Edição de 21 de Junho de 2022
 

Boa tarde,

O Observatório da Economia Informal iniciou hoje as suas funções, e prevê auxiliar o Executivo na formulação de políticas, que acelerem a reconversão da nossa economia.

A Secretaria de Estado para a Economia, Dalva Ringote, definiu o organismo, como uma plataforma de auscultação e concertação, sobre os aspectos ligados a actividade informal.

RD-DRingote2

Dalva Ringote, reconhece o peso que a economia informal ainda tem, e adianta que dentro dos esforços para a sua reconversão, taxistas e moto-taxistas terão prioridade para a formalização da sua actividade.

RD-DRingote1

Secretaria de Estado para a Economia, Dalva Ringote.

A consultora do ministério da economia e planeamento, Elsa Sarmento, esclareceu que o Observatório da Economia Informal, é composto por entidades de diversas esferas, que juntas vão pensar em formas eficientes e eficazes para a formalização da actividade económica.

RD-ESarmento

Consultora do ministério da economia e planeamento, Elsa Sarmento.

O Observatório da Economia Informal, deu inicio hoje as suas funções.

O Grupo de Prevenção e Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral chega, quinta-feira, a Luanda, para avaliação do sistema financeiro nacional.

Segundo a Angop,15 especialistas de Portugal, Estados Unidos da América, Botsuana, Moçambique, Maláui, Lesoto, Namíbia, Etiópia, Zimbabué, África do Sul, Tanzânia e Quénia integram a equipa de avaliação, que tem agendado encontros com representantes dos sectores e várias instituições, entre as quais a Unidade de Informação Financeira (UIF).

O relatório de avaliação mútua do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) sobre o sistema de prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa, iniciou-se em Outubro de 2021 e deverá estar concluído entre março e abril de 2023.

O consultor Galvão Branco entende que o Grupo de Prevenção e Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral, contribui para eficiência do sistema financeiro nacional, aliado a boas práticas internacionais.

RD – GBranco 1

O consultor Galvão Branco disse também que às más práticas financeiras não têm fronteiras, daí a necessidade de Angola fortalecer o seu sistema.

RD – GBranco 2

Consultor Galvão Branco.

Grupo de Prevenção e Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral chega, quinta-feira, a Luanda, para avaliação do sistema financeiro nacional

A consultora Oxford Economics considerou que Angola será um dos países africanos exportadores de petróleo menos afectados pelas consequências da guerra na Ucrânia, principalmente devido à subida do preço do petróleo, determinante para a evolução da economia.

No comentário ao impacto da guerra na Ucrânia nos países exportadores de petróleo, enviado aos clientes, os economistas salientam que, para além destes factores, “as melhorias no ‘rating’ atribuído pela Fitch e da Standard & Poor’s , bem como a emissão de 1,75 mil milhões de dólares em Abril, cuja procura foi o dobro da oferta, é um testemunho da melhoria da confiança dos investidores na evolução da dívida angolana”.

Ainda assim, salientam, “a produção de Angola continua abaixo da quota permitida pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo, o que significa que a posição externa do país podia beneficiar mais se Angola conseguir, de forma sustentada, aumentar a produção e exportação petrolífera”.

Ponto

Mais de 79 mil casos de denúncia de fuga a paternidade foram registos nos últimos dois anos pelo INAC.

A informação foi avançada hoje pelo chefe de departamento de protecção da criança, do Instituto Nacional da Criança, Bruno Pedro, durante a mesa redonda que debateu o papel da comunidade na prevenção contra todas as formas de abuso de menores em Angola.

RD – BPedro 2

O número de crianças acusadas de feitiçaria também preocupa o responsável devido aos mais de quatro mil casos de denúncias.

RD – BPedro 1

Chefe de departamento de protecção da criança, do Instituto Nacional da Criança.

Por sua vez, Pombal Maria coordenador da rede contra o tráfico e abuso de menores em Angola defende a participação da comunidade no combate aos maus tratos as crianças.

RD – PMária

Pombal Mária coordenador da rede contra o tráfico e abuso de menores em Angola, hoje quando falava na mesa redonda que debateu o papel da comunidade na prevenção contra todas as formas de abuso de menores em Angola.

Publicidade

A UNITA apresenta hoje a tarde ao Tribunal Constitucional, a sua candidatura as eleições gerais de Agosto, passando a ser a quarta força política a avançar com este processo, depois do MPLA, CASA-CE e APN.

As eleições de Agosto foi um dos temas do programa Café da Manhã, hoje aqui na LAC, entre o jornalista José Rodrigues e o político Roberto Leal Monteiro (Ngongo), que foi ministro do Interior e actualmente é deputado a Assembleia Nacional pela bancada do MPLA.

Roberto Leal Monteiro disse que a alternância no poder não depende da vontade dos partidos políticos, mas sim dos eleitores.

RD – LMonteiro 1

O político considerou o seu partido como uma força política do futuro.

RD –LMonteiro 2

Quanto ao combate a corrupção, bandeira do Presidente da República, o antigo ministro do Interior, esperava mais e manifestou preocupação pela falta de informação.

RD – LMonteiro 3

Antigo ministro do Interior, Roberto Leal Monteiro (Ngongo), que hoje esteve a tomar o Café da Manhã, aqui na LAC, com o jornalista José Rodrigues.

A Comissão eleitoral de Luanda iniciou a formação para agentes de educação cívica eleitoral. Segundo Afonso Guerra Gongo, Director provincial da Comissão eleitoral de Luanda, falou do papel dos Agentes.

RD – AGGongo 1

….

O responsável avançou que estão já abertas as inscrições para candidatos interessados em trabalhar para as mesas de votos.

 

RD-AGGongo 2

Afonso Guerra Gongo, Director provincial da Comissão eleitoral de Luanda.

Ponto

O Jazz, volta hoje ao Instituto Camões em Luanda, para a quarta edição do evento que celebra este género musical.

Gerónimo Belo, nome incontornável dos esforços pela democratização do Jazz em Angola, explica porque que este género tem tanto a ver com as nossas raízes.

RD-GBelo1

A quarta edição do Jazz no Camões, será palco para vários talentos nacionais, e para homenagear o musico e compositor, Paulo Gil.

RD-GBelo2

Gerónimo Belo, e os detalhes da Quarta Edição do Jazz no Camões, que acontece esta noite em Luanda.

Ponto

Na política internacional,

A Comissão Europeia propôs hoje a mobilização de 600 milhões de euros do Fundo Europeu para o Desenvolvimento para ajudar países de África, Caraíba e Pacífico (ACP) mais afectados a enfrentar a crise alimentar agravada pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

De acordo com um comunicado, os fundos destinam-se a ajudar países da ACP “a lidar com a terrível situação, através de assistência humanitária (150 milhões de euros), produção sustentável e resistência dos sistemas alimentares (350 milhões de euros) e apoio macroeconómico (100 milhões de euros).

A Primeira-ministra francesa Elisabeth Borne entregou a sua demissão a Emmanuel Macron, que a recusou “para que o governo se mantenha em funções”, avança o Le Monde, citando declarações de uma fonte do Palácio do Eliseu à Associated France Press.

O pedido de demissão da primeira-ministra do país acontece dois dias depois das eleições legislativas em que Emmanuel Macron perdeu a maioria e se assistiu a um crescimento da extrema-direita no país.

O chefe de Estado realizará “as consultas políticas necessárias a fim de identificar soluções construtivas para o povo francês”, explicou a Presidência, antes de uma série de reuniões que terão lugar no Palácio do Eliseu. 

Quase 37 milhões de crianças estiveram deslocadas em todo o mundo em 2021, segundo o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), tratando-se do número mais alto registado desde a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o organismo, o número abrange 13,7 milhões de crianças refugidas ou requerentes de asilo e quase 22,8 milhões deslocadas a nível interno devido a conflitos e violência.

O chefe de redação do jornal Novaya Gazeta, Dmitri Mouratov, vendeu a medalha do Prémio Nobel da Paz 2021 por 98,3 milhões de euros, para apoiar as crianças deslocadas pela guerra na Ucrânia.

As receitas do leilão, realizado em Nova Iorque, ontem, vão para o programa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para crianças ucranianas deslocadas pela guerra, indicou a leiloeira Heritage Auctions, que organizou a venda.

 

 

 

 

 

 

Data de Emissão: 21-06-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados