Edição de 20 de Maio de 2022
 

Luanda vai aumentar em 50%, a capacidade de combate à tuberculose.

Sindicato dos Enfermeiros prepara Assembleia-Geral, para responder à tabela salarial do executivo.

Ministério da Comunicação Social e da Educação, lançam campanha de segurança das crianças na internet.

CEDEAO classifica como difícil a situação humanitária e securitária nop Burkina Fasso.

Angolano Paulo Flores e o brasileiro Paulo Nogueira, actuam juntos esta noite em Luanda.

………

Sexta-feira, 20 de Maio de 2022. A edição de Pedro Fernandes; controle técnico de Alexandre Campos. Técnica final de emissão de Emanuel Katilina. E ao microfone, estou eu, Cristina Miranda.

……

Boa tarde.

Angola acolhe de 24 a 26 deste mês, a quinta reunião dos Ministros do Mar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP, para analisar a situação da conservação dos oceanos.

Ontem, um grupo de embaixadores da CPLP acreditados em Angola reuniu-se em Luanda, para preparar o encontro ministerial, que começa na próxima terça-feira.

A reunião foi presidida pelo Secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, que abordou questões relacionadas com a economia azul, que constitui uma das prioridades da comunidade lusófona. Domingos Vieira Lopes sublinhou a importância da conservação dos oceanos para a redução do impacto das alterações climáticas na vida humana.

A quarta reunião dos Ministros dos Assuntos do Mar da CPLP, decorreu no passado dia 26 de Novembro de 2019, no Mindelo, Cabo Verde.

…….

O Sindicato dos Enfermeiros prepara a próxima Assembleia Geral para discutir e definir a resposta à proposta da tabela salarial apresentada pelo governo. Um dos principais pontos reivindicativos da classe.

O jornalista Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

……

Jornalista da Comercial, Fortunato Cabina e os preparativos da próxima Assembleia Geral do Sindicato dos Enfermeiros.

……

O Governo de Luanda vai aumentar em cinquenta porcento as unidades de saúde para o tratamento da Tuberculose.

O anúncio foi feito hoje pelo director do Gabinete Provincial de Saúde de Luanda, durante um encontro de balanço do sector durante os primeiros meses deste ano.

Manuel Varela, revelou que os casos de tuberculose tiveram uma diminuição, ao passo que os de malária registaram um aumento exponencial.

Director do Gabinete Provincial de Saúde de Luanda, Manuel Varela.

E o município de Cacuaco, tem agora uma nova responsável da saúde, Carla Fortes, assume o cargo, com os olhos postos na redinamização da aquisição e distribuição de medicamentos.

Carla Fortes, a nova directora de saúde do município de Cacuaco.

O Governo de Luanda vai aumentar em cinquenta porcento as unidades de saúde para o tratamento da Tuberculose, numa altura em que os casos registam uma ligeira diminuição.

…..

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) anunciou ontem em Luanda, a detenção de um cidadão de 34 anos, por suspeita de envolvimento numa associação criminosa de venda de vistos para Brasil e Portugal.

O suspeito identificado como Nzuzi Lukumbu, foi detido em flagrante pelos efectivos da Direcção Central de Combate ao Crime Organizado na terça-feira, no distrito urbano da Maianga, município de Luanda.

Os detalhes da ocorrência são com o porta-voz do SIC, o Superintendente de investigação, Manuel Halaiwa.

…..

O oficial do SIC explica ainda o modus operandis do suspeito que foi detido com vários documentos.

…..

Superintendente de investigação Manuel Halaiwa, Director de Comunicação Institucional e Imprensa e porta-voz do Serviço de Investigação Criminal.

SIC deteve cidadão suspeito de envolvimento em esquema ilegal de vistos para Brasil e Portugal.

……

E a Provedora de Justiça propôs ontem na Assembleia-Nacional, a criação de uma Comissão de prevenção de crimes de tortura, e de violação dos direitos humanos.

Florbela Araújo, esteve no Parlamento onde apresentou o relatório anual das actividades do Provedor de Justiça no último ano, e justificou deste modo a importância da criação da Comissão.

…….

A provedora apresentou o relatório de actividades e solicitou mais apoios, de forma a aumentar o Orçamento e melhorar os salários, entre outras inquietações.

……

A Provedora de Justiça que esteve ontem no Parlamento onde apresentou o relatório anual das actividades de 2021 da instituição que dirige.

Florbela Araújo propôs à Casa das Leis, a criação de uma comissão de prevenção de crimes de tortura, e de violação dos direitos humanos.

……

O Presidente da República, João Lourenço viajou hoje para Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, para uma visita de trabalho de dois dias.

O Chefe de Estado terá já hoje um encontro de trabalho com o novo Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, onde será analisada a cooperação entre os dois países, nas áreas do Petróleo e Gás, Energia, Comércio, Agricultura, Pescas, Banca, Telecomunicações, e Finanças.

Um dos exemplos dos investimentos dos Emirados Árabes Unidos  na economia angolana, é a fábrica de montagem de tractores agrícolas instalada na Zona Económica Especial Luanda-Bengo, no município de Viana, em Luanda.

…..

O Presidente da República, regressa a Luanda amanhã, e ontem endereçou uma mensagem ao seu homólogo timorense, José Ramos-Horta, que aborda o reforço da cooperação entre os dois Estados. 

Foi portador da missiva o embaixador não residente em Timor-Leste, Daniel Rosa, que representou o Chefe de Estado angolano na investidura do Presidente de Timor-Leste,  José Ramos-Horta, recentemente eleito.

O embaixador angolano residente em Singapura, transmitiu informações sobre as reformas em curso em Angola nos vários sectores. Na mensagem, João Lourenço, reitera a necessidade dos dois países intensificarem a cooperação em prol do desenvolvimento e do progresso social. Angola e Timor-Leste estabeleceram relações diplomáticas a 20 de Maio de 2002.

…….

O Ministro das telecomunicações tecnologias de informação e comunicação social reiterou hoje a necessidade dos vários extractos da sociedade, em particular as crianças e adolescentes serem dotados de literacia digital, para a prevenção dos crimes cibernéticos.

Manuel Homem falava hoje na escola Comercial em Luanda onde foi lançada a campanha Cyber kid, em parceria com o Ministério da Educação

Na altura foi distribuído um folheto com os cuidados a serem observados pelos adolescentes para o uso seguro das redes soiais.

O titular da pasta das tecnologias de informação enfatizou a necessidade de se transmitir aos alunos  ferramentas para melhor lidarem com os cries cibernéticos.

E a titular da pasta da educação Luisa Grilo referiu-se a necessidade da rápida adaptação dos professor ao muno cibernético para melhor transmitirem conhecimentos e haver interacção com os estudantes.

Alertou que todo o cuidado é pouco por parte das famílias, e que o diálogo entre pais e filhos é fundamental para que as criançs e adolescentes não sejam vítimas.

E ao margem do encontro o director nacional das políticas de ciberseguraça e serviços digiais deu a conhecera imprensa que  campanh ciber kid vai estender-se as escolas de todo o pais.

Por sua vez os alunos falaram de forma muito breve sobre o que sabem sobre o perigo do mau uso das redes sociais.

Alunos da Escola Comercial de Luanda ouvidos hoje pela LAC, a margem do lançamento da campanha ciber-kid, que vai estender-se a todo o pais, para permitir que as crianças e adolescentes não sejam vítimas de crimes cibernéticos. 

……

O analista político Orlando Victor Muhongo apresenta hoje às 17 horas no Pátio da LAC, o seu livro intitulado ‘Thatcherismo em Angola e Outros Textos de Circunstância-Sobre as Privatizações e a Apologia da Invisibilidade do Estado’.

Uma obra deste analista de política internacional que desde 2008, colabora com os órgãos de Comunicação Social, particularmente a lac onde semanalmente, faz as suas análises sobre a política internacional.

…..

Na actualidade internacional.

 

A situação humanitária e securitária do Burkina Faso “mantém-se difícil”, segundo especialistas da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), organização que exige à junta militar do país um calendário “razoável” de transição.

Data de Emissão: 20-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados