Edição de 17 de Maio de 2022
 

Centro de Monitorização e Gestão de Espectros Radio-eléctricos, será inaugurado este ano.

300 Pedidos de alvarás comerciais são feitos todos os dias em Luanda.

Cruz Vermelha critica a diferença da gestão, na Europa, dos refugiados oriundos da Ucrânia e dos provenientes de África.

Ponto

Hoje é Terça-feira, dia 17 de Maio de 2022. Com a técnica de António dos Santos, Ricardo Dias e Galásio Santana. Edita e Apresenta o Sílvio de Abreu.

Boa Tarde,

O Executivo vai continuar a investir em projectos estruturantes, do sector das telecomunicações e tecnologias da informação.

A garantia foi dada hoje pelo Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, que falava hoje em Luanda, durante a abertura do Angola Tech Hub Forum.

Manuel Homem, apontou projectos como o Angosat e a migração digital do sistema de televisão no país, como alguns, que vão contribuir para o desenvolvimento sustentável do sector.

RD-MHomem2

O responsável, garante que o país é hoje referencia na região, no que toca a cobertura e qualidade dos serviços de telecomunicações.

RD-MHomem3

O Executivo angolano, tem na opinião de Manuel Homem, plena consciência do papel essencial do sector das tics, para a melhoria do ambiente de negócios, da prestação de serviços públicos e para a boa governação.

RD-MHomem1

Apesar dos ganhos, as tecnologias, quando mal utilizadas podem representar riscos.

Diante desta preocupação, o país vai ainda este ano, contar com um Centro de Monitorização e Gestão de Espectros Radio-eléctricos.

RD-MHomem4

Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem.

Assinala-se hoje o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

Ainda sobre o Angola tech Hub Forum, que decorre numa das unidades hoteleiras da Capital, nós vamos estender o nosso sinal em directo a equipa LAC que acompanha o evento.

Boa tarde, Edilson Almeida.

RD-EAlmeida-Directo.

Foi o encontro em directo com a equipa LAC, do programa Conversas 4.0, hoje emitido em directo do Angola tech Hub Forum, que decorre numa das unidades hoteleiras da Capital

Ponto

Cerca de 300 pedidos de alvarás comerciais, são feitos todos os dias a nível da província de Luanda.

O processo dentro de cerca de um
mês passará a ser da tutela dos municípios.

De acordo com o director do Gabinete provincial para o Desenvolvimento Economico Integrado, os nacionais lideram os pedidos de emissão de alvarás para estabelecimentos comerciais de pequena dimensão.

RD-PPalata2

Pedro Palata, garante que com a criação de vários pontos para a emissão de alvarás comerciais, o processo será mais célere e as enchentes nos órgãos centrais terão o seu fim.

RD-PPalata1

O responsável, acredita que dentro de um mês, os ensaios realizados junto dos municípios para verificar as condições técnicas para a execução da actividade de emissão, através do sistema integrado de licenciamento.

RD-PPalata3

Director do Gabinete provincial para o Desenvolvimento Economico Integrado, Pedro Palata.

Processo de emissão de alvarás e registro para pequenos estabelecimentos comerciais, poderá estar totalmente sob a tutela dos municípios no próximo mês.

Ponto

O custo de vida abrandou para 25,8% em Abril de 2022, pelo terceiro mês consecutivo, revelam os dados do Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN), recentemente divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A inflação desacelerou 1,2 pontos percentuais (pp) ao fixar-se nos 25,8%, sendo necessário recuar até Julho de 2021 para encontrar menor registo.

Em termos mensais, a inflação diminuiu 1,1% em Abril face a Março, elevando a inflação acumulada para 6,6%.

Ainda do ponto de vista mensal, em comparação com o mês anterior, os preços diminuíram 0,4 pp, sendo necessário recuar até Junho de 2019 para encontrar um registo tão baixo, quando a inflação se fixou nos 1,08%.

Segundo os dados do IPCN, a partir de Abril do ano passado os preços em Angola estavam a aumentar na ordem dos 2%, o cenário mudou no segundo mês de 2022, quando assistimos a uma redução dos preços na ordem de 1%.

Das 12 classes que servem de base ao cálculo do IPCN, a classe vestuário e calçados foi a que mais encareceu em Abril de 2022 com uma variação de 1,7%.

Destacam-se também aumentos dos preços verificados nas classes saúde com 1,6%, bebidas alcoólicas e tabaco com 1,5% e bens e serviços diversos 1,5%.

No que diz respeito a classe da alimentação e bebidas não alcoólicas, os dados do INE apontam que houve uma variação de 1,1%.

Do ponto de vista anual, os preços na classe da alimentação e bebidas não alcoólicas fixaram-se nos 30,9% e a saúde nos 26,2%, justamente onde os angolanos gastam maior parte do rendimento.

A inflação média que serve de base as negociações salariais registou um aumento de 26,5%. Em termos geográficos, os dados divulgados pelo INE, apontam que as províncias com menor variação nos preços foram: Moxico com 0,8%, Uíge com 0,9%, Bié com 0,95 % e Luanda com 0,97%.

Por sua vez, as províncias que registaram maior variação nos preços foram: Huíla com 1,6%, Cunene e Cabinda com 1,6% cada e Zaíre com 1,5%.

Perto de dois milhões de acções do Estado no Banco BAI, estão disponíveis para compra desde ontem.

O portfólio detido através da Sonangol e da Endiama, poderá atingir os 40 mil milhões de kwanzas quando for totalmente comercializado.

O director de oferta pública inicial do BAI, Cavungo João, esclarece os requisitos para os interessados em adquirir acções do  Banco Angolano de Investimentos. 

RD-CJoão

Director de oferta pública inicial da BAI, Cavungo João.

O chefe do departamento de negócios da Bodiva, Raul Diniz, prevê que as acções gerem um alto nível de interesse junto dos potenciais compradores.

RD-RDiniz

Chefe do departamento de negocios da Bodiva, Raul Diniz.

As Acções do Estado no Banco BAI, estão disponíveis para venda desde ontem.

E hoje a Cidade de Benguela, comemora 405 anos da sua fundação.

Reza a História que neste dia, em 1617, Manuel Cerveira Pereira, então Governador de Angola entre 1615 e 1617, fundou a Baía de Santo António, passando a data a ser considerada como o dia da fundação da cidade de São Filipe de Benguela.

Por ocasião desta data, oiçamos a cronica do Jornalista Jaime Azulay.

RD-JAzulay

Jornalista Jaime Azulay, e os 405 anos da Cidade de Benguela.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

O presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICR) lamentou hoje a diferença da gestão, na Europa, dos refugiados oriundos da Ucrânia e dos provenientes de África, afirmando que fogem dos mesmos perigos.

“Aqueles que fogem da violência, aqueles que procuram proteção, devem ser tratados em pé de igualdade. Acho que não há diferença entre alguém que foge de Donbass (Ucrânia) e alguém que foge da violência do grupo radical Boko Haram na Nigéria”, vincou o presidente da FICR, organização que reúne 192 sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Com um “grande coração e uma grande alma”, disse, “as comunidades na Europa conseguiram receber milhões de pessoas, em poucos dias, da Ucrânia”, mas quando vêm de África através do Mediterrâneo e são apenas alguns milhares de pessoas, não é a mesma coisa.

O presidente norte-americano anunciou na segunda-feira que vai restabelecer os voos comerciais para Cuba e suspender o limite de 1.000 dólares por trimestre para as remessas, revertendo algumas das medidas mais duras do seu antecessor Donald Trump.

Joe Biden também vai restabelecer um programa de reunificação familiar que estava suspenso há anos, segundo um comunicado do Departamento de Estado, citado pela agência de notícias espanhola Efe.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-americano, Ned Price, afirma em comunicado que as medidas visam mostrar apoio ao povo cubano e dar-lhes ferramentas para alcançar uma “vida livre” fora da “opressão” do governo do seu país e ajudá-los a procurar melhores oportunidades económicas.

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, referiu hoje estar confiante que a Turquia irá avalizar a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO, candidatura que o bloco europeu apoia “com firmeza”.

O tema do alargamento da NATO aos dois países nórdicos, que decidiram apresentar a candidatura na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, domina a agenda do Conselho de ministros da Defesa da UE, em que Portugal está representado pela titular da pasta, Helena Carreiras.

Josep Borrell salientou ainda que a adesão da Finlândia e da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) reforça o bloco europeu e dá-lhe “mais capacidade face a todas as ameaças nas fronteiras”.

Ponto

Recapitular

Fecho

ANEXO

È necessário aumentar qualitativa e quantitativamente os espaços de diálogo e interacção entre a sociedade civil e as autoridades.

Essa ideia esteve hoje em evidência em Luanda, durante uma mesa redonda organizada pela Acção Para o Desenvolvimento Rural e Ambiente ADRA, sobre espaços DE PARTICIPAÇÃO CÍVICA.

Em declarações à imprensa á margem do encontro, a directora da Unidade de Comunicação e advocacia social da Adra, Cecília Quitombe referiu que a população ainda tem uma participação muito tímida nos assuntos que a todos dizem respeito e mesmo aqueles ligados às políticas públicas e sua execução.

R.D-2-CQuitombe

Cecília Quitombe da Adra.

No decorrer da mesa redonda que contou com a participação de vários intervenientes das mais diversas oNG e franjas da sociedade, o activista Hitler Samussuku, disse que em termos materiais ainda não há liberdade de expressão e apontou também obstáculos criados pelo GPL para a realização de manifestações, que estão até constitucionalmente consagradas.

R.D.-Hitler Samussuku

Activista Hitler Samussuku.

E em resposta a esta questão, mas a margem do encontro, a assessora politica e social da governadora de Luanda, Sandra Batalha sublinhou que o governo e em particular a polícia tudo fazem para que os cidadãos possam manifestar-se, mas frisou que é fundamental o respeito pelas leis vigentes.

R.D.-Sandra Batatalha

Sandra Batalha assessora da governadora de Luanda para a área política e social, hoje em Luanda em declarações a imprensa, à margem da mesa redonda sobre os espaços de participação cívica na capital do país.

 

Data de Emissão: 17-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados