Edição de 18 de Abril de 2022
 

Enfermeiros de Luanda sobrecarregados na prestação de cuidados aos doentes, não descartam nova paralização.

Centenas de famílias desalojadas na área do novo aeroporto de Luanda.

Palácio Presidencial consta à partir de hoje da lista do Património Histórico e Cultural de Angola.

Autoridades ucranianas denunciam início da ofensiva russa no leste de  Lugansk.

Hoje é segunda-feira, 18 de Abril de 2022.Diav Internacional de Monumentos e Sítios. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

O sindicato dos técnicos de enfermagem de Luanda, alerta que, que o afastamento dos médicos grevistas, está a sobrecarregar a classe.

De acordo com o secretário-geral da agremiação, a situação põe em causa a qualidade do serviço prestado aos utentes.

RD-AKileba1

Antonio Kileba, realça que em algumas unidades sanitárias da Capital, cada enfermeiro atende diariamente perto de cem pacientes, número que impede cuidados mais profundos.

RD-AKileba3

Diante das más condições de trabalho em vários hospitais de Luanda, o sindicato já antevê uma nova paralisação das suas actividades.

RD-AKileba

Secretário-geral do Sindicato dos técnicos de enfermagem de Luanda, Antonio Kileba, que é solidário com a greve dos médicos e critica a falta de diálogo com a entidade patronal.

Ponto

Centenas de casas nas imediações do novo aeroporto de Luanda foram destruídas, e os seus moradores alguns há mais de sessenta anos naquela área encontram-se ao relento.

A LAC ouviu os lesados que dizem que não houve prévio aviso, nem negociações  para eventuais indemnizações.

O coordenador do bairro é acusado de um suposto envolvimento nas demolições feitas por forças de defesa e segurança e fiscalização de Viana. O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

R.D.-peça Fortunato cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina, há centenas de famílias desalojadas nas imediações do novo aeroporto internacional de Luanda.

Segundo dizem as demolições das suas moradias foram feitas pelas autoridades sem prévio aviso, ou negociações para eventuais indemnizações.

Ponto

O Palácio Presidencial na Cidade Alta é à partir de hoje oficialmente, um bem patrimonial reconhecido, depois de João Lourenço ter descerrado hoje de manhã a placa que identifica esta qualificação do equipamento histórico.

O director adjunto do Instituto Nacional do Património Cultural, Emanuel Caboco falou à imprensa sobre as diferentes etapas por que passou aquele património até ao presente,

R.D.-Emanuel Caboco

Director adjunto do Instituto Nacional do Património Cultural, Emanuel Caboco em declarações à imprensa, no final da cerimónia que marcou hoje as comemorações do   Dia Mundial dos Monumentos e Sítios.

Ponto

As reuniões anuais de primavera do FMI e dos conselhos de governadores do grupo do Banco Mundial para debater questões globais, como o desenvolvimento económico e a erradicação da pobreza, arrancam hoje e prolongam-se até ao dia  24 de abril.

As sessões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e dos conselhos de governadores do Grupo Banco Mundial, reúnem banqueiros centrais, ministros das finanças e desenvolvimento, executivos do setor privado, representantes de organizações da sociedade civil e académicos “para discutir questões que preocupam o globo, as perspetivas económicas mundiais, eficácia das ajudas para a erradicação da pobreza entre outros aspectos.

No quadro das reuniões de primavera, o FMI irá divulgar a atualização das projeções económicas globais, nas quais irá cortar a previsão divulgada para este ano e para 2023, anunciou a diretora-geral da instituição, Kristalina Georgieva.

“Para a maioria dos países, o crescimento ainda permanecerá positivo”, afirmou a diretora-geral da instituição, acrescentando que o impacto da guerra irá contribuir para revisão em baixa para 143 economias este ano, representando 86% do PIB mundial.

Em janeiro, o FMI cortou a previsão de crescimento da economia mundial para este ano em 0,5 pontos percentuais, para 4,4%.

O consultor LAC para questões financeiras, Galvão Branco ouvido hoje pela Comercial elogiou o facto das autoridades angolanas terem vindo a melhorar consideravelmente o relacionamento com o FMI e Banco Mundial, situação que contribui para o desenvolvimento económico nacional.

R.D1-Galvão Branco1

Galvão Branco também se pronunciou sobre o impacto do Conflito da Ucrânia na nossa economia.

R.D.-Galvão Branco2

Consultor LAC para questões financeiras, Galvão Branco

A Índia foi o principal comprador de gás natural liquefeito de Angola, durante o segundo trimestre de 2021, ao adquirir 869,83 mil toneladas métricas ,  ou seja cerca de 32% das nossas exportações.

Dados oficiais, indicam que seguiu-se a China, com 14,77 por cento, e o Paquistão, com 14,65 por cento, na compra deste produto. No total, foram exportados cerca de 1,17 milhões de toneladas métricas, no segundo trimestre do ano passado, dos quais 74,59 por cento da LNG.

Segundo declarações do director Executivo do Angola LNG, Amadeu de Azevedo, nos últimos meses aumentaram as exportações deste produto energético à partir da fábrica no Soyo, para a Bélgica, Espanha, Itália, Polónia, Reino Unido e Portugal.

Segundo dados oficiais a LNG arrecadou receitas de 436,78 milhões dólares norte-americanos, com as exportações.

Além do gás natural liquefeito, também se registaram exportações de gás propano na ordem de 193,78 mil toneladas métricas, para a China, com 28,57 por cento, ao preço médio de 433,14 dólares norte-americanos por tonelada.

Do volume total de gás exportado constam também 34,40 mil toneladas métricas de gás butano para a China (99,20 por cento), no valor de 507,83 dólares norte-americanos por tonelada, neste período.

Em relação aos condensados, num preço médio ponderado de 525 dólares norte-americanos por tonelada, foram exportados 68 mil e 59 toneladas métricas, e a República do Congo foi o único país africano, que importou gás de Angola, com 0,8% do total de gás Butano.

Passados vinte anos da conquista da paz, os angolanos têm agora o foco nas acções que levam ao desenvolvimento do país.

O assunto voltou hoje à antena nos 95.5 e, FM, durante o Programa do Eleitor.

R.D.-opiniões eleitores

Excertos da edição de hoje do Programa do Eleitor, que teve como tema as acções que devem ser realizadas para o desenvolvimento económico dos pais volvidos vinte anos da conquista da paz.

Ponto

Do Desporto,

O 1º de Agosto perdeu ontem por uma bola sem resposta frente ao Bravo do Maquis em partida a contar para a vigésima sexta jornada do girabola.

Ainda sobre esta jornada, realce para a confirmação da despromoção do Kabuscorp para a segunda divisão, depois das vitórias ontem do Cuando Cubango e do Desportivo da Lunda- Sul que venceu  por duas bolas a uma o Desportivo da Huíla, no Estádio das Mangueiras.

Ponto

Da Actualidade

As autoridades regionais de Lugansk anunciaram hoje o início da grande ofensiva da Rússia no leste da Ucrânia, após vários dias de preparativos e concentração de tropas russas naquela região.

De acordo com um comunicado de fontes militares regionais, os combates ocorrem nas ruas de Kreminna, e não há qualquer possibilidade para já, de retirada de civis.

A fonte revelou que novos ataques com mísseis russos na cidade de Kramators, bem como em Donetsk, Vugledar, Marinka e Gradiv, foram regstados durante a noite no leste da Ucrânia.

Por outro lado, milhares de civis em Mariupol, na costa do Mar de Azov, estão a resistir ao bombardeamento contínuo das tropas russas abrigadas nas instalações da siderúrgica Azovstal, uma antiga fábrica metalúrgica da década de 1930, segundo a Ukrinform.

Entretanto o O Presidente ucraniano revelou  ter dialogado com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, sobre “a estabilidade financeira” da Ucrânia e “os preparativos para a reconstrução pós-guerra”.

 Atravês de uma  mensagem publicada na sua conta na rede social Twitter, Zelenski diz ter planos claros para agora, bem como uma visão de perspetivas.

 

 

Data de Emissão: 18-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados