Edição de 20 de Abrilde 2022
 

Executivo vai ressarcir famílias cadastradas das imediações do novo aeroporto internacional de Luanda.

Governo e De Beers assinam acordo para a exploração mineira no leste do país.

Equipas do Bravos do Maquis e Cuando Cubango FC defrontam-se hoje no Cuito Bié para acerto de calendário, da vigésima quarta jornada do girabola.

Justiça britânica autoriza extradição de Julian Assange para os Estados Unidos da América.

Ponto

Hoje é quarta- feira dia 20 de Abril de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de Miguel correia e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Cristina Miranda.

Boa Tarde,

O ministro das obras públicas e ordenamento do território, assegurou que o executivo vai encontrar uma solução para ressarcir os cidadãos cujas residências foram demolidas pelas autoridades, nas imediações do novo aeroporto internacional de Luanda.

Manuel Tavares de Almeida disse no entanto que esse processo destina-se apenas aos cidadãos que foram cadastrados logo antes do início da construção do novo aeroporto.

R.D1-MTavares de Almeida

Ministro das obras públicas e ordenamento do território, Manuel Tavares de Almeida, quando falava à imprensa ontem durante a quarta edição do Café Cipra.

Ainda a propósito das demolições de mais de uma centena de residências nas imediações do novo aeroporto de Luanda, o ministro da administração do território, Marcy Lopes lembrou que o Estado é um ente de bem, e frisou a necessidade de cumprimento da lei, e que caso persistam as irregularidades, aquela infra- estrutura poderá não ser certificada.

R.D.-Marcy Lopes

Titular da pasta da administração do território, ontem durante a quarta edição do Café Cipra, dedicado a construção de grandes infra- estruturas.

Na ocasião a ministra das finanças, Vera Daves avançou que 

as obras do PIIM, Programa Integrado de Intervenção nos municípios já ultrapassaram os quinhentos milhões de dólares.

R.D.1-Vera Daves1

Vera Daves sublinhou que foi revisto o modelo de contratação para as obras públicas ao nível dos municípios de formas a criar sustentabilidade.

R.D2-Vera Daves2

E a qualidade das estradas do país, também mereceu destaque durante a última edição do Café Cipra, tendo o ministro das obras públicas, enumerado algumas acções em curso para que as vias sejam de facto duráveis.

….

R.D2-Manuel Tavares de Almeida2

Titular da pasta das obras públicas e ordenamento do território, quando intervinha ontem em Luanda, durante a quarta edição do Café Cipra.

Ponto

 

O governo e a multinacional De Beers assinaram hoje em Luanda, dois contratos de investimento mineiro para a exploração de diamantes nas províncias da Lunda Norte e Lunda Sul, marcando assim o regresso ao país da diamantífera sul-africana.

Durante a cerimónia de assinatura dos acordos o ministro dos recursos minerais, petróleo e gás, Diamantino Azevedo considerou de histórico o momento, por significar o regresso desta multinacional ao país.

R.D.1-D.Azevedo1

Diamantino de Azevedo quer resultados imediatos e realçou que este acordo significa que Angola é a escolha para o futuro da indústria diamantífera mundial

R.D.2-DAzevedo2

Ministro dos recursos minerais, Petroleo e gás, hoje em Luanda, durante a cerimónia de assinatura de acordos com a multinacional de Beers

Ponto

Choveu em Luanda e arredores durante as primeiras horas da manhã, situação que condicionou o trânsito em vários pontos da capital, e fez com que muitos citadinos faltassem ao trabalho.

O repórter LAC, Fortunato Cabina foi falar com os luandenses sobre os transtornos causados pelas últimas chuvas.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina sore os transtornos das últimas chuvas na cidade capital do país.

Na política a Aliança Patriótica Nacional, APN vai realizar no fim de semana dias 23 e 24 deste mês, o seu primeiro congresso ordinário.

Quintino Moreira concorre a sua própria sucessão na liderança daquela forma política, segundo disse hoje à LAC, o porta- voz do congresso, Tiago Soares.

R.D.1Tiago Soares1

O porta- voz do primeiro da APN avançou que o conclave vai também defenir a renovação das estruturas partidárias, e a estratégia para as próximas eleições.

R.D.2-Tiago Soares2

Tiago Soares,Porta voz do primeiro congresso ordinário da Aliança Patriótica nacional, marcado para os dias 23 e 24 deste mês em Luanda.

O presidente da CEAST, Dom Manuel Imbamba apelou a necessidade de tolerância e a cultura da paz entre os cidadãos.

RD-DMImbamba 2

Dom Manuel Imbamba,presidente da CEAST que falava à imprensa em Luanda, a saída de uma audiência concedida pelo presidente da República, disse que o encontro foi  fundamental face ao actual momento que o país vive.

……

RD-DMImbamba 1

…..

Presidente da CEAST, Dom Manuel Imbamba.

Ponto

A inflação é o principal adversário do sector imobiliário em Angola. Uma situação que explica os poucos mais de seis mil créditos solicitados à banca comercial, para aquisição de casa própria ou projectos de habitação.

A constatação é de Cléber Correia, vice-presidente da APIMA,  Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola feita à LAC na véspera do início do Fórum Imobiliário-Edição Lusófona que decorre amanhã e sexta-feira em Luanda.

RD – Cléber Correia

Cléber Correia, vice-presidente da APIMA.

E o arquitecto Ilídio Daio, defende o fomento de Cooperativas de Habitação em Angola, e mais crédito para autoconstrução dirigida.

RD – Ilídio Daio

O arquitecto Ilídio Daio quando falava recentemente à LAC. Fórum Imobiliário-Edição Lusófona decorre amanhã e sexta-feira em Luanda.

 

Ponto

Do Desporto,

As equipas do Bravos do Maquis do Moxico e do Cuando Cubango FC defrontam-se hoje no Estádio dos Eucaliptos,no Cuito Bié em partida de acerto de calendário, a contar para a vigésima quarta jornada do girabola.

Caso o FC Maquis vença, pode chegar a quarta posição do campeonato. 

O vice-presidente para o Futebol, José Barraca Dembo, disse à imprensa disse a imprensa  que a equipa vai encarar o adversário com a mesma determinação, postura e dinâmica dos últimos desafios, isto é vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para manter o ciclo de vitórias.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

A justiça britânica emitiu hoje uma ordem formal que autoriza a extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, para os Estados Unidos.

Aqui, Assange deverá ser julgado por espionagem devido à publicação de centenas de milhares de documentos secretos a partir de 2010.

Segundo a Associated Press, a ordem judicial, aprovada por uma juíza do tribunal de Westminster, será agora enviada para a ministra do Interior, Priti Patel, que terá uma última palavra quanto à decisão.

A defesa de Assange tem agora quatro semanas para  fazer uma pelo à ministra britânica e pode ainda recorrer ao Supremo Tribunal de Londres.

A justiça norte-americana quer julgar o australiano por este ter divulgado, desde 2010, mais de 700.000 documentos confidenciais sobre atividades militares e diplomáticas dos EUA, principalmente no Iraque e no Afeganistão.

Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, instância que representa os Estados membros da União Europeia, chegou hoje a Kyiv numa altura em que a Rússia lança uma nova ofensiva no leste da Ucrânia.

Charles Michel anunciou a deslocação à capital ucraniana através de uma mensagem difundida pela rede social Twitter. 

“Em Kyiv, hoje, no coração da Europa livre e democrática” escreveu Charles Michel na mensagem que acompanha uma fotografia captada numa gare ferroviária da capital ucraniana. 

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra causou a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para os países vizinhos.

Data de Emissão: 20-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados