Edição de 20 de Junho 2022
 

Boa tarde,

O Vice-Presidente da Republica, defendeu que os quadros angolanos, devem contribuir para que o país atinja o desenvolvimento.

Bornito de Sousa, falava hoje em Luanda, durante a Conferencia Internacional Agostinho Neto e a Formação de Quadros Angolanos, onde destacou o contributo do fundador da Nação, para a educação de jovens nacionais, em países como Cuba e União Soviética.

RD-BSousa 3

O Vice-Presidente da Republica, realçou os esforços de Neto, para a expansão da rede de ensino em Angola.

RD-BSousa 2

Bornito de Sousa, falou ainda das celebrações alusivas ao centenário de Agostinho Neto, e ao reconhecimento do seu legado.

RD-BSousa 1

Vice-Presidente da Republica, Bornito de Sousa, durante a Conferencia Internacional Agostinho Neto e a Formação de Quadros Angolanos, que marca o início das celebrações do Centenário do fundador da Nação.

Ponto

Mais de 500 procedimentos de contratação simplifica foram registados pelo Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP), no ano passado.

Segundo o chefe de departamento de estudos e relações institucionais do SNCP, dos procedimentos contratuais registados pela sua instituição, a contratação simplificada ficou a frente dos concursos pública.

No entanto, Aldemiro Matoso destacou o espaço que a contratação electrónica tem vindo a ganhar nos procedimentos de contratação pública.

RD – AMatosso 1

Aldemiro Matoso disse também que apesar da contratação simplificada ter sido a mais utilizada no ano passado, os concursos públicos tiveram maiores valores contratuais.

RD – AMatoso 2

Chefe de departamento de estudos e relações institucionais do Serviço Nacional de Contratação Pública, Aldemiro Matoso, e os números da contratação pública no ano passado.

Ponto

Uma Mãe, de 28 anos, matou o seu filho de 1 ano em Luanda, abrindo-lhe a barriga com uma faca, retirando os intestinos.

Este crime aconteceu no final da semana passada, no município do Cazenga, como explicou o porta-voz da polícia Luanda Nestor Goubel.

RD – NGoubel 1

Este não foi o único crime envolvendo crianças. Também no Cazenga, outra Mãe tentou matar quatros filhos. A reação das crianças permitiu que uma fugisse, outra ficasse ferida, mas infelizmente duas morreram.

RD – NGoubel 2

Porta-voz da polícia de Luanda, Nestor Goubel e casos de na semana passada em Luana, que vitimaram três crianças, mortas pelas suas mães.

… 

Publicidade

Cinquenta e sete mil refugiados e requerentes de asilo, maioritariamente da República Democrática do Congo, vivem em várias regiões de Angola, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

De acordo com os dados do ACNUR, 17 por cento entraram no país  em  2017,  vindos do Grande Kasai (RDC), através das fronteiras com a província da Lunda Norte, devido ao conflito político e éctnico registado, na altura, no país vizinho.

O ACNUR acrescenta que, além de cidadãos da RDC, compõem o grupo cidadãos guineenses, marfinenses, mauritanos, somalis, sudaneses e eritreus, num total de 50 mil pessoas que vivem, regra geral, em áreas urbanas.

O Ponto Focal de Angola, Para a Convenção das Nações Unidas Para o Combate à desertificação, defende a mobilização de todos os sectores e da sociedade em geral, para que haja de facto mitigação da seca que assola o sul do pais.

Em declarações à LAC, Luís Constantino, reconheceu o trabalho desenvolvido para reduzir o impacto da seca, sublinhou que não é só um assunto que diga respeito apenas às franjas mais vulneráveis e frisou que muitos são ainda os desafios nesta matéria.

RD-LConstantino1

Luís Constantino alertou que caso não se consiga reverter a degradação das terras, a segurança alimentar estará em risco.

RD-LConstantino 2

Luís Constantino, ponto focal de Angola, para a Convenção das Nações Unidas Para o Combate à desertificação.

Ponto

Cinco dias é o tempo que resta para os partidos políticos que estão legalizados formalizarem, junto do Tribunal Constitucional (TC), a entrega do processo de candidaturas para as eleições gerais de 24 de Agosto.

Até ao momento o MPLA e a CASA-CE foram as únicas forças políticas que já deram entrada dos processos.

Esta segunda-feira, 20, o partido Aliança Patriótica Nacional (APN) deverá formalizar a sua candidatura.

E o analista político Osvaldo Mboco considera que a competição política em Angola tende para um ‘bipartidarismo imperfeito’,

O também académico que publicou recentemente o livro, ‘As Eleições em Angola, de 1992 até aos nossos Dias’, disse à LAC que a avaliação que faz desta tendência, resulta da hegemonia do MPLA e da UNITA em relação às restantes forças políticas concorrentes desde as eleições de 1992.

RD – OMBoco 2

E quanto ao Ensaio que escreveu dedicado à História das Eleições angolanas, Osvaldo M’Boco diz que ela comporta aspectos estruturantes do percurso eleitoral no país que viverá um novo capítulo pela quinta vez, a 24 de Agosto.

RD – OMBoco 1

Osvaldo M’Boco, académico e especialista em Relações Internacionais, ouvido pela Comercial a propósito do livro de sua autoria ‘As Eleições em Angola, de 1992 até aos Nossos Dias’.

Ponto

Do desporto

A selecção nacional de basquetebol conquistou ontem a noite o torneio internacional de Benguela ao vencer a seleção de Cabo Verde por 77-86.

A equipa angolana venceu o torneio internacional sem qualquer derrota, tendo nos dois jogos anteriores vencido a seleção nacional B e Moçambique.

O torneio serviu de preparação para a seleção principal de basquetebol que prepara a terceira janela FIBA de qualificação ao mundial da modalidade.

Nesta fase, Angola vai disputar em Adidjan, para o grupo C, a Costa do Marfim, República Centro Africana e Guiné Conacri.

No futebol, a selecção nacional estreia na Taça Cosafa no dia 5 de Julho diante as Ilhas Comores, na cidade de Durban, África do Sul.

Os Palancas Negras, que estão no grupo A, vão ainda defrontar nesta fase, as seleções das Ilhas Seychelles e do Botswana.

Ponto

Na política internacional,

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no domingo à noite temer que “a Rússia intensifique os ataques esta semana”, antes da discussão sobre a candidatura da Ucrânia à adesão à União Europeia.

Hoje “começa uma semana verdadeiramente histórica”, proclamou Zelensky, no seu discurso diário em vídeo, em que a Ucrânia terá “a resposta da União Europeia sobre o status de candidato”

Em França, a força política que apoia o presidente Emmanuel Macron ficou aquém da maioria absoluta, e terá agora de conseguir o apoio de outros partidos para governar.

O partido e Marine Le Pen, a União Nacional, tinha apenas oito deputados na Assembleia Nacional francesa e elegeu agora 89, é o melhor resultado de sempre da extrema-direita no Parlamento francês.

Mas a coligação de esquerda liderada por Jean-Luc Mélenchon também tem grandes motivos para celebrar porque obteve 131 lugares e passa a ser segunda força partidária e, sobretudo, por ver Macron perder a maioria.

O procurador federal da Bélgica entregou hoje à família do antigo primeiro-ministro congolês Patrice Lumumba uma caixa contendo um dente do herói assassinado em 1961, durante uma cerimónia transmitida em direto pela televisão.

“Agradeço-vos as medidas judiciais que tomaram porque, sem essas medidas, não estaríamos onde estamos hoje. Isso permitiu que a justiça do nosso país pudesse avançar”, disse o procurador, Frédéric Van Leeuw, entregando a caixa, que seria em seguida colocada num caixão.

Patrice Lumumba foi torturado e assassinado em 1961, tendo o seu corpo sido desmembrado e dissolvido em ácido, num dos episódios mais sóbrios da relação entre a Bélgica e a sua antiga colónia, que se tornou independente em 30 de Junho de 1961.

 

 

Data de Emissão: 20-06-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados