Edição de 24 de Maio de 2022
 

Mais de cento e vinte mil bilhetes de identidade estão por levantar em todo o país.
Presidente senegalês em visita de estado à Angola.
Ataque terrorista causa trinta mortos no nordeste da Nigéria.

Ponto

Hoje é terça-feira, dia 24 de Maio de 2022. O Pedro Fernandes edita e apresenta este serviço informativo com técnica de, Alexandre Campos e final de emissão de, Ricardo Dias.

Ponto

Boa Tarde,
Mais de cento e vinte mil bilhetes de identidade estão por levantar em todo o país, avançou hoje em Luanda o director nacional de identificação, registos e notariado.
Carlos Cavukila que falava à imprensa na capital do país deu a conhecer que está em curso desde meados deste mês, uma campanha especial em todo o território nacional para qwue os cidadãos possam levantar os seus bilhetes de identidade.

RD2-Carlos Cavukila2
….
Carlos Cavukila referiu-se igualmente ao alargamento do horário de trabalho dos postos de identificação.

R.D1-Carlos Cavukila1

Director Nacional dos serviços de identificação, registos e notariado, Carlos Cavukila, sobre o processo especial de aceleração, da emissão, impressão e distribuição de bilhetes de identidade pendentes.

Ponto

Luanda acolhe à partir de hoje, a reunião técnica preparatória da quinta reunião de Ministros do Mar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP, para analisar a situação da conservação dos oceanos.
O que se pretende com o encontro ministerial, é mobilizar parcerias e investimentos para o desenvolvimento sustentável dos mares da CPLP.
A conservação dos oceanos, redução do impacto das alterações climáticas, que levam a escassez de pescado constituem desafios para a sustentabilidade da economia azul.
A bióloga marinha Carmem Santos, confirmou hoje à Lac que as alterações climáticas são dos principais factores que levam a escassez de pescado que se tem verificado na nossa costa.E falou da necessidade da nossa indústria pesqueira apetrechar-se de melhores meios técnicos que permitam fazer a pesca em áreas mais distantes.

R.D.1-Carmem Santos1

Por outro lado, a bióloga Carmem Santos disse também que o país tem de adoptarv mecanismos alternativos como a aquicultura para permitir o consumo de pescado durante todo o ano.

R.D.-Carmem santos2

Bióloga Marinha Carmem, Santos em declarações hoje à LAC

Ponto

A Comissão Nacional Eleitoral, CNE realiza hoje à tarde uma sessão extraordinária, para debater e aprovar o parecer sobre a preparação das eleições gerais marcadas para Agosto próximo, a ser depois remetido ao presidente da República, para a convocação do pleito.
E ainda sobre a preparação eleitoral, a juíza conselheira presidente do Tribunal Constitucional, anunciou à imprensa em Luanda, a inauguração amanhã, dia 25, de um Centro de Processamento de Dados.

R.D.-Laurinda Cardoso

Juiza conselheira, presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso em declarações à imprensa em Luanda.
E ainda sobre o escrutínio de Agosto próximo, o partido no poder em Angola revelou ontem a lista de candidatos, em que sobressai como número dois, Esperança Costa, que poderá vir a ocupar o cargo de vice presidente da República, caso o MPLA vença as próximas eleições gerais.
Carolina Cerqueira é a número três desta lista e poderá ser a presidente da Assembleia Nacional.
Esperança da Costa é bióloga e ocupa actualmente no governo o cargo de Secretaria de Estado para as Pasças, do Ministério Agricultura e Pescas.
A decisão foi conhecida ontem no final da reunião extraordinária do Comité Central do MPLA, orientada pelo presidente do partido João Lourenço.
Durante a reunião o MPLA apresentou ainda o seu programa eleitoral, onde reafirma o combate a corrupção e a garantia de mais empregos.
Quanto a indicação inédita no país de duas mulheres para a super estrutura governativa, o analista político Sérgio Calundungo considera positiva as indicações, na medida em que corresponde a maioria da população angolana, que é feminina.

R.D.-Sérgio Calundungo

Analista, Sérgio Calundungo


Ponto

As relações de amizade e cooperação entre Angola e o Senegal vão conhecer à partir de hoje um novo impulso, com a visita de Estado de três dias, do presidente Macky Sall, à convite do seu homólogo, João Lourenço.
Além do encontro entre os dois presidentes , Macky Sall vai discursar no parlalento durante uma sessão extraordinária em sua homenagem.
Os dois países assinaram em Agosto do ano transacto em Dacar, um acordo geral de cooperação técnica, científica e económica, que previa a criação da Comissão Bilateral e o memorando sobre consultas políticas entre representantes do pelouro das relações exteriores.
Nessa altura também foi rubricado um acordo de supressão de vistos nos passaportes diplomáticos e de serviço.

Ponto

As obras de construção da administração municipal de Chipundo, na Huíla podem retomar, após dez dias de paralisação, por desentendimentos relacionados com pagamentos.
O governador provincial, da Huíla Nuno Dala foi abordado sobre o processo. O repórter LAC, Fortunato cabina tem mais dados sobre esta matéria.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC Fortunato cabina

Ponto

E as potencialidades sócio económicas de Benguela estarão à partir de amanhã patentes no estádio da Ombaka, durante a décima edição da feira internacional da província denominada “FIB”.
Manuel Novais da organização do certame avançou hoje à LAC que mais de duzentos expositores vão participar na feira.

R.D.-Manuel Novais

Manuel Novais da Organização da Feira Internacional de Benguela que arranca amanhã e vai decorrer durante três dias

O ministério da Industria e Comercio através do Instituto Nacional das Infra-estruturas e Qualidade-INIQ realizaram hoje em luanda um Workshop sobre a meteorologia na era Digital.
A informação foi avançada pela Directora Geral do INIQ, Engenheira Olga Dicamba, que sublinhou que actualmente há necessidade de apostar na verificação e calibração meteorológica dos equipamentos no País de forma mais eficiente.

RD- O. Dicamba

Olga Dicamba, Directora Geral do Instituto Nacional das Infra-estruturas e Qualidade-INIQ.
Foi realizado hoje em luanda um Workshop sobre o tema a meteorologia na era Digital com objectivo de ampliar a percepção sobre importância dessa actividade na sociedade.
….
Ponto

Começaram hoje as Jornadas Técnico-Científicas do Instituto Médio São Benedito. que se realizam durante dois dias desta semana.
‘Tecnologias Desenvolvidas em Tempo de Pandemia num Ambiente Sustentável Inclusivo’, é o lema escolhido para as Jornadas de dois dias, que colocarão à prova os conhecimentos dos alunos dos sete Cursos ministrados naquela instituição do distrito urbano do Rangel.
……
RD-JSilva 1

Josidário da Silva sobre as jornadas técnico científicas do Instituto Médio São Benedito.
Ponto

Actualidade Internacional

Trinta pessoas morreram no nordeste da Nigéria, após um ataque de um grupo ‘jihadista’, que retaliou uma ofensiva do Exército nigeriano, adiantaram hoje à imprensa internacional dois líderes de milícias.
O ataque ocorreu no fim-de-semana, na aldeia de Mudo, no Estado de Borno, perto da fronteira com o Chade, e foi realizado por membros do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico na África Ocidental, acrescentaram as fontes.
Apenas hoje foi conhecido o ataque, devido à má qualidade da rede de comunicações e também porque os ‘jihadistas’ destruíram várias infra-estruturas de telecomunicações na região.
As 30 vítimas eram “trabalhadores de sucata que estavam na área à procura de veículos queimados, que são numerosos nas aldeias do norte de Borno devido aos ataques terroristas”, salientou Babakura Kolo, responsável de uma milícia na região de Maiduguri. A violência ‘jihadista’ já matou mais de 40.000 pessoas e forçou cerca de 2,2 milhões de pessoas a deixarem suas casas no nordeste da Nigéria desde 2009, segundo a ONU.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu hoje à comunidade internacional para não comprar à Rússia “cereais roubados” ao seu país e avisou que isso implica “cumplicidade” com os crimes russos. “A Rússia rouba cereais da Ucrânia, carrega-os em navios, atravessa o [estreito do] Bósforo e tenta vendê-los no estrangeiro”, denunciou Kuleba, numa mensagem divulgada na rede social Twitter. O ministro ucraniano pediu à comunidade internacional para que “se mantenha vigilante” e rejeite “este tipo de oferta”, já que não o fazer implica tornar-se “cúmplice dos crimes russos”. “Roubar nunca trouxe sorte a ninguém”, concluiu o chefe da diplomacia ucraniana na mesma mensagem, publicada depois da divulgação de imagens de satélite que mostram um presumível roubo, por parte da Rússia, de cereais da Ucrânia, um dos maiores exportadores mundiais deste alimento.
….
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alertou hoje para os “sinais óbvios” de uma crise alimentar mundial devido à guerra da Ucrânia, causada pela invasão russa, acusando a Rússia de chantagem na retenção de cereais.
Os sinais de uma crise alimentar crescente são óbvios. Temos de agir com urgência”, declarou a líder do executivo comunitário, discursando no Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça.
Numa altura de confronto armado na Ucrânia, Ursula von der Leyen condenou o facto da ” artilharia russa estar a bombardear deliberadamente armazéns de cereais em toda a Ucrânia”, que é um dos países mais férteis do mundo, e que esteja também a “bloquear navios ucranianos cheios de trigo e sementes de girassol”.

Data de Emissão: 24-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados