Edição de 23 de Maio de 2022
 

Mulheres e crianças são os mais afectados pelas alterações climáticas, defende a Vice-Presidente do Tribunal Constitucional.

Pesca sem fiscalização ameaça Tartarugas ao longo da costa angolana.

Justiça Eleitoral, em debate amanhã na Capital.

Banco Africano de Desenvolvimento reúne-se hoje para evitar uma crise alimentar no continente.

Hoje é Segunda-feira, dia 23 de Maio de 2022. Com a técnica de António dos Santos e Emanuel Catilina. Edita e Apresenta o Sílvio de Abreu.

Boa Tarde, 

A vice-presidente do Tribunal Constitucional, defendeu hoje que as Mulheres e crianças são os mais vulneráveis às alterações climáticas em Angola.

Guilhermina Prata, falava em Luanda, num encontro sobre o tema promovido pela Federação de Mulheres de carreira jurídica.

Guilhermina Prata, disse que a má capacidade de resposta dos órgãos públicos, contribui para que fenómenos como as chuvas e a seca sejam devastadores no nosso país.

Vice-presidente do Tribunal Constitucional, Guilermina Prata.

A pesca sem a devida fiscalização, tem contribuído para a queda significativa das espécies de tartarugas de couro da costa marítima angolana.

A LAC ouviu por ocasião do dia Mundial da Tartaruga, o coordenador do Projecto Kitabanga, que desde 2003 dedica-se a sua preservação.

Michel Morais, revelou que anualmente, verificam-se altas taxas de mortalidade destes animais.

RD-MMorais2

O activista, revelou que mais de 100 quilómetros da nossa orla costeira, são monitorados. Sendo que Angola detém a maior população de tartarugas Oliva do Atlântico.

O coordenador do Projecto Kitabanga, Michel Morais.

Hoje é o dia Mundial da Tartaruga.

A Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente, realiza amanhã em Luanda, uma Conferência Internacional sobre Justiça Eleitoral.

O encontro vai, segundo Cecília Kitombe da ADRA, promover uma discussão sobre o processo eleitoral, para torna-lo mais participativo e transparente.

A responsável, defende que mesmo com o nosso passado histórico, em que contestações de resultados eleitorais desencadearam conflitos armados, o tema deve ser debatido sem receios.

Cecília Kitombe, da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente, que promove amanhã em Luanda, uma Conferência Internacional sobre Justiça Eleitoral.

E o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, comprometeu-se a cumprir e fazer respeitar as leis do país em todos os seus sectores.

O repórter LAC, Fortunato Cabina tem as informações.

A violência física, abusos sexuais a menores, fuga a paternidade, destacam-se entre os 379 casos registados pela Linha SOS Criança, de,13 a vinte deste mês e relatados à imprensa pela porta-voz do Inac, Rosalina Domingos.

Rosalina Domingos do Inac deu igualmente a conhecer que a violação dos direitos de crianças aconteceu no seio familiar, e também em estabelecimentos de ensino, protagonizados por alguns professores enquanto que no Uíge, uma criança com má formação foi abandonada à nascença.

Os incentivos fiscais como factor de atracção de Investimentos, estarão sob analise aqui na Capital do País.

O debate, fará parte da segunda edição de conferências da revista Economia e Mercado, sobre tributação.

Segundo o director-geral da publicação, Sebastião Vemba, captar investimentos estrangeiros e melhorar a arrecadação fiscal são os grandes desafios económicos do país.

Sebastião Vemba, Director-Geral da Revista Economia e Mercado, que promove depois de amanhã mais uma conferência sobre tributação.

Mais de setecentas pessoas foram detidas preventivamente em todo o país na segunda semana deste mês, para esclarecimento da prática de vários crimes.

Este é o resultado das acções da Polícia que também apreendeu armas de fogo, milhares de litros de combustível e mais de 700 kg de estupefacientes, de acordo com o Sub-Comissário Mateus Rodrigues, porta-voz da Polícia Nacional. 

……

De 12 a 18 de Maio, a Polícia Nacional arrecadou mais de 8 milhões de kwanzas resultantes das duas mil multas por infracções rodoviárias, responsáveis pela morte de quase setenta pessoas nas estradas do país.

……..

E o combate à imigração ilegal continua nas fronteiras terrestres e marítimas, onde foram detidas mais de 700 pessoas e milhares de litros de combustível destinado à comercialização nos países vizinhos.

……

O Sub-Comissário Mateus Rodrigues, porta-voz da Polícia Nacional com os esclarecimentos das acções operativas e preventivas em todo o país, entre 12 e 18 de Maio.

A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar registou no período de 06 a 20 de Maio, mais de 400 infracções.

De acordo com o porta-voz da ANIESA, Adérito Mendes, questões como a venda de produtos expirados e a falta de licença para o exercício da actividade foram algumas das constatações.

Porta-voz da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar, Adérito Mendes.

Da Actualidade Internacional,

Os encontros anuais do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) começam hoje em Acra, dias após a instituição aprovar um mecanismo de 1,5 mil milhões de dólares para tentar evitar uma crise alimentar iminente no continente.

A iniciativa, anunciada na sexta-feira à noite e intitulada Mecanismo Africano de Produção Alimentar de Emergência, vai beneficiar 20 milhões de agricultores africanos, que receberão sementes e tecnologia certificadas para produzir rapidamente 38 milhões de toneladas de alimentos, um aumento de 12 mil milhões de dólares na produção de alimentos em apenas dois anos, explicou o BAD em comunicado.

A insegurança alimentar em África, já afetada pela pandemia de covid-19 e por fenómenos decorrentes das alterações climáticas, agravou-se com a ruptura do abastecimento alimentar resultante da guerra na Ucrânia, e África enfrenta agora uma escassez de pelo menos 30 milhões de toneladas de alimentos, especialmente trigo, milho e soja importados de ambos os países, alertou a instituição.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou ontem que espera que mais casos de varíola dos macacos continuem a aparecer, uma doença que foi detetada nos últimos dez dias em 12 países.

O foco e rota de contágio ainda não foram estabelecidos.

A situação está a evoluir de tal forma que a OMS acredita que haverá mais casos de varíola a serem identificados à medida que a vigilância for estendida em países que não são endémicos”, refere a nota epidemiológica da organização.

As informações actuais, indicam que quem tem maior risco de contágio são aqueles que têm contacto físico próximo com alguém que está infetado e apresenta sintomas.

Num comunicado recente, a Organização Mundial da Saúde apelou às pessoas para se manterem informadas, através de fontes fiáveis, como as autoridades de saúde nacionais, sobre a extensão do surto na sua comunidade (se houver), sintomas e prevenção.

Advertiu ainda que a resposta à doença deve focar-se nas pessoas infetadas e nos seus contactos próximos e lembrou que “estigmatizar grupos de pessoas por causa de uma doença nunca é aceitável”.

“Pode ser uma barreira para acabar com um surto, pois pode impedir as pessoas de procurarem os cuidados de saúde, e levar a uma propagação não detetada”, alerta.

 

Data de Emissão: 23-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados