Edição de 22 de Fevereiro de 2022

Vandalização de autocarros causa prejuízos a TCUL na ordem dos dez milhões de Kuanzas.

PREI disponível por catorze dias, para os vendedores nos mercados informais do Zango.

Alta no mercado petrolífero, devido a instabilidade na Ucrânia.

Marrocos cria zona militar na fronteira com a Argélia em fase de tensão

Ponto

Hoje é terça-feira, dia 22 de Fevereiro de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de Anacleto José, e final de emissão de, Galácio Santana. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

Ponto

O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) através de uma nota divulgada em Luanda, manifesta preocupação com o crescente aumento de casos de acidentes com minas pelo país, que causam várias mortes ou incapacitam os angolanos, principalmente crianças.

O documento faz referência aos últimos acidentes com minas registados no Bié e no Cunene de que resultaram as mortes de três crianças e dois adultos.

O Masfamu sublinha que em muitos destes casos, houve negligência, porque as áreas, não tinham qualquer sinalização da existência de engenhos explosivos.

O Masfamu pede a população que preste mais atenção à objectos estranhos, principalmente metálicos, que não pratique agricultura em zonas em que haja advertência sobre o perigo de minas, evitando-se desta forma óbitos ou incapacidade para o resto da vida.

Em 2021, as autoridades registaram a morte de 26 pessoas, devido a explosão de minas.

Ponto

Mais de vinte autocarros da TCUL, foram vandalizados desde o começo do ano, causando prejuízos superiores a 10 milhões de kwanzas.

De acordo com o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da transportadora, André Gomes, para conter o fenómeno, estão em curso campanhas de sensibilização junto das comunidades.

RD-Agomes

Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da transportadora, André Gomes.

Fruto das recorrentes denúncias, já foram feitas detenções de cidadãos envolvidos em actos de vandalização, como nos conta o porta-voz do Comando provincial da Policia Nacional, Nestor Goubel.

RD-NGoubel

Porta-voz do Comando provincial da Policia Nacional, Nestor Goubel.

TCUL com prejuízos de mais de 10 milhões de kwanzas, fruto da vandalização da sua frota.

Mais de cem empresários do ramo da lapidação participaram hoje do Fórum Diamantífero “Dubai 2022” para a promoção do Polo de Desenvolvimento de Saurimo.

De acordo com o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, do encontro já surgiram intenções de investimento neste segmento da indústria diamantífera.

RD-DAzevedo1

Diamantino de Azevedo, revelou também que do encontro que decorreu hoje nos Emirados Arabes Unidos, participaram empresários do ramo da joalharia, que receberam o sinal verde para trazarem a sua expertise para o nosso país.

RD-DAzevedo2

Ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino de Azevedo, e o balanço positivo do Fórum Diamantífero “Dubai 2022” para a promoção do Polo de Desenvolvimento de Saurimo, que decorreu hoje nos Emirados Arabes Unidos.

Enquanto isso, o titular da pasta da economia, Mário Caetano João, lançou hoje no Zango, o Programa de Reconversão da Economia Informal “PREI”

O repórter, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em abril abriu hoje em alta, ao cotar-se em 97,33 dólares, o que representa uma subida de 2% no mercado de futuros de Londres.

Esse valor, representa um novo máximo desde setembro de 2014.

A subida no preço do barril de brent está associada ao clima de instabilidade e aumento da tensão na Ucrânia, depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter reconhecido a independência das auto- proclamadas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

Ontem a cotação do barril terminou em alta de 1,89%, para os 95,39 dólares.

O especialista em petróleo e gás, Patrício Quingongo adverte que o mercado dos hidrocarbonetos é volátil, mas que a tendência de alta tem um impacto positivo na economia angolana.

R.D.1-Patrício Quingongo1

Patrício Quingongo referiu que as receitas record a serem arrecadadas pelos países da OPEP nesta fase, em particular por Angola deveriam constituir uma oportunidade para o governo fazer investimentos.

R.D2-Patrício Quingongo2

Especialista em petróleo e gás, Patrício Quingongo a propósito da alta de preços que se regista no sector, face ao aumento da tensão na Ucrânia.

Ponto

Há vinte anos, o líder histórico da Unita, Jonas Malheiro Savimbi era morto em combate de Lucusse, Moxico, depois de uma perseguição pelas Forças Armadas Angolanas.

Alcides Sakala da Unita, falou hoje à Comercial sobre a data que marcou o fim da guerra em Angola.

R.D.1-Alcídes Sakala1

Alcídes Sakala reconhece que a entrega dos restos mortais de Jonas Savimbi e mais recentemente de Salupeto Pena e de Mango Alícerces é um significativo passo no processo de reconciliação nacional, que entretanto não registou mais avanços.

R.D.2-Alcídes Sakala2

Alcides Sakala da Unita: há vinte anos Jonas Savimbi morria em combate no Lucusse.

Ponto

José Luís Prata, o Comandante Prata, tomou hoje o Café da Manhã com José Rodrigues.

Entre memórias de vários importantes momentos da sua vida e da vida do país, fez uma análise do panorama politico angolano.

Na sua opinião, o presidente João Lourenço deveria ter mais um mandato para concluir o seu plano de governação.

RD-CPrata2

O Comandante falou também sobre o desporto nacional, que na sua opinião não carece de políticas mas sim de quadros honestos e qualificados.

RD-CPrata1

Comandante José Luís Prata, que hoje tomou o Café da Manhã aqui na LAC.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

O reino de Marrocos criou uma nova zona militar ao longo da sua fronteira com a Argélia, num momento de tensão entre os dois países do Magrebe, revelou uma revista oficial do Exército marroquino.

O território marroquino, até então dividido em duas regiões militares, norte e sul, passa a estar dividido em três setores, com a criação da nova “zona oriental” ao longo da fronteira com a Argélia, segundo a imprensa.

“A criação desta entidade visa assegurar a consistência do comando, controlo e apoio das componentes terrestres, aéreas e marítimas das FAR”, e dar-lhes “mais flexibilidade e liberdade de ação necessárias ao cumprimento das diversas missões avançou aquela fonte.

A criação da nova zona militar surge num momento de tensão entre Rabat e Argel, no que se refere ao Sahara Ocidental e a recente reaproximação entre Marrocos e Israel.

Recorde-se que em Agosto último, o governo argelino cortou relações diplomáticas com as autoridades de Marrocos, acusando-as de realizar acções hostis.

Moçambique vai passar ainda este ano, de pequeno para grande exportador mundial de gás natural, destacou hoje em Doha, Qatar, o Presidente Filipe Nyusi ao rubricar a adesão do país como observador no Fórum dos Países Exportadores de Gás.

Filipe Nyusi discursava durante o sexto fórum no encontro de chefes de Estado e de Governo que decorre em Doha, desde o início desta semana.

Ontem, os 11 países membros aprovaram a entrada de Moçambique na organização como observador, uma “adesão que a partir de hoje se concretiza”, frisou Nyusi, que agradeceu os apoios dos países membros.

A plataforma de exploração e liquefação de gás Coral Sul liderada pela petrolífera ENI e Exxon Mobil vai iniciar este ano a exploração das reservas de gás do Rovuma, ao largo de Cabo Delgado, e fazer avançar o país para “uma nova era”, realçou Nyusi.

Referiu igualmente, que todo o gás vai ser exportado, vendido à petrolífera BP, e toda a riqueza gerada deve ser “fator de paz, estabilidade, segurança e promoção de desenvolvimento.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmitry Kuleba, disse hoje que “chegou o momento de se aplicarem sanções contra a Rússia” na sequência do reconhecimento ilegal das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk.

Por outro lado, os Estados Unidos vão “avaliar” os próximos movimentos militares da Rússia antes de tomarem quaisquer novas medidas de retaliação contra Moscovo, afirmou hoje um alto funcionário da Casa Branca, depois de Moscovo reconhecer territórios separatistas da Ucrânia.

Recorde-se que o Conselho de Segurança das Nações Unidas convocou para a noite de ontem, uma reunião de emergência sobre a situação da Ucrânia, a pedido de Kiev, Estados Unidos, México e cinco países europeus.

Ponto

Recapitular

Fecho

 

 

Data de Emissão: 22-02-2022 às 00:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados