Edição de 24 de Maio de 2022
 

Plenário da CNE da luz Verde ao Presidente da República para convocar as eleições gerais de 2022

UNITA com novas denúncias alegadas irregularidades no processo eleitoral 

Novo Aeroporto Internacional de Luanda vai chamar-se Doutor António Agostinho Neto

Presidente do Senegal e da União Africana está em Angola para visita oficial de 72 horas

São Tomé decreta estado de calamidade para ilha do Príncipe, atingida por temporal

União Europeia descarta consenso sobre embargo de gás russo

Ponto-LAC Informação 2

Começa a baixar a temperatura na capital, com Luanda a registar nesta terça-feira 27 graus de máxima e 22 de mínima. Marcamos o tempo da notícia.

Edita o José Silva com montagem de Mauro Costa e técnica final de Anacleto José. Hora Informativa na LAC é com o António Videira.

……

Ponto-Forte

Boa noite,

….

Estão criadas as condições para o Presidente da República, João Lourenço, convocar nos próximos dias, as eleições gerais de Agosto, depois da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) ter aprovado o parecer sobre a existência de condições para o efeito.

O Plenário da CNE aprovou, nesta terça-feira, por unanimidade, o parecer sobre a existência de condições legais, técnicas e logísticas para o quinto pleito na história da democracia angolana.

Presente na plenária da CNE esteve o jornalista LAC Pedro Fernandes, que tem o detalhe da notícia.

…….

RD-PFernandes

…..

Jornalista LAC Pedro Fernandes e as incidências da plenária da Comissão Nacional Eleitoral-CNE, que deu luz verde ao Presidente da República para convocar as eleições gerais de 2022.

……

A UNITA voltou hoje a carga com denúncias sobre alegadas irregularidades no processo eleitoral.

O maior partido da oposição diz que existem cerca de 15.000 “supervisores logísticos estranhos” às eleições gerais previstas para Agosto, cuja “idoneidade, nacionalidade e identidade são desconhecidas” pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

“Estas pessoas, que totalizam cerca de 15.000, são designadas no caderno de encargos por ‘supervisores logísticos’. A sua nacionalidade, identidade e idoneidade não são conhecidas. Consequentemente, não podem ser civil e criminalmente responsáveis pelos actos praticados no exercício das suas actividades”, afirmou hoje em conferência de imprensa o presidente do grupo parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka.

Segundo o líder parlamentar da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), maior partido na oposição, a solução tecnológica aprovada pela CNE para a organização e gestão das eleições gerais, gerida pela empresa Indra, “está viciada”.

…..

RD-LChiaka 3

……

Para a UNITA, a não marcação das eleições até ao momento e acontece porque o Presidente da República e líder do MPLA “pretende obter vantagem ilícita, utilizando o máximo de recursos públicos para fazer campanha real antes de convocar as eleições”.

……..

RD-LChiaka 1

……

Liberty Chiaka fala ainda em violações ao processo registo eleitoral dos cidadãos

…..

RD-LChiaka 2

…..

Presidente do grupo parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka em conferência de imprensa realizada hoje.

O maior partido da posição apresentou novas denúncias alegadas irregularidades no processo eleitoral.

……

O Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-Njango), liderado por Eduardo Chingunji, é o mais recente partido legalizado no país.

A força política junta-se a outros 11 habilitados a concorrer às eleições gerais previstas para agosto de 2022.

….

Jornalista José Silva

….

RD-JSilva

….

Jornalista José Silva

Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-Njango), liderado por Eduardo Chingunji, é a mais nova força politica legalizada pelo tribunal constitucional.

……

Tribunal Constitucional que coloca amanhã em funcionamento o Centro de Processamento de Dados Eleitorais.

O anúncio foi pela juíza conselheira presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso

…..

RD-LCardoso

Juiza conselheira, presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso em declarações à imprensa em Luanda.

Começa a funcionar amanhã o Centro de Processamento de Dados Eleitorais, que receberá as candidaturas das forças politicas as eleições gerais de agosto.

Assim segue o país a caminho da Festa do Voto

….

Ponto-A Notícia e a Verdade

…..

O Presidente do Senegal, Macky Sall, chegou na tarde desta terça-feira a Luanda, para uma visita oficial de 72 horas a Angola, a convite de seu homólogo João Lourenço, no âmbito do reforço da cooperação bilateral.

O estadista senegalês foi recebido, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.

Na capital angolana, o programa de trabalho de Macky Sall prevê a deposição de uma coroa de flores no sarcófago do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, um encontro com o seu homólogo, João Lourenço, e participação numa Sessão Plenária Extraordinária da Assembleia Nacional.

A ocasião será aproveitada para os dois países reforçarem os laços políticos e diplomáticos com a assinatura de acordos nos domínios da Justiça, Comércio, Turismo, Petróleo e Energia, assim como de promoção e protecção de investimento.

…..

Ponto

…..

Mais de cento e vinte mil bilhetes de identidade estão por levantar em todo o país, avançou hoje em Luanda o director nacional de identificação, registos e notariado.

Carlos Cavukila que falava à imprensa na capital do país deu a conhecer que está em curso desde meados deste mês, uma campanha especial em todo o território nacional para qwue os cidadãos possam levantar os seus bilhetes de identidade.

RD-CCavukila2

….

Carlos Cavukila referiu-se igualmente ao alargamento do horário de trabalho dos postos de identificação.

RD-CCavukila1

Director Nacional dos serviços de identificação, registos e notariado, Carlos Cavukila, sobre o processo especial de aceleração, da emissão, impressão e distribuição de bilhetes de identidade pendentes.

Ponto

O Novo Aeroporto Internacional de Luanda, em construção na localidade de Icolo e Bengo, na capital do país, vai chamar-se “Dr. António Agostinho Neto”. A decisão saiu hoje da reunião do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

Em declarações à imprensa, no final da reunião, o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, esclareceu que a atribuição do nome do primeiro Presidente de Angola ao Novo Aeroporto de Luanda constitui uma homenagem e um tributo do povo angolano ao nacionalista e herói nacional.

O Aeroporto deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2023, ou seja, dentro de aproximadamente um ano.

….

Ponto-Os Factos

…..

Países da CPLP analisam em Luanda situação da conservação dos oceanos 

Conferência da revista Economia e Mercado vai analisar os incentivos fiscais como factor de atracção de Investimentos.

Amanhã arranca a décima edição da FIB-Feira internacional de Benguela.

É para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

…..

Ponto-RádioPlay-News

….

Decorreu hoje em Luanda a sessão técnica preparatória da quinta reunião de Ministros do Mar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP, para analisar a situação da conservação dos oceanos.

O que se pretende com o encontro ministerial, é mobilizar parcerias e investimentos para o desenvolvimento sustentável dos mares da CPLP.

A conservação dos oceanos, redução do impacto das alterações climáticas, que levam a escassez de pescado constituem desafios para a sustentabilidade da economia azul.

A bióloga marinha Carmem Santos, confirmou hoje à Lac que as alterações climáticas são dos principais factores que levam a escassez de pescado que se tem verificado na nossa costa.

A especialista falou da necessidade da nossa indústria pesqueira apetrechar-se de melhores meios técnicos que permitam fazer a pesca em áreas mais distantes.

RD-CSantos1

Por outro lado, a bióloga Carmem Santos disse também que o país tem de adoptarv mecanismos alternativos como a aquicultura para permitir o consumo de pescado durante todo o ano.

RD-CSantos2

Bióloga Marinha Carmem, Santos em declarações hoje à LAC

Ponto-Onda Natural

O ministério da Industria e Comercio através do Instituto Nacional das Infra-estruturas e Qualidade-INIQ realizaram hoje em luanda um Workshop sobre a metrologia na era Digital.

A informação foi avançada pela Directora Geral do INIQ, Engenheira Olga Dicamba, que sublinhou que actualmente há necessidade de apostar na verificação e calibração meteorológica dos equipamentos no País de forma mais eficiente. 

RD-ODicamba

Olga Dicamba, Directora Geral do Instituto Nacional das Infra-estruturas e Qualidade-INIQ.

Foi realizado hoje em Luanda um Workshop sobre o tema a metrologia na era Digital com objectivo de ampliar a percepção sobre importância dessa actividade na sociedade.

….

A Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC), órgão adstrito ao Ministério das Finanças, realiza quinta-feira em Luanda, o Fórum Nacional de Reguladores.

O evento assinala os quatros da aprovação no país da primeira Lei da Concorrência angolana e o consequente início da implementação do regime jurídico de promoção e defesa da concorrência.

Jornalista José Silva

….

RD-JSilva

…..

Jornalista José Silva

Autoridade Reguladora da Concorrência realiza nesta quinta-feira o Fórum Nacional de Reguladores.

Durante o  referido evento serão discutidos e analisados os principais temas ligados à Concorrência e Regulação.

….

Os incentivos fiscais como factor de atracção de Investimentos, estarão amanhã sob analise aqui na Capital do País.

O debate, fará parte da segunda edição de conferências da revista Economia e Mercado, sobre tributação.

Segundo o director-geral da publicação, Sebastião Vemba, captar investimentos estrangeiros e melhorar a arrecadação fiscal são os grandes desafios económicos do país.

RD-SVemba

Sebastião Vemba, Director-Geral da Revista Economia e Mercado, que promove amanhã mais uma conferência sobre tributação.

….

E as potencialidades sócio económicas de Benguela estarão à partir de amanhã patentes no estádio da Ombaka, durante a décima edição da feira internacional da província denominada “FIB”.

Manuel Novais da organização do certame avançou hoje à LAC que mais de duzentos expositores vão participar na feira.

RD-MNovais

Manuel Novais da Organização da Feira Internacional de Benguela que arranca amanhã e vai decorrer durante três dias.

A Feira está inserida nas festividades dos 405 anos da cidade de Benguela…..Benguela em festa com a economia em movimento da FIB……

Ponto-Vector

….

De Benguela para a Huíla…..onde as obras de construção da administração municipal de Chipundo, na Huíla podem retomar, após dez dias de paralisação, por desentendimentos relacionados com pagamentos.

O governador provincial, da Huíla Nuno Dala foi abordado sobre o processo. 

O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

RD-FCabina

Repórter LAC Fortunato Cabina

Obras de construção da administração municipal de Chipundo, na Huíla podem retomar, após dez dias de paralisação, por desentendimentos relacionados com pagamentos.

……

De regresso à Luanda….Um projecto de electrificação da comuna do Mussulo, município de Talatona, em Luanda, está em curso na circunscrição e vai ser concluído nos próximos meses.

A informação foi prestada nesta terça-feira, à Angop, pelo  administrador municipal de Talatona, Rui Duarte, tendo referido que o projecto está a ser implementado sob os auspícios do Ministério da Energia e Águas, numa programação do Executivo.  

“Em breve, começamos a colocar os  cabos eléctricos para a instalação de outros equipamentos”, acrescentou. 

 

Desde a era colonial, a península do Mussulo nunca beneficiou de qualquer sistema público de fornecimento de energia eléctrica e água potável. Segundo constatou a Angop os moradores gastam mil kwanzas/dia, no mínimo, para atravessar de barco, em busca de  água, gasolina para geradores, entre outros bens e serviços.

…..

Ponto-LAC Informação 1

…..

Horas….

A marcar a actualidade nesta terça-feira, o Plenário da Comissão Nacional da Eleitoral-CNE que deu luz Verde ao Presidente da República para convocar as eleições gerais de 2022…

Eleições que movimentam o país, com várias iniciativas do governo, partidos políticos e a sociedade civil…..

………

Anexo

……

Ponto-Mais Estação

Vamos agora saber como está o mundo nesta terça-feira

…..

O Governo de São Tomé e Príncipe declarou, esta terça-feira, o estado de calamidade pública no Príncipe e aprovou a entrega de mais de 40 mil euros ao executivo regional. Em causa, os prejuízos causados pelas fortes chuvas.

Na segunda-feira, a  ilha do  Príncipe foi  sacudida por  fortes chuvas. O governo central decretou para os  próximos 15 dias o estado  de  calamidade  na  Região Autónoma  do  Príncipe  em consequência do temporal que  causou prejuízos cujos custos ainda estão por avaliar.

O executivo decidiu, ainda, nesta primeira fase desbloquear cerca de 40 mil euros para apoiar as famílias vítimas das chuvas.

….

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) defendeu esta terça-feira que África tem de continuar a usar gás para gerar energia e garantiu que o contributo do continente para as emissões globais de gases poluentes continuará a ser mínimo.

“Quando olhamos para a transição energética, temos de garantir três imperativos: Primeiro, temos de garantir o acesso e os preços baixos da electricidade. 

Segundo, tem de haver segurança no abastecimento. Terceiro, o gás tem de continuar a ser uma parte crucial do ‘mix’ de energia. Mesmo que a África subsaariana triplique o seu uso de gás para produzir energia, só contribuirá com menos de 0,67% das emissões globais de carbono”, disse Akinwumi Adesina, na abertura dos encontros anuais do BAD, a decorrer em Acra, Ghana até sexta-feira.

…..

A Assembleia Mundial da Saúde reelegeu hoje formalmente o director-geral da Organização Mundial da Saúde OMS), Tedros Ghebreyesus, para um segundo mandato de cinco anos.

O etíope de 57 anos era o único candidato à posição e foi confirmado hoje durante a 75.ª Assembleia, no culminar de um processo que começou em Abril de 2021, quando foi nomeado pelos membros para assumir o cargo.

Ghebreyesus só poderá cumprir mais um mandato, que começa oficialmente no dia 16 de Agosto.

Antes de dirigir a OMS, o médico Tedros Ghebreyesus foi ministro dos Negócios Estrangeiros e da Saúde da Etiópia entre 2005 e 2016, esteve à frente do fundo global de combate à Sida, Tuberculose e Malária.

…..

A presidente da Comissão Europeia insurgiu-se hoje contra as “falsas expetativas” sobre a possível aprovação de um sexto pacote de sanções contra Moscovo, bloqueado pela Hungria devido ao embargo de petróleo russo, durante a cimeira da próxima semana.

Ursula von der Leyen salientou que ainda estão a ser discutidos temas “técnicos” para tentar mudar a postura da Hungria — a decisão requer unanimidade -, segundo explicou, acrescentando que “não é um tema apropriado para ser resolvido no Conselho Europeu” extraordinário a decorrer na próxima segunda e terça-feira.

Ponto/Recapitular/Fecho

Data de Emissão: 24-05-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados