Edição de 17 de Junho de 2022
 

Chega dentro de instantes ao aeroporto internacional Agostinho Neto o primeiro voo experimental à pista sul.

Ponto focal de Angola para o combate a seca e desertificação defende acções integradas para mitigar a situação.

Bruxelas recomenda atribuição de estatuto de país candidato à Ucrânia

Ponto

Hoje é sexta-feira,17 de Junho de 2022. Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

Realiza-se hoje, o primeiro vôo teste, da pista sul, do novo aeroporto internacional de Luanda, Doutor Agostinho Neto, com quatro mil metros de comprimento, e sessenta de largura, na área de Bom Jesus.

Será usado um avião 777, da Taag que partirá do aeroporto internacional 4 de Fevereiro, que levará cerca de dez, onze minutos a chegar ao novo e pretende-se com este voo experimental, testar não só a pista, mas também factores como a navegabilidade e as comunicações. 

O Coordenador do Gabinete de Operações daquela infra -estrutura, Paulo Nóbrega disse à LAC que este vôo experimental marca o início de um longo processo de Certificação do novo aeroporto.

RD – Paulo Nóbrega 1

Sobre os custos do futuro equipamento, Paulo Nóbrega referiu à Comercial, que apesar da realização de um novo contrato, os valores então orçamentados na ordem dos 3,4 mil milhões de dólares e não ultrapassará as metas previstas.

RD – Paulo Nóbrega 2

Paulo Nóbrega, Coordenador do Gabinete de Operações do novo aeroporto internacional de Luanda, Doutor Agostinho Neto que recebe hoje, o primeiro vôo experimental realizado por um 777 da TAAG, que parte do aeroporto 4 de Fevereiro, da capital do país.

Enquanto isso, o ministro dos transportes, Ricardo de Abreu revelou ao Jornal de Angola, que o seu pelouro pretende certificar internacionalmente não só os aeroportos de Luanda, mas também o da Catumbela, do Lubango, Namibe, Onjiva, Huambo, o futuro aeroporto de Cabinda , o de Saurimo e do Lwena. 

O titular da pasta referiu que há ainda algum trabalho a realizar para que estes aeroportos tenham um melhor desempenho e estejam mais em conformidade com aquilo que são as normas internacionais, mas sem perder de vista o seu contributo para a economia local.

E voltando ao aeroporto internacional de Luanda, Agostinho Neto, vamos estabelecer contacto com o nosso colega de trabalho, Pedro Fernandes para mais dados sobre este voo experimental na pista sul.

R.D.-directo Pedro Fernandes 933 882 101

O nosso colega de trabalho, Pedro Fernandes e a actualidade à partir do novo aeroporto internacional de Luanda, onde se realiza hoje um voo teste da pista sul.

Ponto

Anexo Sílvio de Abreu

Ponto

O Ponto Focal de Angola, Para a Convenção das Nações Unidas Para o Combate à desertificação, defende a mobilização de todos os sectores e da sociedade em geral, para que haja de facto mitigação da seca que assola o sul do pais.

Em declarações hoje à LAC, Luís Constantino reconheceu o trabalho desenvolvido para reduzir o impacto da seca, sublinhou que não é só um assunto que diga respeito apenas às franjas mais vulneráveis e frisou que muitos são ainda os desafios nesta matéria.

R.D1-Luís Constantino1

Luís Constantino lembrou que Angola, por via do então Ministério do ambiente, aderiu em 2018, à Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, que define um programa de metas voluntárias de degradação neutra da terra, e medidas a serem concretizadas até 2030.

Alertou que caso não se consiga reverter a degradação das terras, a segurança alimentar estará em risco.

R.D.2-Luís Constantino2

E quanto às ravinas que se verificam principalmente no leste do país, o Ponto Focal de Angola, Para a Convenção das Nações Unidas Para o Combate à desertificação, lembrou que o fenómeno está associado à acção humana, e aconselhou a adopção de boas práticas.

R.D3-Luís Constantino3

Luís Constantino, ponto focal de Angola, para a Convenção das Nações Unidas Para o Combate à desertificação, em declarações hoje à comercial.

Celebra-se hoje o dia mundial de Combate à Seca e à Desertificação este ano subordinado ao tema “Ressurgindo da Seca Juntos.

A data foi instituída pelas Nações Unidas em 1995.

Ponto

Angola foi admitida em Bruxelas, capital da Bélgica, como novo membro da Iniciativa para Transparência nas Indústrias Extrativas, ITIE.

A admissão do nosso país, aconteceu durante a quinquagésima terceira reunião do conselho daquela instituição, em que participou uma delegação integrada por membros do executivo e representantes de empresas ligadas ao sector da extracção de recursos naturais.

À margem do encontro o ministro dos recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, manifestou satisfação pelo facto da admissão do país ao ITIE, e marcar uma etapa de trabalho conjunto.

RD-Diamantino Azevedo

Por sua vez, a representante da sociedade civil avançou alguns benefícios a serem alcançados, com a admissão nesta instituição ligada à transparência no sector da extracção.

RD- CQuitombe 

Cecília Quitombe da DRA, representante da sociedade civil angolana no conselho da ITIE, instituição que zela pela transparência no sector de extracção de recursos minerais.

Ponto

O Inac está preocupado por se registar nas ruas de Luanda o ressurgimento de crianças, e adolescentes que se dedicam a mendicidade.

Segundo a directora adjunta do Inac, Elisa Gourgel, muitas destas crianças estão nas ruas à mando dos seus pais e encarregados de educação, e já foram tomadas medidas para a retirada da guarda a estes progenitores.

R.D.1-E.Gourgel1

Elisa Gourgel revelou que quando são aplicadas medidas de protecção destes menores que mendigam nas ruas de Luanda, muitos pais alegam não ter outtra forma de sobrevivência.

R.D2-Elisa Gourgel2

A directora adjunta do Inac lançou um apelo à sociedade para que não dê dinheiro às crianças que andam nas ruas de Luanda, e pediu que as conduzam se necessário, aos lares de acolhimento.

R.D.3-Elisa Gourgel3

Directora adjunta do Inac enm declarações à LAC

Ponto

Da Actualidade Internacional,

A Comissão Europeia recomendou hoje ao Conselho que seja concedido à Ucrânia o estatuto de país candidato à adesão à União Europeia (UE), emitindo parecer semelhante para a Moldova, enquanto para a Geórgia entende serem necessários mais passos.

Relativamente às candidaturas da Ucrânia e da Moldova, o executivo comunitário entende que lhes deve ser concedido o estatuto de países candidatos à adesão “no pressuposto de que serão tomadas medidas numa série de áreas”, enquanto relativamente à Geórgia propõe que lhe seja dada a “perspetiva” de se tornar membro, mas a concessão do estatuto de candidato apenas depois de “abordadas várias prioridades”.

“Temos uma mensagem clara, que é: sim, a Ucrânia merece a perspetiva europeia, e sim, a Ucrânia deve ser acolhida como país candidato”, anunciou em Bruxelas a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, acrescentando que “todo o processo é baseado nos méritos”, pelo que cabe agora à Ucrânia proceder a todas as reformas necessárias para cumprir os requisitos para a adesão.

anexo internacional

Data de Emissão: 17-06-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados