Edição de 22 de Abril de 2022
 

Governo prorroga contrato de concessão no bloco Zero por mais 20 anos.

Aberta a via para a circulação marítima de pessoas e mercadorias entre Cabinda e Zaire.

Peritos da ONU, consideram que algumas ações da Rússia em Bucha podem ser considerados crimes de guerra.

Hoje é sexta- feira, 22 de Abril, Dia Mundial da Terra. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Cristina Miranda.

Boa Tarde,

O presidente da República, João Lourenço deslocou-se hoje ao projecto petrolífero de Lifua A em Malongo, no cumprimento da agenda do segundo dia da sua visita de trabalho à Cabinda.

Trata-se de uma palataforma petrolífera da Chevron, em campos marginais, nos termos das medidas de conteúdo local ,construída por engenheiros angolanos, e pretende-se com esta iniciativa reduzir custos, e melhorar a produção de hidrocarbonetos.

Na ocasião o ministro  dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, fez menção ao decreto 6/18 de 18 de Maio sobre contração e incentivos fiscais e anunciou a extensão do contrato de concessão no Zero por mais 20 anos.

Diamantino Azevedo esclareceu que os benefícios e incentivos fiscais vão restringir-se ao bloco zero, e avançou alguns números que esta medida vai proporcionar.

Ministro  dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo hoje de manhã durante a visita de trabalho do presidente da República ao projecto petrolífero de Lifua A, da Chevron.

E o director do Bloco Zero, Bill Lawcobi reiterou o compromisso da Chevron em contribuir com recursos humanos, e tecnologia sustentável para o desenvolvimento da economia local e de Angola em geral.

Tradução das palavras do director do Bloco Zero em Malongo, Cabinda.

E à margem da visita do chefe do executivo, ao campo de Lifua A, em Malongo, o engenheiro Artur Custódio falou à imprensa sobre este projecto construído por angolanos, em onze meses, com tecnologia de ponta.

E ainda durante a manhã de hoje o presidente da República, João Lourenço inaugurou o terminal marítimo de passageiros em Cabinda, que já a partir da próxima terça feira vai permitir o transporte de passageiros e mercadorias entre aquela província e a do Zaire.

O governador de Cabinda, Marcos Nhunga diz que o empreendimento ora inaugurado vai permitir encurtar distâncias, reduzir custos e promover o desenvolvimento económico da região.

E o ministro dos transportes Ricardo de Abreu apontou vários benefícios com a entrada em funcionamento do terminal marítimo de passageiros de Cabinda.

Ricardo de Abreu falou da operacionalidade do empreendimento que vai transportar mais de 35 mil passageiros ano e permitir a atracagem de navios de médio e grande porte.

Ministro dos transportes Ricardo de Abreu.

E o presidente da república, em declarações à imprensa, fez um balanço positivo da sua visita à Cabinda.

Presidente da República, em declarações à imprensa em Cabinda, após a inauguração do terminal marítimo de passageiros que vai ligar aquela província a do Zaire, e numa segunda fase também a Luanda.

João Lourenço anunciou que o executivo decidiu alterar a ampliação do aeroporto de Cabinda por não ser viável.

A assembleia nacional debate hoje vários documentos, que fazem parte do pacote legislativo da Comunicação Social.

Nas discussões e propostas, o deputado Lucas Ngonda,  referiu que na Angola independente, o desenvolvimento das rádios comunitárias deve ser um factor de educação e informação plural, e, não uma versão dos programas antigos da rádio em Angola.

já o deputado, Manuel fernandes da casa-CE, defendeu menos obstáculos  na criação e linhas editoriais  das  rádios comunitárias .

…..

A UNITA votou contra e apresentou a sua declaração de voto na voz do deputado Ruben Sicato.

Deputados a assembleia nacional, que nesse momento observa um intervalo para o almoço.

Um assunto para acompanharmos as 19h nesta emissora

Do Desporto,

O Petro de Luanda e Mamelodi Sundowns FC, jogam  amanhã às cinco da tarde, no Estádio FNB (Soccer City)em Joanesburgo, partida a contar para a 2ª mão dos quartos-de-final da 26ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol.

Ao fim da tarde de hoje, a equipa petrolífera realiza o treino de reconhecimento para a adaptação à relva do Estádio FNB, com capacidade para 91.141 pessoas sentadas.

Na primeira mão, o Petro venceu por 2/1.

O comentador LAC para o futebol, Conceição Gaspar diz que o Petro tem possibilidades de passar a etapa seguinte.

Já o comentador LAC para o futebol internacional, José Cunha entende que o Petro tem de fazer um jogo ofensivo, dado o factor casa que favorece a equipa sul africana.

Comentador LAC para o futebol, José Cunha. Equipas do Petro de Luanda e Mamelodi Sundowns FC, jogam  amanhã à tarde, Estádio FNB (Soccer City)em Joanesburgo, contar para a 2ª mão dos quartos-de-final da 26ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol.

Da Actualidade Internacional,

A ONU documentou “assassínios, incluindo por execução sumária” de 50 civis em Bucha, nos arredores de Kiev, sublinhando que as ações da Rússia na Ucrânia podem “constituir crimes de guerra”, disse hoje uma porta-voz da organização.

Durante uma missão a Bucha a 09 de abril, investigadores dos direitos humanos da ONU documentaram o assassínio, incluindo execuções sumárias, de cerca de 50 civis”, disse Ravina Shamdasani, porta-voz do Alto Comissariado para os Direitos Humanos, durante uma conferência de imprensa em Genebra.

De acordo com a porta-voz, “as forças armadas russas bombardearam indiscriminadamente e pilharam áreas povoadas, mataram civis e destruíram hospitais, escolas e outras infraestruturas civis, todas ações que podem constituir crimes de guerra”.

“Durante as últimas oito semanas, o direito internacional humanitário não foi apenas ignorado, foi simplesmente ‘lançado borda fora'”, disse hoje Michelle Bachelet, Alta-Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, num comunicado.

 

Data de Emissão: 22-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados