Edição de 23 de Fevereiro de 2022

Sonangol quer atingir as quatrocentas mil toneladas de gás ainda este ano.

Taxistas de Luanda preocupados com a morosidade do governo em responder as suas reivindicações.

ONG, Human Right Watch denuncia abusos contra idosos durante conflitos armados

Ponto

Hoje é quarta- feira, dia 23 de Fevereiro de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Alexandre Campos e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Cristina Miranda.

Ponto

Boa Tarde,

A consultora Oxford Economics Africa estima que a inflação em Angola reduza de 25,8%, em 2021, para 19,9% este ano, interrompendo a trajetória de subida dos preços, apesar da valorização do kwanza.

“Mesmo com as más condições económicas, e do recente fortalecimento do kwanza, a inflação tem continuado numa trajetória crescente, principalmente devido aos efeitos da grande fraqueza da moeda nacional em 2019 e 2020, devido ao choque dos preços do petróleo originado pela pandemia, e pela fraca intervenção do banco central”, escrevem os analistas da Oxford Economics Africa.

Através de uma nota, sobre a atualização da previsão da inflação, os analistas daquela consultora referem que “este ano haverá algum conforto para os consumidores, no seguimento da decisão de outubro do Governo de reduzir o IVA nalguns produtos essenciais de 14% para 7%.

O kwanza perdeu 56% do seu valor face ao dólar entre 2019 e 2020, mas recuperou no ano passado mais de 15% dessas perdas, e tem estado a valorizar-se face ao dólar também no princípio deste ano.

De acordo com os dados do Fundo Monetário Internacional, este será o valor mais baixo para a inflação desde 2015, ano em que os preços subiram 9,6% em Angola.

A SonaGás prevê atingir este ano, a produção de 400 mil toneladas de gás, a nível de todo o país.

Recorde-se que em 2021, o volume cifrou-se em 341 mil toneladas.

O Repórter Fortunato Cabina, traz-nos os detalhes.

RD-FCabina

Repórter Fortunato Cabina, e o aumento previsto da produção de gás para este ano.

E a província de Malange, voltou a ser abastecida de gás butano, por via ferroviária, com a retomada esta semana da circulação comercial dos comboios dos Caminhos de Ferro de Luanda “CFL”.

R.D1-Augusto Osório1

O director do Gabinete de Comunicação e Imagem do CFL, avançou que se registou esta semana um novo acto de sabotagem da linha férrea entre Luanda e Malange.

R.D2-Augusto Osório2

Augusto Osório director do Gabinete de Comunicação e Imagem do CFL.

Ponto

O uso indevido de informações de carácter pessoal, pode acarretar multas que variam entre o equivalente, a sessenta a cento e cinquenta mil dólares.

As sanções, surgem numa altura em que prolifera o uso da internet, e também os crimes com recurso a ela.

De acordo com o Director do Gabinete Jurídico da Agência de Protecção de Dados, as multas podem atingir valores três vezes mais altos, se forem aplicadas  à uma entidade colectiva, que incorra em infracções deste género.

….

RD-NAntonio1

….

Njunjulo António, esclarece que o uso, armazenamento e divulgação de informações de fórum pessoal, devem cumprir requisitos estabelecidos contratualmente estre o cidadão e o prestador de serviços.

RD-NAntonio2

Entretanto, para evitar os riscos associados a partilha de dados pela internet, o especialista recomenda cautela.

RD-NANtonio3

Njunjulo António , Director do Gabinete Jurídico da Agência de Protecção de Dados.

A representante da delegação da União Europeia (UE) em Angola destacou em Luanda, progressos do governo, no que toca a gestão das finanças públicas, principalmente nos sectores do controlo, fiscalização e execução.

A embaixadora Jeannette Seppen que falava ontem numa cerimónia de Apresentação da Plataforma Online da Sociedade Civil para a Simplificação e Análise Orçamental nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste.

Sobre as reformas em curso para a estabilização económica, Jeannette Seppen destacou a reforma do quadro jurídico, a publicação atempada e frequente dos relatórios sobre o uso de recursos orçamentais.

A representante da União Europeia no nosso país, realçou o nível das auditorias das contas nacionais pelo Tribunal de Contas, as medidas de racionalização das despesas públicas, com avanços relativos às receitas fiscais não petrolíferas e uma diminuição assinalável ao nível das despesas não essenciais.

A responsável citou ainda as medidas de política fiscal, que permitiram ainda em 2021 uma redução significativa do rácio da dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto.

Ponto

A “ANATA”, Associação Nacional dos Taxistas de Angola, está preocupada com a morosidade do governo, em resolver as reivindicações da classe, sobre a sua inclusão nas políticas públicas e acesso à determinados pontos da cidade.

O facto foi hoje revelado à Comercial por Francisco Paciente da Anata.

R.D1-Francisco Paciente1

Francisco Paciente da Anata avançou que os seus associados têm sido intimidados, situação que poderá levar a uma nova paralisação.

R.D2-FPaciente2

Por outro lado o líder associativo disse não compreender as razões que impedem os taxistas dos azuis e brancos de operarem em determinados pontos do São Paulo, Sequele e Viana.

R.D.3-Francisco Paciente3

Francisco Paciente da Anata.

A LAC ouviu igualmente Manuel Faustino da Associação dos Taxistas de Luanda que descartou qualquer possibilidade de convocação de uma greve, porque segundo disse continuam as negociações com o governo.

R.D1-Manuel Faustino

Manuel Faustino da Associação dos Taxistas de Luanda ATL, deu a conhecer que o acesso dos associados, aos vários pontos do São Paulo, Sequele e Vila de Viana também está a ser solucionado nas negociações com as autoridades.

R.D.2-Manuel Faustino2

Manuel Faustino da ATL, que descartou qualquer possibilidade de greve dos taxistas, contrariando assim a Anata que não exclui esta possibilidade, sempre pautando pela lei e pela ordem, caso persista a morosidade do governo em resolver as reivindicações da classe.

Ponto

Os membros da estrutura de coordenação da campanha eleitoral do MPLA analisaram o modo de funcionamento das suas estruturas de nível intermédio e aprovaram o conjunto de acções a realizar no quadro da campanha eleitoral.

A reunião de ontem, orientada pelo presidente do partido, João Lourenço, serviu igualmente para informar os participantes sobre o processo de actualização do registo eleitoral oficioso, extensivo aos cidadãos angolanos residentes no exterior do País, tendo sido reiterado o apelo à participação massiva dos potenciais eleitores, tendo em vista a aquisição de legitimidade, para o exercício do voto no pleito eleitoral de Agosto próximo.

Os membros da estrutura de coordenação da campanha eleitoral do MPLA apelaram ao executivo para manter a aposta no fomento da produção de alimentos no país e o fabrico de bens que satisfaçam as necessidades básicas da população.

Ficou patente a necessidade de prosseguir a promoção do desenvolvimento socioeconómico, centrando-se na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida das famílias.

Ponto

Um casal foi raptado por um grupo de desconhecidos, quando se encontrava na sua lavra no município da Quiçama.

O porta- voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, Nestor Goubel diz desconhecer ainda o paradeiro do casal e da sua viatura.

R.D1-Nestor Goubel1

O porta- voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional revelou igualmente ter sido detido ontem um aluno da escola Nzinga Mbandi que depois de uma luta com um colega na véspera, resolveu levar uma catana para a escola.

R.D.2-Nestor Goubel2

Porta- voz do comando provincial de Luanda da Polícia Nacional, Nestor Goubel.

Da Actualidade Internacional

As pessoas idosas estão sujeitas a mais abusos durante os conflitos armados, incluindo execuções sumárias, violações e sequestros, denunciou hoje a organização Human Rights Watch (HRW), que pediu à ONU que garanta uma proteção reforçada a esta faixa etária.

Aquela organização pede a todas as partes envolvidas em conflitos armados que acabaem com os abusos contra os idosos e facilitem a assistência humanitária” aos mais velhos.

O pedido consta de um relatório intitulado “Ninguém é poupado: abusos contra idosos em conflitos armados”, hoje divulgado em Nova Iorque, Estados Unidos.

O relatório, de 48 páginas, descreve situações passadas entre 2013 e 2021 e reúne informações sobre abusos cometidos contra idosos em conflitos armados em diversas regiões do mundo, entre estas, Moçambique.

Um ex-ministro da Guiné-Conacri foi preso e outro colocado sob supervisão judicial por “desvio de fundos públicos e corrupção”, anunciou ontem um procurador especial.

O antigo ministro do Orçamento de Alfa Condé (2010-2020), Ismael Dioubate, foi colocado numa prisão de Conacri e o antigo ministro de Estado e conselheiro especial da Presidência durante este período, Tibou Camará, sob supervisão judicial, de acordo com uma declaração do Ministério Público do Tribunal de Repressão de Ofensas Económicas e Financeiras (Crief).

Dioubaté e Camará compareceram ontem perante a câmara de investigação do Crief e são processados por “desvio de fundos públicos, branqueamento de capitais, corrupção e cumplicidade”, segundo a declaração assinada por Aly Touré, o procurador especial do Crief, criado pelos militares que derrubaram o Presidente Condé, em 05 de setembro.

O Crief também acusou e prendeu hoje Eveline Folla Mansara, antiga diretora administrativa e financeira do Ministério da Educação Técnica e Formação Profissional.

Ponto

Recapitular

Fecho

 

Data de Emissão: 23-02-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados