Edição de 21 de Abril de 2022
 

Troca de tiros entre polícia e supostos meliantes no bairro Alvalade causa a morte de um cidadão

Novo Hospital Geral de Cabinda já disponível e com diversas valências para atender a população local

Estrutura foi inaugurada pelo Presidente da República, que salienta a importância da unidade e diz que o dinheiro público foi bem aplicado

No debate parlamentar sobre transparência eleitoral, UNITA acusa Presidente de usar inaugurações como atos de campanha

MPLA fala em falta de coerência do maior partido da oposição, nos discursos políticos sobre eleições

Deputados aprovam na generalidade a proposta de alteração da Lei de imprensa

Forças Armadas moçambicanas recebem apoio de 45 milhões de Euros da União Europeia

Putin celebra conquista de Mariupol..Enquanto soldados ucranianos resistem barricados numa fábrica da cidade

Ponto-LAC Informação 2

29 de máxima e 25 de mínima foi a temperatura registada esta quinta-feira em Luanda. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Mauro Costa. Hora Informativa da LAC é com o António Videira.

….

Ponto-Forte

Boa noite,

…..

Aconteceu no princípio desta noite no Bairro Alvalade, distrito da Maianga, um cidadão foi atingido e perdeu a vida, após troca de tiros durante uma perseguição policial a supostos meliantes.

Tudo aconteceu após uma frustrada tentativa de assalto. Neste momento dois dos suspeitos já foram detidos e outros dois estão barricados e cercados pelas forças da ordem.

Os dados a partir da cena dos acontecimentos com o porta-voz do comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional Superintende Nestor Goubel.

…..

RD-NGoubel

Boa noite e obrigado Superintende Nestor Goubel, o porta-voz do comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.

Tivemos os relatos a partir do bairro Alvalade, onde troca de tiros entre polícia e supostos meliantes causou a morte de um cidadão.

Neste momento dois dos suspeitos já foram detidos e outros dois estão barricados e cercados pelas forças da ordem.

 

Um assunto que vamos continuar a seguir nesta hora informativa com a cidade em movimento e rádio por dentro.

Ponto-LAC Informação 1

….

Já está aberto ao público o Hospital Geral de Cabinda, unidade sanitária com múltiplas valências, oito pisos e com capacidade para duzentas, tida como uma das maiores do país.

A unidade foi inaugurada hoje pelo Presidente da República, João Lourenço, momento que marcou o primeiro dos três dias da visita de trabalho que efectua àquela província.

O chefe de estado realçou que novo hospital vai aumentar a oferta dos serviços de saúde às populações da região que antes procuravam tratamento de doenças crónicas em outros pontos do país e nas vizinhas Repúblicas Democrática do Congo (RDC) e do Congo.

……

RD-JLO 1

…..

Com obras iniciadas em 2017, a infraestrutura ficou orçada em 165,2 milhões de dólares americanos.

O presidente João Lourenço diz ser um bom exemplo de aplicação dos dinheiros públicos.

…..

JLO 2

…..

Presidente da República João Lourenço, que falou aos jornalistas após inaugurar e visitar as diferentes áreas do hospital geral de Cabinda.

……

A unidade está dotada de equipamentos modernos para atender vinte e duas especialidades, com destaque para os de tratamento de insuficiência renal (hemodiálise) e diabetes.

A ministra da saúde, Sílvia Lutucuta frisou que a unidade hospitalar vai permitir a melhoria dos serviços de assistência especializada aos utentes assim como também possibilitar que se faça investigação

RD-SLutucuta

Sílvia Lutukuta ministra da saúde a destacar as valências do hospital geral de Cabinda, que foi hoje inaugurado.

Momento considerado como histórico pelo governador de Cabinda, Marcos Nhunga.

…….

RD-MNHunga

……

Antes de inauguração do hospital, o governador Marcos Nhunga, apresentou ao Presidente da República, o quadro politico, económica e social.

O governante ressaltou os avanços registados nos últimos cinco anos

….

RD-MNhunga 2

….

Marcos Nhunga sublinhou ainda os passos conquistados a nível do sector agropecuário.

…..

RD-MNhunga 3

…..

Mas de Cabinda também vêm inquietações e uma delas é referente a algumas estradas que ligam os municípios da província.

…….

RD-MNhunga 4

….

A produção e distribuição de energia eléctrica é outra situação que preocupa o governo de Cabinda.

…..

RD-MNhunga 5

….

Governador da Província de Cabinda, Marcos Nhunga, quando apresentava o quadro económica e social da região ao Presidente da República.

João Lourenço presidiu esta manhã uma reunião com o governo local no quadro do programa da sua visita de três dias à Cabinda.

O período da tarde foi marcado com audiências concedidas aos membros da sociedade civil, autoridades tradicionais e religiosas de Cabinda.

….

Para amanhã está prevista uma visita às instalações da Cabinda Gulf-Chevron e a inauguração do terminal marítimo de passageiros.

……

A UNITA acusou hoje o Presidente da República, de usar as suas deslocações às províncias, onde tem inaugurado diversas infraestruturas, como atos de campanha eleitoral, criticando o financiamento público “encapotado” aos atos político-partidários.

A posição foi apresentada hoje pelo deputado Franco Marcolino Nhani, durante o debate sobre transparência eleitoral na Assembleia Nacional, iniciativa do grupo parlamentar do MPLA.

Franco Nhani, salientou que a transparência eleitoral é requerida não apenas no período eleitoral, mas também no que o antecede “quando se definem as regras do jogo”,

O deputado da UNITA referiu-se também a necessidade de cumprimento rigoroso da lei.

……..

RD-FMIhani

O deputado independente, Lindo Bernardo Tito destacou alguns factores que prejudicam a transparência nos processos eleitorais.

RD-LBTito

André Mendes de Carvalho da CASA-CE disse que os processos eleitorais no nosso país estão longe de ser justos e transparentes.

RD-AMCarvalho

Lucas Ngonda da FNLA, começou por enfatizar a iniciativa do MPLA, e fez um recuo no tempo sobre as eleições gerais e disse que os critérios para aferir a justeza do escrutínio são universais.

RD-LNgonda

Em resposta as inquietações e críticas da oposição o deputado do MPLA António Paulo, começou por recordar à UNITA que a lei eleitoral só proíbe inaugurações públicas, um mês antes da campanha eleitoral.

O parlamentar acusou ainda a oposição de falta de coerência, nos discursos políticos sobre as eleições.

….

RD-APaulo

…..

O também deputado do MPLA, João de Almeida “Jú Martins”, frisou que o sistema eleitoral em Angola é dos mais transparentes do nosso continente.

RD-JMartins

O deputado do MPLA, Manuel da Cruz Neto realçou que a transparência dos processos eleitorais depende da postura dos actores políticos.

RD-MCNeto

Deputado Manuel da Cruz Neto do MPLA, durante a sessão plenária parlamentar que hoje dedicou a primeira parte a um debate sobre a transparência no processo eleitoral.

Ainda durante a plenária desta quinta-feira, os deputados aprovaram por unanimidade em definitivo as propostas de lei que altera o código do processo penal e da Apropriação Pública.

O Plenário da Assembleia Nacional aprovou também em definitivo, por unanimidade, as propostas de Lei do Código do Contencioso Administrativo e sobre o Regime Geral das Contra-Ordenações.

Foi ainda aprovada na generalidade, a Proposta de Lei de Alteração à Lei da Marinha Mercante, Portos e Actividades Conexas.

Os parlamentares aprovaram também na generalidade, a Proposta de Lei de alteração à Lei de imprensa, com 115 votos a favor, nenhum contra e 45 abstenções.

Jornalista LAC Manuel Augusto.

RD-MAugusto

….

Jornalista LAC Manuel Augusto e as incidências da nova proposta da Lei de Imprensa.

A Assembleia-Nacional aprovou hoje na generalidade a proposta de alteração da Lei de imprensa

Ponto-A Notícia e a Verdade

Daqui a pouco

Voltamos a falar sobre as eleições e da participação da juventude no processo

País regista semanalmente 8000 denúncias de “falta de ética e integridade”

No Rangel cidadãos mostram-se agastados com o mau saneamento na jurisdição…..Administração garante que procura soluções para contornar a situação

Petro de Luanda tenta amanhã na África do Sul acesso às meias-finais de Liga dos Campeões Africanos de futebol

Porto e Sporting decidem esta noite lugar na final da taça de Portugal

…..

Para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

….

Ponto-LAC Internet

Publicidade

…..

O papel da juventude no processo eleitoral de Agosto, é tema de debate no próximo dia 30 no Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais-CIS em Talatona.

Afonso Pina, o principal mentor da iniciativa do projecto ‘Conversas Com Valor’, disse à LAC que o Fórum que terá entrada livre e serve para contrariar a percepção regular de que a juventude angolana é desordeira.

…….

RD-APina 3

…….

Afonso Pina diz também que o mais recente censo populacional do país, traduz a necessidade dos jovens realizarem este Fórum académico que terá vários prelectores convidados.

…….

RD-APina 1

…….

E ainda segundo o principal mentor do projecto ‘Conversas Com Valor’, responsável pela realização do Fórum, os temas apresentados pelos prelectores correspondem à necessidade da valorização do diálogo e da concertação, como formas de superar as divergências políticas no país.

…….

RD-APina 2

……..

Afonso Pina, um dos promotores do Fórum da Juventude que no próximo dia 30 em Luanda, reflecte sobre o papel da Juventude no Processo Eleitoral Angolano que se avizinha.

….

Ponto-A Notícia e a Verdade

A Inspeção Geral da Administração do Estado (IGAE) anunciou hoje que o organismo recebe por semana 8.000 denúncias sobre falta de ética e integridade na administração pública e reconhece ser este “um mal que ainda enferma o sector”.

“Na administração pública enferma este mal sobre a falta de ética, todos os dias recebemos denúncias neste aspeto, recebemos 8.000 denúncias todas as semanas por falta de ética e integridade da administração pública”, afirmou o inspetor-geral adjunto da IGAE.

Nelson Domingos da Costa falava, em Luanda, durante uma conferência promovida pela Ernest Young que abordou a “Integridade, Ética e Cibersegurança: Desafios e Oportunidades”.

Durante o evento o secretário de estado para as telecomunicações e tecnologias de informação, Mário Oliveira, realçou que o país vai contar em breve com a operacionalização do centro de resposta de incidentes cibernéticos e outros instrumentos para combater este tipo de crime.

…..

RD-MOliveira

…..

Por seu lado o Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), informou, que o país está a preparar os devidos instrumentos legais e relatórios orientados para os activos financeiros virtuais e seus prestadores de serviços, tendo em conta a necessidade de se estabelecer regras sobre a Segurança Cibernética.

José de Lima Massano apontou os desafios impostos pelos crimes cibernéticos a nível mundial

…..

RD-JLMassano

…..

José de Lima Massano Governador do Banco Nacional de Angola-BNA.

E a operadora de telefonia móvel UNITEL, anunciou que foi alvo de 3418 tentativas de ataques cibernéticos em 2021.

….

RD-ASafeca

….

Amílcar Safeca da Administração da UNITEL.

A operadora de telefonia móvel foi alvo de mais de 3000 tentativas de ataques cibernéticos em 2021.

..

Ponto-Os Factos

Os munícipes do Rangel estão preocupados com o mau saneamento na jurisdição.

A administradora municipal do Rangel desdobra-se para encontrar soluções para esta situação que é a principal causadora de doenças.

O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

RD-FCabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina, que esteve no Distrito Urbano do Rangel onde os cidadãos mostram-se agastados com o mau saneamento na jurisdição.

Já a administração local garante diz que procura soluções para contornar a situação.

Ponto-LAC Informação 1

….

O Conselho da União Europeia decidiu hoje reforçar, no âmbito do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, a assistência dada às forças armadas moçambicanas, visando torná-las “operacionais e autossuficientes”, num montante total de 89 milhões de euros.

“O Conselho adotou hoje uma decisão que altera a medida de assistência para apoio às forças armadas moçambicanas ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, adotada em novembro de 2021, acrescentando um montante adicional de 45 milhões de euros”, anuncia em comunicado a estrutura que junta os Estados-membros da União Europeia.

O presidente russo Vladimir Putin celebrou nesta quinta-feira aquilo que considera como sucesso das suas tropas ao tomar a cidade portuária de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, e descartou um ataque final à zona industrial, onde os últimos resistentes estão entrincheirados.

Depois de suportar quase dois meses de cerco e bombardeamentos, as últimas tropas ucranianas estão escondidas na enorme fábrica metalúrgica de Azovstal nesta cidade do Mar de Azov, estratégica no plano de Moscovo de unir os territórios pró-Rússia do Donbass e a península da Crimeia, já anexada em 2014.

“Considero que o ataque proposto na zona industrial não é apropriado. Ordeno o cancelamento”, disse Putin ao ministro da Defesa, Serguei Shoigu, num encontro exibido na televisão.

Por seu lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia revelou hoje que o “exército ucruaniano continua a lutar” na cidade sitiada de Mariupol e que a siderúrgica de Azovstal está “constantemente a ser bombardeada pela Rússia”.

Numa publicação na rede social Twitter, o ministério tutelado por Dmytro Kuleba sublinha que “os ucranianos não confiam nas tropas russas” e “têm medo de serem deportados ou mortos”.

Data de Emissão: 21-04-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados