Edição de 18 de Março de 2022
 

Foi apresentado em Luanda o Fórum Empresarial Angola-União Europeia acontece a próxima semana em Bruxelas 

Banca angolana financiou entre abril de 2020 e fevereiro de 2022, mais de 540 mil milhões de kwanzas para 432 projetos da economia Real.

Banco Nacional de Angola prepara novo aviso que vai alargar o financiamento da banca comercial a aquisição de matérias-primas e a tesouraria 

Professores Universitários em greve protestam amanhã contra o não atendimento das suas reivindicações 

Trabalhadores do Tribunal Supremo’ entram em greve a partir de segunda-feira.

Biden e Xi Jinping falam ao telefone sobre Guerra Rússia– Ucrânia e assumem responsabilidades pela paz

Papa Francisco afirma direito de Kiev a defender-se de agressão russa

Sexta-feira quente em Luanda com a capital a registar 32 graus de máxima e 26 de mínima. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de mauro Costa e técnica final de Anacleto José. Hora Informativa na LAC é com o António Videira.

A banca comercial no país desembolsou, entre abril de 2020 e fevereiro deste ano, 542,4 mil milhões de kwanzas, para o financiamento de 432 projetos ligados a economia real.

A revelação foi feita hoje pelo vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA).

Rui Mingues intervinha na abertura de uma conferência sobre o “Financiamento ao Setor Real da Economia”, no âmbito do instrutivo do banco central angolano, denominado Aviso 10/2020, de 03 de abril de 2020 sobre o Crédito ao Sector Real da Economia.

O valor desembolsado até à presente data representa 305 por cento do limite mínimo definido pelo instrutivo e 98,18 por cento do limite mínimo estabelecido para os projetos, disse o vice-governador do BNA.

Rui Mingues que reconheceu existirem alguns desafios e citou a facilitação do acesso ao crédito, apoio as atividades económicas emergentes e criação de condições para o aumento de serviços financeiros à população, de modo seguro e eficiente, bem como simplificar o licenciamento dos negócios e procedimentos de abertura de empresas.

….

E o Banco Nacional de Angola-BNA anunciou que está a preparar um novo aviso que trará algumas alterações no quadro da concessão de crédito a economia real.

……

Jornalista LAC José Silva, que hoje esteve no BNA.

Banco Nacional de Angola que prepara um novo Aviso que vai alargar o financiamento da banca comercial à aquisição de matérias-primas e a tesouraria 

E no quadro do Aviso 10 de 2020, a banca angolana financiou entre abril de 2020 e fevereiro de 2022, mais de 540 mil milhões de kwanzas para 432 projetos da economia Real.

…….

O governo acredita que o Fórum Empresarial Angola-União Europeia acontece a próxima semana em Bruxelas, será um grande impulso para a economia do país.

O evento foi hoje apresentado em Luanda em conferência de imprensa assistida pelo jornalista LAC Pedro Fernandes.

Jornalista Pedro Fernandes.

Foi apresentado hoje em Luanda o Fórum Empresarial Angola-União Europeia que acontece na próxima semana em Bruxelas, Bélgica.

….. 

O ministério dos transportes lança na próxima semana em Luanda, o projecto de modernização do sistema de navegação aérea nacional. 

Orçado em 25 milhões de dólares, este projecto visa, principalmente, ampliar a captação de novos clientes e dinamizar as receitas do sector da aviação no país.

O lançamento oficial do acordo entre o Ministério dos Transportes e a Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) também abrange a formação de quadros nacionais: 

O acordo está avaliado em 25 milhões de dólares e “contempla a aquisição de sistemas de vigilância automática, a instalação e comissionamento de sistemas de comunicações móveis, de sistemas de comunicação de dados e de ajuda à navegação, e ainda de um simulador de controlo de tráfego aéreo para a modernização do Centro de Formação”.

O ex-presidente do Banco Espírito Santo Angola (BESA), Álvaro Sobrinho, ficou sujeito a uma caução de seis milhões de euros e impedido de sair de Portugal enquanto não prestar a caução.

Álvaro Sobrinho foi interrogado ontem pelo juiz Carlos Alexandre no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), em Lisboa.

“Foi fixada a caução de seis milhões de euros a prestar por qualquer meio permitido em direito. Trata-se de uma decisão normal na Justiça. É uma decisão com a qual nós naturalmente não concordamos, da qual vamos interpor recurso”, disse aos jornalistas à saída do Tribunal, o advogado de Álvaro Sobrinho

Escusando-se num impedimento em prestar mais esclarecimentos, Artur Marques disse ainda que ao longo das quatro horas de interrogatório não foi abordada a questão de eventuais arrestos a património de Álvaro Sobrinho.

Os professores do ensino universitário público, em greve há mais de dois meses, realizam amanhã, uma manifestação nacional, para “expressarem a sua insatisfação pelo incumprimento de memorando” de entendimento por parte do Governo.

De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, Eduardo Peres Alberto, a manifestação agendada para começar as 13horas, surge como “expressão de insatisfação pelo incumprimento de memorando de entendimento da parte do governo.

De relembrar que os professores e o governo andam em negociações desde que se deu a greve, em Janeiro, mas até o momento, não houve luz verde, para as exigências dos docentes que pretendem ver melhorado o salário, as condições de trabalho e maior investimento na para investigação científica nas academias.

….

E entram em greve a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de Março, os trabalhadores do Tribunal Supremo.

Entre os vários pontos reivindicados pelos funcionários do Supremo, está a equiparação dos seus salários com a dos trabalhadores dos outros tribunais superiores.

De acordo com Fernando Seca, coordenador da comissão instaladora da classe trabalhadora do supremo, o prazo para atender esta exigência não foi cumprido.

A greve que poderá se estender até Junho, terá várias fases da sua efectivação.

Fernando Seca, coordenador da comissão instaladora do sindicato dos trabalhadores do Tribunal Supremo, que entram em greve a partir da próxima segunda-feira, dia 21.

……

A esfera social angolana não tem capacidade para moldar o poder político.

Esta ideia consta do último relatório social 2019/2020 apresentado ontem em Luanda pelo “CEIC” Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola.

Durante a cerimónia formal de apresentação do documento, que assinalou os 20 anos do CEIC, o investigador e autor do capítulo designado do político ao social referiu-se ao sistema eleitoral angolano, à representatividade versus densidade populacional e as formas de compensar a desproporcionalidade.

O investigador do CEIC, Sérgio Dundão referiu-se a divisão político administrativa que se perspectivava na altura da elaboração do relatório, que de alguma forma influencia em termos de representatividade.

O investigador Sérgio Dundão explicou como o meio político pode moldar o social.

Sérgio Dundão do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola, ontem durante a apresentação do relatório social de Angola, 2019/2020.

Daqui a pouco

Já são conhecidos os vencedores da segunda edição do prémio acadêmico Fernando Aguiar, na área dos seguros.

Oitenta por cento dos doentes de paralisia infantil são de família desfavorecidas 

Vamos saber da disputa de terrenos no Distrito da Cidade Universitária, Município de Talatona

….

Para a seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

…..

Já são conhecidos os vencedores da segunda edição do prémio acadêmico “Fernando aguiar”.

Trata-se de uma premiação que visa galardoar anualmente os melhores trabalhos de investigação científica e trabalhos de fim de curso de licenciatura, no âmbito da actividade seguradora, de fundo de pensões e mediação de seguros.

….

Jornalista Joel Domingos e o Prémio Acadêmico Fernando Aguiar.

Iniciativa que visa galardoar anualmente os melhores trabalhos de investigação científica e trabalhos de fim de curso de licenciatura, no âmbito da actividade seguradora, de fundo de pensões e mediação de seguros.

….

Momento agora para actualizar os dados da Covid-19 no país nas últimas 24 horas.

Foram registados 7 novos casos, 11 pacientes recuperados e não houve a notificação de nenhum óbito

Oitenta por cento de crianças com paralisia infantil em Angola são provenientes de famílias desfavorecidas.

O dado é apontado pela psicóloga Arnaldina Moisés, que lançou esta sexta-feira um livro que retrata esta temática vivida por muitas crianças, e traz alguns dados

O livro foi lançado no centro de medicina física e reabilitação, e de acordo com a sua autora, é um guia que orienta a forma como devem ser tratadas as crianças coma referida doença.

O livro pretende incutir à sociedade a ideia de que doentes com paralisia infantil também devem ser vistas como pessoas normais e não descriminadas, como acontece.

Médica especialista em psicologia, Arnaldina Moisés, que hoje lençou o seu livro voltado para a problemática da paralisia cerebral vivida por muitas crianças em Angola e não só.

….

A Administração do Distrito Urbano da Cidade Universitária, município de Talatona, nega a venda e ocupação ilegal de terrenos de camponeses que reclamam pelos espaços.

Repórter Fortunato Cabina.

Repórter Fortunato Cabina.

Administração da Cidade Universitária, em Talatona, nega venda e ocupação ilegal de terrenos de camponeses, reclamam pelos espaços.

Seguimos em movimento com a dinâmica de Luanda…….

Noventa e cinco novos autocarros públicos, sendo 35 articulados e 60 convencionais, foram entregues hoje, pelo Ministério dos Transportes ao Governo de Luanda, no âmbito do programa de reforço dos transportes urbanos de passageiros.

Os 60 autocarros convencionais têm a capacidade para transportar 70 passageiros sentados e 29 de pé, possuem sistema para embarque e desembarque para pessoas com deficiência e a sua acomodação.

Já os articulados, com 108 lugares, sendo 60 sentados e 48 de pé, têm 18,8 metros de comprimento e sistema de bilhética electrónica instalado.

….

Está interdito o trânsito rodoviário na Avenida Pedro de Castro Van Dúnem, no sentido Benfica-Golfe-2, em Luanda, será interdito por três dias, para a execução da obra da reformulação do nó de ligação com a Samba.

De acordo com um comunicado da Direcção Nacional de Infra-estruturas Urbanas do Ministério das Obras Publicas e Ordenamento de Território, o desvio começou a ser feito a partir das 18 horas.

Como alternativas, no sentido Benfica-Golf-2, para viaturas ligeiras e pesadas, os automobilistas devem usar o desvio para a rua do condomínio dos Cajueiros, passando por Talatona, e o desvio pela rua das bombas de combustíveis dos Mirantes, também usando o Talatona, mas apenas para viaturas ligeiras.

A consignação da obra, orçada em cerca de 56 milhões de kwanzas, ocorreu em Agosto de 2017, mas em 2019 teve algumas paralisações.

…..

E vamos abrir a nossa linha…para quem a esta altura está utilizar ou a circular  nesta zona de Luanda…Como está o transito com a alternativa criada……ligue 222398948…..e traga na antena o transito em Talatona a esta hora.

….

Agora o desporto

O Petro de Luanda defronta amanhã o Zamalek do Egipto para a quinta e última jornada do grupo D, da Liga dos Campeões Africanos em Futebol.

Os petrolíferos, que já estão nos quartos-de-final, recebem os egípcios no 11 de Novembro, a partir das 14 horas, sem pressão. 

Já os adversários, que ocupam a terceira posição do grupo, estão obrigados e vencer para manter a esperança de chegar a outra fase da competição.

Para o comentador Conceição Gaspar, apesar do petro já estar qualificado, é importante que vença o jogo de amanhã, para conservar a liderança do grupo, que terá peso no emparceiramento seguinte.

 

Comentador Conceição Gaspar e o jogo de amanhã entre o Petro e o Zamalek do Egipto, para a última jornada do grupo D, da Liga dos Campeões Africanos.

Para o mesmo grupo, também amanhã, a partir das 20 horas no 11 de Novembro, o Sagrada Esperança sem qualquer hipótese de se apurar, recebe o Widad de Casablanca, que ocupa a segunda posição do grupo D.   

 

No Girabola, amanhã disputam-se dois jogos da vigésima terceira jornada. 

O Sporting de Cabinda recebe a Académica do Lobito e o Kabuscorp terá pela frente o Recreativo da Caála.

No domingo jogam Desportivo da Lunda Sul-1º de Agosto, Desportivo da Huíla-Cuando Cubango Futebol Club e Progresso do Sambizanga-Sporting de Benguela.

Chelsea-Real Madrid, Manchester City- Atlético de Madrid, Villareal-Bayer de Munique e Benfica-Liverpool, são os jogos dos quartos-de-final da Liga dos Campeões europeus, sorteados hoje. 

….

Vamos saber como está o mundo nesta sexta-feira

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu hoje uma aposta no turismo para combater a pobreza, apontando como exemplo o novo “resort” que inaugurou ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa, chefe de Estado português.

O empreendimento hoteleiro vai dar emprego aos residentes e “pressionar” a produção local, porque “vai consumir frango nacional, peixe de Matutuine”, distrito onde está localizado, bem como hortícolas produzidos na região.

….

As autoridades cabo-verdianas continuam a patrulhar a orla costeira na busca dos três pescadores desaparecidos no mar, desde domingo, mas sem resultados de visualização da embarcação em que seguiam rumo a vizinha ilha do Sal.

Em declarações à Agência Cabo-verdiana de Noticias (Inforpress), o comandante regional da Polícia Nacional, Bremen Cardoso, disse que as operações de busca continuam, em coordenação com o Centro Conjunto de Busca e Salvamento.

…..

Agora a guerra Rússia-Ucrânia……

O presidente dos Estados Unidos e o presidente da China comprometeram-se, esta sexta-feira, a “assumir responsabilidades internacionais” pela paz.

Durante o telefonema com Joe Biden, no qual o presidente dos Estados Unidos, pretendia pressionar Pequim a juntar-se à condenação à invasão da Ucrânia pela Rússia, Xi Jinping afirmou que a guerra “não é do interesse de ninguém”. Além disso, o presidente chinês declarou que a “paz e segurança são os tesouros mais valiosos da comunidade internacional”.

De acordo com uma transcrição preliminar avançada pela agência noticiosa estatal chinesa Xinhua, Xi Jinping, pediu ao seu homólogo norte-americano para que trabalhe consigo em prol da paz mundial, dizendo que a situação na Ucrânia é algo que ambos “não gostariam de ver”.

….

Para comentar mais um momento deste conflito temos na antena Ana Margoso, jornalista angolana radicada no Reino Unido.

Boa noite…..Bidem e Xi Ping, poderão mudar os objectivos de Putin

E Vladimir Putin, reuniu hoje milhares de russos num estádio em Moscovo para assinalar o oitavo aniversário da anexação da Crimeia. 

Enquanto o líder russo elogiava o “sucesso” da “operação especial” na Ucrânia, os presentes na comemoração agitavam bandeiras, não só do país como também com a letra ‘Z’, que começou a ser vista nos veículos militares russos no início da invasão.

A letra ‘Z’, diz a agência Reuters, tornou-se um símbolo de apoio à invasão da Ucrânia – que os russos dizem ser “operação militar especial” – pela Rússia.

….

A propósito deste conflito em declarações exclusivas à LAC o embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, acredita que o conflito não se vai alongar por muito tempo e haverá cessar-fogo em breve.

O diplomata testemunhou o encontro entre os chefes das diplomacias russas e ucranianas que decorreu na Turquia e ressalta a importância deste país para mediar o conflito.

Embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, e conflito armado entre a Rússia e a Turquia.

……

E o papa Francisco condenou hoje “o perverso abuso de poder” patente na agressão russa à Ucrânia e pediu ajuda para os ucranianos, atacados na sua “identidade, história e tradição” e que têm direito a “defender a sua terra”.

As declarações do papa, numa mensagem enviada a um encontro de representantes católicos europeus na Eslováquia, são algumas das mais contundentes por ele até agora emitidas sobre o direito da Ucrânia a existir enquanto Estado soberano e a defender-se da invasão da Rússia.

Data de Emissão: 18-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados