Edição de 24 de Fevereiro de 2022

Angola deverá ascender a categoria de país de rendimento médio apenas daqui há três anos.

Bolsa de Diamantes entra em funcionamento a título experimental ainda este ano.

Angola defronta hoje a Tunísia na busca da final do africano em andebol júnior feminino.

48% da população africana, vive em territórios não livres, segundo relatório da organização” Freedom House” divulgado hoje.

Presidente da Ucrânia, apela à mobilização geral dos cidadãos para a defesa do seu país. 

Ponto

Hoje é quinta-feira, dia 24 de Fevereiro de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, António dos Santos e final de emissão de, Galácio Santana. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

Angola pediu uma moratória de três anos, para a graduação a categoria de país de rendimento médio, o pedido foi já aprovado por unanimidade pela ONU.

De acordo com o secretário de Estado para o planeamento, que falava hoje à imprensa, o nosso país, tornou-se elegível para a ascensão já em 2012, mas não avançou com o processo devido as implicações a ele inerentes, no que toca ao acesso a facilidades de comércio e a financiamentos internacionais.

RD-MReis 3

Milton Reis, revelou que o Comité de Politicas de Desenvolvimento da ONU, vai no âmbito do processo de avaliação da graduação de Angola, implementar mecanismos para detectar e responder a crises, sejam elas pandémicas ou financeiras.

RD-MReis1

E em breve, será efectuado em todo o país, um inquérito sobre o grau de literacia financeira da população, que vai auferir o comportamento dos angolanos com relação aos serviços da banca, e permitir elaborar estratégias para aumentar o grau de penetração dos mesmos.

RD-MReis2

Secretário de Estado para o planeamento, Milton Reis.

A graduação de Angola a país de rendimento médio, foi adiada por três anos, e será avaliada de forma continua pela ONU.

Ponto

A Bolsa de Diamantes de Angola, deverá entrar em funcionamento, em caracter experimental, até ao final deste ano.

A garantia foi dada no Dubai, pelo ministro dos recursos minerais, petróleos e gás, que revelou que o organismo vai de forma parcial, substituir a SODIAM, no processo de comercialização de diamantes.

Diamantino de Azevedo, avançou que a Sodiam e a Endiama, serão as principais accionistas desta futura bolsa.

RD-DAzevedo

Ministro dos recursos minerais, petróleos e gás, Diamantino de Azevedo.

Ponto

A Assembleia Nacional aprovou hoje, por unanimidade, na globalidade, o projecto de lei sobre o direito de petição proposto pela UNITA.

O documento que não teve qualquer objecção na altura da votação, foi o primeiro na história da democracia angolana, proposto pela UNITA, a merecer a aprovação por unanimidade pelos deputados, como realçou a deputada Mihaela Weba, na declaração de voto do seu partido.

RD – MWeba

Deputada da UNITA Mihaela Weba.

Já o MPLA, votou a favor por entender que o projecto de lei sobre o direito de petição, contribuirá para a melhoria da democracia participativa, como explicou o deputado Nvunda Salucombo.

….

RD – NSalucombo

 O deputado do MPLA, Nvunda Solucombo.

Assembleia Nacional aprovou hoje, por unanimidade, na globalidade, o projecto de lei sobre o direito de petição proposto pela UNITA.

E o projecto de lei sobre a acção popular também foi aprovado, por unanimidade pelos deputados.

Alexandre André da Casa CE disse que o documento teve parecer favorável da sua bancada, por permitir o exercício pleno de cidadania.

R.D.-Alexandre André

Deputado Alexandre André da Casa CE.

Ponto

Mais de dois milhões de cidadãos actualizaram os seus dados para participarem nas eleições gerais marcadas para Agosto próximo.

Os dados foram hoje avançados em Luanda, pelo director nacional dos registos, Fernando Paixão.

R.D1-Fernando Paixão1

Fernando Paixão revelou ainda que uma média de sessenta angolanos fazem diariamente o seu registo nas missões consulares.

R.D3-Fernando Paixão4

O director nacional dos registos, anunciou que outros serviços estarão disponíveis à partir do dia 31 de Março nos Balcões únicos de Atendimento BUAP’s.

R.D.3-Fernando Paixão3

Fernando Paixão director nacional dos registos.

Por sua vez, o director nacional de informação do Ministério das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, João Dembo, disse que existe um plano de reforço da comunicação para sensibilizar e aumentar a adesão ao registo eleitoral.

R.D.-João Dembo

Director nacional de informação do Ministério das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, João Dembo, hoje de manhã durante uma sessão de esclarecimento sobre o registo eleitoral na capital do país.

Ponto

O Conselho de ministros autorizou a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis-ANPG a desenvolver e produzir petróleo e gás na área de concessão do Bloco 24, na perspectiva da sua rentabilização.

A Agência passa a deter os direitos de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de direitos mineiros, na qualidade de concessionária nacional.

Com esta decisão a ANPG concedeu a exploração do referido bloco à Sonangol e a empresa norte-americana Aitanck Group.

E o preço do barril de petróleo brent para entrega em abril subiu hoje acima dos 102 dólares, o valor mais alto desde julho de 2014. A subida do preço dá-se no dia em que a Rússia iniciou uma ofensiva na Ucrânia.

Cerca de quatrocentos trabalhadores de empresas chinesas do ramo das pescas em Benguela,  estão em greve para exigirem o cumprimento das normas laborais vigentes em Angola.

Os grevistas dizem que além dos maus tratos e por vezes agressões físicas, os seus patrões chineses não respeitam as horas de trabalho determinadas por lei no nosso país, e dizem mesmo que estão sujeitos a um trabalho escravo.

As autoridades de Benguela e a Inspecção Geral do Trabalho já iniciaram um processo investigativo para apurar os eventuais incumprimentos.

Ponto

Kinshasa, a capital da RDC, acolhe hoje a décima cimeira de chefes de estado e de governos dos Países Signatários do Acordo- Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação para a região dos Grandes Lagos.

O chefe de estado angolano, João Lourenço, que assume a presidência rotativa daquele organismo regional,  participa no encontro, que vai analisar, os avanços daquele mecanismo, e também as iniciativas tomadas sobre os processos inclusivos que visam a promoção do diálogo.

A integração económica regional, e acções conjuntas que visam o combate das forças negativas que actuam no leste da RDC vão também merecer uma apreciação dos participantes na cimeira orientada pelo presidente congolês, Felix Tshisekedi.

Ponto

Do Desporto, 

Angola defronta hoje a Tunísia para as meias-finais do africano de andebol júnior feminino. 

As duas equipas defrontam-se à partir das 17 horas e reeditam a final desta competição em 2019, em que as nossas meninas perderam com as tunisinas por 26-25.

Para o comentarista Albertino de Oliveira, Angola tem condições de passar hoje pela Tunísia e chegar a final.

RD – AOLiveira

Comentarista Albertino de Oliveira. 

Angola defronta hoje a Tunísia para meia-final do africano em andebol júnior feminino.

Da Actualidade Internacional, 

Quase metade da população africana vive em países “não livres”, indica o relatório anual da organização Freedom House, hoje publicado, e alerta que quatro golpes de Estado em 2021, comprometeram ainda mais, a luta pela democracia em África.

O documento intitulado “Liberdade no mundo 2022: A Expansão global do regime autoritário”, destaca o ressurgimento de golpes militares que afectaram o Chade, Guiné-Conacri, Mali e Sudão.

Segundo o relatório anual da organização não-governamental sediada em Washington, apenas 7% dos 1,4 milhões de africanos vivem em países “livres”, enquanto 45% vivem em regimes “parcialmente livres” e 48% em Estados ou territórios “não livres”.

O documento é feito com base numa escala que avalia os direitos políticos e as liberdades civis dos países e os classifica como “livres”, “parcialmente livres” ou “não livres”, o relatório conclui que 38% da população mundial vive em países sem liberdade, 42% em liberdade parcial e apenas 20% em países livres.

Entre os 10 países do mundo com piores classificações, cinco são africanos: Sudão do Sul (1 ponto em 100), Eritreia (3), Guiné Equatorial (5) República Centro-Africana (7) e Somália (7).

Os autores concluem que a situação da democracia se deteriorou no continente em 2021, devido aos golpes militares e transições antidemocráticas de poder , mas também a uma tentativa de golpe no Níger, que “quase sabotou a primeira transição democrática de poder” da história do país.

Por causa do golpe de Estado que sofreu em setembro, a Guiné-Conacri baixou mesmo do estatuto de “parcialmente livre” para a categoria de “não livre”.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy pediu hoje  a todos os cidadãos que tenham experiência militar, que se  juntem às forças para a defesa do seu país. 

Zelenskyy garantiu, que o governo ucraniano vai fornecer armas às pessoas que queiram lutar pela Ucrânia e pediu igualmente aos cidadãos que façam doações de sangue, porque há soldados feridos nos hospitais ucranianos. 

Fez também um pedido especial aos empregadores do país para ajudarem a fornecer recursos.

Referiu que “A Rússia atacou o Estado Ucraniano, da mesma maneira que a Alemanha nazi o fez na Segunda Guerra Mundial. A partir de hoje, os nossos países estão em lados opostos da história mundial”.

Fontes oficiais ucranianas, indicam que mais de 40 soldados morreram e várias dezenas ficaram feridos na sequência da invasão russa à Ucrânia.

O presidente francês, Emanuel Macron condenou a ofensiva russa à Ucrânia, e assegurou que  está a trabalhar com os seus parceiros para acabar com a guerra”.

Intervenção militar, também já condenada hoje pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, que disse no parlamento que constitui uma ameaça a segurança global, e pediu uma solução pela via diplomática.

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 24-02-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados