Edição de 16 de Fevereiro de 2022

Taxa de desemprego fecha o ano 32,9 porcento, aumentando 7,5 pontos em relação a 2020.

Ordem dos Enfermeiros de Angola e Sindicato divergem sobre a realização de exame nacional, para atribuição da carteira profissional.

Inter de Milão-Liverpool é o destaque do dia dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Rússia anuncia fim das manobras na fronteira com a Ucrânia e ordena regresso de militares aos quartéis.

Ponto

Quarta-feira 16 de Fevereiro. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Alexandre Campos e Emanuel Catilina. Apresenta a Cristina Miranda.

Ponto

Boa tarde,

A taxa de desemprego aumentou 7,5 porcento no último trimestre de 2021, em termos homólogos, e caiu 3,5 face ao trimestre anterior, fixando-se nos 32,9 porcento, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Neste período foram registados mais de 5,3 milhões de desempregados, correspondentes a uma variação homóloga de 12,7 porcento.

De acordo com o INE, a população economicamente activa nos últimos três meses do ano passado era de 16,2 milhões de pessoas, a população empregada de 10,8 milhões, e a população com emprego informal de 8,7 milhões. 

No entanto, o secretário-geral da Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA), Francisco Jacinto  Gaspar, os números do INE estão abaixo da realidade.

RD – FJacinto 2

Francisco Gaspar disse também que e o desemprego deveria ser olhado como uma questão nacional devido a sua abrangência e defendeu a implementação de políticas que reduzam a escalada do desemprego no País.

RD – FJacinto 1

Secretário-geral da Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola, Francisco Jacinto Gaspar, e o desemprego no País, que no último trimestre do ano passado cresceu 7,5 porcento, face ao mesmo período de 2020, segundo o INE

A agência de notação financeira Standard & Poor’s antevê que a dívida pública de Angola desça para 64 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) até 2025, depois de ter atingido o pico de 131 por cento em 2020.

De acordo com os analistas da referida agência o declínio na dívida depende dos preços favoráveis do petróleo, que devem impedir uma desvalorização abrupta da moeda.

O repórter Pedro Fernandes tem mais informação a volta da avaliação da Standard & Poor’s.

RD-PFernandes

Repórter Pedro Fernandes.

Dívida pública de Angola vai descer para 64 por cento do Produto Interno Bruto-PIB até 2025, segundo a avaliação da agência de notação financeira Standard & Poor’s.

Ponto

Há divergências entre a Ordem dos Enfermeiros de Angola e o Sindicato, quanto a realização de exames nacionais para a atribuição da carteira profissional.

A LAC, ouviu hoje o bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Paulo Luvualu que diz tratar-se de uma medida normal, já adoptada por outras classes profissionais.

RD-PLuvualu1

Por sua vez, o secretário – geral do Sindicato Provincial dos Técnicos de Enfermagem de Luanda, disse à Comercial que se trata de uma posição unilateral da Ordem dos Enfermeiros, que no seu entender não se justifica.

RD-AKileba

Afonso Kileba secretário- geral do Sindicato Provincial dos Técnicos de Enfermagem de Luanda, que avançou hoje à Comercial, que discorda da realização de um exame nacional para a atribuição de uma carteira profissional, e ainda acusou a ordem de agir de forma unilateral.

E o bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Paulo Luvualu, lembrou que não se subordina ao sindicato, e que é imperativo regularizar o exercício da profissão para salvaguardar o bem vida.

RD-PLuvualu 2

Paulo Luvualu, bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola: é preciso uniformizar e regularizar o ensino de enfermagem em Angola, e implementar o mais depressa possível os exames nacionais para a atribuição de carteiras profissionais.

Publicidade

O director nacional do poder local, defendeu hoje que no país a ausência de autarquias e a baixa participação do cidadão na governação, condicionam a descentralização do poder.

Vadim João falava esta manhã em luanda, durante um encontro sobre boa governação, promovida pela revista Economia e Mercado.

 

RD-VJoão1

O responsavel realça ainda que o processo de transferência de competências do governo central para o domínio local, no âmbito das autarquias será longo e poderá durar mais de cinquenta anos.

RD-VJoão2

Director Nacional do Poder Local, Vadim João, e o caminho para a implementação das autarquias locais em Angola.

E a falta de 47 professores deixa milhares de crianças fora do ensino nas aldeias do município da Quissama. Com a falta de aulas, estas crianças ocupam o seu tempo, dedicando-se a agricultura.

Mais dados com o repórter Fortunato Cabina.

RD – FCabina

Repórter Fortunato Cabina.

Falta de 47 professores deixa milhares de crianças fora do ensino nas aldeias do município da Quissama. Com a falta de aulas, estas crianças ocupam o seu tempo, dedicando-se a agricultura.

Ponto

Do desporto,

Inter de Milão – Liverpool jogam hoje no prosseguimento da  primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões que começou ontem.

Italianos e ingleses defrontam-se a partir das 20 horas, 21 em Angola. A mesma hora jogam também Salzburg-Bayern de Munique.  

Ontem, na abertura dos oitavos de final desta competição, o Sporting foi goleado em casa, por 5-0, pelo Manchester City, que praticamente garantiu presença nos quartos-de-final da prova.

Já o PSG venceu em casa o Real Madrid por 1-0. A segunda mão vai ser jogada em Madrid. 

Ponto

Da política internacional, 

A Rússia anunciou hoje o fim das manobras militares e a partida de algumas das suas forças da península da Crimeia anexada da Ucrânia, onde a presença de tropas alimentou os receios de uma invasão.

“As unidades do distrito militar do sul que completaram os seus exercícios táticos nas bases da península da Crimeia estão a regressar por via ferroviária às suas bases de origem”, disse o Ministério da Defesa russo, citado pelas agências russas.

As polícias etíopes e quenianas vão realizar operações conjuntas contra o grupo rebelde etíope Exército de Libertação Oromo (OLA), que opera na fronteira comum, e o grupo ‘jihadista’ somali Al-Shabab, que comete frequentemente ataques no Quénia.

O OLA “está a treinar os seus membros ao longo da fronteira queniana para lançar uma ofensiva contra a Etiópia”, disse o líder da polícia etíope numa conferência de imprensa conjunta.

A União Europeia pretende anunciar, na cimeira com a União Africana, um novo pacote de investimentos europeus em África que representará uma “mudança de escala”, bem como novos apoios no combate à pandemia, disse o chefe da diplomacia portuguesa.

Em declarações à Lusa por telefone, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse que a ambição da cimeira União Europeia-União Africana, que decorre entre quinta e sexta-feira em Bruxelas, é “forjar uma aliança  entre os dois continentes, baseada em compromissos concretos de parte a parte”.

Os tribunais cubanos estão a condenar um grupo de pessoas que participaram nas mediáticas manifestações contra o Governo a 11 e 12 de julho do ano passado, com penas que vão até 20 anos de prisão. As condenações incluem cinco menores de idade.

O processo começou com 20 pessoas condenadas na província Holguín, a cerca de 800 quilómetros de Havana, na sequência de julgamentos iniciados em Janeiro, sob acusação de ‘sedição’, e por terem participado no maior protesto contra o Governo cubano de que há memória desde há décadas.

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 16-02-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados