Edição de 19 de Abril de 2022
 

Ministro Diamantino de Azevedo anuncia entrada em funções no sector mineiro nacional de uma terceira multinacional.

Produção diamantífera em Angola ultrapassa os oito milhões de quilates em 2021.

FMI vai disponibilizar fundo de resiliência e sustentabilidade face às alterações climáticas.

Rússia diz que secretário-geral da ONU nunca tentou contactar Putin

Ponto

Hoje é terça –feira, dia 19 de Abril de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de Emanuel Catilina e final de emissão de, Galácio Santana. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, anunciou hoje que muito em breve uma terceira multinacional vai iniciar operações no nosso país.

Diamantino de Azevedo que falava em Luanda, durante a abertura de um encontro sobre diversificação no sector mineiro, não avançou o nome da referida empresa de cariz internacional, mas adiantou que os resultados do PLANAGEO têm alimentado interesse de empresários estrangeiros.

RD-DAzevedo1

A tutela do sector dos recursos minerais, vai facilitar a entrada de novos intervenientes para que se verifique um incremento da geração de postos de trabalho, e arrecadação fiscal.

RD-DAzevedo2

Ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino de Azevedo.

A Chefe de Departamento do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Maria José Isaías, revelou que em 2021, a produção de diamantes atingiu a marca de 8,72 milhões de quilates.

RD-MJIsaías

A Chefe de Departamento do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Maria José Isaías

E o técnico da Agencia Nacional dos Recursos Minerais, Elvi Soares, esclareceu que dos 49 projectos mineiros cadastrados em Angola, 61 porcento são licenciados para actividade de prospecção.

RD-ESoares

Técnico da Agencia Nacional dos Recursos Minerais, Elvi Soares.

Cresce o interesse de empresários nacionais e estrangeiros em minerais como o ferro, manganês, gesso e fosfato.

Ponto

A inflação em Angola aumentou para 27% em Março face ao mesmo período de 2021, registando igualmente uma subida de 1,56% relativamente à registada em fevereiro do ano transacto, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística “INE”…

A variação homóloga situa-se em 27,00%, registando um aumento de 2,24 pontos percentuais, em relação à observada em Março de 2021, segunda uma nota divulgada ontem em Luanda, que aponta que “comparando a variação homóloga atual com a registada no mês anterior verifica-se uma desaceleração de 0,28 %.

O documento realça ainda que, o índice de preços “registou uma variação de 1,56%, de fevereiro a março de 2022″ e, que se regista uma desaceleração de 0,21 % quando comparado a igual período de 2021, regista-se uma desaceleração na variação atual de 0,22 pontos percentuais”.

De acordo com o INE “a classe ‘Alimentação e bebidas não alcoólicas’ foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 1,02 pontos percentuais durante o mês de março, seguida das classes ‘Bens e serviços diversos’ com 0,10 pontos percentuais, ‘Mobiliário, equipamento doméstico e manutenção’ e ‘Vestuário e Calçado’ com 0,07 pontos percentuais cada e ‘Saúde’ e ‘Transportes’ com 0,06 pontos percentuais cada”.

A Repartição Fiscal dos Grandes Contribuintes “RFGC” arrecadou mais de 1,6 mil milhões de Kuanzas, cerca de 45% do total da receita não petrolífera, revelou o PCA da AGT.

José Leiria que falava durante um colóquio por ocasião do 20º. Aniversário da Criação da Repartição Fiscal dos Grandes Contribuintes (RFGC), sublinhou que aquele sub sector actualmente considerado estratégico porque estabelece a ligação entre o Estado e os que mais contribuem para a captação de receitas fiscais.

Mais de 370 empresas fazem parte da lista dos grandes contribuintes, e pagaram o equivalente a 45% do total da receita não petrolífera.

O FMI aprovou a criação de um Fundo de Resiliência e Sustentabilidade, para ajudar os países de baixos e médios rendimentos, na materialização de projectos de longo prazo em áreas ligadas às alterações climáticas, ou a preparação face a possíveis pandemias.

O facto foi anunciado à imprensa internacional, pela  vice-diretora do Fundo para Estratégia, Políticas e Supervisão, Uma Ramakrishnan, que avançou que o fundo aprovado dia, será formalmente apresentado a 1 de Maio próximo.

Frisou que serão empréstimos provenientes dos países ricos, com prazo de 20 anos, e carência de dez anos e meio, com taxa de juros “modesta” e menor para os países mais pobres, melhorarem a sua resiliência económica e ajudar a equilibrar os pagamentos de forma estável. e vão complementar as verbas disponibilizadas pelo FMI.

De acordo com o FMI, o acesso a este instrumento será voluntário e segundo estimativas desta instituição financeira, três quartos dos países membros irão solicitar.

O consultor para a área de desenvolvimento, Sérgio Calundungo em declarações hoje à Comercial recomenda alguma cautela aos países de rendimento médio, ou baixo como é o caso de Angola. até porque o anúncio de fundos, nem sempre significa que eles estejam de facto disponíveis.

R.D.-1-Sérgio Calundungo1

Por outro lado, Sérgio Calundungo refere que há sempre condicionalismos na atribuição de verbas por parte de organismos e países mais ricos, mas sublinha que a cooperação é fundamental para a preservação do planeta.

R.D.-2-Sérgio Calundungo2

Sérgio Calundungo consultor para o desenvolvimento sobre o anúncio do FMI, sobre a criação de um fundo para apoiar os países de rendimentos médios e baixo na materialização de programas de resiliência face às alterações climáticas ou preparação face à pandemias.

….

Ponto

Na política, o ex chefe da bancada parlamentar do PRS, diz que vai enviar ao tribunal constitucional, documentos e a acta alegadamente fraudulentos do congresso daquele partido.

O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina.

….

Ponto

anexo Café da Manhã.

O Serviço de Migração e estrangeiros, completa hoje quarenta e seis anos de existência.

De acordo com o seu porta- voz, Simão Milagre, em entrevista à Rádio Nacional de Angola a aposta daquele órgão afecto ao Ministério do Interior, é nesta fase para a modernização dos serviços, por forma a conferir dignidade aos utentes.

R.D.-Simão Milagre

Simão Milagre porta- voz do Serviço de Migração e estrangeiros, órgão que hoje completa quarenta e seis anos de existência.

Ponto

A terceira edição da Exposição ‘Traços de Luanda’. será lançada esta tarde no Palácio de Ferro na baixa da  cidade.

Na Exposição, poderão ser apreciados trabalhos feitos por artistas plásticos consagrados a trinta edifícios emblemáticos da cidade-capital.

Para esta edição da ‘Traços de Luanda’, também estarão patentes 46 fotografias de distintos lugares da cidade, captadas pela sensibilidade e lentes de vários fotógrafos.

Fotos sobre espaços, lugares, e património existentes na cidade de Luanda, e que estarão acompanhadas pelos textos escritos de Escritores de diferentes gerações.

Outro dos diferenciais da ‘Traços de Luanda’ deste ano, são quatro edifícios da cidade da Kianda que serão exibidos em realidade virtual.

Na ‘Traços de Luanda’ 2022, o público visitante poderá ver Filmes, participar em Tertúlias, assistir a Recitais, e Pocket Shows.

… 

E dentro de três dias, ou seja dia 22 de Abril, serão lançadas em Luanda três livros do jurista angolano Cremildo Paca. intuitulas “Direito do Contenciosos Administrativo Angolano, “Justiça Fiscaql e Aduaneira” e Administração Pública e Pder Executivo de Angola.

As obras a serem apresentadas no Instituto Nacional de Estudos Judiciários “INEJ” têm a chancela da editora Mayamba.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

A Rússia garantiu hoje que o secretário-geral da ONU, António Guterres, não tentou contactar o presidente, Vladimir Putin, desde o início da ofensiva russa na Ucrânia.

“Ninguém entrou em contato, nem por meio da missão permanente da Rússia na ONU, nem diretamente com o Ministério dos Negócios Estrangeiros”, disse Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, em declarações à agência Reuters. 

Enquanto isso, O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, disse, hoje, que o seu país está a iniciar uma “nova etapa” da sua “operação militar especial na  Ucrânia. 

Numa entrevista dada ao canal televisivo India Today, Lavrov disse que esta “nova fase” será um “momento importante” na guerra. 

Recorde-se quwe que a Rússia iniciou ontem a batalha em Donbass, segundo confirmou inicialmente o presidente Volodymyr Zelensky. 

Esta ofensiva em grande escala já era esperada, há várias semanas, pelo exército ucraniano. 

Grande parte da região do Donbass é controlada pelos separatistas pró-russos das autoproclamadas repúblicas de Lugansk e Donetsk.

 

 

Data de Emissão: 19-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados