Edição de 18 de Fevereiro de 2022

Presidente da República vê no Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos, caminho para um novo sistema educativo no País. PAT-2, foi lançado hoje em Luanda.

Inflação homóloga a nível nacional sobe há 11 meses consecutivos.

Estratégia de combate a pesca ilegal discutidas no Namibe.

Petro-Wydad e Sagrada Esperança-Zamalek, jogam amanhã em Luanda para a Liga dos Campeões Africanos.

Seis países africanos vão receber tecnologia para produzir vacinas contra a Covid-19

Ponto

Sexta-feira 18 de Fevereiro. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Alexandre Campos e Emanuel Catilina. Apresenta a Cristina Miranda.

Ponto

Boa tarde,

O Presidente da República procedeu hoje o lançamento da segunda fase do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT 2).

Orçado em 250 milhões de dólares, para os próximos 5 anos, e financiado em parceria com o Banco Mundial, o PAT 2, vai contribuir para o desenvolvimento do País, pela via da formação e qualidade dos seus quadros, de acordo com João Lourenço.

RD – JLO 1

O Presidente da República considerou que o programa traz respostas oportunas para um novo sistema educativo, sobretudo de raparigas e adolescentes.

RD – JLO 2

João Lourenço entende também que o Programa contribuirá para a acesso e sucesso escolar.

RD – JLO 3

Presidente da República, João Lourenço, hoje quando procedia o lançamento do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos, que contempla várias componentes.

E segundo a ministra da educação, Luísa Grilo, na componente aprendizagem, vai beneficiar seis milhões de alunos.

RD – LGrilo

Ministra da Educação Luísa Grilo e o Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT-2)

Já o Director Regional do Banco Mundial para África, Jean-Christophe Carret, entende que este programa é um investimento oportuno para o desenvolvimento do País.

RD – JCCarret 1

Jean-Christophe vê também no PAT 2, uma forma de inclusão das raparigas e combate a gravidez precoce.

RD – JCCarret 2

Director Regional do Banco Mundial para África, Jean-Christophe Carret, hoje, na cerimónia oficial de lançamento do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT-2).

Angola está a criar condições para implementar incubadoras universitárias em todas as suas instituições de ensino superior, a iniciativa vai contar com o apoio financeiro do PNUD.

De acordo com o secretário de Estado para a ciência tecnologia e inovação, as universidades angolanas, vão precisar reorganizar-se para ter na sua estrutura orgânica estas novas instituições.

RD-DNeto1

Domingos da Silva Neto, ter incubadoras tecnológicas e digitais, vai potenciar as universidades nacionais e melhorar a posição de angola no ranking mundial de inovação, em que actualmente ocupa a ultima posição.

RD-DNeto 2

Secretário de estado para ciência tecnologia e inovação, Domingos da Silva Neto.

O chefe da unidade de crescimento inclusivo do PNUD, José Félix, admitiu que Angola tem uma baixa capacidade de inovação, apesar do alto nível de empreendimento

RD-JFelix

….

Chefe da unidade de crescimento inclusivo do PNUD, José Félix.

Angola formalizou hoje o Plano estratégico das incubadoras universitárias, que vai permitir a criação de estruturas de incentivo a criação de startups e da investigação científica.

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, participa hoje na mesa redonda sobre Educação, Cultura, Formação Profissional, Migração e Mobilidade, em que Angola vai enfatizar a necessidade de investimentos em vias de comunicação e em mecanismos de facilitação da mobilidade em África, inserida na agenda da sexta Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Europeia e da União Africana, que decorre em Bruxelas (Bélgica).

Na Cimeira debate-se ainda por uma Educação baseada em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas, de modo a tornar os quadros africanos agentes da transformação que se pretende para África.

…       

Publicidade

Morreu esta Madrugada, em Luanda, o diplomata angolano Gilberto Buta Lutukuta, pai da ministra da saúde Sílvia Lutukuta.

Gilberto Buta Lutukuta foi durante mais de uma década Secretário de Estado do café e Ministro da Agricultura do governo de Angola.

No final da sua carreira, foi embaixador de Angola na Cote D’voir e Guiné equatorial.

A inflação homóloga a nível nacional está a subir há 11 meses consecutivos, num caminho iniciado em Março de 2021, durante a pandemia da Covid-19, e que atingiu os 27,7 porcento em Janeiro deste ano, naquele que é o valor mais alto em 55 meses, ou seja, desde Junho de 2017.

Repórter Pedro Fernandes

RD – PFernandes

Repórter Pedro Fernandes.

Especialistas e representantes de vários sectores, debatem desde hoje na província do Namibe, mecanismos para a criação de uma estratégia de combate a pesca ilegal.

De acordo com a Secretária de Estado Para as pescas, Esperança Costa que falava à imprensa no Namibe a margem de um seminário nacional do sector a pesca ilegal causa prejuízos a economia nacional e internacional daí a necessidade de se encontrarem soluções eficazes e sustentáveis.

RD-ECosta 2

De acordo com Esperança Costa, ao seminário nacional sobre gestão e exploração dos recursos piscatórios, seguir-se-á outro também no Namibe, ao nível da CPLP para troca de experiências e análise de formas de materialização dos acordos estabelecidos neste domínio.

RD-ECosta 3

Esperança Costa, Secretária de Estado das Pescas: peritos nacionais e da CPLP debatem à partir de hoje no Namibe mecanismos para a gestão sustentável dos recursos do mar, para a adopção de uma estratégia que reduza os prejuízos resultantes da pesca ilegal.

Essas actividades surgem no quadro da Semana dos Oceanos.

Segundo Esperança Costa é fundamental zelar pela sustentabilidade dos recursos do mar.

RD1-E.Costa1

Esperança Costa Secretária de Estado das Pescas que hoje falava à imprensa no Namibe. sobre o lançamento da Semana dos Oceanos.

Ponto

Do desporto,

O Petro de Luanda recebe amanhã o Wydad de Casablanca para a segunda jornada do grupo D da Liga dos Campeões Africanos.

O jogo está agendado para as 14 horas no estádio 11 de Novembro. Na primeira jornada os petrolíferos empataram a duas bolas com o Zamalek do Egipto, quem dividem a segunda posição do grupo com um ponto.

O Wydad lidera com três pontos, devido a victória sobre o Sagrada Esperança na jornada inaugural.

A equipa Lunda também joga amanhã, e o adversário é o Zamalek do Egipto. As duas equipas defrontam-se a partir das 17 horas, no 11 de Novembro.

Ponto

Da política internacional,

Egipto, Quénia, Nigéria, Senegal, África do Sul e Tunísia são os primeiros seis países que receberão a tecnologia necessária para produzirem vacinas mRNA, de combate a Covid 19 no continente africano, anunciou hoje o director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O responsável fez este anúncio durante a cimeira União Europeia/União Africana, que decorre desde ontem em Bruxelas, numa cerimónia organizada pelo Conselho Europeu, França, África do Sul e OMS, que contou com a presença do presidentes francês e sul-africano, além do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam, disse que as forças de defesa e segurança não estiveram envolvidas na tentativa de golpe de Estado do passado dia 01 de Fevereiro.

“Aquilo que aconteceu não foram as nossas forças de defesa e segurança, foi um grupo de indivíduos que assaltaram o Palácio do Governo com a intenção, certamente, de fazer um golpe de Estado”, afirmou ontem Nuno Gomes Nabiam.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, aceitou um encontro com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, na próxima semana, para preparar uma cimeira bilateral para reduzir a tensão na Ucrânia.

O convite enviado a Sergei Lavrov foi revelado ontem por Antony Blinken, que disse que os Estados Unidos também propuseram reuniões do Conselho Rússia, NATO, e do Conselho Permanente da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

O balanço da tempestade de terça-feira na cidade brasileira de Petrópolis subiu hoje para 120 mortos e 116 desaparecidos, segundo as autoridades, citadas pela página eletrónica G1, da TV Globo.

O Corpo de Bombeiros confirmou hoje de madrugada a existência de 120 mortos.

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 18-02-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados