Edição de 22 de Março de 2022
 

Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos terá localizado ossadas de Nito Alves e de outras vítimas do 27 de Maio de 1977.

Morreu o General Paulo Lara, filho do nacionalista Lúcio Lara

Estudo revela que apenas 40 por cento da população angolana tem acesso a água potável

Vice-Presidente da República reafirma compromisso do executivo em garantir o abastecimento de água potável em todo o território nacional.

Professores cabo-verdianos em greve prometem sair à rua em todo o país

Contraespionagem ucraniana diz ter anulado plano russo para assassinar Volodymyr Zelensky

31 de máxima e 26 de mínima foi a temperatura registada hoje em Luanda. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Mauro Costa. Hora Informativa na LAC é com o António Videira.

…..

Boa noite,

….

Terão sido localizadas em Luanda aquelas que se presumem ser as Ossadas de Nito Alves, Sita Vales, Artur Nunes, David Zé e de outras seis vítimas do 27 de Maio de 1977, conhecida como tentativa de golpe de estado registada no país.

A revelação foi feita hoje em Luanda pelo Coordenador da Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP), Francisco Queirós.

…..

Francisco Queirós no final da terceira reunião Ordinária da CIVICOP, referiu as respectivas ossadas estão a ser trabalhadas por uma equipe médico-forense.

…..

Nesta altura a comissão conta com a colaboração das famílias para a realização dos exames genéticos.

….

O também ministro da justiça e dos direitos humanos avançou dados em relação aos pedidos de pedidos de devolução de restos mortais, certificados e certidões de óbito.

…..

Francisco Queirós Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos e Coordenador da Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos.

A CIVICOP que terá localizado ossadas de Nito Alves e de outras vítimas do 27 de Maio de 1977.

Conflitos Políticos que marcaram a trajetória de Angola antes e depois da independência….a Luta Armada para a Libertação Nacional, a Luta entre os Movimentos Nacionais….Guerras e Batalhas entre angolanos, e, que tiveram também o envolvimento de forças de outros países…..

 

Foi assim no Cuito Cuanavale, Província do Cuando Cubango

O país assinala amanhã, 23 de Março, o feriado regional consagrado ao Dia de Libertação da África Austral. O acto central da efeméride decorre nesta quarta-feira no Cuito Cuanavale, Cuando Cubango.

Uma data histórica, que recorda os sacrifícios de militares angolanos e forças internacionalistas que protagonizaram a batalha do Cuito Cuanavale, de que saíram derrotadas as forças sul-africanas que desde 1975 ocupavam parte da região sul do país.

E há, poucos anos, em entrevista ao programa ‘Café da Manhã’ da LAC, o então comandante de uma das Brigadas, o tenente-general António Valeriano, recordava a experiência do 23 de Março de 1988.

O comandante António Valeriano recordava ainda que para a Batalha do Cuito Cuanavale, confluíram a maioria dos comandantes que o país dispunha, cuja presença foi decisiva para o êxito dos combates.

As memorias de um comandante….Tenente-general António Valeriano, líder de uma das brigadas das Ex-FAPLA-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola, presentes na batalha do Cuito Cuanavale.

Aqui a conversa com a história, numa das edições do programa ‘Café da Manhã’ da LAC, e uma das batalhas que marca a história da África Austral.

….

Foi há 34 anos no Cuito Cuanavale, Cuando Cubango.

….

Para acompanhar amanhã na LAC Emissão Especial sobre a Batalha do Cuito Cuanavale com comandantes que estiveram no teatro das operações militares neste dia histórico, 23 de março de 1988.

O primeiro momento entre as 9h30 as 10 horas e o segundo momento entre as 12h as 13 horas

…..

E o auditório da Academia diplomática Venâncio de Moura, em Luanda, acolhe esta quarta-feira, uma conferência com o tema A Batalha do Cuito Cuanavale e o seu Impacto na Harmonização Política, Económica e Social da África Austral”.

O colóquio, a realizar-se em alusão ao Dia da Libertação da África Austral, terá como oradores o especialista em Relações Internacionais, Francisco Ramos da Cruz, o secretário para a Saúde Pública, Franco Mufinda e o académico Issau Agostinho.  

 

O encontro, aberto ao público mediante apresentação do certificado de vacinação será, igualmente, transmitido via zoom.

….

Há aspectos da História de Angola, sobretudo ligados à luta de Libertação Nacional que requerem mais investigação, segundo Ana Margoso.

A jornalista angolana neste momento radicada no Reino Unido, está em Luanda e foi a convidada da edição de hoje do Programa Café da Manhã, conduzido pelo jornalista LAC, José Rodrigues.

Baptizada como Ana Gonçalves da Silva, é filha do comandante Margoso, e a sua mãe também foi antiga combatente.

Ana Margoso deu a entender alguma tristeza pela forma como os antigos combatentes foram tratados.

As razões que a levaram a militar na UNITA, foram abordadas durante o Café da Manhã.

Contou igualmente algumas vicissitudes por que passou por ter pertencido ao maior partido na oposição em Angola.

Jornalista, Ana Margoso, a convidada de hoje do Programa Café da Manhã desta estação emissora, conduzido todas as terças-feiras por José Rodrigues.

……

Ponto-Os Factos

….

Morreu, nesta terça-feira, na cidade do Porto, Portugal, vítima de doença, aos 65 anos, o General Paulo Lara, filho do nacionalista Lúcio Lara e membro fundador da Associação Tchiweka de Documentação, anunciou a família em comunicado.

Noutro comunicado a Associação Tchiweka de Documentação, indica, que “foi com muito pesar que a Associação Tchiweka de Documentação comunica a todos os seus associados e amigos o falecimento de um dos seus fundadores e principais impulsionadores das actividades da associação, Paulo Lara, ocorrido a 22 de Março em Portugal”, lê-se no documento.

De acordo com a associação, as cerimónias fúnebres realizar-se-ão em Luanda, em data a anunciar. 

Paulo Lara que morreu aos 65 anos de idade é filho do nacionalista Lúcio Lara e de Ruth Lara, cresceu no meio nacionalista angolano e estudantil do Congo-Brazzaville. Tinha 19 anos em 1975.

General das Forças Armadas Angolanas (FAA), em situação de disponibilidade, começou a sua carreira militar em 1972, na província de Cabinda como guerrilheiro do Movimento de Popular de Libertação de Angola (MPLA)

Licenciado em Ciências Militares e em Relações Internacionais, foi docente universitário e integrou o Centro Avançado de Estudos Africanos da Universidade Agostinho Neto (UAN).

 

Paula Lara também marcou presença no teatro das operações da Batalha do Cuito Cuanavale, como recordou a instantes o Tenente-general António Valeriano,

Em 2003, Paula Lara, iniciou a investigação sobre o período da luta de libertação e desde 2010 dirigiu o Projecto “Angola – Nos Trilhos da Independência”.

…..

Apenas 40 por cento da população angolana tem acesso a água potável.

Esta é uma das conclusões do estudo que foi feito pelo Instituto para a Água, o Ambiente e a Saúde da Universidade das Nações Unidas, com sede no Canadá, e foi divulgado na véspera do Dia Mundial da Água, que se assinala hoje 22 de Março.

De acordo com o estudo, Angola aparece nos países com uma percentagem mais baixa no acesso à água potável, cerca de 40%, ao nível da Guiné-Bissau, que tem o mesmo valor, mas muito abaixo de outros países lusófonos como Cabo Verde e São Tomé e Princípe, que têm uma média de cobertura de 70%.

…..

E o exemplo do défice de distribuição ou acesso a água potável no país está bem patente na capital Luanda, que nos últ8imos dias vive restrições no abastecimento.

…..

Ouvintes LAC e algumas soluções apontadas para melhorar o abastecimento de água na capital Luanda

E o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, acredita que nos próximos dias a situação do abastecimento de água a centralidade do Sequele-Cacuaco e de outras zonas de Luanda, poderá ser resolvida nos próximos dias.

…..

O Vice-Presidente da República reafirmou, o compromisso do Executivo em garantir o abastecimento de água potável de qualidade e em quantidade em todo o território nacional.

 

Bornito de Sousa falava à imprensa, por ocasião do Dia Mundial da Água, que hoje se assinala, sob o lema “Águas subterrâneas: tornar visível o invisível”.

O número dois da governação do país visitou hoje a estação de captação e abastecimento de Kifangondo e o Centro de Distribuição Candelabro, localizado no município de Cacuaco.

….

 

Vice-Presidente da República reafirma compromisso do executivo em garantir o abastecimento de água potável em todo o território nacional.

…..

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira, 22 de Março, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, sublinha a importância dos lençóis freáticos.

Jornalista José Silva

……

Jornalista José Silva e os dados a volta do dia mundial da água 22 de Março

Água que se pretende para todos, mas que continua rara para muitos.

..

Para o ambientalista Bernardo Castro a questão da água está no acesso por falta de investimentos, e que tem provocado já alguns conflitos na região por deste bem.

A falta de regulamentação contribui para pouca exploração da água, apesar do potencial que o continente africano tem.

Ambientalista Bernardo Castro e o dia mundial da água que hoje se celebra. A UNESCO destaca a importância dos lençóis freáticos.

……

Daqui a pouco

BPC convoca assembleia-geral de acionistas para apresentar balanço do plano de recapitalização e reestruturação

Mais uma greve a vista. Enfermeiros anunciam paralisação para a próxima segunda-feira.

China diz que ainda não foram encontrados sobreviventes de queda de avião

….

Para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) convocou para o próximo dia 21 de Abril uma assembleia-geral de accionistas onde será apresentado um balanço relativo ao plano de recapitalização e reestruturação actualmente em curso.

O Plano de Recapitalização e Reestruturação (PRR) que se prolonga até 2023 prevê que serão necessários 880,1 mil milhões de kwanzas para capitalizar o banco, dos quais 163,7 mil milhões são do seu maior accionista o Ministério das Finanças, sob forma de títulos, enquanto o (Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado) (IGAPE) injectou 396 mil milhões em títulos e 15 mil milhões em numerário.

A ordem de trabalhos da assembleia-geral conta com cinco pontos, devendo ser aprovadas as contas de 2021 e apresentado o plano de actividades e orçamento referente a 2022, além da aprovação do Relatório de Balanço respeitante ao grau de execução do PRR.

Será também apresentada uma proposta de adequação do modelo de governação com revisão de alguns artigos dos estatutos da instituição financeira que tem como accionistas o Ministério das Finanças (53,3%), IGAPE (37,3%), Instituto Nacional de Segurança Social (5,6%) e a Caixa das Forças Armadas Angolanas (3,7%).

….

A falta de material didáticos nas escolas do primeiro ciclo, está preocupar o Movimento dos Estudantes Angolanos, MEA, numa altura em que estamos a poucos meses do final do ano lectivo.

De acordo com Francisco Teixeira, líder do referido movimento da sociedade civil, o estado disponibilizou no ano passado, cerca de doze mil milhões de Kwanzas para aquisição de material, que até agora não foram entregues aos alunos.

O MEA pede que a ministra da Educação se pronuncie, para explicar o que se passa, e garante mesmo recorrer a órgãos superiores para ver resolvido este assunto.

Francisco Teixeira Líder do Movimento dos Estudantes Angolanos, organização social que está preocupada com a falta de material didático nas escolas do primeiro ciclo, numa altura em que poucos meses para o final do ano lectivo.

O sindicato dos enfermeiros anuncia greve para segunda-feira caso o Executivo não se pronuncie nas próximas setenta e duas horas sobre o caderno reivindicativo apresentado no ano passado.

Repórter Fortunato cabina.

Sindicato dos enfermeiros anuncia greve para segunda-feira caso o Executivo não se pronuncie nas próximas setenta e duas horas sobre o caderno reivindicativo apresentado no ano passado.

E retomamos uma das notícias que marca esta terça-feira

Morreu, nesta terça-feira, na cidade do Porto, Portugal, vítima de doença, aos 65 anos, o General Paulo Lara, filho do nacionalista Lúcio Lara e membro fundador da Associação Tchiweka de Documentação, anunciou a família em comunicado.

Como já aqui noticiámos, faleceu hoje em Portugal vítima de doença o general Paulo Lara, combatente pela Independência nacional e filho do nacionalista e dirigente histórico do MPLA, Lúcio Lara.

Há poucos anos, numa entrevista dada à LAC, a propósito de mais um aniversário natalício do seu progenitor, o general Paulo Lara recordava a acção política de Lúcio Lara.

…….

Nesta entrevista à Comercial, o antigo combatente pela Independência nacional, também se pronunciava sobre a utilidade do legado político de Lúcio Lara para a juventude actual e futura em Angola.

……

Outro nacionalista que perdeu a vida em combate pela Independência nacional na província do Moxico e que foi recordado pelo general Paulo Lara, foi o comandante Hojy Ya Henda, no ano do cinquentenário do seu falecimento nas chanas do Leste.

…….

 

O dirigente da Associação TCHIWEKA também reafirmou a existência do jovem N’Gangula que também foi uma das vítimas das guerras de libertação nacional.

……

 

Aspectos da História Contemporânea de Angolana, recordados pelo general Paulo Lara numa entrevista concedida há poucos anos à LAC. O general Paulo Lara faleceu hoje em Portugal, vítima de doença.

 

Vamos agora saber como está o mundo nesta terça-feira

Os professores cabo-verdianos promovem amanhã uma greve e manifestações em todas as ilhas, depois de falhadas negociações com o Governo para resolução de pendências e reclassificações, referiu o presidente do Sindicato Nacional dos Professores (Sindep).

“Estamos a contar com uma adesão em massa porque os professores é que estão cansados e pediram esta greve, para reclamar desta inércia. São só palavras e discursos”, afirmou hoje o sindicalista Jorge Cardoso, em declarações à agência de notícias Lusa.

….

As autoridades chinesas declararam hoje que, até ao momento, não foram encontrados sobreviventes da queda do Boeing-737 perto da cidade de Wuzhou, no sul da província de Guangxi, na segunda-feira.

“Até ao momento, nenhum sobrevivente foi encontrado”, afirmou o diretor de segurança da Administração da Aviação Civil da China, Zhu Tao, aos jornalistas.

Zhu Tao acrescentou que as caixas negras ainda não foram encontradas, mas que as buscas continuam na região.

……

Os Estados Unidos da América, juntamente com a França, Alemanha, Itália e Reino Unido, concordaram hoje em “continuar a trabalhar para isolar” Moscovo no cenário internacional e discutiram sanções económicas adicionais para a Rússia e a Bielorrússia.

As forças de segurança ucranianas indicaram ter desmantelado um plano dos serviços secretos russos para assassinar o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, segundo a agência de notícias do país Unian.

O serviço de contraespionagem ucraniano deteve uma célula liderada por um agente dos serviços secretos russos (FSB) na cidade de Uzhorod, no oeste do país, referiu a Unian, que publicou fotos de armas apreendidas durante a operação.

O grupo, composto por cerca de 25 indivíduos, pretendia alegadamente viajar para Kiev fazendo-se passar por uma unidade de defesa territorial — a reserva militar das Forças Armadas — e realizar ali vários ataques e atos de sabotagem.

 

 

Data de Emissão: 22-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados