Edição de 18 de Março de 2022
 

Projecto de modernização do sistema de navegação aérea nacional orçado em 25 milhões é lançado na próxima semana.

Ex-PCA do BESA, Álvaro Sobrinho sujeito a caução de seis milhões de euros e impedido de sair de Portugal

Petro recebe  Zamalek na busca da consolidação do primeiro lugar do grupo D da Liga dos Campeões. 

Chelsea-Real Madrid é o destaque dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Biden vai avisar Xi Jinping sobre “custos” de a China ajudar a Rússia.

Sexta-feira 18 de Março. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Emanuel Catilina e Galassio Santana. Apresenta a Cristina Miranda.

Boa tarde,

O ministério dos transportes lança na próxima semana em Luanda, o projecto de modernização do sistema de navegação aérea nacional. 

Orçado em 25 milhões de dólares, este projecto visa, principalmente, ampliar a captação de novos clientes e dinamizar as receitas do sector da aviação no país.

O lançamento oficial do acordo entre o Ministério dos Transportes e a Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) também abrange a formação de quadros nacionais: 

O acordo está avaliado em 25 milhões de dólares e “contempla a aquisição de sistemas de vigilância automática, a instalação e comissionamento de sistemas de comunicações móveis, de sistemas de comunicação de dados e de ajuda à navegação, e ainda de um simulador de controlo de tráfego aéreo para a modernização do Centro de Formação”.

O ex-presidente do Banco Espírito Santo Angola (BESA), Álvaro Sobrinho, ficou sujeito a uma caução de seis milhões de euros e impedido de sair de Portugal enquanto não prestar a caução.

Álvaro Sobrinho foi interrogado ontem pelo juiz Carlos Alexandre no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), em Lisboa.

“Foi fixada a caução de seis milhões de euros a prestar por qualquer meio permitido em direito. Trata-se de uma decisão normal na Justiça. É uma decisão com a qual nós naturalmente não concordamos, da qual vamos interpor recurso”, disse aos jornalistas à saída do Tribunal, o advogado de Álvaro Sobrinho

Escusando-se num impedimento em prestar mais esclarecimentos, Artur Marques disse ainda que ao longo das quatro horas de interrogatório não foi abordada a questão de eventuais arrestos a património de Álvaro Sobrinho.

A esfera social angolana não tem capacidade para moldar o poder político.

Esta ideia consta do último relatório social 2019/2020 apresentado ontem em Luanda pelo “CEIC” Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola.

Durante a cerimónia formal de apresentação do documento, que assinalou os 20 anos do CEIC, o investigador e autor do capítulo designado do político ao social referiu-se ao sistema eleitoral angolano, à representatividade versus densidade populacional e as formas de compensar a desproporcionalidade.

O investigador do CEIC, Sérgio Dundão referiu-se a divisão político administrativa que se perspectivava na altura da elaboração do relatório, que de alguma forma influencia em termos de representatividade.

O investigador Sérgio Dundão explicou como o meio político pode moldar o social.

Sérgio Dundão do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola, ontem durante a apresentação do relatório social de Angola, 2019/2020.

O Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, (PANETI), foi apresentado ontem. 

Com a aprovação do Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil em Angola, o Executivo responde positivamente as orientações e recomendações emanadas pela Organização Internacional do Trabalho e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, de que Angola é Estado-membro.

A Ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, disse ainda que o Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil vem definir melhor a actuação das instituições, tanto do Sector público como privado, congregar maior articulação, coordenação e alinhamento de todas acções votadas para a problemática do trabalho infantil.

Ministra de Estado para a área social, Carolina Cerqueira, durante a apresentação do Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, apresentado ontem em Luanda.

Numa altura em que o Instituto Nacional da Criança (INAC), tem retirado compulsivamente das mães os filhos que são colocados a mendigar nas ruas da Capital.  

Em declarações a LAC, a directora geral Adjunta do INAC, Elisa Gourgel, disse que esta acção já permitiu colocar muitos menores sob custódia do Estado.

Directora geral Adjunta do INAC, Elisa Gourgel

Em relação ao aumento do número de crianças e famílias nas ruas de Luanda em situação de mendicidade, a Directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualmente de Género, Antónia Ferreira, explicou que acontece, em parte, devido a questões sociais e económicas que o país enfrenta e à busca do dinheiro fácil.

Directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e igualmente de Género de Luanda, Antónia Ferreira.

A administração da cidade universitária nega a venda e ocupação ilegal de terrenos de camponeses que reclamam pelos espaços.

Repórter Fortunato Cabina.

Administração da cidade universitária nega venda e ocupação ilegal de terrenos de camponeses, reclamam pelos espaços.

O livro “Contributos Para a História da Rádio em Angola”, foi apresentado ontem aqui na LAC. A obra trás informação mais adequada sobre o período de transição da Rádio Nacional.

No evento, o coordenador do livro e antigo director-geral da Rádio Nacional de Angola, Guilherme Mogas, negou a ideia de que o livro irá preencher o vazio existente em matéria da rádio produzida em angola. 

Antigo director-geral da Rádio Nacional de Angola, Guilherme Mogas.

A directora-geral da LAC e Co-autora da obra, Mária Luísa Fancony, salienta que o livro espelha as experiencia de fazedores de rádio em Angola no período pós independência.

Mária Luísa Fançony Co-autora do livro “Contributos Para a História da Rádio em Angola’, que foi apresentado ontem aqui na LAC.

Direito Imobiliário Angolano é o título da obra do docente universitário e Jurista, Domingos Francisco João, a mesma será apresentada ao público na próxima quinta-feira na união dos escritores angolanos. 

Mais dados com o repórter Manuel Augusto.

Do desporto,

O Petro de Luanda defronta amanhã o Zamalek do Egipto para a quinta e última jornada do grupo D, da Liga dos Campeões Africanos em Futebol.

Os petrolíferos, que já estão nos quartos-de-final, recebem os egípcios no 11 de Novembro, a partir das 14 horas, sem pressão. 

Já os adversários, que ocupam a terceira posição do grupo, estão obrigados e vencer para manter a esperança de chegar a outra fase da competição.

Para o comentador Conceição Gaspar, apesar do petro já estar qualificado, é importante que vença o jogo de amanhã, para conservar a liderança do grupo, que terá peso no emparceiramento seguinte.

 

Comentador Conceição Gaspar e o jogo de amanhã entre o Petro e o Zamalek do Egipto, para a última jornada do grupo D, da Liga dos Campeões Africanos.

Para o mesmo grupo, também amanhã, a partir das 20 horas no 11 de Novembro, o Sagrada Esperança sem qualquer hipótese de se apurar, recebe o Widad de Casablanca, que ocupa a segunda posição do grupo D.   

 

No Girabola, amanhã disputam-se dois jogos da vigésima terceira jornada. 

O Sporting de Cabinda recebe a Académica do Lobito e o Kabuscorp terá pela frente o Recreativo da Caála.

No domingo jogam Desportivo da Lunda Sul-1º de Agosto, Desportivo da Huíla-Cuando Cubango Futebol Club e Progresso do Sambizanga-Sporting de Benguela.

Chelsea-Real Madrid, Manchester City- Atlético de Madrid, Villareal-Bayer de Munique e Benfica-Liverpool, são os jogos dos quartos-de-final da Liga dos Campeões europeus, sorteados hoje. 

Da política internacional,

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai avisar o seu homólogo chinês, Xi Jinping, dos “custos” que o país asiático enfrentará caso ajude a resgatar a aliada autoritária Rússia das sanções ocidentais destinadas a punir a invasão da Ucrânia.

Os dois presidentes vão falar hoje por telefone, numa altura em que os Estados Unidos tentam impedir a China de prestar apoio, militar ou económico, à Rússia.

Esta é a primeira chamada de telefone entre os dois líderes desde uma videoconferência em novembro passado e será a oportunidade para mostrar as suas diferenças e marcar posições.

Para a jornalista Ana Margoso a China não vai condenar a posição da Rússia, apesar da pressão norte-américa.

Jornalista Ana Margoso e expectativa da conversa telefónica que haverá hoje entre os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden e o seu homólogo chinês, Xi Jinping,

Nas duas últimas semanas morreram afogados pelo menos 70 pessoas, quando procuravam atravessar o Mediterrâneo, a partir da costa da Líbia, para chegar à Europa, informou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Segundo a organização, “uma embarcação transportando 25 migrantes naufragou em 12 de Março ao largo de Tobruk”, no leste da Líbia. “As autoridades socorreram seis migrantes e recolheram sete corpos, enquanto outros 12 continuam desaparecidos”.

A OIM, mencionou um outro naufrágio, em 27 de Fevereiro, quando um barco “se virou quatro dias depois de ter saído do porto de Sabratha”, na parte oeste do país.

As últimas restrições relacionadas com viagens para o Reino Unido, que ainda vigoravam para conter a covid-19, foram levantadas hoje.

Os viajantes que não estiverem vacinados já não têm de fazer teste para entrar no país, uma regra que já tinha sido levantada para quem estava imunizado.

Também não será necessário preencher e enviar o formulário de localização do passageiro.

Data de Emissão: 18-03-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados