Edição de 21 de Março de 2022
 

Governador do Banco Nacional de Angola-BNA diz que o Kwanza está equilibrado e aumenta confiança no mercado.

Ministério das Obras Públicas prevê entregar este ano cerca de seis mil casas nas várias centralidades do país.

Buaps em Luanda estarão abertos até as 21 horas para actualizar o registo eleitoral….

Postos de Identificação Civil do país vão funcionar de segunda a domingo para entrega do Bilhete de Identidade

Autoridades santomenses apreendem aeronave de uma companhia aérea gabonesa por dívidas de mais de 200 mil dólares.

Equipas de resgate já estão no local onde caiu avião com 132 pessoas na China…..Não há esperança de sobreviventes

Volodymyr Zelensky diz que Guerra Rússia-Ucrânia é a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial”

30 graus de máxima e 26 de mínima é a temperatura registada nesta segunda-feira em Luanda. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o José Silva com montagem de Miguel Correia e técnica final de Anacleto José. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

O governador do Banco Nacional de Angola-BNA José Lima Massano, considera que a moeda nacional, o kwanza, está equilibrada, depois de ter perdido 80% face ao dólar e estar agora a recuperar o terreno.

“Temos estado a assistir a um aumento na confiança na moeda, gerando consideráveis ganhos para o kwanza”, disse o governador do  BNA em declarações à agência de informação financeira Bloomberg.

O comentário de Lima Massano surge na sequência de uma valorização de 20% do valor da moeda angolana face ao dólar desde o início do ano e numa altura em que ostenta o título da moeda que mais se valorizou nas últimas semanas, apesar de não ter ainda anulado as perdas dos últimos anos.

“O equilíbrio do kwanza foi reposto”, disse Massano, referindo-se à diferença que existia entre a cotação do kwanza no mercado formal e no informal, com diferenças que podiam ir até 150%, mas que agora estão praticamente anuladas.

……

O governo acredita que o Fórum Empresarial Angola-União Europeia acontece esta semana em Bruxelas, será um grande impulso para a economia do país.

O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, considera que a continuação dos esforços conjuntos para a dinamização das trocas económicas e comerciais, entre Angola e a União Europeia, foi decisiva para a realização do evento.

…….

O Mário Caetano João acrescenta ainda que o governo vai aproveitar este Fórum em Bruxelas, em que participarão vários ministros, para apresentar o programa de reformas políticas e económicas em curso no país.

…….

A Embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Sépen, destaca a presença dos gestores das principais empresas europeias nos painéis do Fórum, que decorrerá em formato presencial e virtual.

…….

RD –JSepen 2 ( sexta-feira 19H)

A Embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Séppen e o Primeiro Fórum de Negócios Angola-União Europeia, que vai decorrer esta semana em Bruxelas Bélgica.

O Estado angolano, através do Ministério das Obras Públicas, prevê, durante esse ano, entregar cerca de seis mil casas nas várias províncias e centralidades do país.

A informação foi avançada hoje, pelo secretário de Estado para as Obras Públicas, no final da Primeira Reunião Ordinária da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros.

Segundo Carlos Santos, o processo foi iniciado em 2021 com a distribuição de seis mil casas, pelo que será continuado esse ano e prevê abranger as centralidades do Zango Zero (Vida Pacífica), Sequele (Maye-Maye), em Luanda e da Praia Amélia (Namibe).

“O processo de entregas de casas teve o seu início o ano passado, nesse ano, pretendemos voltar a entregar, mas temos de ver primeiro as condições de infra-estruturas das centralidades”, disse o secretário de Estado para as Obras Públicas.

Durante a reunião, orientada pela Ministra de Esatdo para a Área Social, carolina Cerqueira, a Comissão para a Política Social apreciou o relatório anual de execução do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e de Combate à Pobreza, referente ao ano 2021.

O documento destaca a integração de 64 mil 903 pessoas em actividades geradoras de rendimento, o empoderamento de 15 mil 826 mulheres, a formação dois mil 603 agentes de desenvolvimento comunitário e sanitário (ADECOS) e o apoio à 239 mil 821 agricultores com kits imputs agrícolas.

Na reunião, foram ainda apreciados diplomas que estabelecem o regime aplicável às taxas e emolumentos a cobrar pelas instituições públicas e de gestão participada de formação profissional tuteladas pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

Segundo a Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, a medida fará com que as referidas instituições tenham recursos para cobrir os custos operacionais

Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias. 

Centros de formação profissional do Estados passarão cobrar taxas e emolumentos aos formandos.

O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos garante, até ao final deste mês, o funcionamento em pleno, de segunda à domingo, incluindo feriados, de todos os Postos de Identificação Civil, permitindo, com isso, aos cidadãos levantarem e tratar o Bilhete de Identidade.

Durante este período, os Postos de Identificação Civil vão funcionar em horário especial, das 8H às 17H30 

De acordo com a nota de imprensa daquele órgão, a medida de carácter extraordinário está orientada para facilitar o acesso aos serviços de identificação, em consequência do Ministério ter verificado, com preocupação, um acumulado de 281.109 bilhetes que aguardam por levantamento dos seus titulares.

….

A Governadora de Luanda anunciou hoje que os Buaps-Balcão Único de Atendimento ao Público a nível da capital, passam a funcionar a partir de hoje, até as 21 horas.

Para Ana Paula de Carvalho a medida visa facilitar o acesso aos postos de registo e actualização dos dados eleitorais, aos cidadãos que não têm tempo para resolver este assunto, durante o dia.

RD-APCarvalho 1

A governante deu ainda a conhecer que estão disponíveis a nível da capital, mais de setenta Balcões.

Governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, e o estender do horário de atendimento nos BUAPS-Balcão Único de Atendimento ao Público, que doravante será até as 21 horas.

E as primeiras horas desta segunda-feira foram marcadas com o aumento da agitação nos hospitais públicos da capital.

Pacientes e familiares queixaram-se hoje da morosidade no atendimento e das condições de acomodação dos hospitais de Luanda, onde o número de doentes nas urgências duplicou no primeiro dia de greve dos médicos “por tempo indeterminado”.

Os médicos reataram hoje a greve, para exigirem melhores condições de trabalho e sociais.

A paralisação surge na sequência de uma assembleia geral realizada em Luanda no último fim-de-semana em Luanda, com a presença de mais de trezentos médicos, e de outros 2500 profissionais, através da plataforma digital zoom.

O secretário -geral do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola “SINMEA”, Pedro da Rosa disse hoje à LAC que o reatar da greve acontece porque o governo não cumpriu com o prometido.

Pedro da Rosa avançou que o sindicato está disponível para o diálogo, mas garantiu que só retomam o trabalho com a concretização dos pontos constantes do caderno reivindicativo.

RD-PRosa 2

O secretário-geral do Sindicato, lamenta que as autoridades inaugurem hospitais de referência devidamente equipados, mas não realizam concursos públicos nos dois últimos anos.

Pedro da Rosa Secretário-geral do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola.

Médicos retomam greve por tempo indeterminado, para exigir do governo melhores condições de trabalho e aumentos salariais.

….

Paralisados também por tempo indeterminado, estão os professores universitários do sistema público que saíram no último fim-de-semana às ruas de Luanda para reclamarem do silêncio do governo, face à proposta do estatuto remuneratório apresentada pelo pelouro.

O secretário -geral do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior, Eduardo Peres em declarações hoje à Comercial, sublinhou a importância da eleição dos gestores das unidades e avançou que caso as reclamações não se resolvam, irão realizar manifestações quinzenais.

RD-EPeres 2

O sindicalista entende que falta vontade política para resolver os problemas dos professores das universidades públicas.

Eduardo Peres secretário-geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, que promete manifestações de quinze em quinze dias, até que o executivo se pronuncie sobre a proposta do estatuto remuneratório apresentado pelo Ministério do Ensino Superior.

Em termos de greve, hoje também arrancou a paralisação dos funcionários judiciais do tribunal Supremo. 

Entre as reivindicações consta a equiparação salarial destes funcionários com os de outros tribunais superiores.

Os serviços estão paralisados a partir de hoje e assim vão estar até ao dia 1 de Abril.

Domingos Feca membro da Coordenador da Comissão Sindical dos Trabalhadores do Supremo, que lamenta a falta de entendimento com a entidade empregadora

Domingos Feca membro da Coordenador da Comissão Sindical dos Trabalhadores do Tribunal Supremo

Entre as reivindicações consta a equiparação salarial destes funcionários com os de outros tribunais superiores.

…..

A multinacional chinesa de Telecomunicações HUAWEI atribuiu bolsas de estudo de capacitação de talentos universitários nas áreas das TIC’s, Tecnologias de Comunicação e Informação.

Esta aposta, resulta da parceria firmada entre o ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação, e foi reafirmada esta manhã em Luanda, durante o ‘Fórum Ecológico Nacional de Talentos de TIC’s em Angola’, onde esteve a ministra Maria do Rosário Bragança.

Maria do Rosário Bragança, acrescentou ainda que está para breve, a divulgação pública do Regulamento para os interessados em concorrer às bolas.

Maria do Rosário Bragança, ministra do Ensino Superior, Ciência e Inovação, falando esta manhã aos jornalistas em Luanda, durante o Fórum Ecológico Nacional de Talentos de TIC’s de Angola 2021, promovido pela multinacional HUAWEI.

…..

Ponto

…..

O Presidente da República, João Lourenço, regressou, nesta segunda-feira, a Luanda, depois de ter cumprido uma visita privada de alguns dias à cidade de Orlando, Estados Unidos da América.

Antes da cidade de Orlando, o Chefe de Estado angolano, acompanhado da primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, efectuou de 13 a 15 do corrente mês, uma visita de estado a República de Cabo Verde, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

….

Daqui a pouco 

Intolerância Politica continua a marcar o país em ano de eleições

Registados mais de 300 casos de violência contra a criança na última semana

Notícias para seguir no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

….

A construção da Refinaria do Soyo, na província do Zaire, vai arrancar no próximo mês, segundo Faustino Conde Pongue, membro da Comissão Executiva da Sonangol Refinação e Petroquímica, que fez saber que empreendimento tem previsão de produção de 100 mil barris de petróleo diários.

A refinaria, avaliada em três mil milhões e 500 mil dólares, vai ser construída pelo consórcio Quantem, na localidade da Matanga e deverá estar concluída em 2025.

Ainda do petróleo, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biombustíveis (ANPG) está a liderar a operação de contenção de um derrame num poço de petróleo abandonado na localidade de Malembo, Cabinda, provocado por um acto de vandalização.

Segundo a ANPG, o incidente registou-se num poço de petróleo em terra, abandonado em 1960 e inactivo desde então. 

O director de segurança e ambiente da ANPG, Guilherme Ventura, explicou que o trabalho para minimizar os danos ambientais está a ser feito com o apoio da Chevron.

RD-GVentura 1

Director de segurança e ambiente da ANPG disse que a questão da responsabilização não está a ser analisada, porque o objectivo primário é estancar o vazamento.

RD-GVentura 2

Director de segurança e ambiente da ANPG, Guilherme Ventura.

……

Autoridades procuram controlar derrame petrolífero na província de Cabinda. Situação que pode trazer impacto ao ambiente.

E sobre questões ambientais hoje assinala-se o dia mundial da árvore e das florestas.

Jornalista José Silva

…..

Jornalista José Silva.

Assinala-se hoje o dia mundial da árvore e das florestas.

….

Ponto-Onda Natural

…..

O Tribunal Constitucional já notificou Benedito Daniel por alegada violação dos estatutos do Partido, segundo um grupo de membros liderados pelo ex-deputado, Sapalo António.

O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

Repórter LAC, Fortunato Cabina

Tribunal Constitucional já notificou Benedito Daniel por alegada violação dos estatutos do Partido, segundo um grupo de membros liderados pelo ex-deputado, Sapalo António.

…..

Trinta supostos militantes da UNITA, acusados de actos de vandalização de bens públicos e privados no município de Sanza Pombo, na província do Uíge, foram apresentados, esta segunda-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Consta entre os detidos, 27 jovens do género masculino e três do género feminino, que serão encaminhados ao Ministério Público, para o seguimento do processo e a possível responsabilização criminal.

Em declarações à imprensa, o porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernando, traz mais detalhes a volta deste caso registado no último sábado.

……

Porta-Voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Uíge Zacarias Fernando e mais um caso de intolerância politica que envolve militantes da UNITA e do MPLA.

O Comité Provincial do MPLA na província do Uíge garantiu, esta segunda-feira, responsabilizar criminalmente o partido UNITA, pelo acto de vandalização da sede municipal do partido no poder, localizada no município de Sanza Pombo, província do Uíge.

A intenção foi manifestada pelo secretário para a informação do Comité Provincial do MPLA no Uíge, Virgílio Cordeiro João, tendo aproveitado o momento para condenar o acto de vandalização da sede do partido, entre outros bens públicos e privados.

“Os actos de arruaça praticados pelos militantes da UNITA têm sido recorrente”, tendo justificado que, há três meses, foram registados actos do género, nos municípios de Negage e do Uíge.

O responsável apelou aos líderes dos partidos políticos para a promoção  da paz, democracia e a unidade nacional.

Em resposta às acusações, o primeiro secretário provincial da UNITA no Uíge, Félix Simão Lucas, apesar de reconhecer que os detidos são militantes do partido do “galo negro”, disse que os actos de arruaça foram protagonizados pelos militantes do MPLA.

Félix Simão Lucas é de opinião que se evite a realização de actos políticos em simultâneo e no mesmo espaço, uma medida que poderá evitar conflitos entre militantes de diferentes partidos.

…..

E o Grupo Parlamentar da UNITA vai propor a realização de debates mensais  com o Executivo, sobre política geral ou sectorial, assim como reforçar o papel fiscalizador da Assembleia Nacional.

Esta proposta  foi anunciada, esta segunda-feira, em conferência de imprensa de balanço das décimas Jornadas parlamentares da UNITA, que recomendou a introdução no Orçamento Geral do Estado (OGE) de um limite de endividamento.

……

E o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, felicitou a Igreja Metodista pelos seus 137 anos de existência e apelou os religiosos a servirem de ponte para reconciliação, numa altura em que se aproximam as eleições agendada para Agosto.

O líder do galo negro falava para os fiéis que se deslocaram ontem até o templo da igreja metodista para comemorar mais um aniversário, da referida organização religiosa.

Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnio, e os 137 anos da igreja metodista

…..

A vice-presidente do MLPA, Luísa Damião, enalteceu, neste domingo, a acção social da Igreja Metodista, sobretudo nos domínios da saúde e da educação, nas comunidades ao longo dos anos.

Luísa Damião falava num culto de acção de graças pelos 137 anos do metodismo em Angola onde transmitiu saudações do Presidente João Lourenço aos fiéis e apelou para que a igreja continue a orar para o bem-estar social dos angolanos.

“Cada angolano deve fazer uma introspecção e saber qual é o contributo que tem dado para termos uma Angola cada vez melhor, porque não temos outro país para viver. Este é o nosso país,  que conta com as orações de todos para que cada dia tenhamos um país cada vez melhor”, referiu Luísa Damião.

….

Ponto-Forte

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, visita esta terça-feira as obras de construção e ampliação da Estação de Tratamento de Água de Candelabro (Fase III), no Distrito Urbano de Quifangondo, município de Cacuaco, em Luanda.

A visita do Vice-Presidente à ETA de Candelabro, uma das mais importantes obras do Executivo liderado pelo Presidente da República, João Lourenço, com vista à redução do défice na oferta de água em Luanda, enquadra-se na celebração do 22 de Março, Dia Mundial da Água, que este ano se assinala sob o lema “Águas Subterrâneas: Tornando o invisível visível”.

..

E o abastecimento de água à cidade de Luanda, foi o assunto proposto para o Programa do Eleitor desta segunda-feira.

No geral, os ouvintes desta emissora referiram que não se justifica que a cidade capital ainda registe dificuldades de abastecimento de água.

A problemática do abastecimento de água à Luanda, foi o tema da edição de hoje do Programa a Voz do Eleitor, assunto que voltará à antena na próxima semana.

Vamos agora saber como está o mundo nesta segunda-feira

A Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea  (ENASA) de São Tomé e Príncipe apreendeu, desde sábado, uma aeronave da transportadora gabonesa Afrijet por dívidas de mais de 200 mil dólares de várias taxas aeroportuárias.

O valor da dívida tem sido acumulado desde 2016 e envolve o não pagamento das taxas de aterragem e escalas, que segundo a ENASA têm sido pagas por outras transportadoras.

Um avião da China Eastern Airlines despenhou-se, esta segunda-feira com 132 pessoas a bordo.

A aeronave fazia o percurso entre as cidades chinesas de Kunming e Cantão, no sudeste do país.

De acordo com a televisão estatal chinesa, CCTV, o Boeing-737 caiu perto da cidade de Wuzhou, na região montanhosa de Guangxi, provocando um incêndio florestal.

Estão ainda por apurar as causas do sinistro.

De acordo com o grupo de informação financeira Yicai, a China Eastern Airlines, a segunda maior companhia do país, decidiu não esperar pelos resultados da investigação e suspender todos os seus aparelhos o Boeing 737-800 a partir de amanhã.

….

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, defendeu hoje que o seu país não poderá aceitar o ultimato feito pela Rússia para entregar a cidade estratégia de Mariupol, porque o povo ucraniano rejeita a presença das forças russas.

A Ucrânia não será capaz de cumprir o ultimato. Nós não poderemos fazê-lo fisicamente. Como é que isso pode ser feito? Eles teriam que eliminar-nos a todos e então o seu ultimato seria cumprido automaticamente”, realçou Volodymyr Zelensky durante uma entrevista com órgãos de comunicação social europeus.

Zelensky afirmou que Guerra Rússia-Ucrânia é a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial”

Chamar conversa com Ana Margoso

Data de Emissão: 21-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados