Edição de 16 de Maio de 2022
 

Agência de notação financeira Standard&Poors diz que Angola terá excedente orçamental de cinco por cento 

Presidente da República diz que Angola prevê no futuro refinar cerca de 400.000 barris de petróleo por dia.

País reduz número de evacuação de cidadãos em junta médica para o exterior 

Sociedade Civil debate amanhã na União dos Escritores Angolanos Participação Cívica em Luanda 

Umaro Sissoko Embalo dissolve o Parlamento da Guiné Bissau e antecipa eleições legislativas para dezembro.

Rússia anuncia acordo para retirar combatentes feridos na fábrica de Azovstal na Ucrânia

….

Ponto-LAC Informação 2

Já estamos oficialmente no cacimbo..o tempo de frio, mas Luanda ainda quente, com 30 de máxima e 45 de mínima nesta segunda-feira. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o José Silva com montagem de Mauro Costa e técnica final de Alexandre Campos. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

Ponto-Forte

……

Boa noite, 

….

Angola deverá registar um excedente orçamental primário acima de 5 por cento o Produto Interno Bruto-PIB, segundo a agência de notação financeira Standard & Poor’s.

Entretanto a entidade alerta para o forte aumento dos pagamentos de dívida a partir de 2023. 

“Graças ao actual nível elevado dos preços do petróleo, estimamos que Angola deverá registar um excedente orçamental primário (sem contar com os juros) acima de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, o segundo melhor em África, diz a Standard & Poor’s.

O excedente vai ajudar a aliviar as preocupações de curto prazo sobre a liquidez, mas agência de notação financeira, avança que os pagamentos de dívida externas vão aumentar a partir de 2023, quando os acordos de reestruturação da dívida com dois bancos chineses terminarem.

…….

Entre Janeiro a Maio de 2022, o Presidente da República, aprovou 11 créditos adicionais suplementares no Orçamento Geral do Estado (OGE). 

De acordo com o Novo Jornal, os mais recentes, publicados no Diário da República de 12 de Maio, um a seguir ao outro. O primeiro, de 100 mil milhões de kwanzas, é destinado ao Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território, o segundo representa 200 mil milhões de Kwanzas para Ministério da Energia e Águas.

Os créditos adicionais aprovados a 12 de Maio totalizam 723 milhões de dólares norte-americanos que se somam aos cerca de 950 milhões de dólares, mais de 400 mil milhões Kwanzas, aprovados desde o princípio do ano.

Os 200 mil milhões de kwanzas para Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território, serão para fazer face às responsabilidades financeiras dos projectos que possuem financiamentos aprovados por linhas de crédito, bem como para os projectos financiados por Recursos Ordinários do Tesouro.

Já os 100 mil milhões Kwanzas destinados ao Ministério da Energia e Águas são para fazer face às despesas de funcionamento de projectos de apoio ao desenvolvimento e de projectos de investimentos públicos.

……..

Angola prevê refinar cerca de 400 mil barris de petróleo bruto por dia nos próximos tempos, após a conclusão das refinarias de Cabinda, Soyo e Lobito, bem como a reabilitação da refinaria de Luanda.

O anúncio foi feito pelo Presidente da República João Lourenço, que deseja ver o país como exportador de refinados apesar de lamentar diminuição da produção.

…..

O chefe de estado angolano falava esta manhã em Luanda, durante a abertura do VIII Congresso Africano sobre Petróleo, onde defendeu que o processo de transição energética, seja gradual e que não traga fome e miséria aos países produtores de petróleo.

Lourenço reiterou que os Estados africanos, devem utilizar as receitas petrolíferas para a diversificação das suas economias.

RD-JLO 4

Durante o evento que decorre sob lema “Desafios e Oportunidades na Indústria Africana de Energia, Petróleo e Gás”, o chefe de Estado apelou a união intercontinental para a defesa dos interesses africanos.

RD-JLO 2

João Lourenço defendeu também a criação de um mercado africano, que absorva a produção do continente.

RD-JLO 3

O Estado angolano, aposta na exploração sustentável dos recursos fósseis e no investimento em fontes de energias renováveis, garantiu o presidente.

RD-JLO 1

Presidente da Republica na abertura do VIII Congresso Africano sobre Petróleo.

João Lourenço, anunciou que Angola aderiu à Iniciativa da Transparência na Indústria Extractiva (ITIE), para promover a boa governação e melhorar a transparência na gestão das receitas dos recursos minerais, em particular o petrolífero.

Na ocasião o ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo, que é também o presidente da Organização de Países Africanos Produtores de Petróleo (APPO), disse que a instituição está mais forte na defesa dos interesses dos Estados-membros.

RD-DAzevedo

Ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo, que é também o presidente da Organização de Países Africanos Produtores de Petróleo (APPO).

Decorre em Luanda até ao dia 19 o VIII Congresso Africano sobre Petróleo, sob o lema “Desafios e Oportunidades na Indústria Africana de Energia, Petróleo e Gás”.

Ponto-Vector

O país reduziu significativamente o envio e o número de cidadãos em tratamento no exterior através de junta médica.

A informação foi avançada hoje pela ministra da Saúde Sílvia Lutukuta durante a Primeira Conferência sobre Juntas de Saúde que decorre em Luanda.

Dados apontam a redução de 500 para 129 pacientes em junta em países como África do Sul e Portugal nos últimos 5 anos.

…..

RD-SLutukuta 1

….

A conferência das juntas analisa ainda a reestruturação dos serviços e a prestação de uma melhor assistência a nível interno.

…… 

RD-SLutukuta 2

…..

Ministra da Saúde Sílvia Lutukuta.

Executivo diz que investimentos no sector da saúde estão a reduzir o número de cidadãos enviados para tratamento médico no exterior do país.

Ao discursar na sessão de abertura da conferência, a Ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, apontou os avanços no sector da saúde, como ganhos que reduzem a necessidade de se enviarem pacientes ao estrangeiro.

RD-CCerqueira 1

Carolina Cerqueira também enfatizou o ingresso de um número elevado de quadros no sector da saúde durante a vigência do actual governo.

……

RD-CCerqueira

……

Ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira e os avanços no sector da saúde que permitiram a redução do envio de pacientes para o exterior do país

O que se pretende é limitar os custos em divisas, potenciando os meios disponíveis no país e mandar para o estrangeiro, só os casos mais complexos.

Em entrevista a RNA, o director-geral da Junta Nacional de Saúde, João Pascoal, revelou que o critério de evacuação de doentes ao exterior, será reavaliado durante o encontro.

RD-JPascoal

João Pascoal, director-geral da Junta Nacional de Saúde, Médica Nacional.

Decorre em Luanda a Primeira Conferência Nacional sobre Juntas de Saúde.

E ainda sobre saúde, desde as zero horas de hoje já é possível circular em espaços abertos sem máscara, a medida surge na sequência do levantamento do estado de calamidade pública, em todo território nacional, dando lugar a gestão administrativa da pandemia.

As autoridades sanitárias mantêm-se no entanto em alerta, e vão exigir a quem entrar no país, a apresentação de resultados negativos, de testes rápidos realizados setenta e duas horas antes das viagens.

As medidas foram anunciadas pelo coordenador da comissão multissectorial de prevenção e combate a Covid-19, Francisco Furtado.

….

RD-FFurtado

Coordenador da comissão multissectorial de combate a Covid-19, Francisco Furtado.

E o Repórter LAC, Breno Ramos, foi ouvir os luandenses sobre o levantamento do estado de calamidade pública que define que se possa estar em espaços abertos sem máscaras.

RD-Opiniões

Luandenses hoje pela Comercial.

Já se pode circular em espaços abertos sem máscara; a medida entrou hoje em vigor.

Terminou a situação de calamidade pública para dar lugar a fase de Gestão Administrativa da Pandemia.

…….

O Sindicato Nacional dos Professores “Sinprof” está preocupado com os subsídios atribuídos à classe que constam da tabela remuneratória da função pública, já divulgada em Diário da República.

O secretário-geral do Sinprof, Admar Jinguma em declarações à imprensa, lamenta a situação e refere que o incremento não corresponde ao que foi prometido pelo governo.

RD-AJinguma1

O líder sindical diz não compreender porquê que os professores continuam a ser mal remunerados e refere  que assim será difícil melhorar a qualidade de ensino em Angola.

RD-AJinguma2

Secretário – geral do Sindicato Nacional dos Professores “Sinprof” reagindo a promulgação em Diário da República da Tabela Salarial e subsídios remuneratórios atribuídos à função pública, em particular a classe docente.

O coordenador da Rede de Educação Para Todos, Victor Barbosa disse à Comercial que é fundamental que haja um diálogo amplo sobre a questão.

RD-VBarbosa

Victor Barbosa da Rede de Educação Para Todos.

E a LAC contactou hoje uma fonte do Ministério da Educação que prometeu indicar alguém para se pronunciar sobre a reacção do Simprof.

….

Ponto-Os Factos

……

Daqui a pouco

…..

Vamos saber como decorrem no país as jornadas da Mulher Maritima

Guiné Bissau em mais uma crise politica…com protagonistas e comentários para seguir nesta hora informativa

Para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

….

Ponto-LAC Internet

Publicidade

….

Arrancaram hoje as celebrações do Dia da Mulher Marítima que se assinala depois de amanhã quarta-feira, dia 18, em todas as províncias costeiras.

Lobito, foi a acidade escolhida para acolher o acto central desta celebração anual, que se destina a chamar a atenção para o activo que o mar representa na actividade económica do país, e com interesse para o futuro profissional das jovens angolanas, como lembrou à LAC Miguel António, Chefe do Departamento do Pessoal do Mar da Agência Marítima Angolana.

……

RD-MAntónio 2

…….

Miguel António diz que o dia 18 de Maio é uma data de celebração das mulheres que se dedicam aos trabalhos marítimos na vertente empresarial ou na qualidade investigativa desenvolvida na nossa costa ou não.

……..

RD-MAntónio 1

…….

E, a investigadora Irene Moçambique do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marítima, também falou na qualidade de membro da WIMA África, organização continental que apoia o trabalho desenvolvido pelas mulheres ligadas ao mar.

…….

RD-IMoçambique 1

…….

Irene Moçambique diz que a prestação de apoios às Cooperativas e ao empoderamento das mulheres marítimas, é outra das preocupações da sua Organização continental.

…….

RD-IMoçambique 2

…….

Irene Moçambique, investigadora Irene Moçambique do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marítima.

Arrancaram hoje as celebrações do Dia da Mulher Marítima que se assinala depois de amanhã quarta-feira, dia 18, em todas as províncias costeiras.

E para se fazer ao mar é fundamental ter em conta as variações de temperatura…..

A partir de ontem 15 de Maio, mudou oficialmente o tempo em Angola…..Já estamos no cacimbo, tempo seco ou de frio….

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) antecipa temperaturas abaixo do normal na estação seca, conhecida como “cacimbo”. Nas províncias do Bié, Huambo, Moxico, Huíla, Cunene e Kuando Kubango, as mínimas poderão ficar abaixo dos 10 graus entre Junho e Agosto.

Nas províncias do Namibe, Benguela, oeste do Kwanza Sul, Kwanza Norte, Uíge, norte de Malanje, Lunda Norte e leste da Lunda Sul, os valores mais baixos estarão entre os 12 e 15 graus.

Já nas províncias de Luanda, Bengo, Zaire e Cabinda as temperaturas mais baixas vão variar entre os 16 e os 20 graus. Cacimbo é o nome dado apenas em Angola à estação “seca”, que começa oficialmente a 15 de Maio.

É chamada estação seca por oposição à estação das chuvas, que se regista de Setembro a Abril, mas é, na prática, bastante húmida, pois neste período ocorre com frequência uma névoa intensa.

……

Ponto-LAC Informação

 

Acontece nos dias 27 e 28 deste mês o congresso da Nação, uma iniciativa de um grupo de personalidades da sociedade civil, que pretende debater vários temas e criar uma agenda nacional sobre aspectos políticos, económicos e sociais. 

O presidente da República foi convidado a participar no evento que vai reunir representantes dos vários extratos da sociedade. 

Ponto-Mais Estação

……

Vamos agora saber como está o mundo nesta segunda-feira

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro SIssoco Embaló, anunciou esta segunda-feira, 16 de Maio, a dissolução do Parlamento. 

Sissoco Embaló, disse hoje que decidiu dissolver o parlamento e voltar a dar a voz aos guineenses, porque os deputados estavam a transformar a Assembleia Nacional Popular num “espaço de guerrilha” e “conspiração”.

António Barbosa porta-voz da presidência da Guiné-Bissau, aponta as justificações para a decisão de Sissoco Embalo

…..

RD-ABarbosa 1

…..

O primeiro-ministro Nuno Nabiam vai manter-se no cargo até à realização de eleições legislativas antecipadas,  anunciadas para Dezembro.

……. 

RD-ABarbosa 2

António Barbosa porta-voz da presidência da Guiné-Bissau, onde o presidente Umaro Sissoko Embalo dissolveu o Parlamento e antecipa eleições legislativas para dezembro.

…..

A propósito da situação na Guiné-Bissau a analista LAC para a política internacional Ana Margoso, entende ser mais uma situação de crise politica naquele país lusófono.

……

RD-AMargoso

….

Noutro comentário o analista Osvaldo Isata…

O Presidente dos Estados Unidos da América) ordenou hoje o envio de centenas de militares norte-americanos para a Somália, país do qual se tinha retirado em 2021, para combater mais efetivamente o grupo ‘jihadista’ Al-Shabab.

….

E o presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou hoje Elisabeth Borne, atual titular da pasta do Trabalho, para primeira-ministra, anunciou a Presidência francesa (Eliseu) num comunicado.

……

O Ministério da Defesa russo anunciou hoje um acordo para retirar combatentes ucranianos feridos que se encontram entrincheirados no complexo siderúrgico de Azovstal, o último bastião da resistência ucraniana na cidade portuária de Mariupol.

As autoridades ucranianas não confirmaram, até agora, qualquer acordo.

“Um regime de silêncio [das armas] está em vigor atualmente e um corredor humanitário aberto, pelo qual os soldados ucranianos feridos estão a ser transportados para os estabelecimentos médicos de Novoazovsk”, em território controlado pelas forças russas e pró-russas, indicou o ministério russo em comunicado.

…..

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje que a expansão da NATO é um “problema” que está a ser criado de forma “totalmente artificial”. Apontando que a adesão de novos países à NATO é apenas do interesse da política externa dos Estados Unidos, o chefe de Estado russo afirma que a aliança é “usada como um instrumento” de Washington de forma “bastante persistente, habilidosa e muito agressiva”.

Numa reunião com chefes de Estados da Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão e Tajiquistão, Vladimir Putin também comentou o pedido de adesão da Finlândia e da Suécia à NATO.

De acordo com a agência de notícias russa, RIA, o Presidente russo sublinhou que não existem quaisquer problemas nas relações bilaterais entre a Rússia e os dois países nórdicos, mas fez questão de ressalvar que “a expansão da infraestrutura militar” para o território dos dois países “certamente causará uma resposta”.

Já o presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan disse esta segunda-feira que “não vale a pena” que as delegações da Finlândia e Suécia se desloquem à Turquia para tenter convencê-lo a aceitar os pedidos de adesão à NATO.

A Turquia criticou esta segunda-feira a Suécia e a Finlândia por não aprovarem os seus pedidos de extradição de pessoas que acusa de pertenceram a “organizações terroristas”, indicou a agência noticiosa estatal Anadolu.

….

Ponto

E para encerrar destacamos neste jornal que acontece amanhã na União dos Escritores Angolanos um debate público sobre a participação Cívica em Luanda.

A organização é da ADRA, Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente…

Temos em directo ao telefone a directora de comunicação da ADRA, Cecília Kitombe…

Boa noite, 

Quais são as motivações para este debate?

Quem são os animadores ou oradores?

……

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 16-05-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados