Edição de 16 de Junho de 2022
 

Angola admitida como novo membro na “Iniciativa para Transparência nas Indústrias Extratctivas”

Sonangol tranquiliza população sob garantia de que tem gás suficiente para abastecer as famílias angolanas

Ministério da defesa e veteranos da pátria confirma a existência de falsos pensionistas

Ministro Estado para coordenação económica diz que o PREI, já levou para o sector formal cerca de duzentos mil operadores

Novo aeroporto internacional de Luanda recebe amanhã o primeiro vôo

Organizações Não Governamental brasileira pedem investigação ao provável assassinato de jornalista e ativista.

Bruxelas emite amanhã recomendação sobre candidatura à adesão de Kyiv a NATO

Ponto-LAC Informação 2

25 de máxima e 20 de mínima foi a temperatura registada nesta quinta-feira em Luanda. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o Joel Domingos e Maria La Vieter, com montagem de Anacleto José técnica final de Tomás Camuege. Hora Informativa na LAC é com o Maria La Vieter.

…….

Ponto-Forte

Boa noite,

Angola foi hoje admitida em bruxelas, capital da Bélgica, como novo membro da Iniciativa para Transparência nas Indústrias Extratctivas, ITIE.

A admissão de Angola aconteceu durante a quinquagésima terceira reunião do conselho daquela instituição, onde fizeram parte vários membros do executivo ligado ao sector da extracção de recursos naturais, com destaque para o Ministro dos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, que demostrou estar satisfeito com admissão do nosso país ao ITIE.

RD-DAzevedo 1

Para o dirigente esta admissão é mais uma prova de que o país está ser conduzido de acordo com os padrões internacionalmente aceites.

RD-DAzevedo 2

O governo aproveitou também a ocasião para convidar as empresas estrangeiros que actuação no sector, para investirem em Angola, pois o país tem dado passos significativos no que diz respeito ao ambiente de negócio.

RD- DAzevedo 3

Por sua vez Sebastião Martins, PCA da Sonangol, pensa que a transparência tem sido prática normal no seu sector, portanto esta aprovação aconteceu de forma natural.

RD-SMartins 1

O presidente do conselho de administração da sonangol, acredita mesmo que a entrada de Angola, na Iniciativa para Transparência nas Indústrias Extratctivas, ITIE, dará mais segurança aos investidores estrangeiros.

RD-SMartins 2

Entretanto o presidente do conselho de administração da Sodiam, Eugênio Bravo da Rosa, disse que a aprovação da Angola com membro do ITIE, era esperada pois se trabalhou muito para que assim acontecesse.

Eugênio Bravo da Rosa, reiterou ainda que por essa via, vai se poder dar mais confiança aos investidores estrangeiros interessados no sector mineiro.

RD-EBRosa

Eugênio Bravo da Rosa, presidente do conselho de administração da Sodiam.

Por sua vez Cecília Quitombe da DRA, representante da sociedade civil angolana no conselho da ITIE, é de opinião que o nosso país esteve bem ao se candidatar face ao peso que tem no quadro da exploração de recursos naturais.

RD-CQuitombe 1

A representante da sociedade civil avançou alguns benefícios a serem colhidos dessa admissão nesta instituição ligada à transparência no sector da extracção.

RD- CQuitombe 2

Ciecília Quitombe acredita mesmo que com este passo, Angola está a mostrar ao mundo que quer entrar na lista dos países que estão a levar a sério o combate a corrupção.

RD- CQuitombe 3

Cecília Quitombe da DRA, representante da sociedade civil angolana no conselho da ITIE, instituição que zela pela transparência no sector de extracção de recursos minerais, onde hoje angola foi admitida como novo membro.

A Sonangol garantiu em comunicado que tem gás suficiente para fornecer com normalidade as famílias angolanas.

Esta reacção em comunicado de imprensa, surge em resposta a uma mensagem posta a circular nas redes sociais, que “onde as famílias angolanas são aconselhadas a terem botijas de gás de reserva cheias, por supostamente se prever alguns constrangimentos no fornecimento do produto na última semana do mês de Julho e início de Agosto, devido a uma alegada manutenção na instalação da Refinaria de Luanda.

 

Assim sendo a Unidade de Negócio de Gás e Energias Renováveis, UNGER, reitera que os seus sistemas, tanto de produção como de distribuição, encontram-se em pleno funcionamento em todo o País e sem registo de qualquer indicador ou perspectiva de alteração nos próximos tempos.

Pelo que a direcção da empresa apela os cidadãos no sentido de adquirirem o gás nos moldes habituais, nos revendedores oficiais, e a não darem importância a rumores postos a circular nas redes sociais, muito provavelmente com o objectivo de gerar especulação no mercado.

E cento e oitenta milhões e kwanzas, é o valor que o ministério da economia e planeamento investir numa infra-estrutura que poderá ser o edifício sede do PREI, ou seja Programa de Reconversão da Economia Informação.

Informação foi avançada pelo titular da pasta da economia e planeamento, Mário caetano João, quando falava hoje em Luanda, durante o lançamento da primeira pedra para a construção do referido edifício, no mercado do catintom.

RD-MCJão

Por sua vez o Ministro Estado Manuel Nunes Júnior, adiantou que com ajuda do PREI, já passaram para economia formal cerca de duzentos mil operadores e já foram disponibilizados para o microcrédito, cerca de 2, 6 mil milhões de Kwanzas.

RD-MJúnior

Ministro Estado para coordenação económica, Manuel Nunes Júnior, quando falava hoje durante o lançamento da primeira pedra do edifício sede do Programa de Reconversão da Economia Informal, que albergará também outros sectores complementares do sector empresarial.

Ponto vector

O primeiro vôo teste da pista sul do novo aeroporto internacional doutor Agostinho Neto, com quatro mil metros de comprimento de comprimento e sessenta de largura, realiza-se na próxima sexta-feira dia 17, ao princípio da tarde.

O Coordenador do Gabinete de Operações da infra-estrutura, Paulo Nóbrega disse à LAC que com este este vôo experimental começa também o processo de Certificação da nova-infraestrura.

RD – Paulo Nóbrega 1

Sobre os custos do futuro equipamento o técnico disse à Comercial que apesar da realização de um novo contrato, os valores os valores orçamentados na ordem dos 3,4 mil milhões de dólares não ultrapassará as metas previstas.

RD – Paulo Nóbrega 2

Paulo Nóbrega, Coordenador do Gabinete de Operações do novo aeroporto internacional de Luanda, doutor Agostinho Neto que na sexta-feira recebe o primeiro vôo experimental realizado por 777 da TAAG.

Ponto forte

O ministério da defesa e veteranos da pátria, deu hoje a conhecer que o processo de prova de vida dos pensionistas daquele ministério tem sido alterado, razão pela está em curso o um processo de recadastramento que já detectou um elevado número de falso pensionistas inseridos no sistema na província do Bié.

Este dados foi avançado pelo, secretário de estado do referido ministério, Domingos Tchicanha, durante o processo de prova de vida dos pensionistas das forças armadas, que decorre naquela província.

RD-DTchicanha

Secretário de estado do Ministério da Defesa e Veteranos da Pátria, Domingos Tchicanha, e os falsos pensionistas do Bié, apanhados durante o novo processo de prova de vida.

O Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP) registou entre 2018 a 2021 mais de quatro mil procedimentos de contração públicas, com os contratos de obras públicas a dominarem estes procedimentos.

Os dados foram avançados esta manhã pela ministra das finanças na abertura do seminário que marca a sexta edição da semana de contratação pública.

No evento que decorre até amanhã em Luanda, em parceria com a Ordem dos engenheiros, Vera Daves de Sousa, destacou o peso das obras públicas, na contratação pública, que em quatro anos registou mais de mil e setecentos contratos.

RD VDSousa 1

A ministra das finanças avançou que tem sido combatida a corrupção na contratação pública.

RD – VDSousa 2

Ministra das finanças, Vera Daves de Sousa, hoje na abertura do seminário que marca a sexta edição da semana de contratação pública, evento que decorre até amanhã em Luanda, em parceria com a Ordem dos engenheiros

….

Publicidade

O saneamento básico e a sua relação com a saúde e o meio ambiente, estará em debate amanhã num workshop, sob realização da Coluk service.

De acordo com Luciano Narciso, director geral da referida empresa, o objectivo central, é chamar atenção de todos os que directa ou indirectamente, produzem produtos prejudicais ao meio ambiente.

RD-LNarciso 1

 

Luciano Narciso, acredita que o que tem falhado em Luanda, é a criação de normas que possam direccionar os cidadãos a lidarem com os resíduos que produzem, pois acredita que só que enquanto o cidadão não tomar consciência, o governo dará solução a este problema.

RD-LNarciso 2

Entretanto poderão a actividade vai acontecer no Arquivo Nacional, no distrito do camama, município do Talatona, a partir das 8 horas e poderão participar empresas públicas e privadas, bem como cidadão interessados.

RD-LNarciso 3

Director geral da Coluk Service, Luciano Narciso, empresa que realiza amanhã um workshop sobre o saneamento básico e a sua relação com a saúde e o meio ambiente.

Ponto onda natural

O país registou nos últimos dois anos, mais de dezassete mil e novecentos casos de trabalho infantil, e muitos deles foram denunciados à Linha SOS criança, revelou a directora adjunta do INAC.

Elisa Gourgel que falava à Lac à propósito do Dia da Criança Africana que hoje se assinala, disse que os números da exploração infantil em Angola são alarmantes, e preocupam as autoridades.

RD5-ElGourgel 5

Elisa Gourgel alertou que muitos trabalhos realizados pelas crianças em Angola, comprometem o seu desenvolvimento.

RD-EGourgel 6

A directora adjunta do INAC revelou também que estão em curso alguns programas para o empoderamento das famílias mais vulneráveis, que começam com o registo ao nível dos municípios.

RD-EGourgel 4

Elisa Gourgel directora adjunta do Instituto Nacional da Criança sobre os maus tratos e instrumentalização de menores no país.

Grande parte destes casos, chegam ao conhecimento público, por via de denúncias na Linha SOS criança que entrou em funcionamento há dois anos.

E hoje, um pai invisual, acompanhado do seu filho de 11 anos de idade, portador de albinismo, veio aos estúdios da LAC, pedir ajuda à sociedade, porque a criança está a perder a visão, e tem vários hematomas na cabeça, por falta de cremes e cuidados adequados.

RD-FNgola (invisual)

Filipe Ngola, invisual desempregado, pai de seis filhos, um destes portador de albinismo que veio hoje à Comercial pedir apoio à sociedade.

Ponto Brinquem connsoco

A ministra de Estado para a Área Social, defendeu a reforma e a aplicação de mais investimentos para o sistema nacional de saúde.

Carolina Cerqueira, falava hoje em Luanda, durante a abertura do Primeiro Fórum Dos Cuidados de Saúde Primários e Imunização, onde disse ser essencial aumentar a cobertura dos serviços para a redução da mortalidade e o combate as endemias.

RD-CCerqueira1

A ministra de Estado, disse ainda ser essencial a continuidade das reformas no sistema, para que haja maior responsabilidade e humanização.

RD-CCerqueira2

Ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira

A titular da pasta da saúde, Silvia Lutucuta, reconheceu que o país tem ainda um longo caminho a percorrer para conseguir assegurar o acesso dos angolanos a serviços de qualidade.

RD-SLutucuta

Ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, hoje em Luanda, durante a abertura do Primeiro Fórum Dos Cuidados de Saúde Primários e Imunização.

Publicidade

Internacional

Além fronteiras,

Insegurança volta a aumentar em Cabo Delgado

Grupos armados voltam a atacar em Cabo Delgado, agora mais a sul mais perto de Pemba. A Organização Internacional das Migrações estima que quase 12.000 pessoas fugiram desta nova vaga de agressões, mais de metade são crianças.

As populações locais vivem momentos de horror, de pânico, com assassinatos indiscriminados, como uma mulher obrigada a carregar a cabeça decapitada do marido pelas estradas, para mostrar a babárie e criar o medo, com descreviam moçambicanos em fuga.

Na semana passada, tinha surgido a informação da morte de quatro pessoas num ataque no distrito de Ancuabe, entre elas seguranças da empresa Grafex, que explora grafite – utilizada em baterias de carros elétricos – na região. O primeiro de dois incidentes numa semana que tinha levado outra empresa que explora grafite, a australiana Syrah Resources, a suspender as operações logísticas na estrada que liga a mina de Balama à capital Pemba.

A Organização Internacional das Migrações diz que, desde que este drama iniciou fez 784 mil deslocados internos, o projeto de registo de conflitos ACLED registou cerca de 4.000 mortes.

ONG pedem investigação ao provável assassinato de jornalista e ativista

Várias organizações não-governamentais exortaram hoje as autoridades brasileiras a continuar com as investigações para esclarecer o motivo do provável homicídio de um jornalista britânico e de um indigenista brasileiro na selva amazónica.

Na quarta-feira à noite, as autoridades brasileiras encontraram restos humanos no local onde um dos principais suspeitos confessou ter assassinado o jornalista britânico Dom Phillips e o ativista brasileiro Bruno Araújo Pereira, numa zona remota da Amazónia.

As autoridades acreditam que os dois estão mortos, apesar de os corpos ainda terem de ser identificados, algo que deverá acontecer hoje em Brasília.

“É essencial que a investigação clarifique as circunstâncias e a motivação do crime e que todos os responsáveis sejam responsabilizados”, indicou numa declaração, a Human Rights Watch, apelando a medidas “imediatas e enérgicas” para combater “a ilegalidade e as redes criminosas na Amazónia”.

Bruxelas emite amanhã recomendação sobre candidatura à adesão de Kyiv

A Comissão Europeia vai emitir na sexta-feira a sua recomendação sobre a candidatura da Ucrânia à adesão à União Europeia, sendo expectável que se manifeste favorável à concessão do estatuto oficial de país candidato.

O parecer do executivo comunitário vai ser adotado na reunião semanal do colégio de comissários, que esta semana se celebra extraordinariamente à sexta-feira, e deverá ser analisado pelos chefes de Estado e de Governo dos 27 já na próxima semana, num Conselho Europeu agendado para 23 e 24 de junho, em Bruxelas.

Além da candidatura da Ucrânia, a Comissão Europeia deverá também emitir recomendações relativamente à Geórgia e Moldova, dois países que também se sentem particularmente ameaçados pela Rússia, e que, pouco depois de Kiev, apresentaram igualmente as suas candidaturas à adesão ao bloco europeu.

Ucrânia. França anuncia entrega de mais seis canhões ‘Caesar’

A França vai entregar à Ucrânia mais seis canhões ‘Caesar’, camiões equipados com sistema de artilharia conhecido pela sua precisão, anunciou hoje o presidente francês Emmanuel Macron conferência de imprensa coletiva em Kiev.

“Além dos 12 ‘Caesar’ já entregues, tomei a decisão de entregar mais seis”, anunciou o presidente francês após uma reunião com o homólogo ucraniano Volodymyr Zelensky, com o alemão Olaf Scholz, o italiano Mario Draghi e o romeno Klaus Iohannis.

O anúncio ocorre na sequência dos repetidos pedidos do presidente ucraniano para que o Ocidente envie mais armas pesadas e munições para combater a invasão russa.

Os líderes francês, alemão, italiano e romeno querem que seja concedido à Ucrânia o estatuto de candidato oficial “imediato” à adesão à União Europeia (UE), foi hoje anunciado.

Macron, Scholz e Draghi encontram-se com Zelenskyy em Kiev

Emmanuel Macron, Olaf Scholz e Mario Draghi estão juntos em Kiev esta quinta-feira.

O presidente francês, o chanceler Alemão e o primeiro-ministro italiano viajaram num comboio especial até à capital da Ucrânia para se encontrarem com presidente Voldymmr Zelenskyy.

Durante a reunião serão abordados, entre outros assuntos, o apoio militar, a candidatura da Ucrânia à União Europeia.

O chanceler alemão disse há dias que não visitaria Kiev “apenas para tirar uma fotografia”, que o faria só “quando houvesse motivos consistentes”.

O objetivo é enviar um sinal forte de apoio ao país, que resiste há quase quatro meses à invasão russa.

ONU. Mais de 15 milhões de sudaneses enfrentam crise alimentar

Mais de 15 milhões de sudaneses, cujo país está a afundar-se numa estagnação política e económica, enfrentam uma crise alimentar, segundo uma avaliação da ONU.

Um recorde de 15 milhões de pessoas no Sudão – um terço da população – enfrentam atualmente uma insegurança alimentar aguda”, de acordo com uma avaliação do Programa Alimentar Mundial (PAM).

Em setembro, “18 milhões de sudaneses, ou seja cerca de 40% da população do país, vão enfrentar uma situação de crise alimentar”, advertem o PAM e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) numa declaração conjunta.

 

Para as duas agências da ONU, os choques climáticos (inundações e secas) e as deslocações da população contribuem para o agravamento da insegurança alimentar, bem como os confrontos armados e as colheitas insuficientes.

Data de Emissão: 16-06-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados