Edição de 23 de Fevereiro de 2022

Novo salário nacional já está em vigor após publicação em Diário da República

Ministro de Estado admite que potencial marítimo angolano ainda é subaproveitado

No debate da LAC igreja católica reitera que não é oposição ao governo…..Analista politico recomenda líderes religiosos a ponderarem as suas posições em ano de eleições

Domingos Simões Pereira líder do PAIGC está proibido de sair da Guiné Bissau

Ucrânia decreta estado de emergência e acusa Rússia de agressão armada

Ponto-LAC Informação 2

Quarta-feira quente em Luanda com a capital registou 30 graus de máxima de 24 de mínima. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de Galácio Santana e técnica final de Mauro Costa. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

……

Ponto-Forte

Boa noite,

…..

As mais recentes pastorais da CEAST sobre a situação social do país que vai a votos em Agosto, não são sinónimo de oposição da Igreja Católica.

Esta posição foi manifestada hoje à LAC pelo representante da CEAST, Conferência Episcopal Angola-São Tomé, durante o debate que a Comercial promoveu esta manhã, em que se falou sobre as relações entre o Poder Político e o Poder Religioso.

…….

RD-CBento

…….

Cornélio Bento, membro da CEAST, a Conferência Episcopal Angola São Tomé.

Já, o analista político Osvaldo Mboco, pede prudência a vários líderes religiosos, quando se pronunciam sobre o momento actual do país que terá eleições em Agosto.

……..

RD-OMboco

…….

O analista político Osvaldo Mboco. Quem partilha da mesma posição do analista, é o reverendo Vinte e Cinco da Igreja Metodista, que evoca exemplos da História recente de África, para advertir sobre os cuidados na relação entre o poder político e o poder religioso.

…….

RD-PVinte e Cinco

……

Pastor Vinte e Cinco da Igreja Metodista. E Ambrósio Micolo, director-adjunto do INAR, o Instituto Nacional de Assuntos Religiosos do ministério da Cultura, revela que são mais de mil Igrejas que lutam pela legalização.

…….

RD-AMicolo

……..

Ambrósio Micolo, director-adjunto do Instituto Nacional de Assuntos Religiosos, INAR do ministério da Cultura quando falava durante o debate que a LAC promoveu esta manhã, dedicado às relações entre os Poderes Político e Religioso em Angola.

…..

Ponto-A Notícia e a Verdade

…..

Horas

……

Os novos salários mínimos já estão em vigor, depois da publicação em Diário da República do decreto presidencial que fixa os valores entre os 32 aos 48 mil kwanzas.

O salário mínimo nacional garantido único passou para os 32.181, enquanto os salários mínimos por agrupamentos económicos foram fixados nos 40.226 kwanzas para os sectores dos transportes, dos serviços e da indústria transformadora, e nos 48.271 para os trabalhadores do comércio e da indústria extractiva.

O decreto presidencial 54/22, publicado no Diário da República de 17 de Fevereiro, abre a possibilidade de redução do salário mínimo nacional às empresas dos sectores da agricultura e da indústria transformadora, que “podem estabelecer salários abaixo do salário mínimo nacional, desde que comprovem documentalmente a impossibilidade de efectuarem o pagamento dos valores fixados por lei”.

A autorização para essa redução é da competência do titular do departamento ministerial responsável pelo sector, determina o documento.

……

A ministra das Finanças, Vera Daves, informou que o Orçamento Geral do Estado (OGE) 2022, tem reservado para o pagamento da divida pública um total de 450 mil milhões de kwanzas, referente a 2013-2018.

Vera Daves que falava hoje no espaço Grande Entrevista da Rádio Nacional de Angola, adiantou também que já está em curso o processo de envio dos registos à Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) que após a inspeccionar dará luz verde para o pagamento. 

……

RD-VDaves

….

Ministra das Finanças Vera Daves a confirmar o pagamento dos atrasos por parte do estado angolano, num 450 mil milhões de kwanzas, de divida pública entre 2013 a 2018.

……

A consultora Oxford Economics Africa estima que a inflação em Angola reduza de 25,8%, em 2021, para 19,9% este ano, interrompendo a trajetória de subida dos preços, apesar da valorização do kwanza.

 

“Mesmo com as más condições económicas, e do recente fortalecimento do kwanza, a inflação tem continuado numa trajetória crescente, principalmente devido aos efeitos da grande fraqueza da moeda nacional em 2019 e 2020, devido ao choque dos preços do petróleo originado pela pandemia, e pela fraca intervenção do banco central”, escrevem os analistas da Oxford Economics Africa.

…..

O Executivo aprovou, nesta quarta-feira, o Estatuto Remuneratório da Carreira do Trabalhador Social, durante a segunda sessão do Conselho de Ministros.

A reunião orientada pelo chefe do executivo, João Lourenço, também aprovou o regime remuneratório da carreira especial da inspecção-geral do trabalho, que visa padronizar as posições remuneratórias e conferir maior dignidade à função inspectiva dos funcionários ligados à actividade.

Também mereceu aceitação o novo estatuto orgânico da Inspecção Geral do Trabalho-IGT, que visa assegurar a aplicação e a observância da legislação laboral complementar nas relações jurídicas laborais.

 

A Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, ressalta a nova estrutura directiva da IGT.

……

RD-TDias 1

……

Com o novo estatuto há alterações a nível do Centro de Saúde e Segurança no Trabalho.

……

RD-TDias 2

…..

A Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, e o novo estatuto orgânico da Inspecção Geral do Trabalho-IGT, aprovado hoje em conselho de ministros.

…..

Sessão que autorizou a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis-ANPG a desenvolver e produzir petróleo e gás na área de concessão do Bloco 24, na perspectiva da sua rentabilização.

 

A Agência passa a deter os direitos de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de direitos mineiros, na qualidade de concessionária nacional.

 

Com esta decisão a ANPG concedeu a exploração do referido bloco à Sonangol e a empresa norte-americana Aitanck Group.

…..

RD-Barroso

…..

José Barroso Secretario de Estado para os Petróleos e a autorização dada à Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis para exploração e produção de petróleo e gás no Bloco 24.

 

Medida que pretende junto dos potenciais investidores, tornar mais rentável a exploração e o desenvolvimento dos recursos, na respectiva área de concessão.

…….

 

A SonaGás prevê atingir este ano, a produção de 400 mil toneladas de gás, a nível de todo o país.

Recorde-se que em 2021, o volume cifrou-se em 341 mil toneladas.

O Repórter Fortunato Cabina, tem o detalhe da notícia.

RD-FCabina

Repórter Fortunato Cabina, e o aumento previsto da produção de gás para este ano.

E a província de Malange, voltou a ser abastecida de gás butano, por via ferroviária, com a retomada esta semana da circulação comercial dos comboios dos Caminhos de Ferro de Luanda “CFL”.

RD-AOsório1

O director do Gabinete de Comunicação e Imagem do CFL, avançou que se registou esta semana um novo acto de sabotagem da linha férrea entre Luanda e Malange.

RD-AOsório2

Augusto Osório director do Gabinete de Comunicação e Imagem do Caminho-de-Ferro de Luanda-CFL, comboio já circula entre Luanda e Malanje…….

…..

Um comboio que no futuro poderá trazer produtos do campo para as lojas Kero em Luanda……

Os novos gestores da Rede de Hipermercados Kero anunciaram que procuram fornecedores nacionais de produtos agrícolas ou industriais, para a nova fase que começa já dentro de dias

As primeiras cinco lojas Kero reabrem no próximo dia 2 de Março, sob gestão da empresa Accord, criado pelo grupo Anseba, exclusivamente para o efeito.

 

A opção pela criação de um novo grupo para gerir a rede deve-se ao objectivo de tornar o Kero novamente na maior empresa de retalho do país.

 

Segundo um comunicado de imprensa do Grupo Anseba, as lojas a serem reabertas em simultâneo são o Kero Kilamba, Nova Vida, Morro Bento, Mártires e Combatentes, todas em Luanda.

Recordamos que desde Dezembro do ano passado a gestão da Rede de Hipermercados Kero passou para o grupo eritreu Anseba, depois do estado arrestar e retirar a gestão ao grupo Zahara.

……..

Ponto-Vector

….

O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República considera “urgente a aprovação de uma estratégia integrada dos mares, por formas a evitar-se a subexploração dos recursos marítimos de Angola”. 

Adão de Almeida intervinha durante a abertura da conferência do mar que decorreu hoje em Luanda sob o tema “Os desafios para o crescimento da economia azul”.

O governante realça a aprovação da estratégia para melhor aproveitamento dos recursos marinhos.

…..

RD-AAlmeida 2

……

O Ministro de Estado admitiu que potencial marítimo angolano ainda é subaproveitado.

…..

RD-Almeida 1

…..

Adão de Almeida Ministro do Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, que procedeu a abertura da conferência do mar que decorreu hoje em Luanda sob o tema “Os desafios para o crescimento da economia azul”.

Evento organizado pelo Ministério da Agricultura e Pescas está inserido na semana mundial dos oceanos.

…..

Ponto-Onda Natural

…..

O uso indevido de informações de carácter pessoal, pode acarretar multas que variam entre o equivalente, a sessenta a cento e cinquenta mil dólares.

As sanções, surgem numa altura em que prolifera o uso da internet, e também os crimes com recurso a ela.

De acordo com o Director do Gabinete Jurídico da Agência de Protecção de Dados, as multas podem atingir valores três vezes mais altos, se forem aplicadas à uma entidade colectiva, que incorra em infracções deste género.

….

RD-NAntonio1

….

Njunjulo António, esclarece que o uso, armazenamento e divulgação de informações de fórum pessoal, devem cumprir requisitos estabelecidos contratualmente estre o cidadão e o prestador de serviços.

RD-NAntonio2

Entretanto, para evitar os riscos associados a partilha de dados pela internet, o especialista recomenda cautela.

RD-NANtonio3

Njunjulo António , Director do Gabinete Jurídico da Agência de Protecção de Dados.

Ponto-LAC Internet

Daqui a pouco

Praias e piscinas podem reabrir no dia 1 de Março

A Associação de Mulheres Empreendedoras Europa-África lança projecto para apoiar famílias vulneráveis

Notícias para seguir no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

…..

Ponto-Rádio Play-Notícias

….

Momento agora para actualizar os dados da covid-19 registados no país nas últimas 24 horas.

Foram notificados 27 novos casos positivos, 13 pacientes recuperados e não foi registado nenhum óbito.

E o governo pretende agravar e aligeirar outras medidas no próximo decreto presidencial como a reabertura das praias e piscinas, a partir de 1 de Março, segundo informações avançadas pelo coordenador da Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Pandemia da Covid-19, Francisco Furtado.

Francisco Furtado que falava, nesta terça-feira, em Luanda, no final na reunião semanal de balanço Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 disse que serão implementadas medidas mais rígidas para obrigar os cidadãos a tomarem a vacina.

…..

A Associação de Mulheres Empreendedoras Europa-África está preocupada com o elevado número de mortes por Anemia Falciforme, Violência Contra à Criança e a falta de políticas concretas para minimizar o sofrimento de muitas famílias.

Por dentro de mais uma matéria social está o jornalista da comercial, Manuel Augusto.

….

RD-MAugusto

 

….

Jornalista Manuel Augusto.

A Associação de Mulheres Empreendedoras Europa-África lança projecto para apoiar famílias vulneráveis.

…..

Mais de setenta famílias foram cadastradas pela Empresa de Transportes Colectivos Urbanos de Luanda-TCUL, para receber a prestação de subsídio por morte, um valor pago em dinheiro numa única prestação, para compensar os encargos pela morte do segurado ou reformando entre 2013 a 2021.

A Chefe de Departamento da Acção Social da TCUL, Imaculada Pedro, reconhece existir atrasos na prestação de pagamento junto do Instituto Nacional de Segurança Social- INSS das antigas administrações da empresa.

Entretanto a responsável realça que algumas famílias foram solicitadas recentemente para resolução deste processo.

RD-IPedro 1

Imaculado Pedro afirma ainda que os pagamentos já começaram a ser efetivados, mas a ausência de certas famílias, tem produzido complexidades na dinamização dos pagamentos.

RD-IPedro 2

TCUL atribui subsídio de morte, para compensar os encargos pela morte dos seus colaboradores.

Um dos comtemplados é Domingos Salvador, que já foi contactado pela empresa, após a morte do seu pai, antigo trabalhador da TCUL.

RD-DSalvador

Já o Director adjunto do Bureau Sindical dos Trabalhadores, Domingos Contreiras, disse que tem trabalhado junto do Conselho de Administração, para que o procedimento decorra sem anomalias.

RD-DContreiras  

….

Domingos Contreiras, Director adjunto do Bureau Sindical dos Trabalhadores da TCUL.

Mais de setenta famílias foram solicitadas pela Empresa de Transportes Colectivos Urbanos de Luanda-TCUL, para receber a prestação de subsídio por morte, valor pago para compensar os encargos pela morte do segurado ou reformado.

….

Seguimos na boleia da notícia…..Depois de olharmos a situação social para quem gere os autocarros da TCUL…vamos agora andar de táxi-colectivo

 A “ANATA”, Associação Nacional dos Taxistas de Angola, está preocupada com a morosidade do governo, em resolver as reivindicações da classe, sobre a sua inclusão nas políticas públicas e acesso à determinados pontos da cidade.

O facto foi hoje revelado à LAC por Francisco Paciente da ANATA.

RD-FPaciente1

Francisco Paciente avançou ainda que os seus associados têm sido intimidados, situação que poderá levar a uma nova paralisação.

RD-FPaciente2

Por outro lado o líder associativo disse não compreender as razões que impedem os taxistas dos azuis e brancos de operarem em determinados pontos do São Paulo, Sequele e Viana.

RD-FPaciente3

Francisco Paciente da Anata.

A LAC ouviu igualmente Manuel Faustino da Associação dos Taxistas de Luanda que descartou qualquer possibilidade de convocação de uma greve, porque segundo disse,  continuam as negociações com o governo.

RD-MFaustino 1

O presidente da ATL acrescenta que o acesso aos vários pontos do São Paulo, Sequele e Vila de Viana também está a ser solucionado nas negociações com as autoridades.

RD-MFaustino2

Manuel Faustino da ATL, que descartou qualquer possibilidade de greve dos taxistas, contrariando assim a ANATA que não exclui esta possibilidade, sempre pautando pela lei e pela ordem, caso persista a morosidade do governo em resolver as reivindicações da classe.

Assim está Luanda na sensibilidade da antena LAC….A rádio por dentro da dinâmica da capital…..

Um casal foi raptado por um grupo de desconhecidos, quando se encontrava na sua lavra no município da Quiçama.

O porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, Superintendente Nestor Goubel diz que ainda é desconhecido o paradeiro do casal e da sua viatura.

RD-NGoubel 1

E ontem a polícia deteve um aluno da escola Njinga Mbandi que depois de uma luta com um colega na véspera, resolveu levar uma catana para a escola.

RD-NGoubel 2

…Superintendente Nestor Goubel, Porta-voz do comando provincial de Luanda da Polícia Nacional e algumas ocorrências que marcaram Luanda nas últimas horas

Assim está Luanda captada pela sensibilidade da antena LAC

Ponto-LAC Informação 1

…..

Vamos agora saber como está o mundo nesta quarta-feira

O presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, Delfim Santiago das Neves, encontra-se em Cabo Verde para fortalecer as relações de amizade e cooperação entre os parlamentos dos dois países.

Na sessão solene de boas-vindas no parlamento cabo-verdiano, realizada hoje Delfim Neves elogiou o debate político que se faz na Assembleia Nacional na cidade da Praia.

…..

RD-DNeves

…..

Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe Delfim Neves, que está em visita a Cabo Verde.

……

Proibido de sair do seu país, Guiné Bissau está o presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), maior partido da oposição guineense.

A decisão de obrigação de permanência no país foi aplicada pelo Ministério Público.

Em causa está o alegado envolvimento do também deputado  Domingos Simões Pereira no caso conhecido por “resgate aos bancos”, no qual o Ministério Público suspeita ter sido mais um ato de corrupção, embora Pereira tenha negado sempre o seu envolvimento.

Depois de ter mandado uma nota a pedir ao parlamento guineense o levantamento da imunidade parlamentar do deputado e líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), num despacho assinado por magistrado Fernando Mendes, o Ministério Público justificou a decisão de obrigar a permanência de Domingos Simões Pereira no país, devido à “demora” da Assembleia Nacional Popular (ANP) decidir e por haver perigo que a falta dessa decisão acarreta para o sucesso da investigação ao que considera suspeito.

Data de Emissão: 23-02-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados