amanhã, na união dos escritores angolanos, um debate público sobre o Papel dos Medias no Combate à violência Baseada no Género.

…..

Madalena Alexandre Directora de Gestão de Projectos do Fórum das Mulheres Jornalistas para Igualdade no Género.

A organização mobilizou representantes de diferentes entidades e responsáveis de órgãos de comunicação social para ajudar a influenciar a pauta jornalística.

…..

A jornalista e activista cívica refere não ser necessário a especialização para o tratamento de questões ligadas a violência no género

…..

Madalena Alexandre Directora de Gestão de Projectos do Fórum das Mulheres Jornalistas para Igualdade no Género.

A organização realiza amanhã na união dos escritores angolanos, um debate público sobre o Papel dos Medias no Combate à violência Baseada no Género.

….

Daqui a pouco

Prémio Nacional de Arquitectura será lançado amanhã

Abel Chivukuvuku líder do projecto político PRA-JÁ Servir Angola continua a lutar para legalizar o seu novo partido

Deputados ratificam proposta lei, que aprova o Código de Procedimentos Administrativos.

….

Notícias para seguir no seu rádio ou no tqoue de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

….

A ordem dos arquitectos de angola apresenta amanhã em Luanda, a segunda edição do Prémio Nacional de Arquitectura.

Segundo o vice-presidente da ordem, Vity Nsalambi, esta premiação acontece de três em três anos.

Vity Nsalamby disse ainda que a ordem tem estado em várias frentes para valorização dos arquitectos no país, bem como combater o exercício ilegal da profissão.

Os interessados em participar deverão cumprir com todos os requisitos da prova, entre os quais, ter 30 anos do exercício da profissão.

O período de inscrição começará tão logo o prémio seja apresentado a imprensa, mas o vencedor só será conhecido no final do ano, altura em que será conhecida a nova direcção da ordem.

Vice-presidente da ordem dos arquitectos de angola, Vity Nsalambi, e a apresentação da segunda edição do prémio nacional de arquitectura que acontece amanhã.

Os deputados da Assembleia Nacional reunidos hoje em sessão plenária, aprovaram por 155 votos à favor, a proposta de lei que aprova o código de procedimentos administrativos que vai conferir nova dinâmica ao funcionalismo público.

No período dedicado às declarações de voto, o deputado Alexandre André da casa CE, sublinhou a importância do documento, e falou da necessidade de criação de um Tribunal Administrativo.

…                  

E a deputada do MPLA, Júlia Ornelas disse tratar-se de um documento essencial que vai permitir a efectiva concretização dos direitos dos cidadãos.

Deputada Júlia Ornelas do MPLA.

Ainda durante a sessão plenária, os parlamentares aprovaram por 162 votos à favor e um contra, a proposta de lei da actividade seguradora e resseguradora.

O deputado Makuta Nkondo justificou porque votou contra o documento submetido a escrutínio final global

Sofia Musssonguele da UNITA entende que a materialização do documento vai permitir o aumento de empresas de seguros no país.

Por sua vez o deputado, Joaquim David da bancada parlamentar do MPLA, referiu que a proposta de lei vai favorecer os beneficiários dos seguros, e exigir mais responsabilidade das seguradoras.

Deputado Joaquim David hoje durante a sessão plenária da Assembleia Nacional que entre outros assuntos procedeu a votação final global da proposta de lei sobre a actividade seguradora e resseguradora.

Ainda durante a sessão que sofreu um interregno para almoço, os deputados votaram por 158 votos à favor, o estatuto do administrador de recuperação ou de insolvência.

…     

A Federação Angolana de Futebol (FAF) anulou o título da Supertaça de Angola ao Sagrada Esperança, na sequência de protesto do Petro de Luanda, pelo facto desta ter sido disputada a uma mão, contrariando o regulamento.

A decisão saiu da Assembleia Geral Ordinária da FAF, realizada no fim-de-semana.

Esta decisão, encarada por muitos, como controversa apanhou a equipa Lunda de surpresa que não entente a decisão, seis meses depois de ter conquistado a supertaça.

O jogo foi feito em Setembro, e segundo o vice-presidente da FAF, José Carlos Miguel, a disputa por só mão teve a anuência dos dois clubes, devido às restrições impostas pela Covid-19.

Posição contrariada pelo Petro, que alega que a opção de um só jogo para a decisão da Supertaça, foi apenas da Federação e não dos clubes.

E hoje durante a edição do Programa Manhãs do Desporto, o comentador LAC para o futebol, Conceição Gaspar defendeu que as duas equipas tiveram tempo suficiente para esclarecerem eventuais dúvidas.

O jornalista LAC João Armando lembrou que o regulamento previa que a Taça fosse realizada a duas mãos, mas surgiram condicionalismos, devido a Covid.

Data de Emissão: 24-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados