Edição de 16 de Março de 2022
Centro de Investigação Cientifica da Universidade Católica assinala 20 anos e lança amanhã o Relatório Social de Angola 2019-2020
Governo começou a distribuir viaturas que vão facilitar escoamento dos produtos do meio rural para os centros urbanos
Depois da visita oficial a Cabo Verde, presidente da República segue em visita privada aos Estados Unidos
Gombe o ciclone já causou 20 mortes em Moçambique
Rússia e Ucrânia estão próximas de um acordo de cessar-fogo
Tribunal Internacional de Justiça ordena a Rússia a suspender invasão à Ucrânia.
…..
Luanda com 31 graus de máxima e 26 de mínima nesta quarta-feira. Marcamos o tempo na notícia
Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Mauro Costa. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.
……
O Centro de Estudos e Investigação Científica-CEIC da Universidade Católica lança amanhã o Relatório Social de Angola 2019-2020.
Trata-se de um trabalho de pesquisa regulares anuais sobre o sector social que possibilitam verificar o grau de desenvolvimento destas áreas e os resultados conseguidos ao longo de um ano de governação.
A cerimónia do lançamento do documento também marca a celebração dos 20 anos de criação do CEIC.
….
E o governo começou hoje a distribuir carinhas para facilitar o escoamento da produção nacional das zonas rurais para os centros urbanos.
Cinquenta carrinhas foram hoje formalmente entregues na cidade de N’Dalatando, província Cuanza Norte, a operadores económicos de comércio rural, em acto presidido pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica Manuel Nunes Júnior.
O projecto vai abranger empresários em todo o país de Março a Maio deste ano.
As carrinhas, de marcas Mazda, Knaz e Volkswagen, estão avaliadas em 40 milhões de Kwanzas, mas os operadores estão adquirir os meios a 9 milhões e 600 mil Kwanzas, um valor subvencionado pelo Governo em mais de 70 por cento.
….
As indústrias panificadoras do país receiam que o aumento do preço do trigo no mercado internacional em consequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, terá impacto na sua actividade e no preço do pão em Angola, uma vez que dependem a 100% da importação de trigo, por falta de produção nacional.
A inquietação foi manifestada pelo Presidente da Associação das Indústrias de Panificação e Pastelarias de Angola.
Para Gilberto Simão o momento deveria ser aproveitado para o país refletir em torno da produção interna de trigo e outros cereais.
……
Presidente da Associação das Indústrias de Panificação e Pastelarias de Angola, Gilberto Simão.
Industrias angolanos preocupados com o aumento do preço do trigo no mercado internacional em consequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Situação poderá ter impacto na produção e no preço do pão no país.
….
As comissões especializadas da Assembleia Nacional definiram nesta quarta-feira o Estatuto do Administrador de Recuperação ou de Insolvência, que deverá funcionar sob a supervisão do Conselho Superior da Magistratura Judicial.
Trata-se de um diploma que visa assegurar a sobrevivência de empresas que estão economicamente falidas e salvaguardar os postos de trabalho.
O deputado João Guerra, da Comissão de Economia e Finanças, aponta algumas das atribuições do referido administrador.
…..
O deputado revela ainda que o Administrador de Insolvência deverá ser pelo Conselho Superior de Supervisão.
…..
Deputado João Guerra, da Comissão de Economia e Finanças, da Assembleia Nacional.
Parlamentares definiram o Estatuto do Administrador de Recuperação ou de Insolvência.
……
Uma investigação editorial divulgou novos documentos sobre a participação do Banco Espírito Santo Angola e do seu antigo presidente Álvaro Sobrinho num esquema para desviar milhões de dólares de um projecto de habitação social no país.
…
Investigação aponta a participação do extinto Banco Espírito Santo Angola-BESA e do seu antigo presidente Álvaro Sobrinho num esquema para desviar milhões de dólares de um projecto de habitação social no país.
….
O Kwanza foi a que mais valorizou desde o princípio do ano face ao dólar, ganhando 20 porcento, impulsionada pela subida dos preços do petróleo, aumento da estabilidade macroeconómica, política monetária e subida do `rating`.
De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, a moeda recuperou 20 porcento face ao dólar desde o início do ano, numa lista em que o rublo russo está na última posição, perdendo 37 porcento face ao valor actual do dólar.
De acordo com a Bloomberg, as exportações do petróleo angolano representam mais de 90 porcento das receitas de exportações do país, e a economia angolana deverá crescer 2,9 porcento este ano, depois de cinco anos de recessão económica.
Quanto a valorização do Kwanza face ao dólar, o consultor Galvão Branco, entende que apesar do preço do barril de petróleo influenciar, resulta também da política cambial adoptada pelo Banco Nacional de Angola.
…
Galvão Branco disse também que face a este cenário é preciso olhar para as reservas internacionais líquidas, no sentido de garantirem pelo menos nove meses de importações.
…
Consultor Galvão Branco.
Kwanza foi a que mais valorizou desde o princípio do ano face ao dólar, ganhando 20 porcento, impulsionada pela subida dos preços do petróleo, aumento da estabilidade macroeconómica, política monetária e subida do `rating`, segundo a Bloomberg.
….
Daqui a pouco
Polícia em Luanda diz que mortes de detidos na esquadra de Cacuaco terá sido por doença
Serão conhecidos amanhã alguns ‘Contributos Para a História da Rádio em Angola’.
Livro será apresentando no Pátio da LAC.
…
Notícias para seguir no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.
…..
Transmitir uma informação mais adequada sobre o período de transição da Rádio Nacional é um dos principais objectivos que nortearam os autores do livro ‘Contributos Para a História da Rádio em Angola’, que será apresentando amanhã à tarde no Pátio da LAC.
Esta informação foi manifestada por Guilherme Mogas, coordenador do livro e antigo director-geral da Rádio Nacional de Angola.
…
Guilherme Mogas, coordenador do livro ‘Contributos Para a História da Rádio em Angola’, que será apresentado amanhã às 16 horas no pátio da LAC.
…
Um grupo de alunos da nona classe da Escola 1513 da Terra Nova realizou esta manhã uma visita de estudo à LAC, com o objectivo de saber mais sobre o funcionamento da Rádio.
Olímpia Josefa, professora de Língua Portuguesa, considera que a visita ajuda os alunos a saberem mais sobre as técnicas do jornalismo.
…….
Olímpia José, professora de Português da nona classe na Escola da Terra Nova frequentada pelos alunos Isabel Bandeira e Benvindo Micael, que ficaram mais informados sobre o funcionamento da rádio.
…….
E o director pedagógico da Escola, José Carlos Mateus destaca o carácter inédito da visita de estudo e promete repetir mais vezes a experiência.
……
José Carlos Mateus, director pedagógico da Escola 1513 da Terra Nova.
…….
E os alunos Isabel Bandeira e Benvindo Micael, manifestaram-se satisfeitos com a experiência que gostariam de ver feita por outros colegas interessados em saber mais sobre o trabalho dos radialistas.
……
Opiniões de dois alunos da Escola 1513 da Terra Nova que hoje realizaram uma visita de estudo aos estúdios da LAC.
….
Somos LAC a rádio por dentro dos factos que marcam Luanda…..Do Cacuaco ao Longa………
A Polícia Nacional e o Serviço de Investigação Criminal-SIC em Luanda continuam a investigar as causas que terão levado a morte em simultâneo de detidos na quadragésima primeira esquadra localizada no bairro Balumuka, no município de Cacuaco.
De acordo com o Novo jornal, relatos de populares e familiares das vítimas, apontam para pelo menos 10 mortos, números, entretantos não confirmados pela Polícia, que fala em três vítimas.
O porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional superintendente Nestor Goubel, aponta doença como a presumível causa da morte dos cidadãos.
…….
Superintendente Nestor Goubel porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.
Polícia investiga morte em simultâneo de detidos em cela numa esquadra de Cacuaco.
….
As ravinas poderão cortar a circulação na comunidade de Ana Ngueve, distrito urbano de Calumbo, Viana.
A população com receio já está a abandonar a localidade.
Quem segue o impacto desta erosão do solo é repórter LAC Fortunato Cabina.
…
Repórter Fortunato Cabina
Ravinas poderão cortar a circulação na comunidade de Ana Ngueve, distrito urbano de Calumbo, em Viana.
….
Momento agora para actualizar os dados da Covid-19 no país nas últimas 24 horas.
Foram registados 29 novos casos, 14 pacientes recuperados e não houve a notificação de nenhum óbito
….
O Sagrada Esperança venceu, esta tarde, em Calulu, o Recreativo do Libolo do Cuanza Sul, por 2-0, em jogo da jornada 23 do Girabola2021/22.
..
O jornalista José Silva desenvolve a página desportiva
….
Foi o desporto na hora informativa com o jornalista José Silva
….
Vamos agora saber como está o mundo nesta quarta-feira
O número de mortes na sequência do ciclone Gombe em Moçambique subiu hoje de 17 para 20, indica a Organização Internacional das Migrações (OIM) com base nos dados mais recentes do Instituto Nacional de Gestão de Desastres.
De acordo com um boletim da OIM, nas províncias atingidas (Nampula e Zambézia) há pelo menos 400.175 pessoas afectadas, 82 feridos e 20 mortes, a par de danos em 301 escolas, 691 salas de aula e 17 centros de saúde.
Estima-se que haja 24.000 pessoas deslocadas.
…
As autoridades da saúde de São Tomé e Príncipe revelaram hoje que vai destruir mais de 50 mil doses da vacina Astrazeneca doadas por Portugal em Dezembro do ano passado, cujo prazo de validade expira este mês.
A informação foi revelada pela ministra da Saúde Filomena Monteiro, que explicou que o seu país não teve “tempo material para absorver essas vacinas, porquanto o país já tinha outras”.
A ministra da Saúde defendeu que o Governo não deveria ter recebido este lote de vacinas em Dezembro, explicando que o prazo de validade já indicavam que não seria possível a sua administração à população tendo em conta a fraca adesão ao processo de vacinação.
….
O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse, esta quarta-feira, que um aumento global dos casos de Covid-19 poder ser “a ponta do iceberg”, numa altura em que muitos países registam, também, uma queda nas taxas de testagem das populações, reporta a Reuters.
De acordo com os dados mais recentes, o número de novas infecções subiu oito por cento, a nível global, na semana passada, tendo como termo de comparação a semana anterior.
“São de esperar surtos, particularmente em áreas onde as medidas para prevenir a transmissão foram levantadas. Contudo, há níveis inaceitavelmente elevados de mortalidade em muitos países”, avisou ainda Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta quarta-feira, em declarações aos jornalistas.
…
O Tribunal Internacional de Justiça ordenou hoje que a Rússia suspenda a invasão à Ucrânia o mais rapidamente possível.
Mostrando-se “profundamente preocupada” com o “uso da força pela Federação Russa na Ucrânia”, a juíza Joan Donoghue deixou um aviso ao Kremlin: “O tribunal está completamente consciente da extensão da tragédia humana que está a ter lugar na Ucrânia”.
As ações das forças russas “levantam problemas muitos sérias à luz do direito internacional”, acrescentou a juíza.
………
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu para que os americanos aumentem a doação de equipamentos militares e a criação de uma nova aliança de países. Segundo ele, as instituições criadas após a Segunda Guerra Mundial já não são suficientes.
……….
Joe Biden anunciou que os Estados Unidos vão enviar mais armas e dinheiro para a Ucrânia devido à guerra travada no seu território desde a invasão da Rússia. O Presidente norte-americano declarou que seriam enviados sistemas de defesa antiaérea e antitanques, assim como drones militares para reforçar a capacidade militar ucraniana face ao ataque russo.
Biden disse ainda que seriam enviados mais 800 milhões de dólares em assistência para a Ucrânia. Desde que está na Casa Branca já enviou mais de dois mil milhões em ajuda para Kiev
………..
A jornalista angolana Ana Margoso, radicada no Reino Unido, volta a antena da LAC, para mais uma análise a volta dos últimos desenvolvimentos do conflito.
…..
Jornalista angolana Ana Margoso, radicada no Reino Unido, e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
….
Tremor de terra deixa mais de dois milhões de japoneses às escuras
O Japão foi atingido por um forte tremor de terra na noite desta quarta-feira. O sismo, de 7,3 na escala de Richter, fez-se sentir sobretudo nas regiões de Miyagi e Fukushima e ocorreu às 23H36, hora local. O epicentro foi localizado junto à costa de Fukushima e motivou um alerta de tsunami por parte das autoridades, mas de acordo com a televisão pública japonesa a onda resultante da atividade sísmica não ultrapassou os 20cm.
O terramoto deixou mais de dois milhões de pessoas sem energia elétrica e provocou o descarrilamento de um comboio na região de Tohoku. Seguiam cerca de 100 pessoas a bordo e não há registo de feridos.
Assim está o mundo nesta quarta-feira
…..
De volta a actualidade nacional…e porque vem aí o dia do Pai
O executivo angolano diz-se preocupado com o aumento dos conflitos e desestruturação familiar, fuga à paternidade e a Maternidade.
Neste sentido, o MASFAMU promove esta sexta-feira o Acto Central do dia do Pai, 19 de Março, sob o lema: “ Pais Unidos pela Harmonia e Coesão Familiar”.
Jornalista Manuel Augusto
…
Jornalista Manuel Augusto
Executivo angolano, está preocupado com o aumento dos conflitos e desestruturação familiar, fuga à paternidade e a Maternidade.